Além do Bem e do Mal

Além do Bem e do Mal Friedrich Nietzsche

Resenhas - Além do Bem e do Mal

Coelho 04/03/2023

Finalmente..
Finalmente terminei esse livro? Parecia que nunca ia acabar, ele fala muito e realmente nos põe pra pensar, mas nossa eu não entendi 75% do livro, até esqueci de fazer atualização dele aqui de tão confusa que ele me deixou

Herica.Kalyne 20/02/2023

Confesso que as leituras que me proponho de Nietzsche para mim são difíceis, tanto pela linguagem, quanto pela reflexão a que ele propõe. Mas ao findar cada livro, vejo-me mais propensa a refletir sobre idealismos e atualidade que desde antes já eram discutidas, como ele traz neste livro. Não é de uma leitura fácil, mas a medida em que se vai lendo e buscando compreender o que o autor tentava passar em sua escrita, vê-se que as concepções dele ainda hoje são aplicáveis e servem como um norte para a criticidade social.

rique 29/01/2023minha estante
tanta red flag nesse livro.... ele abria a boca pra falar de mulher e de alemanha e eu já ficava com vontade de largar a leitura.... mas a gente tenta extrair a filosofia desse fdp né

Livro que livra 29/01/2023

Inquisitivo
Nietzsche considerava Além do bem e do mal seu livro mais importante e mais abrangente. Quase todos os temas de sua obra madura estão presentes aqui ? o perspectivismo, a vontade de poder e suas ramificações, a crítica da moralidade, a psicologia da religião e a definição de um tipo de homem nobre.

Para ser lido sem pressa, reflexivo e atemporal.

romulorocha 27/01/2023

Além do Bem e do Mal, de Friedrich Nietzsche - 8/10
Friedrich Wilhelm Nietzsche foi um filósofo, filólogo, crítico cultural, poeta e compositor prussiano do século XIX, nascido na atual Alemanha. Escreveu vários textos criticando a religião, a moral, a cultura contemporânea, filosofia e ciência, exibindo uma predileção por metáfora, ironia e aforismo.

Além do bem e do mal é um livro que segue o padrão de boa parte dos outros livros de Nietzsche, com ensaios não muitos longos, críticos e autênticos. Nesta obra, Nietzsche irá de forma ambiciosa, ampliar seus espectros de crítica, começando com uma crítica à filosofia européia, sobretudo inglesa, da época, pautada em princípios reducionistas e anti-sofrimento, irá falar sobre moral, pátria, costumes, mulheres e até sobre a escravidão. Para muitos críticos do autor, este livro é um marco, pois aqui o autor começa a consolidar seu pensamento e suas teses.

Minha impressão final do livro foi: não gostei da filosofia do Nietzsche aqui, mas gostei da sua honestidade. Acho Nietzsche faz algo que poucos filósofos se desafiaram a fazer, falar de si em seus textos. Como um bom existencialista, ele existe quando escreve. Conseguimos ouvi-lo, mais do que apenas suas formulações. Para quem tem interesse em conhecer mais do autor, eu não indicaria este livro. Eu sugeriria mais, "o nascimento da tragédia".

Trechos do livro:
"toda pessoa é uma prisão, e também um canto."
"O sofrimento profundo enobrece; coloca à parte."

#resenhasdoromulo
#literaturaalema
#friedrichnietzsche
#alemdobemedomal

frsco 18/01/2023

realmente martelou o nitão
Comecei a ler ele mais ou menos em dezembro do ano passado; eu sempre pegava mas nunca chegava a terminar simplesmente pq ele exige mto uma atenção e interpretação e eu não tava disposto a fazer isso por 250 página a rodo.
Bom, em dezembro eu comecei a tentar mais e ir de leve e mesmo assim as vezes eu saia com dor de cabeça, de qualquer jeito eu adorei ler, achei mto complexo mas mesmo assim valeu mto a pena.
Se esse 🤬 #$%!& não fosse MISOGINO por várias partes eu acho que aproveitaria mais, mesmo assim mto bom ?

nana.boobies 13/01/2023

Birutinha, birutinha, biruleibe, corigando, vendo morcego andando com pata de cavalo, macaco encima do poste

Murasakibara12 31/12/2022

Alfinetadas para alem do bem e do mal
Tirando as 3 quotes misóginas que ele solta no final de um dos capítulos bem aleatoriamente e alguns pontos que o avanço científico ja provou errado, eu só consegui concordar com basicamente tudo que ele coloca, e é impressionante como as questões apontadas podem ser tão atemporais. É uma leitura lenta, com muitas referências historico-sociais e reflexões de varias naturezas, mas recomendo muito a todos.

Augusto.Camargo 30/12/2022

É uma leitura extremamente difícil e massante. Não recomendo aos menos experientes em relação a filosofia de Nietzsche. Talvez parece sem pé nem cabeça, mas sem dúvida faz-nos repensar sobre muitos aspectos e com certeza a criticar outros tantos escritos

Ivan 13/12/2022

Questionamentos dos valores e moral
Friedrich Wilhelm Nietzsche (1844-1900) nasceu em Rocken, na Saxônia. Seu pai e seus dois avós eram pastores protestantes. Aos 10 anos já fazia suas primeiras composições musicais e aos 14 tornou-se professor numa Escola Rural.

