Além do Bem e do Mal Friedrich Nietzsche

Resenhas - Além do Bem e do Mal

Ana Duarte 28/05/2020

Complexo e polêmico
Leitura densa, que após a leitura do poético Assim falou Zaratrusta fiquei até meio perdida, em alguns momentos tenho reviravoltas no estômago, principalmente quando ele escreve sobre as mulheres, porém ao final acabou concordando com ele com relação aos valores morais impostos pela sociedade (antiga e moderna)

Quase desisti, mas valeu a pena continuar.
Acho que terei que reler mais algumas vezes para entendê-lo completamente (talvez nunca aceitá-los) em todos os seus argumentos e posicionamentos.

Rodrigo Fernandes 11/05/2020

Difícil
Sabe aquele livro leve, que você vai ler antes de dormir? Não é este! Não é ruim, só exige concentração alta, é uma leitura densa.

swaturno 04/05/2020

OMG
meu deus, um dos livros mais difíceis que eu já tive a oportunidade de ler. Demorei bastante pra terminar ele pois eu lia 20 páginas e precisava de 1 semana pra digerir a enxurrada de informação que eu li. Entretanto, me trouxe vários questionamentos, incrível.

Joy Costa 13/04/2020

O filósofo do futuro
Em Além do bem e do mal, Nietzsche aborda a postura de alguns filósofos da história, principalmente, em relação à moral, entendendo a necessidade de novos filósofos, que chama de espíritos livres. Trabalha a questão das virtudes e o nacionalismo exacerbado; a nobreza aristocrática, o homem de rebanho e o medíocre. Nietzsche usa da ironia e do sarcasmo a tal ponto que seus conceitos não ficam claros de início, provocando inúmeras reflexões. Além de apresentar-se como um homem de seu próprio tempo, reproduzindo determinados discursos patriarcais oitocentistas, ao abordar a mulher. A leitura me parece um passeio pelos devaneios do autor, tão poética e, ao mesmo tempo, carregada de um repertório cultural único, permitindo sua explanação sobre arte, história, música, psicologia, entre outros assuntos. Foi um livro que mudou a minha vida, na medida em que Nietzsche me ensinou que vontade é comandar e obedecer; que o sofrimento enobrece; que a obra do artista inventa quem a criou; que um filósofo foge de si, mas é curioso demais para não voltar a si. O prelúdio a uma filosofia do futuro fora escrito por um espírito livre para acender a chama de outros espíritos livres.

Enquanto você sentir as estrelas como algo de cima, falta-lhe ainda o olhar do conhecimento. (Friedrich Nietzsche)

Raphael.Zemolin 05/04/2020

Livro incrível! Você pode achar várias citação em páginas aleatórias na internet ou ir direto para a obra. A leitura é uma aula, uma reflexão sobre a filosofia e teses sobre a mesma. A escrita de Nietzsche, não nos apresentam apenas frases é palavras, devido a sua veio a de filólogo os significados empregados na obra nos mostram a maravilha de um texto.

Flávio 03/04/2020

Lível para inicinte.
Lível, foi essa a impressão para um completo iniciante de Nietzshe, lível, ou seja, decifrável, acho que a tradução ajudou bastante, Nietzshe se apresenta e sai desse esconderijo, onde só um grupo fechado de acadêmicos alcançam, ao menos sempre tive essa impressão. Ou minha capacidade interpretativa se expandiu?

Rafael Almeida 29/03/2020

Complicadíssima
As obras de Nietzsche são excelentes no sentido de trazer ideias e reflexões que, talvez, nunca foram expostas. Porém, a linguagem utilizada por Nietzsche não é de fácil acesso e, para contribuir ainda mais para o não entendimento de suas obras, não escreve de maneira clara.

Lisvaldo Tomaela 01/03/2020

Friedrich Nietzsche destrava uma porta de conhecimento onde adentramos ao um conteúdo que potencializa nossa assimilação convencional de bem e de mal. Destrona os conceitos escolares a respeito e apresenta uma hodierna¹ versão que nos leva ao analise, a crítica e a Contrução de novos conceitos, desprovidos de alienação segmentada ....

