O Iluminado

O Iluminado Stephen King...

Resenhas - O Iluminado

Bruno.Rodrigues 19/01/2022

O sobrenatural/real
Que livro intenso meu deus!

A perversidade da mente, o egoísmo/egocentrismo e o vício de Jack, a sensibilidade de Danny, a falta de liberdade e o confinamento, (ironicamente em um hotel imenso) a baixa autoestima e necessidade de aprovação da Wendy com relação a sua mãe... Só podia dar no que deu.

Excelente.

Dica: o filme não tem nada a ver com o livro, é uma experiência a parte

Gabriel Fernando Castro 13/10/2022

curti, mas não é o meu favorito
sou fã do king há um bom tempo, curti o livro, mas não entrou nos favoritos pra mim. o livro é bem descritivo, o final é eletrizante. curti, mas é isso
Lilith.Victoria 13/10/2022minha estante
Não seria um livro do Sr. King se não fosse demasiado descritivo kk inclusive isso me pega um pouco com os livros dele

Carlos Nunes 29/10/2021

Releitura surpreendente
Eu já havia lido O ILUMINADO na juventude, e vi o filme do Kubrick algumas vezes. Queria fazer essa releitura mas tenho um problema com o King: os livros dele me cansam. Gosto muito da leitura, mas à medida que o livro vai avançando, começo a querer que ele acabe logo, mesmo interessado. Mas devo admitir que essa releitura foi uma enorme surpresa: depois da primeira metade em que (quase) nada acontece, depois que a família fica presa no hotel a coisa se desenrola numa velocidade vertiginosa e angustiante. Cenas muito bem narradas e que nos deixam com os nervos à flor da pele. Dois destaques: a construção e o avanço da loucura do Jack, especialmente nos estragos progressivos que o alcoolismo vai provocando em sua mente e a visão do Danny de tudo o que está acontecendo, como uma criança de seis anos processa tudo em sua mente. Leitura excelente!
Natalie Lagedo 29/10/2021minha estante
Amo muito.

Leo Thomas Monteiro @neo.punk 17/02/2022

Não consegui largar
O King tem uma forma única de fazer a gente gostar e detestar todos os personagens dele, ao mesmo tempo que vai desenvolvendo ódio e tensão. Foi uma leitura incrível.
Sem spoilers por aqui, restam dúvidas e reflexões sobre a natureza humana.

Lara 26/06/2021

uma caminhada
antes de começar o livro fiquei meio q com medo do calhamaço que é o livro porque nunca tinha lido algo com tantas páginas que não fosse algo pra faculdade, mas fui caminhando devagar e em NENHUM momento do livro fiquei entediada ou sei la, sempre tava acontecendo algo, não tinha encheção sabe? e isso me fez adorar a experiência ?

não vi o filme antes de ler então particularmente fiquei surpresa (de forma boa) sobre como as coisas ocorreram no final.

*foi meu primeiro livro do Stephen king!
Mille Reis 26/06/2021minha estante
Amo esse livro!

Flavio.Muniz 30/03/2022

217
King sabe muito bem quais cordas puxar para nos arrastar para dentro do seu teatro de sombras. O fantástico, nesse livro em específico, se acumula até se destroçar em loucura. O abismo se encontra detrás de cada página a ser virada.

King inovou no campo dos romances de terror para adultos com “O Iluminado”, ao colocar uma criança não apenas como vítima ou [*****]mplice do mal, mas como o personagem-chave da história.

Escrever é colocar-se no lugar da pessoa (real e não de um personagem) e King sabe se “sentir” no lugar de uma criança - e em suas entrevistas sempre há uma menção a sua infância, quando fala de sua mãe, que cuidou dos filhos sozinha e do pai desaparecido.
O seu texto, não deixa de ser, o resultado do seu sincero desejo por divertir simplesmente.

Construído em 1907, o Overlook é um suntuoso hotel nas Montanhas Rochosas que mudou várias vezes de dono, caindo sempre em mãos erradas. É um hotel que tem um passado "turbulento" e particularmente sangrento: suicídios e assassinatos. Um hotel isolado que parece dotado de consciência e uma fundamentalmente má... O maldito hotel que seduz o pai alcoólatra por não conseguir conquistar o espírito do filho Danny, que resiste a sua força. Um antigo hotel deserto e assombrado de proporções palacianas, completamente isolado do mundo por um inverno rigoroso.

