Além do Bem e do Mal

Além do Bem e do Mal Friedrich Nietzsche

Resenhas - Além do Bem e do Mal

(lidos só 2021 em diante) 08/05/2021

Ai ?
Sentar pra conversar com um desconhecido no ônibus será mais útil do que ler esse livro. Não sei se é culpa da edição da Lafonte ou do Nietzsche mesmo, mas tem muito erro gramatical.

"Nietzsche é chato, eu sou burro ou o tradutor estragou a obra?"
Regis 06/01/2023minha estante
Caramba! As três opções são aterradoras. Rsrsrs

(lidos só 2021 em diante) 06/01/2023minha estante
Caraca. Ce foi longe agora guria kkkk acho que foi meu primeiro post no skoob

Regis 06/01/2023minha estante
Kkkkk
Esbarrei nele por acaso. E foi ótimo, vou fugir desse livro com certeza. Talvez encontre um desconhecido no ônibus que seja mais útil. ?????

(lidos só 2021 em diante) 06/01/2023minha estante
Kkkkkk to na fé que ce vai esbarrar nos meus e-books ainda jkkjj

Larissa266 07/01/2023minha estante
Ai, fui ler O Antocristo querendo argumento pra crente e saí com uma autobiografia de "mas olha como eu sou f*da". Nitchy é insuportável mesmo, doa a quem doer

Regis 07/01/2023minha estante
Vou esbarrar sim, Victor. Tenho certeza. ??

Mily_alpes 20/03/2022

Boa,gosto muito do jeito dele,mas Zaratustra continua sendo o amor da minha vida!Quero ler tudo desse homem e que siga essa linha de pensar,pois gosto e concordo muito com ela!
lele 24/03/2022minha estante
me empresta esse livro aí

Mily_alpes 24/03/2022minha estante
Okay,sábado eu levo

lele 24/03/2022minha estante
obrigada linda??

Neófito 10/10/2011

Cansativo
Antes que os intelectuais e pseudo-intelectuais venham criticar a minha opinião com suas críticas cansativas de escrita semi-pomposa e cheios de "autoridade" e "verdades", já fica aqui escrito que é a simples opinião de um leigo.
Este é o segundo livro de Nietzsche que li, o outro foi genealogia da moral; Preferi o Genealogia da moral, pois explica a transição da moral aristocrática para a moral sacerdotal e todos os mecanismos sutis que fizeram este último superar aquele entre outras coisas que o tempo me fez esquecer.
Quanto o "Além do Bem e do Mal" eu confesso que li com menos paciência do que aquele último. Achei o livro cansativo e muitas vezes não sabia quando o autor estava sendo irônico ou dando sua opinião legítima sobre o assunto, sendo bem cansativo tentar interpretar isto o tempo todo, assim como é cansativo vê-lo criticar vááários outros filósofos ao longo do livro, como se só ele tivesse produzido algo de qualidade ao longo da história da filosofia. Para parecer um pouco menos arrogante ele elogia uma meia dúzia de pensadores, mas não deixa de criticá-los pesadamente em outros aspectos também. Essas críticas e ofensas que ele dispara durante o livro todo já são chatas por si só e além disso eu me perco por não saber muitas vezes o que ele está criticando, quando ao criticar, muitas vezes só critica o autor, pressupondo que o leitor já conheça vastamente sua obra.
Pra mim o que pude melhor aproveitar são algumas críticas em relação ao determinismo e livre arbítrio, que o autor as considera ,ambas, como abusos da relação de causa e efeito, e indo além, o autor afirma que pressupor uma finalidade no curso da história, assim como uma consequência que é efeito de uma causa, como uma ficção, uma forma de racionalizar uma vida que por si não tem razão. E a moral faz isso o tempo todo, tenta atribuir um sentido à vida, buscar uma causa e efeito, criar leis universais,impor regras sociais que castram o homem, o transformando em animal domesticado - quando por essência tudo o que o corpo quer é que lhe sejam dados liberdades para expansões de sua força. As críticas à moral judaico-cristã também são sempre bem vindas; essa moral que nos nega os instintos e os desejos realmente nos faz adoecer, mas daí a defender a moral aristocrática como ele parece fazer... Bem, aí eu não concordo. Esse mundo de excessos de privilégios e excessos de dominação não me agradam, provavelmente ele diria que eu não me agrado por acreditar nessa moral de escravos que clama por igualdades e por um Salvador. Eu não sou crstão e também não sou comunista ou coisa do tipo, simplesmente não quero esta outra moral que parece ser bem cruel também, com violências muito menos sutis, mas mesmo assim cheio de violências. Eu prefiro que as pessoas se construam através da experimentação, sabendo o que lhes agrada e o que desagrada, e assim irem formando sua personalidades, sem moral, sem preconceito e sem tanta violência.
Kah 25/01/2021minha estante
Filosofia é pra isso mesmo. Ler, reler, tentar compreender, achou que compreendeu e se ler de novo vai ver que entendeu de outro jeito e se ler de novo vai ter essa fagulha de transcendência e ver que o que vc leu faz todo sentido?

