O iluminado (eBook)

O iluminado (eBook) Stephen King...

Resenhas - O Iluminado

pipocareads 12/05/2024

Daniiii?
Que livro!!
Não fiquei com medo, fiquei foi EXTREMAMENTE CURIOSA pra saber a história do hotel. O capítulo do Jack pesquisando no porão foi maravilhoso.
Eu já tinha assistido o filme, mas n me lembrava de nada a não ser da menininha no velocípede (QUE NEM APARECE KKKK ?). Mas a construção de mundo, o mistério, aprofundamento de personagem, as regras de ?sobrenatural?? que delícia. Mt bom ler uma obra bem escrita.
Que peninha do Daniel no meio de toda a confusão, coisa acontecendo com criança é sempre covardia tb.
Mas eu amei o livro!

DAbora277 10/05/2024

Mais uma vez Stephen surpreendendo
Livro que não dava nada, mas entregou TUDO no final. nunca achei que seria possível ter medo lendo um livro, mas com esse eu fiquei. a história começa meio calma, com muitas explicações etc, mas que são muito boas para entender o meio/final do livro, que é quando a história realmente fica cativante e impossível de se parar de ler. você fica agoniada e a cada página, e ansiosa para que tudo dê certo no final com os personagens. me surpreendeu muito esse livro, gostei demais!

Daniela354 09/05/2024

O iluminado ?
Não sei como descrever a minha experiência de leitura, Stephen king é um dos melhores e a minha experiência com os livros dele é sempre um pouco controversa, uma relação de amor e ódio. Mas com certeza é maravilhoso.
O final é diferente do filme, mas os dois são ótimos cada um da sua forma de narrativa.

Ana Paula 08/05/2024

Eu não gosto muito de terror mas sempre tive curiosidade em ler o livro por toda a fama que ele tem, e valeu a pena. O início foi devagar mas com o tempo o livro vai te consquistando e chega um momento que você não consegue largar. A escrita do King é perfeita, a forma como ele explora os pensamentos e a personalidade dos personagens ao longo da trama é maravilhosa. Ele faz a gente se apegar a eles e sentir que estamos ali dentro do hotel passado por tudo aquilo.

Kedma0 07/05/2024

"O Iluminado" aborda temas profundos, como a natureza do mal e a fragilidade da mente humana. É uma leitura que provoca reflexão e discussão, além de proporcionar uma experiência intensa e arrepiante.
O livro em si é ótimo, mas, particularmente falando, em algumas partes achei muito cansativo e isso dificultou um pouco minha leitura.
Mestre King é bem doido, tem uma mente extremamente brilhante, gostei dele!?
xzsatur.no 08/05/2024minha estante
Bom demais!! Amo muito.

Kedma0 08/05/2024minha estante
Que legal, estou no segundo livro dele. "Doutor sono"?

Teppei 08/05/2024minha estante

Kedma0 08/05/2024minha estante

Joy 07/05/2024

O Iluminado- do ?
Já adianto que foi melhor do que Carrie. A escrita do autor é mais perceptível neste livro, a narração é bem fluida apesar da quantidade de páginas, pois os capítulos estão dispostos de uma maneira que você nem percebe, quando vê já acabou. Fui cativada pelos personagens, até por Jack e sobretudo por Dany. Achei o final aterrador, me tocou bastante. De maneira geral, eu não gosto muito dos livros do King, percebi isso através deste. Mas reconheço sua originalidade e perspicácia ao desenvolver a história e os personagens. No entanto(eu não sei o que é), talvez, a tradução não me permita amar. Eu não estou acostumada, não gosto de como ele foge do assunto pra enrolar descrevendo ambientes e personagens, me causa impaciência. Em suma, o enredo é instigante, os personagens são verosímeis e a atmosfera de terror é bem construída(sim, fiquei com um medinho kkk). Vale a leitura. Inclusive, ótima dica para outubro !

Katya 06/05/2024

Estava sem expectativa para ler O iluminado, pelo fato de ser superestimado, mas depois de ler ele estava enganado, ele merece a fama dele porque ele é muito bom mesmo.
Incrível como me prendeu e me fez devorar cada página dele, parabéns ao King. Fez uma história dinâmica, com personagens que mostravam apego e emoções, e cada capítulo surpreendia. Este livro virou um dos favoritos dele.

Sulamita 06/05/2024

O início foi meio lento mas o final foi do Balacobaco. Foi no Sr Halloran q a Inês Brasil se inspirou ao dizer "Pelas crianças eu dou a minha vida, graças a Deus"?
Erisney 08/05/2024minha estante
Hhahahah, melhor resenha!

Dankkj 04/05/2024

O iluminado de stephen king. o que falar sobre este livro? que simplesmente deixou-me sem palavras, o horror o drama r a relação da família, tudo isso misturado faz l leitor sentir uma bomba de emoção e de empolgação. um livro com os horrores do hotel e da maldade que tem nele e o drama da descoberta do passado do hotel e o próprio drama da família, um otimo livro de terror, porém ele sofre com o maldito hábito do king de escrever coisas sem importância só para "encher" o livro, tirando isso eu diria que ele é perfeito.

