O Iluminado

O Iluminado Stephen King...

Resenhas - O Iluminado

Fllivis 20/06/2021

Foi um dos livros do King que mais tive medo. Simplesmente incrível, emocionante e assustador. Sem dúvidas, está no meu Top 3!

Mabi21 17/04/2021

King ganhou meu coração.
Eu queria ler Stephen King há muito tempo. Como sempre, fui colocando outros livros como prioridade, e esse foi ficando... Até que eu ganhei o sorteio na live da Twitch da Aya Literária (a live literária que mais dá presentes no Brasil todo) e, por sorte, ela escolheu me dar O Iluminado de presente. Assim que o livro chegou aqui em casa, num sábado meio tristinho, eu já comecei a ler. E é fácil entender porquê falam tão bem do King.

Honestamente, a escrita dele é fantástica. Rica em detalhes, sem se tornar maçante. O desenvolvimento da história, do ambiente, dos personagens... tão bom. King realmente sabe escrever. Ao terminar o livro, não senti o cansaço de ter lido tantas páginas, nem tédio pelas descrições. Senti que encerrava uma história.

site: https://www.instagram.com/surtosdeumaleitora/
Cristiane 17/04/2021minha estante
Tenho este livro e ainda não consegui ter coragem para lê-lo.

SG1 08/02/2014

Hotel sombrio querendo se iluminar
Que livro emocionante e surpreendente!

Tive vontade de ler este livro por causa de uma resenha que li no skoob. Nela estava escrito mais ou menos assim: "Incrível como o autor conseguiu fazer do hotel uma personagem da história". Isto me deixou muito curiosa, e, então, após ganhar o livro de presente não perdi tempo para começar a sua leitura.

Hoje, após ter lido essa magnífica obra, e sem desmerecer aquela resenha que me deixou tão curiosa, posso dizer que o hotel Overlook não só é uma personagem, como também manipula com grande maestria as demais, tornando-se uma criatura terrivelmente viva.

Danny é o sonho de consumo do Overlook. O hotel precisa dele para ficar mais forte. Fazer com que seu poder lhe renda mais seguidores fiéis. Deixar de ser apenas um hotel mal-assombrado.

Mas como fazer para que Danny escolha ficar do seu lado? Usando seu amor pelo pai contra o menino, e a fraqueza de Jack com relação à bebida (a Coisa Feia) contra toda sua família.

Jack, contudo, não aceita ser a ponte. Ele quer fazer parte do Overlook. E é por isso que faz tudo o que Ele manda. Quer conhecer tudo sobre o hotel, chegando até a pensar sobre um livro. Jack é o Overlook. Com todas as suas forças. Com toda a sua fraqueza.

Surpreendeu-me, no início, o imenso amor que os Torrence sentiam um pelo outro. Chamou-me a atenção a força de Jack para se ver longe da bebida. Tinha horas que me via lendo as páginas d'O iluminado esfregando a mão contra a boca, de tanto que Jack assim fazia.

Impressionei-me, também, o modo como Stephen King escreve. O livro é todinho em terceira pessoa, mas o narrador alterna sua fala de acordo com o pensamento de cada personagem (Jack, Wendy, Danny e Hallorann). Quando o narrador penetrava na vida de Wendy, por exemplo, o fazia não apenas contando o que esta estava sentido ou pensando, mas também como se fizesse indagações a personagem e interagisse com ela, sendo a própria personagem no momento em que narra a história.

Não é um livro para se ler e entender cada um de seus detalhes. Mas este se encaixam ao longa da história. São muitas alucinações e sentimentos de culpa tão pesados, que você nem sabe se o personagem possui um coração bom ou ruim. E é isso que faz com que eles sejam tão humanos, pois ninguém é inteiramente bom ou ruim. Muito pelo contrário, somos uma avalanche de sentimentos confusos.

Os problemas que Jack enfrenta são tão aterrorizantes para ele que este não aceita sua situação de impotência. O Overlook fica lembrando Jack o tempo todo o quanto ele é inútil e como tudo pode mudar se ele se juntar ao Hotel, servindo-o eternamente. Aplicar um bom corretivo em seu filho e na sua mulher seria uma ótima saída, no pensamento de Overlook. Impor respeito, dar o remédio, gota por gota, assim como o pai de Jack fez com sua mãe. E Jack, assim o aceita.

