O iluminado (eBook)

O iluminado (eBook) Stephen King...

Resenhas - O Iluminado

Carolina2070 19/06/2024

Que livro incrível.
Parecia que eu tava vendo um filme na minha cabeça de tão bem escrito e desenvolvido que ele é.
Gostei muito dos personagens e da forma que vão acontecendo.
O terror psicológico e a forma como vai se construindo é bem interessante. Consigo lembrar de outras histórias e filmes que provavelmente são baseadas nesse enredo.
Fiquei triste com o final, mas acho que nao podia ser diferente.

Crisvity 16/06/2024

"E a morte vermelha dominava tudo "
?Monstros existem e fantasmas também. Vivem dentro de nós e, às vezes, eles vencem.?

O Iluminado tem uma fama que o precede, e isso não é infundado. Foi o meu primeiro contato com a escrita de Stephen King e não poderia ter começado melhor.

Não posso iniciar a resenha antes de dizer : Stephen King escreve muito. Digo no sentido literal da palavra. Descrições longas, excesso de informações, e pouquíssimos acontecimentos em grande parte do livro.
Por incrível que pareça, isso acaba sendo seu ponto mais positivo.

Muitas páginas são dedicadas a construção dos personagens, então quando as coisas finalmente acontecem, você se encontra torcendo por eles, temendo por eles e até sofrendo por eles. Todo o tempo que for dedicado para aproximar o leitor da realidade apresentada jamais será em vão, pelo contrário.

A ambientação e descrição são bem desenvolvidas. Se torna fácil imaginar toda a imponência do Overlook e temer o grande mal que esse gigante carrega. É quase possível escutar e ver tudo o que acontece. A insanidade é palpável, e vamos todos enlouquecendo conforme as páginas vão virando.

Os personagens são muito bem desenvolvidos, e quero dar destaque ao pequeno Danny Torrance, ou melhor o "velinho" como ele é chamado pelos pais. Que criança adorável, é muito fácil se apegar a ele e temer pelo que ele passa nesse lugar, sendo um menino iluminado e tendo que lidar com esse mal, em grande parte sozinho.
Jack também é um ótimo personagem cheio de traumas e que luta para superar os problemas do passado. Wendy poderia ter sido mais desenvolvida, infelizmente ela acaba sobrando na história em vários momentos , o que é uma pena.

De toda forma, é um livro extremamente bem pensado e bem escrito. Podem ter momentos desafiadores, mas no fim tudo isso vale e muito. Um verdadeiro clássico, que não pode passar em branco, principalmente para os amantes do gênero.

Em um lugar totalmente isolado e fora de qualquer tipo de olhar, se torna fácil encontrar demônios. Mais fácil ainda, encontrar os seus próprios demônios. O mais difícil é lutar contra eles. Impulsos naturais não são facilmente contidos. "Só restará o Redrum."

Recomendo a leitura.

léo 16/06/2024

Esperava mais?
King sempre escreve muito bem, ele deixa a gente imersivo em qualquer história que ele escreve. Mais aqui eu senti ele divagar demais, arrastado na maior parte do livro, várias vezes eu senti preguiça de ler, não pq ele escreve mal ou os personagens são chatos mais pq nada acontecia? Me apeguei com certeza no menino Danny e no Hallorann que mora no meu coração. Final frenético mais até chegar ali um monte de loucurada. Me perdoe fãs de King como eu maisssssss esse aqui me decepcionei um pouco ainda mais por ser um clássico do horror ainda assim Recomendo a leitura!

Nota: 3,5/5.

Graziely 15/06/2024

"Wendy sentia mais medo de sua voz do que de seu silêncio"
Comecei com uma certa empolgação, afinal estamos falando de O Iluminado, um clássico!

Tudo começa nos deixando cientes do passado conturbado de Jack, já nos preparando para o que poderia vir a acontecer.

No livro, Jack já possui um histórico um tanto assustador, depois que se torna dependente das criaturas do Overlook isso tudo piora. A cada momento do livro eu me via ansiosa e com medo do que aconteceria com Wendy e Danny.

É agonizante o relacionamento da família, como se fossem uma fruta cheia de agrotóxicos, por fora lindo (ou pelo menos tentando ser), mas por dentro com um gosto amargo. Tentam ao máximo retomar a paixão, mas é sempre um turbilhão de pensamentos negativos, tanto pelo lado materno, com desconfiança e medo, quanto pelo lado paterno com raiva e decepção.

Ao decorrer do livro tudo vai se encaixando, O passado do Overlook vai se revelando e se mostrando bastante intrigante. Você fica preso naquele imenso Hotel mal-assombrado, apenas esperando o pior acontecer.

O final me surpreendeu, eu gostei bastante, tanto quanto no filme.

É incrível como o King consegue criar personagens de uma forma tão natural, por mais bizarros que sejam. Todos aqui têm sua personalidade e individualidade, assim como em outras obras do autor.