Uma obra ímpar...
¹Mesmo tendo vivido (1844/1900) é um autor hodierno.. Sensível na escrita , crítico dos parâmetros sociais que potencializa a forma como vemos e entendemos o mundo hodierno de modo profundo ...

Nanny Oliveira 29/12/2019

Um dos livros mais difíceis de ler, o que foi isso?
A leitura dinâmica aqui não funciona.

Harry.Kitzinger 02/10/2019

Uma enxurrada de verdades.
Nem sei como me sentir, gente.

Edu 23/09/2019

Além do Bem e do Mal
Disparado o livro mais difícil que já li, definitivamente não dá pra ler de raspão. É preciso está inteiro pra acompanhar o que é ironia, o que é retórica, crítica ou elogio. Nesse ponto, muitas vezes vi um ar de soberba do autor como se ele mesmo tivesse agindo por "vontade de verdade". As diversas intervenções em latim e grego também deixam a leitura bem cansativa.

Dito isso, vale a reflexão do conceito de moral criada, emoldurada e ditada como verdade absoluta. De onde vem nossa noção de bem e mal? Instituições definiram arbitrariamente valorando aquilo que lhes eram convenientes. Pra mim, a obra é a linha entre o despertar - dissolvendo conceitos que alguém nos emprestou e preenchendo com algo que nos faça sentido versus o apego a ilusão de seguir um manual de instruções pré-estabelecido.

Aqui é o ponto do livro que acho incrível: como um pensamento secular ainda permanece atual. Se hoje, com tanta fonte de informação e acessibilidade, a moral fomenta centenas de debates, divide opiniões e destrói tabus gradativamente, imagine tais provocações em uma época que se discutia o fim da escravidão e superioridade de raças, assuntos claramente imorais, de uma maneira tão limitada?

Por isso seu empenho em destroçar o conceito de moral. Para ele, basicamente existem dois tipos de moral: a moral do senhor (que surge entre povos dominadores, em geral nobres e aristocratas), e a moral dos escravos (os povos que são vencidos e precisam sobreviver mediante à opressão).

Até consigo relevar todo o sarcasmo e impaciência de Nietzsche considerando seu contexto e história de vida. Um é diretamente causa e efeito do outro.

Biblioteca Álvaro Guerra 24/07/2019

O que afinal Nietzsche quer dizer quando fala em “ir além do bem e do mal”?
Além do bem e do mal (1886) é uma das mais representativas ? e portanto polêmicas ? obras de NIETZSCHE, FRIEDRICH (1844-1900). Primeiro livro após Assim falou Zaratustra (1883-85), é, também, o primeiro da fase 'destrutiva' do autor, que havia chegado à conclusão de que, para alcançar a verdade, todo pensador e todo artista precisa conspurcar o próprio ninho. Ou seja: em Além do bem e do mal, o filósofo-poeta (como foi por muitos chamado) coloca em xeque toda a filosofia ocidental praticada até a sua época. Segundo Nietzsche, toda ela é presa a preconceitos morais ? sobretudo cristãos, que enfraqueceram o Ocidente. O pensador que veio para reinventar a filosofia afirmava que esta deveria refletir profundamente sobre o mundo à sua volta e se posicionar, custasse o que custasse, para além do bem e do mal. Nesta obra, cujo tema é, sobretudo, a precariedade cultural e espiritual do seu tempo, Nietzsche afirma a necessidade de que, no eterno retorno da vida e da história humana, os homens se ergam, aceitando a própria finitude, ultrapassando a própria condição e vivendo soberanamente no gozo e na dor da própria verdade. Contra os fracos, os humildes, os dignos de dó, ele afirma o ideal dos super-homens, dos quais dependeria o futuro da humanidade. Polêmico e sempre provocador, Nietzsche desenvolve os conceitos de 'vontade de poder' e de 'moral de senhor'. A moral de senhor é aquela a ser seguida e imposta, que mostra o que é bom, verdadeiro e belo, em contraposição à 'moral de escravo'. Resta a cada ser humano decidir se é senhor ou escravo.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535906417

