O Iluminado

O Iluminado Stephen King...

Resenhas - O Iluminado

julia 19/10/2021

Resenha: O Iluminado
O Iluminado foi uma construção lenta e não tenho certeza se gostei? Eu tinha grandes expectativas em relação a ele, já que muitas pessoas que conheço e em quem confio amam este livro, mas algo sobre ele não capturou meu coração. A escrita foi envolvente, como de costume, mas eu me esforcei para permanecer interessada com as mudanças de perspectiva de Jack para Danny.

Eu realmente amei o cenário e tudo sobre o Overlook e sua história. King fez um trabalho fantástico ao descrever a esperança que isso trouxe a Jack e sua família e como tudo desmoronou quando certos segredos foram revelados. Adoro histórias de lugares assombrados e, nesse aspecto, este livro não me decepcionou.

Jack e Danny eram meu problema, eu acho? Tive problemas para me conectar com as perspectivas deles. Eu tive bastante dificuldade com alguns dos capítulos de Danny quando se tratava de seu "shining" e como isso se desenvolveu. Foi um pouco desconectado para mim? Não sei, apenas achei estranho e parte disso atrapalhou minha experiência de leitura.

O final foi muito tenso e intenso e gostei de como isso aconteceu. O envolvimento do hotel com Jack e seu objetivo era muito intrigante e eu não esperava que terminasse da maneira que terminou. Foi gratificante à sua maneira e gostei do tom esperançoso durante as páginas finais do livro.

Então eu acho que esta foi uma leitura boa? Mas não me surpreendeu como eu esperava.

sergioluiz00 18/11/2021

Os personagens e o Overlook.
O Iluminado era um dos livros que eu sempre quis ler a muito tempo e finalmente conseguir colocar em prática e ler esse tão famoso livro de Stephen King.
No começo, principalmente a introdução foi bem maçante pra mim pegar o foco na leitura, por King ser tão elogiado pelo seu modo de escrever seus livros eu achei que já começaria a mil por hora com muito suspense e terror, mas não foi nada disso.
Bem escrito do começo ao fim, com muitos altos e baixos, O Iluminado foi boa leitura com personagens muito envolventes.
Sobre o hotel, muita das coisas que aconteceram ao decorrer do livro fiquei imaginando se estavam realmente acontecendo ou se seriam delírios de Jack.
Danny, Wendy e Hallorann, foram os personagens pra mim, que são sinônimos de garra e força, me apaguei demais nesses personagens e quis terminar a história pra saber seus desfechos. Jack em muitas vezes me deixou com um sentimento de incógnita se eu gostava dele ou se o odiava. Mas no final do livro conseguir separar quem foi Jack e até onde era o Overlook agindo sobre ele.
Portanto, foi meu primeiro livro do Stephen King que li e ficou com aquele gostinho de quero mais.

Marcos 23/04/2022

Como não li antes
Sério depois que terminei fiquei me perguntando como não li esse livro antes? Ele é simplesmente perfeito,terror psicológico realmente um livro incrível

Crônicas Fantásticas 21/10/2020

Por Thamirys Gênova

Título: O Iluminado | Autor: Stephen King | Editora: Suma | Gênero: terror | Páginas: 521 | Ano de publicação: 2017 | Nota: 4,0/5,0

Todos temos traumas muito particulares. Lembranças, gatilhos, situações que despertam o pior em nós: raiva, angústia, tristeza, sensação de pequenez e impotência. Em casos mais graves procura-se ajuda especializada para lidar com essas questões.

Infelizmente, esse não é o caso de Jack Torrance, o protagonista de O Iluminado, celebrado romance de nosso malvado favorito, Stephen King. Houve uma também famosa adaptação para o cinema, dirigida por Stanley Kubrick e estrelada por Jack Nicholson. King detestou o longa. O motivo, caro leitor, encontramos já nas primeiras páginas do romance. Fica aqui uma dica valiosa: leia a obra e assista o filme outra vez… Nada será como antes!

Voltando ao texto, nosso protagonista, Torrance, é um homem complicado. Escritor com potencial de estrela, professor universitário, casado com a bela Wendy e pai do pequeno Danny. Tudo para uma vida formidável, não fossem os repentes de fúria que acometem Jack.

