O Iluminado

O Iluminado Stephen King...

Resenhas - O Iluminado

Lucie 02/04/2020

Eaí velhinho
Esse foi meu segundo livro do King, e eu posso dizer que amei muito, o cenário é bem descrito mas isso não torna a leitura chata, é bem aterrorizando e eletrizante tudo por trás do Hotel Overlook.
Eu me apeguei muito ao Danny, ele se tornou um dos meus personagens preferidos, já o Jack Torrance eu só senti raiva, mesmo que no final eu tenha tido um pouco de pena, e a Wendy fica um pouco excluída de tudo, aparecendo menos.
Eu recomendo muito esse livro haha

elianevito 26/07/2020

Excelente
Amei o enredo, os personagens e o desenvolvimento da história. Excelente. Cada personagem teve uma participação na medida exata. O livro na minha opinião dá uma surra no filme. King sendo King... a escrita está incrível como sempre. Uma história que nos mostra facetas da natureza humana. Suspense maravilhoso até o final... e que final!

emi 28/02/2022

king e a sua escrita impecável entram em ação
terror, suspense, drama, não acho que esse clássico tenha um só rótulo. o fato é que você não consegue largar esse livro até terminar. todas as informações vão sendo construídas perfeitamente pra criar um livro sem arestas mal polidas. virou um dos meus preferidos! quero ver se Doutor Sono chega aos pés.

Bia 22/02/2021

Esperava mais
Minhas expectativas eram grandes e talvez por isso não tenha gostado tanto do livro, achei o começo arrastado e só fui me interessar mais para o final. Odiei tanto o Jack que fiquei com vontade de quebrar a cara dele, Danny e Wendy meus bebês

airtonolvr 15/03/2023

O Iluminado
Primeiro livro do Stephen que eu leio e foi uma experiência incrível...

O livro tem uma história super envolvente e aflitiva. As cenas assim como a contrução das narrativas são bem executadas, os personagens são muito bem desenvolvidos, mostrando toda suas trajetórias de vida junto a traumas, desavenças e etc.

Me senti imerso na história, como se eu tivesse interagindo com os personagens. A leitura te faz adentrar fundo na história e esquecer complemente a realidade, porém, em alguns momentos senti que o livro desacelerava e o desenrolar acaba esfriando a leitura mas ainda assim merece ser aclamado. Quem puder ler essa obra, apenas leia, vale muitos pena!

Juulia 20/07/2021

Incrível
Refazendo essa resenha só por fazer mesmo
Adorei muito esse livro, foi o meu primeiro do Sthephen King já tinha visto o filme mas o livro é 100× melhor.
Gostei de como o ponto de vista de cada personagem é escrito, a relação dos personagens a história do hotel e como cada um era "assombrado" por ele.
Se vc e um pouco sensível pense antes de ler sonhei umas 3/4 vezes com psicopatas após a leitura do livro KKKKKkK
Mas é isso amei d+ esse livro

Stephen Queen 10/12/2021

Incrível
Não me deu medo e nem me surpreendeu muito, talvez seja porque já sabia qual seria o desfecho.Acho que foi isso que prejudicou um pouco minha leitura do livro,mas mesmo assim é muito bom,mesmo já sabendo como a história iria se desenrolar não fiquei entediado em momento algum.

Lucs 25/07/2023

Este lugar desumano cria monstros humanos
Pra mim é impossível desassociar o filme, que vi primeiro, do livro que só li agora. O filme é uma corruptela da obra original, acredito que Kubrik fez um trabalho magistral ao transpor o esqueleto do livro para outra mídia. Com isso muita coisa teve de ser sacrificada ou alterada o que enfureceu Stephen King, a ponto dele produzir uma série em 1997 que fosse fiel ao livro e, infelizmente, pobre em efeitos.
Quanto ao livro eu gostei bastante mas mais uma vez tenho de reclamar do texto prolixo de Stephen King. Ele tem o dom de estender em assuntos que podem até enriquecer a formação de um personagem mas que não contribuem muito para a trama principal.
No livro há muito mais ênfase no iluminado do que no filme, o taco de croqué pode ser mais assustador que um machado e uma fornalha gigante pode rearranjar as prioridades de uma assombração.

Patricia.Magalhaes 30/12/2020

Sem dúvidas quando o assunto é falar desse livro ou você já foi incentivado ou incentivou alguém a ler. Publicado em 1977 é um dos romances mais importantes e pessoais da obra de Stephen King. O autor criou essa obra após passar uma noite com a sua esposa sendo os únicos hóspedes no hotel Stanley no Colorado. Além da experiência no hotel a obra se torna ainda mais pessoal, porque como o personagem Jack Torrance, King também teve problemas com bebidas alcoólicas.
Não vou negar que em alguns momentos o livro é maçante, mas ao decorrer da leitura tudo que foi prometido é entregue de maneira excepcional. Indico a obra e quero agradecer imensamente a minha amiga Mayara que indicou e topou fazer a leitura compartilhada.
Mayara 04/01/2021minha estante
Eu que te agradeço por me incentivar a continuar essa leitura! maravilhosa

Emanuela Teixeira @meu_intimo 16/10/2021

King é king!!!
? Gente, que livro é esse?!! A narração do livro e a construção dos personagens são incríveis. Em determinado momento pensei que estava lá dentro do hotel, eu nunca pensei q chegaria a sentir medo lendo esse livro. ( Da sim um medinho em alguns trechos' kkk)
Foi maravilhoso. É o que se pode esperar do King, né?!
Ansiosa para ler o Doutor sono.
malu 16/10/2021minha estante
??

Laiz.Rodrigues @viajenestemundo 12/04/2021

Incríveeel!!!
King cada vez mais me surpreende com sua criatividade e originalidade! História interessantíssima e envolvente, pela primeira vez senti um medinho lendo King KKK?KKK

Novamente, temos aqui uma história muito bem construída, principalmente quanto aos personagens - Danny e Wendy TUDOOH. Destaque para a Wendy, personagem feminina fortíssima com papel super importante na história!

Gostei bastante do final apesar de eu querer que tivesse sido um pouco mais sangrento Kkklkklkklkk mas, estou ansiosa para ler Doutor Sono que é a continuação.

Não dei 5 estrelas pelo final que talvez acho que eu esperava só mais um pouquinho. E também não me trouxe reflexões e afins, sei lá só não senti o sabor de favoritado.

Mas; que livro incrível, fiquei presa na leitura do início ao fim e amei todo o desenvolvimento e plot da história!

(Tenho mais a dizer sobre essa leitura, mas tô com preguiça KKKKKK)

Pablo 17/10/2022

A melhor obra do king
Te prende do início ao fim, a construção dos personagens é algo sensacional, a ambientação das cenas de terror te leva para o lugar. A melhor coisa do livro é o desenvolvimento dos personagens, você vê a loucura tomando conta de tudo

Gabrielle 16/06/2021

Terror sem defeitos
Dos livros do King que li até o momento, este foi o melhor, sem dúvida nenhuma.

O terror não é óbvio e a leitura flui.

carol 01/08/2021minha estante
eita, não tô conseguindo ler esse livro acho até que vou abandonar, vc acha que vale a pena continuar?

Alan347 01/08/2021minha estante
eu odiei esse livro, tô me preparando pra postar a crítica que tenho sobre ele. Super sexista, deixa enredos entrelinhas, o final é tão forçado. Eu tava com tanta expectativa, decepção.

davalentim 02/08/2021minha estante
Carol, eu só terminei o livro pois eu li em uma lc, se eu tivesse lido esse livro sozinha eu teria abandonado.