Por fim, só tenho a dizer que o livro é maravilhoso. Nada comparado ao filme, que, a meu ver, é extremamente fraco. Esta obra lida com sentimentos e com a falta de controle, bem como suas consequências.

O amor fui fundamental para que se chagasse à loucura, mas também foi essencial para que se pudesse expulsá-la. Um poder extraordinário, que somente um iluminado poderia conter.
amanda.magalhae 27/11/2014minha estante
terminei de ler o livro ha menos de uma semana e lendo sua resenha, me deu vontade de ler de novo. Compartilho da sua opinião assim como também me peguei várias vezes esfregando a mão na boca. :)

SG1 02/12/2014minha estante
Oi Amanda! Que bom que compartilhamos dos mesmos sentimentos com relação a este maravilhoso livro! Além disso, fico muito feliz que você gostou da minha resenha, obrigada! ^^

lucasrespindola 27/02/2020

Não sei qual o meu problema com alguns livros do King, mas enquanto eu AMO alguns, eu acabo não gostando de outros. Aqui eu achei que teve seus momentos ótimos, mas muita explicação desnecessária, infelizmente...
Bell 27/02/2020minha estante
King costuma ser prolixo. Em alguns livros mais que em outros. Gosto mto de O iluminado, li mtos anos atrás, na minha adolescência.

FalaLud 27/02/2020minha estante
Eu nunca li nada de King, mas não sei pq tenho essa impressão (de que tem obras ótimas e outras mais ou menos). Quais você gostou mais?

Samanta.Godoy 27/02/2020minha estante
Tem obras do King que eu arrastei na leitura por conta do excesso de explicações, mas eu sempre acabo gostando da leitura no final ?. O iluminado é meu favorito dele ??

Bell 27/02/2020minha estante
Um autor com TANTOS livros, acaba tendo uns melhores. Eu já li praticamente tudo dele. Amo Cujo, Trocas Macabras e Zona Morta dos antigos.

Andrea 27/02/2020minha estante
Não estou sozinha no mundo!!! \o/

Eu tenho tendência a gostar dos que não são bem avaliados e não curtir muito os com maiores notas. XD

lucasrespindola 27/02/2020minha estante
Olha, eu gosto muito de Carrie, Misery e Sob a Redoma.

Andrea 28/02/2020minha estante
Dos citados: Cujo tá na minha meta depois de ter lido Trocas Macabras; Zona Morta eu pretendo reler (porque não curti na primeira); Carrie eu nunca tive vontade de ler; Misery ainda tá na minha listinha e Sob a Redoma eu abandonei. XD

Como ninguém citou A Torre, gente... :P

lucasrespindola 28/02/2020minha estante
hahahahha da torre eu só li os dois primeiros infelizmente, mas pretendo continuar

KimStain 05/10/2020

Sobre o livro.
Bom, na verdade são 3.5 estrelas a nota, aqui no site não dá pra por a nota quebrada, enfim.

Não é segredo que eu não gostei muito de O Iluminado, quem leu minhas pequenas impressões nos históricos de páginas lidas sabe. Eu não entendi o por quê desse livro ser tão louvado, e tipo, um livro Desespero ser tão pouco reconhecido ou ruim, pra mim, Desespero da de 10 á 0 em O Iluminado.

O que não gostei? Vai parecer meio cringe falar isso, mas tenho que dizer que foi a parte de desenvolvimento, a famosa parte massante do King, mas eu ñ tenho problemas quanto a isso, eu amei IT, Desespero, e eles tem boa parte em desenvolvimento, mas essa parte desses livros é muito boa, é um desenvolvimento que agrega demais ao andamento da história, mas em O Iluminado, tem muito desenvolvimento desnecessário, capítulos gigantes falando sobre algo do passado dos personagens, que pouco importa pro andamento da história. Mas também não é só essa parte que tem coisas desnecessárias, mas no presente da história tem também, tem um capitulo com o Danny e uma mangueira, esse foi o fim pra mim, são quase 300 páginas de pura lenga lenga, claro, existe coisas necessárias, e ,muito boas durante essa parte, mas eu, em pessoa, só consegui me conectar inteiramente com a leitura, bem na metade do livro pro final, a parte do final é sensacional, não tem o que criticar, o final foi lindo, o problema desse livro é ele ter esse tanto de páginas, dava pra condensar esta história com bem menos capítulos. Posso ter lido errado, posso, mas não vejo isso agora, no futuro, eu posso refazer a leitura e tentar mudar um pouco minha ideia, mas por enquanto, minha palavra esta dita aqui.