Bispo 05/01/2022minha estante
Filosofia tem seus adeptos com essa incrível habilidade de transmitir tais tipos de questionamento, e confesso que é difícil saber se é sarcasmo ou algo sério rsrs

CapitA.MagalhAes 11/04/2022minha estante
Eu só sei que nada sei ????

Roberta 29/11/2023

Infeliz
Um dos piores livros que já li. A minha opinião é de certo modo abrandada por alguns fatores: possível desconhecimento meu; o formato do livro, em anotações separadas possívelmente privadas ao invés de ser um livro planejado etc.

Na minha experiência, de 10 páginas 7 eram reclamações irrelevantes e saudosistas sobre a cultura europeia, 2 eram opiniões questionáveis nos dias de hoje e 1 era de reflexões realmente úteis.

Papo super esquisito, opiniões que acabam por se contradizer (principalmente por não ter a pretensão de teoria estruturada). Foi realmente doloroso terminar de ler esse livro. Eu não aguentava mais o tanto de elitismo, sexismo e saudosismo que eu estava lendo.
Matheus656 29/11/2023minha estante
Talvez não seja o melhor livro para começar a ler nietzsche, ainda não li nd dele para saber kkkkk mas alguns amigos meus falam isso

Roberta 09/12/2023minha estante
Pode ser que não, Matheus. Definitivamente não me deu vontade de gastar meu tempo lendo outra coisa dele para além de assim falava zaratrusta kkkk

Matheus656 09/12/2023minha estante
Uma ideia de nietzsche que me marcou dms foi a de ?amor fati? que a primeira vez q vi foi num canal do YouTube chamado ?Quadrinhos na Sarjeta? caso n tenha nd para assistir no yt recomendo kkkkkk, mas lamento pela sua experiência ter sido ruim, ja tive outras decepções com alguns autores e sei como é

Cdmm 27/07/2020

Suplício
Devido ao estilo super divagador, racista, machista (entendo pela época) e pedante, é bem complicadinho de ler (vulgo chato). Talvez se eu fosse adolescente me cativasse mais, mas não é o caso. Bom para conhecimento.
Igor.Kensuke 21/08/2021minha estante
Seu comentário também é pedante e orgulhosamente desinformado.

Cdmm 21/08/2021minha estante
Como é pedante? Estou me achando a dona da verdade? Acho que um monte de gente finge que gosta pra se dizer inteligentão. O cara é antissemita ao extremo. Orgulhosamente desinformado no que? Achei chato bagarai. Tenho 44 anos e não preciso mais fingir nada ?

Lai 10/01/2018

Parada obrigatória quem ama filosofia.
Nietzsche é um gênio, cada palavra me trouxe uma reflexão de ética sobre o que achamos importantes e o que acreditamos serem ruins.
Lucas.Gois 03/07/2018minha estante
O que você achou do lado misógino de Nietzsche neste livro? Te pergunto isso porque quero a opinião de uma mulher. Mesmo sendo homem, algumas partes foram chocantes para mim, mesmo sabendo que ele é um homem do século XIX.