Dito tudo isso, eu super recomendo! É sim um livro incrível e vale o título de um dos melhores clássicos do gênero. Porém na minha opinião ele não entra como a melhor obra do nosso querido Stephen King, Misery ainda é meu xodó, o que não tira seu mérito óbvio, afinal, é uma opinião pessoal.

regueira0 14/06/2024

"O Iluminado", de Stephen King
Lendo pela segunda vez deixou uma impressão melhor que a primeira. A história do hotel é extremamente bem construída e sua ambientação se encaixa perfeitamente no contexto da história em si. Além disso, a loucura progressiva de Jack também é um ponto alto da narrativa: perceber o personagem ficando lentamente fora de si por influência das "forças" do Overlook é extremamente intrigante.

Tirando isso, o Danny é chato pra crl e conseguiu "estragar" o enrendo um pouco, pelo menos pra mim.

beatrizs 14/06/2024

Misto de sensações essa leitura, realizei em leitura coletiva e foi uma delícia.
O Danny é um menininho muito fofo, é impossível não se encantar com essa criança. Desde o começo sabemos que o Hotel vai dar problema e eles pagam pra ver.
Jack prometendo nada e entregando o mesmo que prometeu, que ranço desse homem. Claro que com o passar da leitura conhecemos suas questões, mas com certeza o Hotel influenciou e muito nas decisões.

Não se torna um favorito por passar apenas em um ambiente, me sinto cansada com esse tipo de leitura. Só que por outro lado, valeu super a pena dar uma chance a esse livro.
Pela atmosfera criada pelo King, as cenas bizarras que o livro nos apresenta causando ansiedade pro que vem a seguir. Mais uma experiência de muitas.

Teppei 14/06/2024

Clássico!
Que trama meus amigos, um livro que nos remete às peculiares memórias das infâncias, os medos bobos de ficar sozinho. A estória envolve-nos de tal forma, que quando termina, sentimos saudades do hotel overlook hehehe.

Hemilly Medeiros 14/06/2024

Não sei se é por causa da minha vibe atual ou foi a história mas não conseguir gostar tanto desse
É o terceiro livro que leio do autor e foi o que eu menos gostei. Não que seja ruim, mas não funcionou comigo :/

Sara :) 12/06/2024

Um livro nada romântico pra terminar no dia dos namorados hahahah mas é muuuuito bom. Começou meio lento e aí desanimei um pouco na leitura. Mas quando voltei, nossaaaaa ? do meio pro final entra num ritmo sensacional que não me deixou parar de ler. King né ??

MaatSantos 12/06/2024

Até o momento é o melhor livro de terror que já li
Acompanhamos Jack Torrance e sua família se mudando para trabalhar no hotel Overlook durante a temporada de inverno em que ficaria deserta, o que este novo zelador não esperava era que o hotel fosse maligno.
E sim, digo que o hotel é maligno pois o próprio hotel se torna um personagem aqui, muito interessante e ao mesmo tempo enigmático, o hotel contém um histórico de mortes e espíritos pairam sobre os cômodos, buscando cada vez mais novos inquilinos eternos.
Além de Jack, sua esposa Wendy também o acompanha mesmo com a relação deles ainda abalada. Jack tem problemas com embriaguez e é algo muito bem tratado no livro, simplesmente majestoso.
Por último mas nao menos importante, Danny, um garoto de 6 anos que é iluminado, ou seja, tem alguns poderes telecinéticos, o que pode ser bom mas também muito ruim em muitos aspectos.
A trama é muito boa e a construção de cada um desses personagens é excelente. Acompanhamos o ponto de vista de cada um e o terror que o Hotel Overlook vai causar em cada membro, algo que vai crescendo e tomando forma, para atacar nos momentos certos. Como sempre vou evitar dar qualquer spoiler, por isso, Leiam!

Mahary 12/06/2024

Uma história além do terror
É incrível como esse livro depois de tantos anos continua cativando gerações e gerações de leitores, depois da pandemia do covid-19 pudemos entender um pouco a loucura que o isolamento nos traz, além dos problemas do isolamento com a família. Afinal de contas, muitas vezes nós colocamos o mau, os fantasmas e as coisas ruins em coisas de fora, em coisas que não podemos compreender, quando muitas vezes esse mau já existe dentro de nós, há apenas situações que potencializam isso. Jack Torrance tem um desenvolvimento sublime, é um ser humano como todos nós, vivendo com seus demônios, mas continua sendo um pai e marido buscando fazer o que pode para se reerguer. Dentro dessa loucura entre o inexplicável e a luta que existe dentro de todos nós, Stephen King mostra com maestria a insanidade crescendo aos poucos dentro dessa família, com um lugar carregado pelos maus do passado causados no Overlook. O passado jamais pode ser apagado, assim como o fantasma que existe dentro de nós, à espreita de uma oportunidade para sair.

narossetto 11/06/2024

Errrrrr
Acho que livro de terror não é algo que me prende a atenção.

Foi minha primeira experiência com o gênero. Achei tudo um tédio e demorei pra ler.

Mas a história é bem feita.