Nietzsche é um autor considerado de difícil entendimento, polêmico e controverso. Ele foi um pensador rebelde em sua época, no século XIX, e tentar criticar Nietzsche não ajuda a compreender sua obra. É necessário entender o que ocorria neste período e pensar "fora da caixa". Não é por acaso que Nietzsche se intitulou “dinamite”. Se impôs uma tarefa impossível de realizar.

Os livros de Nietzsche em geral não são agradáveis e sua linguagem é ousada e perspicaz. Com suas críticas ácidas, todo o comportamento moral é posto em xeque.

Seu livro "Além do Bem e do Mal" foi redigido em 1885, parte na Suíça e parte na França. Mas o texto foi complementado com anotações anteriores, escritas na primeira metade da década. Após ser recusado por vários editores, foi publicado às custas do autor, em agosto de 1886, numa edição de apenas trezentos exemplares. É considerado um complemento de obras precedentes.

Não espere, neste livro, respostas prontas e sob medida. Pelo contrário, o livro é quase um labirinto, com múltiplas visões e interpretações. Grande parte de suas mensagens deve ser analisada pelas entrelinhas, jogadas de forma dispersa e sutil em meio aos aforismos presentes no livro. Um aforismo é qualquer forma de expressão sucinta de um pensamento moral. Vem do grego “aphorismus”, que significa “definição breve”.

A obra critica as bases do conhecimento filosófico, questionando toda a filosofia ocidental praticada até a sua época. Segundo Nietzsche, toda ela está presa a preconceitos morais, sobretudo cristãos, os quais "enfraqueceram" o Ocidente. O objetivo é demonstrar que os valores e a moral que seguimos foram construídos ao longo da história da humanidade. Cada sociedade dominante forjou o sistema de valores que guiariam as ações da população.

No livro, o autor busca superar o idealismo do cristianismo e do platonismo, até por isso o título, filosofar para "além do bem e do mal".

Por outro lado, apesar de instigante, a leitura é cansativa, difícil e arrastada. Muitas vezes não é possível determinar se Nietzsche está sendo irônico ou apenas dando sua opinião sobre o assunto.

Mas ler filosofia é realmente muito complicado. Exige análise, pesquisa em paralelo e releituras. E este livro não é diferente disso. Enfim, não é um guia ou um livro que apresente soluções prontas e fáceis. Pelo contrário, é uma obra filosófica, recheada de ponderações e questionamentos.

Se você tem interesse em conhecer as ideias do autor, esteja preparado!

Marcos.Daniel 01/12/2022

A filosofia é sobre o bem e o mal, mas o que vem depois disso?
Para além do que já vinha premedito, é o que a filosofia desse livro vai. Explorando o caráter e outras coisas da filosofia e do filósofo em si. Excelente livro de um autor inteligentíssimo.

C9 30/11/2022

Atemporal
Um livro que pretendo reler, pois como as outras obras de Nietzsche, uma leitura apenas é um crime...

dalilareads 27/11/2022

????
Adiei a leitura de Além do Bem e do Mal por 3 anos, meu segundo livro de Nietzsche. Ainda assim nunca se é leigo nessa matéria quando se escolhe o tiro no escuro que é o Existencialismo. É preciso ter discernimento, estômago forte e uma ânsia desesperada para compreender a crueza escancarada desse filósofo. Essa é uma leitura muito densa, extremamente cansativa. Aconselho que você leia no seu tempo, porque em alguns momentos eu me senti estagnada. Não é a melhor obra dele (na minha opinião), mas vale a pena conhecer.

jonesygirl 22/11/2022

minha segunda leitura do nietzsche, e gostei bastante! tenho uma atração fortíssima por temáticas da devassidão humana e o comportamento do ser humano em si, e além do bem e do mal, como mais uma viagem pela moral do nietzsche foi uma experiência muito gostosa, na questão de poder ler uma frase e ficar um tempo olhando pro nada, meditando naquilo. por isso gosto de filosofia? as diferentes significações existentes na interpretação é muito lindo. ler esse véio bigodudo falando mal da igreja, alemanha, schopenhauer, MULHERES?. interessante... (até certo ponto). não sinto que absorvi tudo que eu gostaria, talvez pela minha maturidade literária em desenvolvimento e todos os empecilhos de uma vida de existir no capitalismo e não ter tempo ou sanidade mental pra sentar e silêncio e estudar um livro.

obs: custei muito pra terminar essa leitura, por diversas razões. ler nietzsche não é difícil, é uma leitura que pode desafiar demais, mas é compreensível. me arrependi mesmo foi de ter iniciado a leitura fim de ano, por empréstimo na biblioteca do meu curso. muitas coisas pra fazer, atividades pra entregar?. e eu sei que livros de filosofia eu consigo absorver bem mais ao interagir com o livro, escrevendo nas margens. o que, claro, não dava pra fazer.
ler filosofia na escola/lugares agitados, onde tem tantos pensamentos e acontecimentos ao mesmo tempo não é fácil não.

David 22/11/2022

Educativo
Matei a curiosidade de ler a fundo algumas definições do autor que me interessavam. Mas discordo de umas tantas outras. De qualquer forma, foi uma boa porta de entrada para a Filosofia.