Nos piores dias, ele pensa em como gostaria de se livrar da falação de Wendy, da insolência do filho e de como eles apenas atrapalham sua vida.
Para deixar tudo ainda mais turbulento, Jack se afunda na bebida e o que eram apenas pensamentos passam a beirar ações. Danny, que ainda tem apenas seis anos de idade, tem um amigo imaginário, chamado Tony. Ele mostra a Danny coisas estranhas sobre a mente dos pais e sobre o futuro. O menino não sabe, mas ele é um iluminado, ou seja, um misto de clarividente e sensitivo. Percebe que o pai está piorando cada dia mais seu estado mental por meio desse dom, mas o medo de expor o que sabe sempre fala mais alto.
Após um revés profissional e financeiro, além de uma baita crise no casamento, Torrance consegue uma vaga como zelador de um famoso hotel nas montanhas, o Overlook. O desafio do emprego é que durante o inverno, o zelador fica essencialmente isolado dentro do edifício por meses até que a neve derreta.

Ao chegar ao local, Danny imediatamente começa a receber sinais de que não é seguro estar ali, mas o pai e a mãe insistem que vai dar tudo certo. Em poucos dias, os receios de Danny começam a se mostrar verdadeiros e muitos sinais começam a perturbar a jovem família.

Sou fã assumida de Stephen King. O Iluminado me ganhou primeiro como filme, mas agora que li a obra inspiradora, posso garantir: esse é daqueles must have da estante. Uma obra que envolve, um medo real, clássico, uma descrição incrível do que é clarividência e/ou paranormalidade. Isso sem contar a escalada de medo, tensão e loucura que cresce em cada personagem de uma maneira, com uma consequência.

O que mais amo na obra de King é que o terror é muito real, crível, faz todo o sentido no mundo por ele criado, mas ao mesmo tempo, há uma carga de crítica social tremenda, afiada, dolorida. E é por isso que Stephen King odiou a adaptação de seu livro para o cinema, na minha opinião. Porque para ele, a meu ver, os monstros e fantasmas só crescem em pessoas monstruosas. King não acredita em terror sem hospedeiros. Isso é genial!

A nota 4 é porque há momentos de longas descrições de fatos da história do Overlook que são um pouco enfadonhas (embora, façam todo o sentido na tessitura da obra). Sobretudo, a nota é porque no meu ranking, nada superou a experiência da It, e como estamos falando do malvado… Enfim, leiam, vejam o filme, deleitem-se com esse autor fabuloso!

Leia mais resenhas em cronicasfantasticas.com.br

site: https://cronicasfantasticas.com.br/2020/03/30/o-iluminado/

Thay.Neves 23/08/2021

Lendo "O Iluminado" descobri que os livros do King demandam paciência, em alguns momentos larguei o livro pela densidade dos detalhes, o famoso prolixo. No entanto, gosto da escrita dele pelo mesmo motivo, e eu gosto quando ele conta uma história dentro da história.

? opinião negativa: achei meio corrido o final, as soluções foram meio que rápidas. E eu gostaria que a história do hotel fosse mais aprofundada. Ele foi o quarto personagem, e eu queria ver mais sobre ele.

Dá pra ver pq o King construiu essa fama, ele tem talento (isso não posso negar), ele sabe escrever. Por isso eu gosto dos livros dele e, apesar dos pesares, com "O Iluminado" não foi diferente.

Myyllenaah 23/08/2022

Clássico adorei...
Eu terminei esse livro já tem alguns meses e tinha em mente q depois q eu terminasse de ler logo veria o filme, porem é obvio que não fiz isso. Por alguns motivos, o primeiro q o próprio tio king não gosta dele e outra vi sobre algumas curiosidades sobre o filme q não me agradaram, então a vontade de ver o filme foi embora. Vocês podem achar chato isso, mais não me importo pois gostei mto do livro. Fui sem expectativas nem uma e sabia zero sobre o q o livro falava. O livro conforme vai se desenrolando vai ficando mais animado e dá mais vontade ainda de ler. Esse final foi muito, muito bom, ainda mais nessa edição que fala um pouco sobre como o hotel ficou daquele jeito e eu adorei. Não me deu muito medo (ps: porque não fui besta e não li de noite, por isso demorei pra terminar , ahha), ele foi para um lado mais psicológico q me fascinou. Ele não foi até o momento o que mais gostei do king, mais não desgostei como achei q iria ser.

