O Iluminado

O Iluminado Stephen King...

Resenhas - O Iluminado

Lucas.Pereira 21/03/2021

Gostei muito
Foi o primeiro livro do Stephen King que eu li, confesso que achei um pouco cansativo em algumas partes, mas os personagens são muito bem desenvolvidos, eles parecem pessoas de verdade, sentem medo, angústia e o peso dos traumas do passado (o Danny é um amor, que criança maravilhosa). O king sabe descrever muito bem, eu lembro claramente de uma cena que eu tive que para de ler pq não estava aguentando imaginar uma cena tão pesada. Eu recomendo bastante a leitura. ??

Gii 22/07/2023

Família completa e comovente
Esse livro do King é simplesmente uma leitura obrigatória para os fãs.
Cheguei meio tarde, mas li!
Sei que King conseguiu criar personagens e um enredo no qual tu torce de dedos cruzados para que tudo dê certo, apesar de termos certeza (pois é um livro do King) que nem tudo sairá como o planejado.

King cria uma atmosfera de terror e suspense incrível para O Iluminado, e me fez temer essa palavra até.

Stephen King é um baita dum escritor, e esse livro mostra exatamente o porquê. Há personagens complexos, com defeitos e qualidades, as quais tu vai descobrindo e conhecendo conforme o andar do livro.

Sempre me sinto imersa nas obras do autor, mas esse livro me fez "tremer na base". Tive até sonhos, rsrsrs.

Bom demais! Recomendo a todos os fãs de terror.

Vitor 11/01/2022

O iluminado
Em O iluminado, quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador em um velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Não mais o desemprego e as noites de bebedeiras. Não mais o sofrimento da esposa, Wendy. Tranquilidade e ar puro para o pequeno Danny livrar-se das convulsões que assustam a família. Só que o Overlook não é um hotel comum. O tempo esqueceu-se de enterrar velhos ódios e de cicatrizar antigas feridas, e espíritos malignos ainda residem nos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança. É uma sentença de morte.

Para mim, a grande qualidade de O iluminado não são os plot complexos e nem a edificação de uma realidade paralela. A beleza aterrorizante desse livro está focada na simplicidade das ações, do cenário e do desenvolvimento da história. Stephen King, ao escrever esse romance, construiu excelentemente o ambiente e os personagens, a ponto de ficarmos extremamente imersos na história e nos pontos de vista dos personagens.

O iluminado é um livro extremamente inteligente e bem feito!
mahpadovan 11/01/2022minha estante
se você desse menos que 5 estrelas eu ia ficar decepcionada

Ana 03/03/2022

Uma leitura ótima! O filme foi um sucesso e por conta disso nunca procurei ler a obra escrita, acreditava que o filme já passava toda a mensagem. Contudo, o filme não chega perto da riqueza de detalhes do livro.

Jessica 21/11/2022

Não é a toa que este é o livro favorito de muitos fiéis leitores de King.

A construção e o declínio psicológico dos personagens, o suspense e a atmosfera do hotel Overlook são brilhantes. Assim, apesar do filme de Kubrick ser considerado uma obra prima do terror, não supera o livro e a visão de Stephen King.

Dilma 01/12/2020

O livro é realmente muito bom, mas não completei as 6 estrelas por ter um momento em que a leitura ficou um pouco arrastada, pelo menos para mim. Em geral, a escrita é muito boa, o que já é de se esperar do king, e achei a estória e os personagens muito bem desenvolvidos. Leiam!!

Leo Thomas Monteiro @neo.punk 17/02/2022

Não consegui largar
O King tem uma forma única de fazer a gente gostar e detestar todos os personagens dele, ao mesmo tempo que vai desenvolvendo ódio e tensão. Foi uma leitura incrível.
Sem spoilers por aqui, restam dúvidas e reflexões sobre a natureza humana.

Paloma 01/06/2023

Gostei! Da um misto de ansiedade e medo pelos personagens.
É o primeiro livro que leio do Stephen King e espero ler mais

Bru 03/10/2020

Sem palavras
?O mundo é um lugar duro, Danny. Não se importa com a gente. Não odeia você nem a mim, mas também não morre amores por nós ?.

Brazil, I?m devastated.
Eu jamais imaginei que fosse ficar tão impactada com esse livro como fiquei. Difícil até formular palavras agora que finalizei. A construção da loucura, da raiva, da violência, do medo são incríveis. O medo que senti foi quando não tinha fantasmas e sim uma pessoa real escondida, na espreita.
Fiquei muito surpresa com a Wendy, e como ela foi forte, corajosa, e fez de tudo pelo filho! Não foi fácil enfrentar o que ela enfrentou, e muitas mulheres enfrentam no mundo de cá. Mas ela conseguiu, e eu fiquei orgulhosa.
Quanto ao Danny, eu só queria poder abraçá-lo e falar que um dia as coisas ficariam bem.
Marcelo Ricarte 03/10/2020minha estante
Logo quero ler esse...

Camila Da Rós 01/02/2021

Me deixou louca
No começo do livro, as coisas não eram tão claras quanto parece, logo dava a possibilidade de criar várias teorias e tentativas de decifrar o fim dessa história. No fim, você fica aliviada com tudo que aconteceu e muito satisfeita também.

Bruno.Rodrigues 19/01/2022

O sobrenatural/real
Que livro intenso meu deus!

A perversidade da mente, o egoísmo/egocentrismo e o vício de Jack, a sensibilidade de Danny, a falta de liberdade e o confinamento, (ironicamente em um hotel imenso) a baixa autoestima e necessidade de aprovação da Wendy com relação a sua mãe... Só podia dar no que deu.

Excelente.

Dica: o filme não tem nada a ver com o livro, é uma experiência a parte

alencgustavo 04/11/2022

Não era oque eu esperava
Bom, talvez por conta de muitos comentários sobre o livro e muita expectativa, o livro não superou as minhas expectativas do tradicional que estou acostumado do Mestre King. Como sempre, o livro se desenrola bem, com a leitura bem fluida que é característica de Stephen King... Porém, por ser do gênero terror, não ocorre nada demais para levar essa "fama"

Lara 26/06/2021

uma caminhada
antes de começar o livro fiquei meio q com medo do calhamaço que é o livro porque nunca tinha lido algo com tantas páginas que não fosse algo pra faculdade, mas fui caminhando devagar e em NENHUM momento do livro fiquei entediada ou sei la, sempre tava acontecendo algo, não tinha encheção sabe? e isso me fez adorar a experiência ?

não vi o filme antes de ler então particularmente fiquei surpresa (de forma boa) sobre como as coisas ocorreram no final.

*foi meu primeiro livro do Stephen king!
Mille Reis 26/06/2021minha estante
Amo esse livro!