Além do Bem e do Mal

Além do Bem e do Mal Friedrich Nietzsche

Resenhas - Além do Bem e do Mal

Murasakibara12 31/12/2022

Alfinetadas para alem do bem e do mal
Tirando as 3 quotes misóginas que ele solta no final de um dos capítulos bem aleatoriamente e alguns pontos que o avanço científico ja provou errado, eu só consegui concordar com basicamente tudo que ele coloca, e é impressionante como as questões apontadas podem ser tão atemporais. É uma leitura lenta, com muitas referências historico-sociais e reflexões de varias naturezas, mas recomendo muito a todos.

nana.boobies 13/01/2023

Birutinha, birutinha, biruleibe, corigando, vendo morcego andando com pata de cavalo, macaco encima do poste

frsco 18/01/2023

realmente martelou o nitão
Comecei a ler ele mais ou menos em dezembro do ano passado; eu sempre pegava mas nunca chegava a terminar simplesmente pq ele exige mto uma atenção e interpretação e eu não tava disposto a fazer isso por 250 página a rodo.
Bom, em dezembro eu comecei a tentar mais e ir de leve e mesmo assim as vezes eu saia com dor de cabeça, de qualquer jeito eu adorei ler, achei mto complexo mas mesmo assim valeu mto a pena.
Se esse 🤬 #$%!& não fosse MISOGINO por várias partes eu acho que aproveitaria mais, mesmo assim mto bom ?

romulorocha 27/01/2023

Além do Bem e do Mal, de Friedrich Nietzsche - 8/10
Friedrich Wilhelm Nietzsche foi um filósofo, filólogo, crítico cultural, poeta e compositor prussiano do século XIX, nascido na atual Alemanha. Escreveu vários textos criticando a religião, a moral, a cultura contemporânea, filosofia e ciência, exibindo uma predileção por metáfora, ironia e aforismo.

Além do bem e do mal é um livro que segue o padrão de boa parte dos outros livros de Nietzsche, com ensaios não muitos longos, críticos e autênticos. Nesta obra, Nietzsche irá de forma ambiciosa, ampliar seus espectros de crítica, começando com uma crítica à filosofia européia, sobretudo inglesa, da época, pautada em princípios reducionistas e anti-sofrimento, irá falar sobre moral, pátria, costumes, mulheres e até sobre a escravidão. Para muitos críticos do autor, este livro é um marco, pois aqui o autor começa a consolidar seu pensamento e suas teses.

Minha impressão final do livro foi: não gostei da filosofia do Nietzsche aqui, mas gostei da sua honestidade. Acho Nietzsche faz algo que poucos filósofos se desafiaram a fazer, falar de si em seus textos. Como um bom existencialista, ele existe quando escreve. Conseguimos ouvi-lo, mais do que apenas suas formulações. Para quem tem interesse em conhecer mais do autor, eu não indicaria este livro. Eu sugeriria mais, "o nascimento da tragédia".

Trechos do livro:
"toda pessoa é uma prisão, e também um canto."
"O sofrimento profundo enobrece; coloca à parte."

#resenhasdoromulo
#literaturaalema
#friedrichnietzsche
#alemdobemedomal

Livro que livra 29/01/2023

Inquisitivo
Nietzsche considerava Além do bem e do mal seu livro mais importante e mais abrangente. Quase todos os temas de sua obra madura estão presentes aqui ? o perspectivismo, a vontade de poder e suas ramificações, a crítica da moralidade, a psicologia da religião e a definição de um tipo de homem nobre.

Para ser lido sem pressa, reflexivo e atemporal.

Herica.Kalyne 20/02/2023

Confesso que as leituras que me proponho de Nietzsche para mim são difíceis, tanto pela linguagem, quanto pela reflexão a que ele propõe. Mas ao findar cada livro, vejo-me mais propensa a refletir sobre idealismos e atualidade que desde antes já eram discutidas, como ele traz neste livro. Não é de uma leitura fácil, mas a medida em que se vai lendo e buscando compreender o que o autor tentava passar em sua escrita, vê-se que as concepções dele ainda hoje são aplicáveis e servem como um norte para a criticidade social.