Vou ter que falar também, eu prefiro mais o filme do Kubrick que o livro, o Kubrick acertou demais em fazer aquela adaptação do livro, ele remodelou a história muito bem, e ficou um resultado incrível, é daquele jeito que o livro deveria ter sido. Eu amo o mestre King, porém não passo pano pra tudo, nem mesmo pra uma obra dele tão aclamada, se eu ver algo que não gostei, eu falo, e volto a frisar, Desespero é muito melhor que o Iluminado, e merecia mais destaque.
Moisés 09/10/2020minha estante
Estou lendo esse livro agora e tô tendo essa mesma sensação dele ser extremamente arrastado falando coisas desnecessárias e ta meio me cansando, tô na parte do capítulo da mangueira. Só continuo lendo porque dizem que melhora depois e por ser uma obra tão aclamada, mas ja tive vontade de abandonar a leitura algumas vezes

KimStain 10/10/2020minha estante
é raro achar alguém que teve o mesmo pensamento que o meu, quase a fandom inteira do King tem esse livro entre o top5 favoritos.... Pra mim não foi boa a leitura não, não vale a pena quase 200 páginas só de enrolação, claro, tem algumas coisinhas legais, mas na maioria são coisas que tanta faz, não tinha necessidade de estar ali, essa da mangueira foi o ápice pra mim quase estacionar a leitura, não vou falar dropar, porq livros do King eu ñ vou dropar nenhum mesmo que esteja horrível a leitura, por isso que eu só pego pra ler, livros que sei que vou curtir. Pra mim o problema de O Iluminado é só essas 200 e poucos páginas de enrolação, mas no final vc está certo, o final é sensacional, a parte que começa realmente de fato ir pro que interessa, e termina de forma satisfatória e feliz. Mas foi difícil.

Felipe_stabili 03/12/2020

Aquele livro surpreendente mas nem tanto
Acredito que esperava mais suspense desse livro, por ser um dos mais comentados do Stephen porém, gostei demais. Amei toda a estrutura da família de Danny e como ela foi se desenvolvendo. Amei o final, mas me deu um aperto do coração na última cena que vontade de abraçar DANNY. Esse garotinho ganhou meu coração !

Jessé 19/06/2020

Sensacional
A primeira vez que li esse livro, foi no início dos anos 2000 através de uma coleção de livros do King que estava sendo lançado nas Bancas. Naquela época eu tinha uns 13 mais ou menos e detestei esse livro.

Quase 20 anos depois, resolvi fazer uma releitura, e com o amadurecimento, esse livro me surpreendeu demais.

King fez um trabalho sensacional em todos os sentidos. Desde a história extremamente bem elaborada, até a construção perfeita dos personagens. O livro não possui coadjuvantes, pois todos tem igual importância na trama. Até o Hotel Overlook é um protagonista no livro.

Falando em Overlook, o que distingue essa estória de várias outras que falam sobre casas assombradas ou mansões, é que normalmente nesses livros as mansões em si não são propriamente o vilão, mas sim o que habita nelas. Já em o Iluminado, o vilao é o próprio hotel, e o que habita dentro dele são apenas seus serviçais.

As 200 paginais finais desse livro são tão boas, que eu quase li tudo de uma vez, pois eu tinha a necessidade de saber o que ia acontecer ao virar a próxima página.

Jack e Wendy, com certeza são a melhor coisa do livro, e protagonizaram inúmeras cenas memoráveis, em especial a Wendy. Vou sentir falta desse casal.

E pela primeira vez, eu posso dizer que realmente gostei de um livro do King, já que os outros que li nunca me impressionaram.