Aécio de Paula 08/05/2020

O iluminado - Stephen King
O começo e o meio do livro achei excelente, mas as últimas cem páginas eu já estava cansado. Eu só queria que acabasse logo. Estava saturado dos personagens e o lugar.
Carlos Nunes 25/10/2021minha estante
Normalmente é o que acontece comigo nos livros do King...

Davllyan 22/07/2022

Ótimo livro de terror do King!
Amei a experiência de ler esse livro. A escrita do King é muito boa e bem descritiva, mas isso atrapalha as vezes. A ambientação do Overlook é maravilhosa. Os personagens são muito bons e dá pra ver que realmente são humanos. Achei o final muito bom e melhor que o do filme, o livro em si é melhor que o filme. Para minha primeira leitura do King achei ótimo e recomendo muito.

Diana279 13/06/2021

Meu Deus
Esse é o primeiro livro que eu leio do Stephen King, e meu Deus, como esse livro é bom. A escrita dele é tão maravilhosa, que te prende do início ao fim, os personagens são tão profundos, que você se sente na pele deles, eu me apeguei demais ao Danny, por ser tão pequeno, e ter tanta sensibilidade espiritual assim, e a inocência dele deixa ele muito fofo. O livro é bem angustiante, do começo ao fim, mas o final supera, vc sente a tensão e a angustia deles o tempo todo até acabar. Simplesmente perfeito.

Rafa Roseno 27/01/2021

Leitura densa, mas vale a pena!
Meu terceiro livro de King e eu vejo certos padrões na escrita. Alguns desses muito bons que me fazem sentir dentro do livro, outros não tão agradáveis para manter uma leitura constante. Mas esse foi o livro que mais senti dificuldade de continuar em certos momentos... Poucos, na verdade, mas me incomodaram.

Quando a história literalmente pegou no tranco foi uma beleza. Um suspense bom, com uma dose de terror e loucura que você consegue visualizar tomando posse de uma pessoa. Entendo o motivo desse livro ser um clássico, e realmente é uma boa leitura. Mas creio que para quem tem certa dificuldade em manter leitura enquanto nada acontece, esse livro talvez não seja tão adequado. A menos que a pessoa consiga esperar! E vale a pena a espera!

Jazz 24/09/2020

O iluminado
?O Iluminado - Stephen King (520 ?) O livro nos traz a história da família Torrence, que é constituída pelo pai Jack, que trabalhava como professor e escritor mas, recentemente havia se tornado desempregado, sua esposa Wendy que apesar de ser muito preocupada com o marido e seu problema com bebidas era uma mãe amorosa, e seu filho Danny de 5 anos que é uma criança obediente e traz o significado dá capa, ele é iluminado, iluminados são pessoas que possuem a capacidade de prever o futuro e ler pensamentos.
Jack recebe a oportunidade de trabalhar como zelador no hotel Overlook na temporada de inverno, pois o hotel se isolava da neve e precisaria ser monitorado; Jack vê no isolamento a oportunidade de escrever sua peça, a família percebe no hotel a resolução dos seus problemas, um recomeço.
Danny começa a ver coisas um tanto estranhas, porém apesar de não querer ir, acaba concordando por querer o melhor por seus pais. Logo no começo, Jack percebe o quão grande é o hotel, e com o passar do tempo, descobre o passado sombrio do local, que escondia de máfias à assassinatos.
Conforme o tempo passa no hotel, nota-se que as coisas começam a mudar com Jack, o isolamento o torna cada vez mais agressivo, e o hotel que é assombrado mexe com seu psicológico de tal forma que ele seria capaz de qualquer coisa, inclusive ferir sua família. Outra pessoa que muda muito é Danny, cuja iluminação se torna cada vez mais aguçada. Wendy tenta controlar o marido, mas acaba se vendo em uma situação complicada, onde tem que proteger o marido de si mesmo e do filho. Conforme a trama se desenrola, a família Torrence tenta sair do hotel, mas há algo que não o permite, acarretando desespero geral.
King possui uma escrita rica em detalhes, o que colabora de maneira incrível para imersão na história, se por um lado é ótimo, por outro já há quem diga que ''enrola demais'', porém particularmente para mim, a história fica muito melhor com detalhes.
O livro não causou medo, mas uma sensação de angústia constante, e confesso que até me levou a ter alguns pesadelos.
O Iluminado recebeu uma adaptação ao cinema porém até mesmo Stephen King não gostou devido as alterações.
Jefferson.Luiz 24/09/2020minha estante
Ótimo comentário sobre o livro .