Anderson808 04/05/2024

O que eu achei de O Iluminado?
É o primeiro livro do Stephen King que eu li, sempre soube que O Iluminado era uma obra consagrada do autor e um clássico do terror, tanto que inspirou o filme, o qual foi o motivo de começar por essa obra do autor. Percebi que o autor gosta de descrever muito bem tudo que está acontecendo, mas como a história te prende desde o início, em nenhum momento a leitura se torna maçante. A forma como o autor vai trazendo as histórias do hotel também ajuda a manter o suspense e o mistério do início ao fim! Eu amei o livro e recomendo!

sthe.may 03/05/2024

O Overlook ficava à vontade com os mortos.
Em ?O Iluminado?, Stephen King não apenas nos transporta para os corredores sombrios do Overlook Hotel, mas nos mergulha em um turbilhão de horror psicológico. Para mim, foi uma leitura de 5 estrelas e tornou-se um favorito.

A narrativa é habilmente construída por King, onde demonstra uma maestria notável em sua escrita, com uma tensão crescente e uma atmosfera claustrofóbica. Apesar de certos aspectos da trama serem previsíveis, é crucial contextualizar o livro dentro de sua época para apreciar completamente a obra. 'O Iluminado' não apenas estabeleceu os padrões do horror literário de seu tempo, mas permanece como uma referência atemporal e essencial no gênero.

Um dos maiores triunfos é a complexidade dos personagens, especialmente de Jack Torrance. Ele é retratado, como alguém assombrado por seus demônios internos: seu temperamento explosivo, o alcoolismo e os traumas do passado dilacerante com seu pai. Apesar de seu suposto amor por seu filho, suas motivações parecem centradas em evitar a vergonha de ele próprio, cair ainda mais baixo, revelando um egoísmo presente em suas decisões.

À medida que a história avança, torna-se evidente que o hotel exerce uma influência terrível sobre Jack, potencializando suas piores características e manipulando-o. Contudo, quando Jack recuperou o controle de seu corpo e, em suas últimas palavras, disse ao filho: ?E não se esqueça do quanto eu amo você?, causou um impacto profundo em mim.

King não idealizou Jack para ser um personagem admirado; embora problemático, o autor não o detesta. Pois há uma conexão intrigante entre o autor e sua obra, King confronta seus próprios demônios por meio de Jack, refletindo seus desafios pessoais com o álcool e as drogas. Sutilmente, o autor investiga a noção de que, ao evitar confrontar seus próprios demônios, poderia deparar-se com um destino semelhante ao de Jack.

Em resumo, é uma obra obrigatória para os apreciadores de suspense e horror. Esta edição com os capítulos extras que exploram o passado do Hotel Overlook é especialmente recomendada para aqueles que desejam aprofundar ainda mais sua imersão.

j0aoferreira 03/05/2024minha estante
Se você gostou desse, vai gostar muito de doutor sono, é muito bom

xzsatur.no 03/05/2024minha estante
Esse livro é muito bom! Sempre fico em dúvida se meu favorito é O iluminado ou It a Coisa. Dois livros maravilhosos!

Duda.bae 03/05/2024minha estante
Jack é um dos personagens do King mais bem desenvolvidos na minha opinião por enquanto. Que bom que gostou, Sthe, esse livro é incrível, resenha perfeita aliás. ?

stephany :) 03/05/2024minha estante
Amei sua resenha amiga, estou muito ansiosa pra ler esse e que bom que você gostou!!! ?

Fabio 03/05/2024minha estante
Belíssima resenha, digna desta obra prima do terror!!!??

Jeandela 03/05/2024minha estante
preciso mto comprar essa edição física mds

sthe.may 04/05/2024minha estante
@Ste muito obrigada ??? eu amei, você já sabe como o King é o melhor

sthe.may 04/05/2024minha estante
@Kakau é mto bom mesmo! Aliás, vi que você estava lendo Carrie, como foi a leitura?

sthe.may 04/05/2024minha estante
@Duda obrigada pelo carinho miga ???? muitos dizem por ser uma escrita prolixa, mas eu não sinto isso, o que acontece é que o King sabe desenvolver os personagens dele ??

sthe.may 04/05/2024minha estante
@Fabio muito obrigada, e aliás são as suas resenhas que são incríveis!

sthe.may 04/05/2024minha estante
@Jean já leu os capítulos extras?

xzsatur.no 04/05/2024minha estante
@sthe.may, bom demais! Super fluído.

Jeandela 04/05/2024minha estante
@sthe.may n tenho certeza, mas acho que a edição que baixei não tinha

Jonatha8 03/05/2024

Bom suspense
O autor nos prende de uma forma muito boa a cada detalhe do livro. Apesar de não considerar o livro como de ?terror?, é um livro que sim? possui momentos de bastante agonia.
Foi meu primeiro contato com o King, lerei outras obras do mesmo.

Guilherme2666 03/05/2024

Assisti ao filme anos atrás e gostei muito mas sempre me perguntei o pq do King odiar tanto a versão, ao conferir a leitura pude ter uma noção.
Basicamente é um horror sutil baseado na ótica de Dan, o verdadeiro iluminado, talvez o preço por ter um Jack Nicholson no elenco é sua luz na atuação cegar a todos. No livro podemos ver o real protagonismo de Dan e suas agonias ao explorar sua mediunidade em um local marcado pela dor e rancor.

Lavi 03/05/2024

Uma clássico
Gostei bastante da experiência de ler o iluminado, principalmente porque já virou um clássico do terror. normalmente, eu sempre acho alguns defeitos na escrita do king que acabam baixando as minhas notas para os livros dele, e aqui não foi diferente. porém, nada com destaque suficiente para eu mencionar. gostei muito de consumir essa história pelo ponto de vista do danny, meu personagem preferido, mas detestava toda vez que o jack era o foco. nossa, que personagem insuportável (mesmo antes do overlook).