Vale muito a pena a leitura desse livro, e recomendo essa edição especial da suma, que contém uns extras bem interessantes contando a história da origem do Hotel Overlook, e de alguns hóspedes que passaram por ele.
Gilberto Alves 19/06/2020minha estante
Esse livro é realmente espetacular!

ANDER CELES 20/06/2020minha estante
Meu segundo favorito do King!

Jessé 20/06/2020minha estante
Verdade?! E qual seria o primeiro?

ANDER CELES 21/06/2020minha estante
It...sem dúvidas!

Beatriz 24/11/2021

Meu primeiro contato com Stephen King e só posso dizer que estou viciada! Que leitura envolvente, King consegue nos fazer sentir através das linhas o que cada um dos personagens está sentindo, seus medos, angústias, amores, tudo. A profundidade com a qual ela entra na vida dos personagens é sem igual, nos faz refletir sobre o que levou cada um a estar onde está, inclusive nos faz pensar isso até mesmo do Hotel Overlook, toda sua construção e história que faz ser aquilo que é! Simplesmente fantástico.

Samuel7890 19/11/2021

Não sabia que era tão bom assim, se soubesse tinha lido antes.
A história toda foi sensacional, do início ao fim. Os personagens são muito envolventes e o enredo prende demais.

Danilo sm 14/08/2020

A história de uma família no lugar errado na hora errada.
De uma maneira bem calma, mas com um suspense crescente, esse livro mostra por que King é chamado de mestre.

Comecei a ler as obras de Stephen King por esse livro e desde então já o considero bastante. Uau, que história!

Desde o drama da família Torrance (com o vício de Jack e a tristeza de Wendy em relação ao seu marido e seu filho com a iluminação), passando pelo isolamento no Hotel Overlook - como se realmente o leitor estivesse trabalhando lá de zelador durante o inverno - até o terror sobrenatural tomar conta, a história tem um bom desenvolvimento e termina muito bem. Da quarta parte em diante o terror psicológico domina e o sobrenatural é um acabamento para essa obra.

E quando a loucura começa, toda a carga de desenvolvimento da família envolveu e surpreendeu bastante, me fez apreensivo pelos personagens. Realmente, pode classificá-lo como um grande clássico do autor.

Mari 17/12/2020

Até o momento o melhor livro do Stephen king que já li
Que livro gente!!! Em alguns momentos angustiante, em outros interessantes. Imagine um hotel te controlar?! Um hotel ser vivo e te possuir?! Recomendo!!

Thais 13/04/2020

Exatamente o que eu esperava de um livro de Stephen King! História envolvente, que se intensifica aos poucos até chegar ao momento de maior emoção.

Dany 19/11/2021

Livro de terror psicológico muito bem escrito
Jack Torrance é um alcoólatra em recuperação, decidido a colocar a vida nos eixos e ser melhor para a mulher Wendy e seu filhinho Danny, Jack consegue um emprego de zelador em um hotel que fica isolado nas montanhas durante o inverno.
Danny o menininho de cinco anos que tem ''dons especiais'' logo percebe que tem algo errado, o Overlook não é um hotel comum, ele está possuído por forças malignas.
Stephen King sabe criar uma boa história esmiuçando o perfil psicológico dos personagens o que torna o ritmo meio lento mas bem desenvolvido e o final eletrizante faz valer a pena a leitura.Se você é fã de livros de terror torna-se obrigatório conhecer os fantasmas do hotel Overlook e o ''Iluminado'' Danny Torrance.

Caroline.Martins 28/03/2021

Foi tudo esse livro, o puro suspense psicológico, me peguei querendo ler cada vez mais.
Sabemos que o King tem a fama de ser proxilo e que isso cansa, isso acontece aqui também, mas é para um bem maior, eu prometo kkkk. É necessário tudo o que ele descreve, cada canto do hotel, cada sentimento dos personagens é importante.
Eu amei acompanhar cada personagem aqui e o hotel se infiltrando em cada um de um modo diferente, o final foi o desfecho perfeito para os acontecimentos, valeu a pena insistir no começo a nas partes descritivas.