Lai 05/07/2018minha estante
Ele é bem ácido, porém, é o pensamento dele.

Marina 25/04/2021

Desiludida
Como filósofo, Nietzsche é um ótimo poeta.

Esse é o segundo livro que leio do autor, o primeiro foi assim falava Zaratustra, de que gostei mil vezes mais.

As críticas do escritor às hipocrisias e absurdos da moral cristã são sagazes e bem colocadas. O tom irônico e a habilidade com as palavras também são geniais, assim como um ou outro dos muitos aforismos, que por vezes são bastante inteligentes e inovadores.

Confesso que a paixão que ele coloca na escrita também me tocou positivamente, assim como o amor dele pela vida, saúde, prazer, corpo e vitalidade.

Apesar disso, essas qualidades não são suficientes para levar a leitura sem sentir que o sonho de Nietzsche é uma distopia.

A defesa de uma sociedade estratificada e dividida entre superiores e inferiores, servos e mulheres submissos e senhores fortes e dominadores, só não é mais cruel por ser extremamente romantizada, o que remete imediatamente a romances de cavalaria.

Se por um lado ele critica de forma extremamente perspicaz problemas da sociedade moderna, por outro ele não consegue enxergar de forma objetiva as sociedades antigas, glamourizando-as e acreditando que o mundo era muito melhor no passado.

Não consigo pessoalmente ter raiva do autor. Lendo sua biografia entendemos o tanto de sofrimento pelo qual passou, e se tornam mais compreensíveis as suas tentativas de fugir para um mundo de heróis nobres de uma outra época.

Agora, me assusta o tanto de gente que concorda com os textos ainda hoje e consegue defender de forma acrítica as falas dele. A gente percebe o quão esse imaginário de nobreza, servidão, dominação, submissão de mulheres, velhos, doentes, dentre outras passagens bem problemáticas, ainda continua fortemente presente na sociedade ocidental.
Igor.Kensuke 21/08/2021minha estante
Esses conceitos foram interpretados já de muitas formas. O perspectivismo de Nietzsche torna complexo o entendimento da totalidade de seus pensamentos, pois sua abordagem é experimental. Os aforismos não são conclusões finais sobre nada, mas antes, perspectivas possiveis e frequentemente conflitantes umas com as outras

Este, assim como o Zaratustra, não são as melhores obras para começar a ler o autor. Caso queira expandir sua compreensão, recomendo ler Genealogia da Moral, Crepúsculo dos Ídolos e A Gaia Ciência, bem como as obras de Scarlett Marton e Gilles Deleuze sobre o autor.

Luis.Fernando 25/10/2021minha estante
Sempre vejo repetirem o mesmo discurso de que Nietzsche é complexo demais e, por algum motivo, nunca diz realmente o que parece dizer. Balela. No posfácio desta edição, o próprio tradutor, Paulo César Souza, diz o óbvio (sim, pois é óbvio) sobre esse assunto. É aquilo mesmo. Como Souza afirma, algo que não dá para negar, nem com toda espécie de contorcionismo mental/filosófico. Em quase todas as obras de Nietzsche, vamos encontrar as mesmas ideias sobre a necessidade social da escravidão (que significa exatamente escravidão, não é nenhuma metáfora enigmática), submissão e, sim, o esboço de um projeto eugênico. Sei disso porque eu li quase todas as obras. Minha opinião é irrelevante, mas a de Souza (que traduziu a obra de Nietzsche para a Companhia das Letras) não é. Nem a de Bertrand Russell (que escreveu um artigo fundamental chamado "A genealogia do fascismo", citando Nietzsche), Lukács, Thomas Mann, Domenico Losurdo e outros que se recusaram a dourar a pílula, fingir que os aspectos cruéis do pensamento de Nietzsche são só abstrações ou joguinhos de palavras. Mas claro, também é verdade que há muito mais em Nietzsche do que apenas delírios de grandeza, e vale a pena reler alguma coisa dele vez em quando.