Esse livro revela a medula substancial da obra do "Rei do Horror" como escritor e, através dessa obra é possível compreender melhor o vínculo magnético que atraiu seu público por tantas décadas. Um bom romance onde o suspense é onipresente, a violência latente e deslumbrante, a psicologia profunda e uma atmosfera opressiva de portas fechadas que rapidamente faz com que você prefira ler durante o dia em vez de antes de ir para a cama.

Lukas_Gabriel 03/02/2023

Jesus acende a luz!
Imagina você ainda estar no inicio de sua carreira e lançar um dos maiores trabalhos dela?! E para além disso a estória ser imortalizada e sempre referenciada, envelhecendo como vinho no terror da cultura pop! Clássico e atemporal, essa é a história do sucesso extraordinário de O Iluminado, que mostrou ao mundo o poder diferencial que o King tem em sua criatividade e escrita, firmando-o não somente como um escritor, mas O Escritor, nosso Mestre do Horror.

No Colorado habita um dos vilões mais memoráveis de todos os tempos, o Hotel Overlook. Ele definitivamente é um personagem, e banhado em um mistério sedutor ele espontaneamente me hipnotizou. Foi difícil largar e superar cada acontecimento ocorrido no Overlook, tem várias cenas que ficaram tão cravadas na minha mente que dificilmente serão apagadas. Esse hotel conhece suas fraquezas e vai usa-las contra você diretamente no seu psicológico.

E falando dos personagens: impecáveis. A família Torrance é incrível, mas o Danny é apenas um dos meus personagens favoritos de todos os tempos. Quem é essa criança?! A que deu origem ao que chamamos de Iluminados nas histórias do King. Eu sinceramente não tenho palavras para hablar sobre ele, só consigo dizer que ele é tudo pra mim, e é isso.

Muitas pessoas podem não curtir tanto este livro pelo Stephen ter deixado o desenvolver da história fluir mais lentamente, e eu entendo, mas quando estive lendo eu simplesmente não consegui segurar minha ansiedade no crescimento do suspense e da tensão emanada pelo Overlook. Eu fiquei imerso, a descrição do King me fez sentir como se estivesse lá com eles, desconectado do meu corpo e da minha mente, apenas disfarçado observando de dentro do hotel.

É inegável que, com as mudanças aplicadas na adaptação, a história tenha desagradado e assim ter sido envolta de muitas críticas, mas sendo realista ela foi substancial para o sucesso estrondoso do King. Além de ter marcado e mudado a história do cinema para sempre.

Eu te amo O Iluminado, eu te amo.
Joao366 21/07/2023minha estante
comprei esse livro hoje, mas antes vim aqui ver uma resenha sua pra ver se valia a pena kkKkkkkkk

Lukas_Gabriel 22/07/2023minha estante
aaaaah ???? EU AMO ESSE! só de reler minha resenha da vontade de reler também o livro.
mal posso esperar para ver vc nessa experiência ^^

Joao366 22/07/2023minha estante
em breve vem aí!!! mas tô indeciso se leio esse ou Salem

Lukas_Gabriel 22/07/2023minha estante
recomendo mt os dois livros, e embora eu ame mais o iluminado acho q vai mais da sua preferência =) ou do seu momento atual qnd for decidir, mas amo os dois ??????

