O Iluminado

O Iluminado Stephen King...

Resenhas - O Iluminado

Luiz Amaro 09/01/2021

BEM VINDOS AO OVERLOOK
Mais um livro do King que me surpreende. Estou cada vez mais convicto que o Mestre não erra.

Puta que pariu, que livro foda! Que atmosfera ele me emergiu. Era como se eu estivesse dentro do Hotel Overlook junto com a família Torrance. Era como se eu estivesse dentro do quarto 217 e REDRUM, REDRUM, REDRUM!

Uma obra que deveria ser conhecido por todos. Não é à toa que esse clássico é um dos mais aclamados do Mestre.

Pablo 17/10/2022

A melhor obra do king
Te prende do início ao fim, a construção dos personagens é algo sensacional, a ambientação das cenas de terror te leva para o lugar. A melhor coisa do livro é o desenvolvimento dos personagens, você vê a loucura tomando conta de tudo

Helen Ramos 26/01/2022

Impossível parar de ler
Gente, que leitura maravilhosa foi essa? Admito que fiquei assustada em muitos momentos e até mesmo fechei o livro quando acreditei que algum personagem pelo qual criei afeição fosse morrer, mas não consegui ficar sem essa história por muito tempo. A escrita do King é irresistível e nos faz querer descobrir o fechamento da narrativa. Vale a leitura!!

Gabrielle 16/06/2021

Terror sem defeitos
Dos livros do King que li até o momento, este foi o melhor, sem dúvida nenhuma.

O terror não é óbvio e a leitura flui.

akami 22/01/2022

Um clássico que merece ser lido
Um dos pontos fortes dessa obra, são seus personagens cativantes, que se deve ao fato de ter quase 500 paginas, tendo um ótimo desenvolvimento em cada um deles. A historia é cercada de mistérios que te faz querer ler mais e mais. A historia tem suas falhas em alguns pontos mas não é algo que me atrapalhou. No entanto, há partes bem desnecessárias como o capitulo dedicado ao álbum de recorte, poderia ter sido feito de outra maneira. O desenvolvimento da historia foi em uma velocidade ideal pois estava propondo a tensão no final. Uma coisa que achei que poderia ter sido mais trabalhada é a iluminação, não conta quase nada sobre, e os personagens não a usam tanto. O final me agradou muito e agora definitivamente entendo porque é um clássico. Adorei.
Mike Vinum 22/01/2022minha estante
Muitoo bom

Damien 23/01/2022minha estante
Espero q tu goste de Doutor Sono ksksksk

akami 23/01/2022minha estante
Comecei agora e to amando!

Damien 23/01/2022minha estante
Yaaaaaaayyyy!!! ???

Lucie 02/04/2020

Eaí velhinho
Esse foi meu segundo livro do King, e eu posso dizer que amei muito, o cenário é bem descrito mas isso não torna a leitura chata, é bem aterrorizando e eletrizante tudo por trás do Hotel Overlook.
Eu me apeguei muito ao Danny, ele se tornou um dos meus personagens preferidos, já o Jack Torrance eu só senti raiva, mesmo que no final eu tenha tido um pouco de pena, e a Wendy fica um pouco excluída de tudo, aparecendo menos.
Eu recomendo muito esse livro haha

Alyson.Fagner 23/06/2021

não foi o que eu esperava, mas foi fabuloso
eu AMO a escrita do King mas cofesso que ele enrolou um pouco em algumas partes. só que em algumas dessas partes, foi BOM, porque segurava a tensão do momento, uma breve pausa torturante. mas benéfica, por que a vontade e de ler logo tudo!

e a trama: INCRÍVEL. o Stephen King traz à tona, numa sequência genial, presente e passado. violência, horror, segredos... mal.

os traumas da Wendy e do Jack estão profundamente enraizados neles, e embora tentem fugir, no Hotel Overlook eles vêm com mais força.

o Danny, tadinho, só teve o azar de nascer iluminado. e essa parada, o Tony, a iluminação do Dan, é muito interessante e muito bem trabalhada o livro todo.

uma obra-prima.

tenha cuidado, não vá esperando bastantes cenas de ação (eu fui e em outra época talvez tivesse abandonado). claro que tem (rsrs) mas a mais pro final, moreh. calminha que tem muita roupa pra lavar antes da dedaria no cool.

recomendo SIM, só tenha paciência e aprecie os detalhes sksksksksks
Fabiana873 23/06/2021minha estante
Eu sempre achei O Iluminado um livro fraco em relação às outras obras do King, ele sempre é tão WOOOOW mais intenso. Esse ficou morno.
Já leu Misery?