Gabriel Cavalcante 21/02/2018

Compreensível que Nietzsche considere "Além do bem e do mal" sua obra mais importante. É um livro muito provocativo, nos instiga muito a fazer questionamentos, muitos deles polêmicos. Neste livro, Nietszche faz pesadas críticas ao modo em que era feita a filosofia até então, principalmente porque ela estaria pautada primeiramente preceitos morais dos filósofos, principalmente o moralismo judaico-cristão. Daí que Nietszche destrincha os conceitos de bem e mal e propõe uma nova análise, de outro ponto de vista. No fim de tudo, Nietszche mostra que não existem fenômenos morais, mas sim interpretações morais dos fenômenos.

É um excelente livro, de leitura um pouco densa em seus quase 300 aforismos. O capítulo "Máximas e Interlúdios" é a parte mais variada de assuntos, e talvez o melhor capítulo. Neste livro podemos ver também o lado extremamente misógino do filósofo, que a meu ver deve ser ignorado, ele era um homem de seu tempo, morreu em 1900. Mas enfim, não é nada que tire o brilhantismo de seus pensamentos, suas provocações. Minha cópia ficou marcada com uns 15 a 20 post its para voltar naqueles pontos após fazer outras leituras. Falando nisso, esse é um livro que merece ser relido mais umas vezes.
Julia.Sobral 19/03/2018minha estante
Vc já leu outras obras dele?

Gabriel Cavalcante 22/03/2018minha estante
Esse foi o primeiro, Julia.

Laureen.Scarelli 24/06/2021

Demorei, mas finalizei o livro. Sim, a duras penas cheguei a 100% do livro sem entender 10% do todo dele. Minha parte preferida são os aforismos, não gostei de ter me deparado com tão poucos na obra. Mas, apesar de toda e qualquer dificuldade que tive ao ler o querido Frederico Nitinho, devo dizer que a filosofia sempre vale para abrir mais nem que seja na marra a cabeça. Distancio-me um pouco mais da igreja a cada dia e... Já quero meu próximo de pirar o cabeção!
Igor.Kensuke 21/08/2021minha estante
Acredito que você se refere às máximas. Todo o restante do livro são aforismos mesmo, creio. Alguns mais extensos, outros menos.

Kat/Nina 09/01/2022minha estante
Rsrrs eu na vida lendo Nietzsche!?

gab 09/07/2022

Simplesmente o maior incel da história. Foi bom pra construir a minha visão do filósofo, que até então, eu não sabia quase nada sobre, mas não suportaria ficar 5 minutos do lado dele pra ser sincera.
be_mim 24/01/2023minha estante
exato

be_mim 24/01/2023minha estante
primeira resenha apontando fatos

Ronaldo.Refundini 04/08/2017minha estante
Olá, gostaria de divulgar meu segundo livro " Auschwitz como parâmetro de Amor", trata-se de uma análise ontológica que expõe as mazelas humanas que impedem as pessoas de viverem na sua plenitude. Numa reflexão profunda a respeito do sentido do ser além das aparências, o livro indaga a possibilidade do amor incondicional, trazendo também a ideia de que todas as pessoas são semelhantes sob a perspectiva de uma análise ontológica, a assimetria do verdadeiro e falso, a eternidade pela razão, perdão, etc. É uma obra fascinante! Será lançado na Bienal do RJ, mas já disponibilizo a pronta entrega, encomendas pelo whatsapp 44 99721 0404

Eduardo 21/01/2010

Abandonei porque....
Porque é uma leitura de difícil compreensão e não me manteve cativo.
Esperava muito mais visto a popularidade do livro.
Diego Cruz 28/12/2010minha estante
Sem dúvida, o livro é quase como um labirinto... Mas acredito que não seja por desmérito do autor, e sim por certa "leiguice filosófica" do leitor.

Talvez com um pouco mais de contato com os temas abordados a leitura flua mais. Pelo menos é o que espero para mim.

Gabriel1994 27/04/2024

🤬 #$%!& esse mano me fez ter 500 choques de realidades e crises existenciais, o que eu tenho a dizer é que esse livro é muito bom, de verdade mesmo, esse mano é meu pai me identifico com ele?
Gabriel1994 27/04/2024minha estante
Era pra ser 5 estrelas mas ficou 4,5?