O Iluminado

O Iluminado Stephen King...

Resenhas - O Iluminado

fefashelf 10/05/2021

me disseram, logo que comecei o livro, que seria uma leitura imersiva. e nossa se foi. a maneira como King escreve é fenomenal e eu fui completamente prendida por ela. o livro me fez rir, soltar exclamação de RAIVA, de tristeza, de medo... só tive dificuldade de passar pela metade dele, mas o início e o fim compensaram isso. ah, e eu li sem ter visto o filme então foi incrível porque não sabia de nada
Marcos 10/05/2021minha estante
Ótimo livro! Realmente traz esses sentimentos

nalivia 10/05/2021minha estante
nossa amg a leitura do Stephen me da um sono que so pelo universo, mas eu sempre dou uma chance pra ele, sempre que posso

fefashelf 10/05/2021minha estante
o início e o final dele me prenderam muito, mas na metade é chatinho mesmo kkkkk senti sono só uma vez, de resto foi de boa, não foi AQUELE foco mas conseguia não dormir kkkkk

Hyrm 16/03/2021

King, pae!
King é incrível. A história te deixa cada vez mais envolvido, mais curioso, ansioso. Como falei antes, mil X zero no filme. Inclusive, quero muito entender porquê mudaram quase todo o contexto do livro para o filme. A maior mudança é o número do quarto (???). Enfim, 5 estrelas pro reizinho porque o livro é muito muito muito bom!
Jrdncst 16/03/2021minha estante
Hey, li, uma vez, que mudaram o número do quarto para evitar receio de futuros hóspedes no hotel.

Paloma 01/06/2023

Gostei! Da um misto de ansiedade e medo pelos personagens.
É o primeiro livro que leio do Stephen King e espero ler mais

Gabriel.Callegari 10/08/2021

Cada página mais tensa que a anterior
Um livro absolutamente sensacional, não deixa nem um pouco a desejar e transmite perfeitamente a tensão das situações narradas (se é tensão que você quer, meu amigo, você vai ter).
A forma com que é exposto o pensamento humano em uma situação extrema de isolamento - e não só isolamento, como também de atividades sobrenaturais - é de fazer pelo menos pensar por algum tempo. É interessante como entramos na mente de cada personagem, vendo como cada um reage à influência do hotel Overlook.
Se você veio ao livro, como eu, por causa do filme, vai ter ótimas surpresas, pois é como mergulhar no hotel. É possível imaginar como se você estivesse lá, observando tudo com apenas um pouco de distância.
E depois você pode assistir Doctor Sleep e perceber as tentativas de se "redimir" incluindo bem no final elementos do livro que o clássico de Kubrick (de forma correta, a meu ver) não trouxe.
Thais645 10/08/2021minha estante
O hotel é o verdadeiro e grande protagonista da história. King não brinca em serviço.

studygaabss 19/03/2023

É um bom livro, com uma boa escrita (não esperava menos do Stephen King). Foi minha primeira leitura do autor, então estava com grandes expectativas, mas ao mesmo tempo sabia que o terror provavelmente não me "pegaria".
Fiquei assustada diversas vezes, porque não sou uma pessoa de terror, mas entendo que esse era o objetivo do livro.

Achei ele bastante arrastado em diversas parte. Inicialmente demorando muito para desenrolar a história e, próximo do final, tendo cenas que já não faziam mais sentido durante as perturbações de Jack.

Uma coisa que me surpreendeu foi a apresentação de problemas de racismo e machismo no livro. Entendo que foi usado apenas para aterrorizar os personagens, mas nunca tinha ouvido falar que seriam pautas trazidas. Isso foi um ponto bem positivo, por mais que eu acredito que poderia ter sido usado com mais profundidade (mas não era a intenção do autor).

Recomendo para quem gosta do gênero e de livros com enredos completos.

Livrossaura 20/05/2021

O ILUMINADO
hoje em dia acho difícil que alguém ainda não tenha ao menos ouvido falar do filme inspirado nesse livro, mas bora lá exaltar essa obra incrível!! o livro conta a jornada que jack torrence e sua família vivem ao se mudarem para trabalhar no hotel overlook durante a baixa temporada de inverno (leia-se: quando o hotel tá totalmente deserto) - e
ao passarem a viver lá, coisas estranhas e pensamentos bizarros invadem os dias dos personagens.

ok, esse livro é o que eu chamo de suspense psicológico perfeito. mais do que qualquer outra coisa, ele foca na progressão da loucura de jack de uma forma incrível e envolvente. pra mim esse foi o ponto principal do livro: entender dentro da cabeça (que de inicio era relativamente sã) conforme ele foi se afundando mais e mais nas próprias paranoias. como o livro é narrado pelos personagens dentro da sua própria mente, o jeito que o stephen king escreve a progressão lógica e o desenvolvimento dos pensamentos faz parecer que o teu próprio cérebro ta desenvolvendo aqueles pensamentos conforme tu lê - é uma sensação muito estranha, mas tu vive na pele deles e entende exatamente quem eles são e como eles pensam.

além disso, o passado de cada um vai se desenrolando conforme o presente vai acontecendo, e com isso o leitor pode ver vários acontecimentos das vidas dos personagens que serviram para definir quem eles são no momento atual - e por isso as escolhas bizarras e as atitudes que eles têm fazem muito sentido conforme o passado de cada um.

outra coisa que eu gostei foi a dúvida que o livro coloca sobre se as bizarrices são só fruto da imaginação deles ou se são coisas que realmente estão acontecendo. é muito interessante esse limite que o autor coloca entre realidade e sanidade e ficcção, fazendo com que a história inteira pareça verdadeira, como se ela realmente pudesse ter se passado em algum hotel nos cafundós do mundo.