Alyson.Fagner 23/06/2021minha estante
ainda não! mas vou ler kkkkk

Fabiana873 23/06/2021minha estante
Misery é muito muito muuuuuito fera! Lá tem muita emoção rs

Nathan @nathan.deus 28/06/2021minha estante
Eu gosto muito de O Iluminado, e não acho que o ritmo dele diminua a maestria, a intenção do autor era exatamente te levar lentamente à loucura junto com o Jack, eu sou completamente apaixonado por esse livro

Keralina 27/04/2021

AMEI
Que livro incrível!!
Apesar da lerdeza em que li, foi tudo muito bom.
Só o finalzinho que estava um pouquinho chateada (mas foi mesmo pela minha demora em finalizar)

Estela Campos - @sc_literaria 17/11/2020

Gostei do livro, a história é cativante e interessante, mas Jack Torrance é um porre, no pior sentido da palavra. Senti que king muita das vezes tentou justificar o comportamento do personagem e até mesmo tentou falar um pouco sobre seu passado. Os outros personagens foram muito mais interessantes, Halloran um prato cheio. Gostei da evolução da esposa e achei que o gerente podia ter sido melhor explorado.

emi 28/02/2022

king e a sua escrita impecável entram em ação
terror, suspense, drama, não acho que esse clássico tenha um só rótulo. o fato é que você não consegue largar esse livro até terminar. todas as informações vão sendo construídas perfeitamente pra criar um livro sem arestas mal polidas. virou um dos meus preferidos! quero ver se Doutor Sono chega aos pés.

cswashiya 27/11/2021

Gostei
Gostei muito do livro, este é o segundo livro do autor que leio.
O primeiro foi IT, que achei melhor.

Stephen Queen 10/12/2021

Incrível
Não me deu medo e nem me surpreendeu muito, talvez seja porque já sabia qual seria o desfecho.Acho que foi isso que prejudicou um pouco minha leitura do livro,mas mesmo assim é muito bom,mesmo já sabendo como a história iria se desenrolar não fiquei entediado em momento algum.

Lucs 25/07/2023

Este lugar desumano cria monstros humanos
Pra mim é impossível desassociar o filme, que vi primeiro, do livro que só li agora. O filme é uma corruptela da obra original, acredito que Kubrik fez um trabalho magistral ao transpor o esqueleto do livro para outra mídia. Com isso muita coisa teve de ser sacrificada ou alterada o que enfureceu Stephen King, a ponto dele produzir uma série em 1997 que fosse fiel ao livro e, infelizmente, pobre em efeitos.
Quanto ao livro eu gostei bastante mas mais uma vez tenho de reclamar do texto prolixo de Stephen King. Ele tem o dom de estender em assuntos que podem até enriquecer a formação de um personagem mas que não contribuem muito para a trama principal.
No livro há muito mais ênfase no iluminado do que no filme, o taco de croqué pode ser mais assustador que um machado e uma fornalha gigante pode rearranjar as prioridades de uma assombração.

Patricia.Magalhaes 30/12/2020

Sem dúvidas quando o assunto é falar desse livro ou você já foi incentivado ou incentivou alguém a ler. Publicado em 1977 é um dos romances mais importantes e pessoais da obra de Stephen King. O autor criou essa obra após passar uma noite com a sua esposa sendo os únicos hóspedes no hotel Stanley no Colorado. Além da experiência no hotel a obra se torna ainda mais pessoal, porque como o personagem Jack Torrance, King também teve problemas com bebidas alcoólicas.
Não vou negar que em alguns momentos o livro é maçante, mas ao decorrer da leitura tudo que foi prometido é entregue de maneira excepcional. Indico a obra e quero agradecer imensamente a minha amiga Mayara que indicou e topou fazer a leitura compartilhada.
Mayara 04/01/2021minha estante
Eu que te agradeço por me incentivar a continuar essa leitura! maravilhosa

.GABI. 24/08/2023

King é o Rei
Ano passado, este foi o primeiro livro que finalizei após retornar ao Skoob, e é também o primeiro livro do mestre.

Quanto à repetição, sou totalmente contra reler o mesmo livro duas ou três vezes, assim como filmes e séries. No entanto, como este livro é realmente muito bom, valeu a pena reler.

Acompanhar a família Torrance continuou sendo uma tarefa árdua, exigindo paciência, respirar fundo nas partes de insanidade de Jack ou com a chata da Wendy. Já com Danny, continuei questionando, como um garotinho de apenas 5 anos pode ter tanta inteligência.

Em nenhum momento foi entediante a leitura, a cada virada de página eu ansiava por mais. A maneira como King escreve nos faz sentir cada emoção que o personagem experimenta, por vezes parecia que eu estava dentro daquele hotel.

Um dos melhores, se não o melhor, livro de terror/suspense que já tive o prazer de ler.

Agora sim, estou pronta para ler "Doutor Sono" e conhecer, ?o velho Danny, que agora é Dan.?
K.P.G 24/08/2023minha estante
Me agradeça por ter te convencido a ler muahaha

K.P.G 25/05/2024minha estante
Sacanagem usar o meu próprio comentário na resenha