leiturasdaursula 22/09/2022

obra de arte do terror
Jack Torrance é um professor e escritor alcoólatra que foi demitido da universidade onde trabalhava devido a um incidente. Ele é casado com Wendy e eles têm um filho, o Danny. Um amigo consegue um emprego para ele como zelador em um hotel, Overlook. Este Hotel fica no alto de uma montanha, próximo à cidade Sidewinder. Porém, no período de inverno este hotel fica inacessível, então não recebe hóspedes e é durante esse período que a família Torrance vai ficar hospedada e cuidando do lugar. Logo nas primeiras páginas, é possível entender que King sabe o que está fazendo! Cada descrição, mesmo sobre coisas triviais, vai ser importante para a trama em algum momento. O pequeno Danny é um menino especial, pois é sensitivo e consegue ver fantasmas, ler pensamentos e até ter algumas visões. O hotel guarda segredos sombrios e o cozinheiro que recebe a família percebe que Danny é diferente e tenta lhe dar alguns conselhos sobre o lugar. Que história incrível! A tensão vai se desenrolando aos poucos e as últimas páginas são tão frenéticas que meu coração acelerou e eu torcia para que os personagens se safassem daquele cenário terrível. É um clássico do king muito maravilhoso!
Cássius 25/09/2022minha estante
E pensar que a adaptação pra cinema foi tão legal, porém tão controversa. Mas uma coisa nela é indiscutível: a grande interpretação do Jack Nicholson!

leticia 02/10/2020

REDRUM
Terminei a leitura agora e quando olho para a capa, vêm na cabeça um filme de tudo que aconteceu, todas as cenas que imaginei aaaaaa

Sempre que menciono o livro do King não posso deixar de falar de sua escrita, que como sempre é bem descritiva. Há certos momentos em que o texto é extenso e fica meio cansativa, mas nada que me incomodasse tanto. Acredito que dessa forma apegamos e entramos mais na historia, e por esse motivo eu amei.

Cada cena, cada personagem, cada passagem foi muito bem moldada de modo que conseguimos ver a mudança de cenário e principalmente de personalidade no decorrer da história. Digo isso não somente para Jack, mas também para Wendy e Dany.

Os pontos que mais descrevem o livro é a loucura e o medo, embora minhas expectativas achassem que sentiria mais medo do que senti. Elas são mais tensas e bizarras.

O desfecho foi bom. Na verdade, achava que iria acabar de um jeito diferente e mais impactante, porém ainda gostei de como fechou a história.

"O Iluminado" é um livro que para alguns pode ser leve e para outros, uma desculpa para não dormir a noite.

site: https://www.instagram.com/lehsatie/?hl=pt-br

Tales Martinelli 30/06/2020

REDRUM
Com certeza há um motivo para a maioria das pessoas não retornarem para uma segunda estadia no hotel Overlook.

O Iluminado é um livro assustador, que brinca com a insanidade da mente humana, mostrando de maneira arrepiante como é ser perseguido por uma entidade maligna.

Mesmo sendo maçante em algumas partes (marcas da escrita de King), O Iluminado te prende na história, te enchendo de medo, agonia, desespero e emoção. Resumindo: um prato cheio pra quem gosta do gênero terror!
Talita.Martinelli 04/07/2020minha estante
Eu hein, depois não durmo mais