apesar de ter amado tudo isso, pra mim o final do livro quebrou um pouco a expectativa e o tom que o resto da narrativa teve, e por isso fiquei levemente decepcionada e acabei dando 4.5 estrelas. ainda assim, é uma obra de arte, e a leitura vale MUITO a pena!!! e é issoo ?????????

dudabertuccini 06/08/2022

King e seu impacto nos leitores!
Acredito que quando a gente pensa no Stephen King logo pensamos em terror, mas esse livro vai muito além desse parâmetro. O livro fala sobre como os acontecimentos na nossa vida refletem em nós mesmos e como as coisas do mundo estão vinculadas a nós e como elas podem nos afetar. Eu digo tranquilamente que é uma obra prima, te prende do começo ao fim, você só quer saber o que vai acontecer a família Torrance. Como o próprio título diz, ele nos modifica, você não sai a mesma pessoa que era no início da leitura, impactante. Obrigada King por mostrar as coisas de um jeito diferente e inovador!

analu 14/02/2023

Ui que decepção, tinha posto expectativa nesse livro porque costumo amar as histórias e o estilo de escrita do King, mas nesse não rolou.
Não sei se foi o enredo da história ou a escrita com mais de uma perspectiva ou carregada de detalhes desnecessários que só deixam a leitura cansativa que fez eu não gostar do livro, mas chegou ao ponto de eu ficar de saco cheio que não acabava, quase abandonei. A parte do suspense é boa mas, só isso.
Milena 14/02/2023minha estante
Sim, tive a mesma reação!!

Jessica 21/11/2022

Não é a toa que este é o livro favorito de muitos fiéis leitores de King.

A construção e o declínio psicológico dos personagens, o suspense e a atmosfera do hotel Overlook são brilhantes. Assim, apesar do filme de Kubrick ser considerado uma obra prima do terror, não supera o livro e a visão de Stephen King.

Gii 22/07/2023

Família completa e comovente
Esse livro do King é simplesmente uma leitura obrigatória para os fãs.
Cheguei meio tarde, mas li!
Sei que King conseguiu criar personagens e um enredo no qual tu torce de dedos cruzados para que tudo dê certo, apesar de termos certeza (pois é um livro do King) que nem tudo sairá como o planejado.

King cria uma atmosfera de terror e suspense incrível para O Iluminado, e me fez temer essa palavra até.

Stephen King é um baita dum escritor, e esse livro mostra exatamente o porquê. Há personagens complexos, com defeitos e qualidades, as quais tu vai descobrindo e conhecendo conforme o andar do livro.

Sempre me sinto imersa nas obras do autor, mas esse livro me fez "tremer na base". Tive até sonhos, rsrsrs.

Bom demais! Recomendo a todos os fãs de terror.

Natasha 06/08/2020

O iluminado
O iluminado foi o primeiro livro que comprei do autor Stephen King e sem dúvidas eu estou apaixonada pela escrita dele ! È uma escrita fácil e super gostosa de ler.
Sobre o livro eu amei ele do começo ao fim , a história me prendeu ,eu tive muito medo pelo os personagens e sem dúvidas me senti no hotal presa junto com eles . Não vou mentir na parte quatro do livro ( ele é divido em cinco) foi oque mais me esgotou para ler, não a duvidar que foi essa parte que me deu mais medo e agonia....
Este livro está SIM nos meus favoritos , porque sem dúvidas ele me surpreendeu, em todas as formas dele . Recomendo ele com certeza!
Estou muito ansiosa para comprar mais livros de Stephen King , para eu me apaixonar ainda mais pelas suas escritas e histórias que prende qualquer um .

Alanna54 21/05/2020

Primeiro livro de Stephen king. Não superou as minhas espectativas.
Pedro HB de Melo 21/05/2020minha estante
Também foi meu primeiro livro do autor. Confesso que gostei mais de minha segunda leitura dele: Misery.

Gabriel Fernando Castro 13/10/2022

curti, mas não é o meu favorito
sou fã do king há um bom tempo, curti o livro, mas não entrou nos favoritos pra mim. o livro é bem descritivo, o final é eletrizante. curti, mas é isso
Lilith.Victoria 13/10/2022minha estante
Não seria um livro do Sr. King se não fosse demasiado descritivo kk inclusive isso me pega um pouco com os livros dele

Vitor 11/01/2022

O iluminado
Em O iluminado, quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador em um velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Não mais o desemprego e as noites de bebedeiras. Não mais o sofrimento da esposa, Wendy. Tranquilidade e ar puro para o pequeno Danny livrar-se das convulsões que assustam a família. Só que o Overlook não é um hotel comum. O tempo esqueceu-se de enterrar velhos ódios e de cicatrizar antigas feridas, e espíritos malignos ainda residem nos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança. É uma sentença de morte.

Para mim, a grande qualidade de O iluminado não são os plot complexos e nem a edificação de uma realidade paralela. A beleza aterrorizante desse livro está focada na simplicidade das ações, do cenário e do desenvolvimento da história. Stephen King, ao escrever esse romance, construiu excelentemente o ambiente e os personagens, a ponto de ficarmos extremamente imersos na história e nos pontos de vista dos personagens.

O iluminado é um livro extremamente inteligente e bem feito!
mahpadovan 11/01/2022minha estante
se você desse menos que 5 estrelas eu ia ficar decepcionada

Stephen Queen 10/12/2021

Incrível
Não me deu medo e nem me surpreendeu muito, talvez seja porque já sabia qual seria o desfecho.Acho que foi isso que prejudicou um pouco minha leitura do livro,mas mesmo assim é muito bom,mesmo já sabendo como a história iria se desenrolar não fiquei entediado em momento algum.