O Iluminado

O Iluminado Stephen King...

Resenhas - O Iluminado

MARTA CARVALHO 30/04/2024

Fiz uma leitura lenta, mas sempre que lia eu imergia no Overlook acompanhando a saga da família Torrance dentro daquele hotel sinistro.
Um hotel suntuoso, que viveu seus tempos áureos por ocasião de sua inauguração, mas que escondia em seus recantos casos de ganância, traição, falcatruas, assassinatos e suicídios de hóspedes e funcionários, deixando um histórico cercado de catástrofes e tragédias.
Seus corredores carregados por anos de dor, maldade, ressentimento... sentimentos esses sobrecarregados de energia negativa, são capazes de provocar e atingir os mais sensíveis, principalmente uma criança iluminada como Danny que tem o dom de se transportar mentalmente no tempo, prever acontecimentos e ouvir pensamentos, mesmo dos que já partiram.
A família Torrance que já tinha um histórico cheio de mágoas com um pai ex-alcoólatra, desempregado e com sonhos frustrados, uma mãe com um passado triste que a torna dependente emocionalmente dos membros da família e um filho com dons incompreendidos que é dado como problemático mesmo apresentando uma inteligência superior a uma criança de 5 anos, se vêem presos nesse local isolado por causa da nevasca que os cerca, até quê o genitor acaba sofrendo uma influência perturbadora do hotel, ou a coisa sinistra que habita o local, induzindo-o, através de alucinações e destacando seus traumas e frustrações, a cometer um ato insano, exterminar os membros de sua família.
A escrita do King é viciante e pra quem curte esse tipo de leitura é uma boa distração, tendo adrenalina, sustos, apreensão, expectativa e terror fantasioso na medida certa.

Kety.Helfstein 30/04/2024

Nunca assisti o filme e acho que isso me ajudou muito na leitura, porque todos os acontecimentos foram uma surpresa pra mim, tinha visto alguns cortes das gêmeas no corredor e fiquei decepcionada que essa cena é de outro jeito no livro.

Eu gostei muito do livro, gostei muito dos personagens principalmente, é um livro que acontece aos poucos, mas me envolveu de uma forma que eu gostei.

Ele não foi tão assustador como eu pensei que seria, mas teve umas duas cenas que me deixaram de olho arregalado depois.

Eu me surpreendi também pelo fato da Wendy, ela foi aquela mãe guerreira, que faz de tudo pra proteger o filho.

O final desenrolou de uma forma que eu gostei muito também.

Rafael1638 30/04/2024

Clássico é clássico!
Não tem jeito! A história é envolvente do início ao fim. Comecei assistindo ao filme e agora o livro, a adaptação é até fiel, mas lendo a gente consegue entender melhor como que Jack virou um assassino, conseguimos entender melhor o motivo da criança ser iluminada e ver que a mãe não é tão sonsa quanto no filme. História perfeita!

Auribook_02 30/04/2024

Perfeito
Que história mais impressionante.
Gostei muito, foi um pouco lento no começo, mas depois consegui avançar com rapidez, mas ainda demorei muito para terminar por alguns motivos pessoais. Gostei de tudo, da escrita, dos personagens, de cada suspense. Foi uma leitura muito boa.

gabs 30/04/2024

''O Overlook ficava à vontade com os mortos''
Finalmente acabei esse que eu demorei TANTO lendo.
meu primeiro contato com o stephen king e o saldo foi positivo. acho que o motivo de eu ter demorado pra terminar foi a densidade e abundancia de detalhes do livro (e olha que eu to acostumada a ler george r.r martin kkkk). mas acredito que cada pedacinho da história é importante pra construção e desenvolvimento dos personagens, faz você ir percebendo, de pouco a pouco, o quanto o hotel ta mexendo com cada um deles, o overlook se infiltra neles lentamente. e por falar em overlook, é incrível ver que o hotel não é apenas um cenário ou plano de fundo, mas sim um dos personagens principais.

Thaybretas 29/04/2024

Ótimo livro, muito melhor que o filme kkkk, porem os capítulos que o Jack devaneia são mais chatos, porém essenciais. Vale muito a leitura

Netherland 29/04/2024

Dos que li do King foi o mais pika até agora,Kubrick adaptou perfeitamente essa pedrada,apesar de ter muitos pontos diferentes,o fim é bom,espero que não seja o único com um bom final do King,pq It foi uma tristeza.

Ana Barbosa 28/04/2024

Pretendo reler
Não queria nem dar nota para esse livro, pois eu acabei estragando muito a minha experiência. Como já sou fã do filme e já vi diversas vezes, fui com a cabeça do filme e isso me atrapalhou muito!

Reconheço que é um livro excelente do King, mas, com toda certeza não era a hora para eu ler, acredito que uma futura releitura será mais proveitosa a experiência!

bagybraziel 28/04/2024

Por mais que o livro nao seja de suspense te prende na leitura, tem bastante descrição que te cansa no início mas dps vc percebe o quão essencial é, king manda mt bem na escrita, uma história realmente de orar e gritar como se tivesse assistindo um filme, recomendo pra leitores ja acostumados pq é um livro extenso

Cavalcante0 28/04/2024

Um livro bom, que requer bastante atenção. Demorei pra terminá-lo por conta de outros livros que estava mais ansioso para ler, talvez isso fez com que eu não tenha me conectado 100% com o livro

Ana Paula Seixlack 27/04/2024

Melhor que o filme ( e o filme já é muito bom!)
Escritor enlouquecendo num canto isolado é um tema que naturalmente me agrada, mas quando tudo é descrito magistralmente pelo mestre King, fica ainda melhor.

Juliana 27/04/2024

Da um medinho até
O livro conta a história de Jack, sua esposa e seu filho Danny, tentando se recuperar na vida após problemas alcoólicos e outras situações um tanto pesadas que eles passaram por causa do próprio Jack.
Para se reerguer, ele decide aceitar um trabalho de zelador do antigo, famoso e isolado hotel Overlook, muito conhecido por hospedar pessoas ilustres mas também esconder vários perigos, aliás um hotel antigo sempre tem histórias para contar.

Em resumo, eu gostei bastante do livro e do desenvolvimento dos personagens. Confesso que senti um pouquinho de medo em algumas partes e fui dormir um pouco atordoada depois da leitura (em minha defesa, crianças em thrillers sempre me deixam arrepiada).

Porém, entretanto, todavia, eu esperava mais do clássico mais famoso do Stephen King, e que o consagrou um mestre no terror sinto que a história dos fantasmas do hotel ficaram um pouco vagas e o final um tanto apressado, inclusive achei bem parecido com o final de Misery mesmo que eles tenham premissas diferentes. Também queria ter visto Danny, o iluminado em questão, aprofundar mais em seu dom, para uma criança pequena ele foi escrito pra ter um desenvolvimento incrível e não explorar isso foi meio preguiçoso.

No final, eu ainda recomendo esse livro (porque um livro do King é um livro do King) e tenho certeza que a maioria das pessoas terá uma experiência muito melhor que a minha.

Pintinhaa 27/04/2024

Sem palavras
Esse livro é simplesmente uma obra de arte. Para aqueles que querem começar no mundo do terror esse livro realmente é uma indicação. Para aqueles que já são desse mundo, esse livro é um CLÁSSICO, se você nunca leu é sua obrigação ler!
Eu sou suspeita para falar (sou uma fã do Stephen King), mas essa obra é uma de suas ascenções e uma das melhores.