Coelho 04/03/2023

Finalmente..
Finalmente terminei esse livro? Parecia que nunca ia acabar, ele fala muito e realmente nos põe pra pensar, mas nossa eu não entendi 75% do livro, até esqueci de fazer atualização dele aqui de tão confusa que ele me deixou

Leb 31/03/2023

Muitas reflexões, porém muito polêmico. Vale a pena.
"O que luta com monstros deve ser cuidadoso para que ele se torne um monstro. E se você olhar longamente para um abismo, o abismo também irá contemplar você."

Emanuel Xampy Fontinhas 08/04/2023

Ler esse livro é um teste de paciência... Prolixo, enfadonho, confuso e cheio de passagens problemáticas. Porém fala muito sobre a mentalidade do autor, especialmente as reflexões sobre as misturas originárias do povo alemão e o papel que, segundo o autor, a mulher deveria desempenhar em sociedade. Não viu quem não quis.

Rafael 27/04/2023

O livro só não é ainda melhor, devido as inúmeras passagens da metade pro final sobre visões específicas da Europa que na época, Nietzsche possuía, as quais não possuem tanta relevância para mim. Mas em geral, seco, poético, tóxico na medida certa, enfim; Nietzsche?

Gabriel.Luck 27/04/2023

4 meses pra terminar kkkkk
O negócio de ler 5 paginas por dia não ajudou muito por que não tive tanta constância, terminei uns 5 livros enquanto lia algumas paginas.
Mas o livros em si parece ser da fase em que o Nietzsche critiva tudo, e como ele critica nesse livros, mulheres, o europeu medio, até o alemão médio, tudo. Mas ele faz isso de maneira cultua e não parece ser tudo uma critica a qualquer coisa que venha a mente, também fala acho que sobre tudo, do tempo da Europa de 1800 na visão de Nietzsche.
É um livro que vc tem que ler na calma e não se importar em não acabar em 1 mês, é dificil mais se dedicar um tempo entender alguns pontos chaves.
Acho que deveria lelo daqui a alguns anos, a nota foi por causa da minha demora em lelo, que me fez lembrar que não me dou muito bem com leituras simultâneas.
É um livro bom e que se depender pode ser considerado o melhor para algumas pessoas, embora não tenha sido para mim agora.

Brenda 17/05/2023

Um pouco decepcionada
Sempre quis Nietzsche por ser tão famoso e subversivo. De fato, há muito de interessante, mas o curioso é quanto o própria autor prega o sexismo e a misoginia o que me decepcionou bastante, tendo em visto que ele se dizia contra todos os valores da época.

feitadeazul0 21/05/2023

A leitura é difícil e reflexiva, li semana passada mas todos esses dias tornei a lembrar de algo e procurar pra ler novamente? Sempre me vinha uma nova perspectiva a partir daquilo.

Cada dia que leio sinto que entendi de um jeito diferente, mas Nietzsche talvez queira isso: a reflexão eterna

Little Mary 06/06/2023

Ache que devia ter começado por outro filosofo
Comecei a ler esse livro porque achei que entenderia melhor a teoria trazida por Raskolnikov em crime e castigo. Porém, parece que o autor não se concentra muito nessa persona que ele mesmo criou para justificar sua suposição do Homem superior.

Vejo duas representações de personagens que se encaixam nessa teoria do super homem de Nietzsche:
O que deu certo, o homem que está acima do bem e do mal seria o elegante, piscicopata e canibal Hannibal Lecter.
E a versão que deu errado, o pobre estudante Ródia Raskolnikov de crime e castigo.

"Aquilo que se faz por amor sempre se faz além dos limites do bem e do mal."
Parece muito uma frase saída da série - Hannibal.
Da próxima vez que inventar de ler algum filósofo vou ler Baruch Espinosa...

gaturna 24/06/2023

Eu tava em viagem quando li ele, foi bem difícil entender o que tava acontecendo no livro ? acho que foi o mais complicado até agora do Nietzsche pra mim