Carol 15/03/2022

O Iluminado foi o meu primeiro contato com as obras de terror do autor e eu realmente me surpreendi! Me peguei completamente imersa na obra, devorando um capítulo após o outro, parando apenas nos momentos em que as cenas eram assustadoras demais para o meu coração de manteiga. Achei a trama bem articulada, as personalidades tanto dos personagens quanto do próprio hotel bem desenvolvidas e o caráter thriller psicológico e drama familiar da obra muito interessante. O final foi um pouco previsível para mim, mas não afetou minha percepção geral da obra. A atmosfera que o King construiu aqui foi simplesmente magistral! A neve, o hotel, o lento corromper de caráter dos personagens isolados naquele lugar assombroso? Uau! Apesar disso, algumas arestas soltas no final da história geraram um pouco de insatisfação em mim; estava muito curiosa para como tudo ficaria depois de algo tão traumático na vida do pequeno e iluminado Danny, bem como saber como ficaria a situação do hotel, e também queria que a história de Wendy tivesse nos dado mais respostas, tendo em vista que a do antagonista do que acontece nessas montanhas geladas foi bem aprofundada para embasar as suas motivações no desfecho. No entanto, o livro é sim uma obra genial e consegue arrastar qualquer um para dentro de suas páginas cheias de mistérios, uma das coisas que me fazem querer ler mais do autor e com certeza é o que eu farei a respeito do Stephen King!
Igor 15/03/2022minha estante
Se você gostou de O Iluminado, não deixe de ler Doutor Sono. É a continuação direta deste livro, mas com foco no Danny, agora adulto (e, infelizmente, com problemas de alcoolismo similares aos do pai - mas, no caso dele, se trata de um subterfúgio para aplacar a Iluminação). É tão bom quanto (ou melhor) que o seu antecessor. ?

Carol 15/03/2022minha estante
Poxa, que legal! Com certeza lerei! ?

Thalita.Almeida 31/12/2020

"É sua obrigação, neste mundo duro, manter vivo o seu amor."
Ler o iluminado foi muito prazeroso nesse fim de ano. Fiquei satisfeita com a narrativa cheia de detalhes, eu, particularmente, não me incomodo nem um pouco, pois acredito que isso me aproximou mais do livro. Ele ainda conta com prólogo e epílogo no fim ("antes do ato" e "depois do ato"), que foi retirado pela editora na primeira edição e recuperado em manuscritos e colocado nesta edição.

Edit: caso você tenha gatos, certifique-se de que ele esteja dormindo onde você possa vê-lo enquanto você lê, caso contrário, coisas poderão cair e você sofrerá um ataque cardíaco de susto em alguma parte de suspense do livro.

analu 14/02/2023

Ui que decepção, tinha posto expectativa nesse livro porque costumo amar as histórias e o estilo de escrita do King, mas nesse não rolou.
Não sei se foi o enredo da história ou a escrita com mais de uma perspectiva ou carregada de detalhes desnecessários que só deixam a leitura cansativa que fez eu não gostar do livro, mas chegou ao ponto de eu ficar de saco cheio que não acabava, quase abandonei. A parte do suspense é boa mas, só isso.
Milena 14/02/2023minha estante
Sim, tive a mesma reação!!

dudabertuccini 06/08/2022

King e seu impacto nos leitores!
Acredito que quando a gente pensa no Stephen King logo pensamos em terror, mas esse livro vai muito além desse parâmetro. O livro fala sobre como os acontecimentos na nossa vida refletem em nós mesmos e como as coisas do mundo estão vinculadas a nós e como elas podem nos afetar. Eu digo tranquilamente que é uma obra prima, te prende do começo ao fim, você só quer saber o que vai acontecer a família Torrance. Como o próprio título diz, ele nos modifica, você não sai a mesma pessoa que era no início da leitura, impactante. Obrigada King por mostrar as coisas de um jeito diferente e inovador!

Paloma 01/06/2023

Gostei! Da um misto de ansiedade e medo pelos personagens.
É o primeiro livro que leio do Stephen King e espero ler mais