Ronaldo Thomé 13/05/2019

Além do Bem e do Mal
Um dos livros mais difíceis que já tive oportunidade de ler, Além do Bem e do Mal parte de uma premissa revolucionária (para a época) criada pelo filósofo Friedrich Nietzsche: de onde vem nossa noção de bem e mal? Por que existem o bem e o mal? Embora não responda claramente aqui, Nietzsche propõe que esses dois opostos na verdade são criações arbitrárias da sociedade, na qual os homens valoram aquilo que lhe é particular (e conveniente). Para o autor, existem basicamente dois tipos de moral: a moral do senhor (que surge entre povos dominadores, em geral nobres e aristocratas), e a moral dos escravos (os povos que são vencidos e precisam sobreviver mediante à opressão). O filósofo se utiliza de seu arsenal vocabular e uma extensa análise de personalidades ao longo do tempo, para ir profundamente na sua conclusão: a filosofia ocidental se organizou em volta da moral escrava, o que teria retirado do homem sua capacidade de agir por instinto e de exercer sua força. A grande dificuldade, no entanto, não é o pensamento em si: Nietzsche se vale de toda uma linguagem teatral, irônica e polêmica, quase messiânica, que pode confundir e fazer um leitor se perder (além, é claro, da prepotência típica do autor). Entretanto, para o bem ou o mal (a ironia agora é do autor da resenha), não deixe de conferir mais uma obra incrível desta metralhadora humana, que foi com tudo contra o pensamento de sua época e até hoje atira verdades contra tudo que se faz eterno. O último capítulo, bem como o poema final, já no prefácio, valem qualquer dificuldade ao ler esta pérola.

Indicado para: quem quer questionar a estrutura por trás da forma como vemos o mundo.

Nota: 10,0 de 10,0.

Ari 27/12/2018

O término da leitura ainda me deixou com muitas incógnitas a respeito do filósofo alemão Nietzsche. Comecei a lê-lo por curiosidade e finalizei pelo desafio. Seu tom crítico discorre sobre valores cristãos, sociológicos e filosóficos desde a antiguidade: Sócrates, Platão, Aristóteles, passando pelo cristianismo romano, também pelos filósofos modernos: Kant, Hegel, Shoppenhauer. Nietzsche expõe de forma icônica sua repulsa à moral, como ela se concretizou, a qual hoje vemos como um valor relativo ao bem ou ao mal.
Para Nietzsche, o cristianismo inverteu o significado da moral, sobrepujando a vida terrestre em perspectiva de uma vida celeste, ou divina. Os valores como "bom" e "mal" foram invertidos, outrora um homem forte, contestador e corajoso seria tido como "bom", em contrapartida, atualmente, tais valores, segundo a moral cristã, são visados como "maus". Ou seja, valores como humildade, submissão e fraqueza, são visto como "bons". A partir dessas premissas o discorrer de sua obra tende a demonstrar como a moral deteriora o comportamento humano e subjuga seu instinto humano através da moral dos fortes contra os fracos. A análise de Nietzsche pontua que, em qualquer sociedade predominam certos grupos, ou seja, a aristocracia sempre existiu. É fato que o jogo de forte/fraco é humano, a vontade de potência, outro conceito de Nietzsche, condiz com a luta pela sobrevivência e pelo predomínio na dominação do homem contra o homem. Com isso vemos que a moral, como é proposta pelo cristianismo acorrenta o instinto humano em seu íntimo e o polimeriza juntamente à submissão perante a classe dominante.
Meu intuito é continuar lendo outras obras de Nietzsche, para que meu intelecto possa absorver os conceitos e valores propostos por sua linha de raciocínio. Fica claro que a bagagem de um filósofo não se resume somente às suas obras, porém visa também o escopo histórico ao qual seu período se passou.

gbl18 23/11/2018

Uma leitura desafiadora
O pensamento de Nietzsche neste livro te desafia, com suas críticas ácidas cheias de um tom de ironia, além de te te fazer refletir sobre a moral cristã europeia, também mostra que Nietzsche estava descontente com os "novos filósofos" que estavam surgindo.