Mica 28/04/2020

"Esse lugar desumano cria monstros humanos..."
Não pretendo me atentar aqui em apresentar a história porque a sinopse já tem essa função. Minha intenção é mostrar a minha interpretação, minhas considerações e elogios (milhares deles) e como essa história me afetou.
O Iluminado foi a minha primeira experiência com Stephen King e com o gênero em si e eu não poderia estar mais satisfeita. Quando decidi que gostaria de embarcar no universo de King e no universo de terror dentro da literatura (universo esse que tenho tido cada vez mais interesse, tanto na literatura quanto no cinema), eu imaginava que seria uma experiência bem catastrófica e movimentada e cheia de emoção, desespero. No entanto, quando me deparei com a trama do Iluminado, me peguei dentro de uma história, inicialmente, completamente real. Vi uma entrevista de King esses dias e ao ouvir ele dizendo que é apaixonado por histórias reais, tudo fez sentido. A história de vida de Jack Torrence é completamente real: alguém lutando pra se manter firme diante de todos os traumas e vícios e sequelas da sua própria história. A gente se depara com o alcoolismo dele e essa inclinação pra perda de controle que faz todo o sentido quando a gente conhece a infância conturbada e com um pai alcoólatra também. O mais legal é que King consegue contextualizar bem e trazer toda essa agonia e desolação que paira sobre a vida das famílias com indivíduos alcoólatras de uma forma, novamente, muito real. Pra mim é fácil me identificar e me colocar no lugar dentro dessa situação na medida que tive uma história de vida afetada pelo vício no álcool dentro da família.
Essa habilidade do King, de trazer a gente pra dentro dos problemas do personagem me impressionou. Me senti, o tempo todo, ali dentro e vendo tudo pelos meus próprios olhos. A gente consegue sentir cada um ali dentro. Como isso afeta o Danny, o medo da Wendy em todas as noites que o marido não volta pra casa e imaginado como é que ele vai chegar, a culpa de Jack e esse sentimento autodestrutivo... É tudo relatado de uma forma muito coerente e intensa e, claramente, relacionado com o próprio passado do Jack.
Quando a gente se muda pro Overlook, o começo é tudo flores e a aproximação de Jack com a história do hotel e esse interesse e afeição inconsciente pelo Overlook só cresce. Todos os assassinatos e fases do Overlook vão construindo essa energia densa e carregada, como se a junção de todas essas desgraças desse luz à um monstro que é claramente construído e gerado sob muita violência. No entanto, Jack vê naquele lugar uma oportunidade de reconstruir tudo aquilo que ele perdeu, uma oportunidade de escrever, de cuidar da sua família e se manter longe da bebida...
O que a gente entende, num primeiro momento, é que existem três personagens principais dentro da história mas conforme a trama se desenvolve - de forma magistral e extremamente paciente, se atentando aos detalhes e ao passado dos personagens - gente percebe que um quarto participante, de início quieto e à espreita, existe ali e é o próprio Overlook.
O hotel existe e tem vida, é como se fosse uma espécie de manifestação maligna que se diverte, de fato, com as desgraças que ocorrem ali. O mais interessante é que King consegue trazer o sobrenatural de uma forma muito (novamente) real na medida em que as próprias fraquezas e traumas são usadas ali pra que se cumpra um objetivo maior. Jack Torrence é um vilão mas ao mesmo tempo é vítima do próprio hotel. O Overlook usa da história de Jack e das fraquezas pra saciar seu desejo de destruição. A gente vê, por vezes, Jack se transformar no seu próprio pai e em tudo aquilo que ele abomina e luta constantemente: a perda do controle, o desprezo pela mulher e pelo filho e etc.
É um história que, apesar de ter o seu ápice no final, é extremamente atrativa. Essa construção é extremamente necessária e dá sentido a história. O Iluminado é uma trama baseada no passado dos personagens. A gente tem o Jack extremamente influenciado por tudo aquilo que ele passou, e o Overlook como sendo a soma de tudo que já aconteceu ali.
Não sou capaz de externalizar a satisfação que eu senti lendo isso e como eu me apaixonei por todas as características dessa história: desde a escrita do autor que literalmente me arrebatou, até a história dos personagens. Amo Jack Torrence de paixão e entendo ele, como ser humano que é refém de sua própria história, e carrega a herança de todos os seus traumas. Enxergo o Overlook como o grande vilão da história e a materialização daquele ditado: ?Tem alguma coisa ali, à espreita, te observando e só esperando o momento certo pra te pegar?.

Joao.Vitor.P 13/11/2020

Meu amigo... King em sua essência.
Existe vários livros que tem muitos personagens e tem uma base boa para se manter em 300 páginas, então fiquei preocupado... Um livro só com 3 personagens presos em um hotel terá base para 500 paginas? A resposta: Não só tem, como é sensacional tudo que foi escrito!
Você se apega aos personagens, conhece eles, entende eles e tem medo por e com eles, sem contar que existe outros personagens no livro que agregam mais profundidade ao livro e que o vilão do livro é um dos melhores que já vi: o Hotel Overlook!

Se você quer ler um livro cativante, que vai te prender do inicio ao fim e com um final tenso, leia o iluminado.
5 estrelas + favoritado.