A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça

A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça Washington Irving

Resenhas - A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça

Luciana.Viveiros 12/02/2021

Diferente
Para quem acha que não precisa ler o livro pois já assistiu ao filme, este é o livro certo para você descobrir o quanto é errado este julgamento.

Luna e o caos 15/02/2021

A lenda do cavaleiro sem cabeça é um livro muito bom. Devo dizer que este volume contém outras histórias e que algumas se sobressaem entretanto nenhuma das histórias foi ruim.
Um autor excelente e importante em termos de influencia literária.

Eduardo.Arruda 22/05/2021

Bem diferente do filme
A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça é um conto de Washington Irving, publicado em 1820. Conta a história do professor Icabode Crane, no vale de Sleepy Hollow. Entre as diversas histórias de fantasma da região, a do homem decapitado montado em seu cavalo era a mais apavorante para Icabode (que não era um exemplo de coragem). As adaptações para o cinema são bem diferentes e o conto possui um final aberto. Vale a leitura...

.Lara 09/06/2021

É maravilhoso ler histórias orginais de contos que a gente conheceu na infância por causa dos filmes de animação. Além disso, essa edição ainda trás outros contos muito bons, vale super a pena.

Fran 29/07/2021

Livro muito bom, só um pouco cansativa a narrativa.

Mas vale muito a pena lê-lo, só precisa ter paciência.

São 4 contos:
A Lenda do Cavaleiro sem cabeça
Rip Van Winkle
O Noivo Espectral
O Diabo e Tom Walker

Os dois últimos não conhecia, mas são bem interessante.

Joao.Paulo 17/08/2021

Um Casal de Centeio numa Lagoa de Hidromel
A Sra° Curiosidade me convidou para um pequeniqui de um dia e uma noite. Pela manhã me serviu um grande pastel de camarão(sem cabeça; óbvio) com um suco de morango, assim o apetite se abriu. Já a tarde me serviu um leite requentado, que não fez nada bem ao meu paladar literário. Convenhamos, que o que se espera de uma comida é que ela seja boa, independente de salgada ou doce. A noite veio algodão doce com um forte café, derretendo-se a nuvem tão rapidamente quanto apenas um gole do todo energético para as horas adiante. Por fim, depois do prato de entrada, do prato principal, e a bebida, chegou de madrugada a tal esperada guloseima,uma grande barra de chocolate amargo o suficiente para deixar alguém levemente preocupado por em tal horas esta comendo açúcar ou deixar feliz a qualquer pessoa, com tal gostosura.

~ Essa edição, não ganhou 5 pontos na minha opinião, por dos 4 contos, apenas 2 arrebataram o meu coração.
Totalizando 9, convertidos em 4 estrelas.

Recomendo para os viajantes de primeira viagem, para os calouros e veteranos leitores.

Beth 24/08/2021

Já tinham me avisado que a história não era boa, mas, mds, não imaginei que seriam tão ruim. Fui lendo e tentando achar alguma coisa que se salvasse, mas a única coisa que encontrei foi o fato dessa história ter servido de base para a adaptação em um filme que, pelo menos na época em que assisti, foi bem legal.

Lia 14/10/2021

Um bom passatempo
O livro contém 4 contos com uma pegada sobrenatural, fantasmas e de assutar.
O primeiro conto é "a lenda do cavaleiro sem cabeça" que é muito diferente do que vimos no filme com o Jhonny Depp. Super gostosinho de ler. O segundo conto é "Rip Van Winkle", um conto simples, curto mas diferente. O terceiro é "o noivo espectral" que gostei bastante e chega a ser engraçado e um final bem inesperado. O último conto deu um friozinho na barriga, "o diabo e tom Walker" gira em torno de um trato de tom com o "diabo" (ou um espírito perverso de um antigo forte indígena), acho que foi um dos meus favoritos.
A edição não tem nem comentários, a editora arrasa sempre e foi uma boa leitura para o começo de outubro e leituras de Halloween.

Carolina 07/08/2022

Cavaleiro sem cabeça
Achei legal os contos, a tradução tá muito boa e fiquei presa nas histórias conforte iam passando. Apenas alguns pontos ou outros que eu me desligava da história, mas de forma geral, até que gostei. Considerando que não sou uma pessoa que gosta muito de contos.

Rafael Kerr 07/02/2022minha estante

Camaradalopes07 21/02/2022

Leitura incrível!
Bem não há palavras para descrever como o livro é supreendeente. O autor foi muito consagrado em sua época e o primeiro nos Estados Unidos conseguir criar leis para direitos autorais. O livro é um compilado de contos e cada um é supreendemente incrível. O principal que é "A lenda do Cavaleiro sem Cabeça" teve diversas adaptações como no filme do Tim Burton de 1999 e a série de 2013 " A lenda de Sleppy Hollow", com um carate investigativo é romance policial. Nesse livro temos vários elementos como a história da própria cidade, claro que, com elementos de fantasia e terror.

Kit 02/03/2022

Perfeito
Não consigo encontrar um defeito sequer nesse livro, nas histórias e na escrita de Washington Irving. Todos os contos são maravilhosos e têm uma mensagem que soa totalmente atual, consequentemente, pensar que ele morreu há mais de 150 anos é bizarro! Adorei as ambientações e todos os pequenos detalhes que se entrelaçaram em todas as histórias, certamente é um livro que vou reler várias e várias vezes ??????

Ariadne 03/03/2022

Esse livro é uma antologia que reúne o conto mais famoso do autor, A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça" (1820), além de Rip van Winkle" (1819), "O Noivo Espectral" (1819) e "O Diabo e Tom Walker" (1824).

Para o choque de muitos, eu conheço o primeiro conto apenas de nome; nunca vi nenhuma adaptação. Porém, mesmo não sabendo nada sobre o conto, o cartaz do filme live-action me induziu a pensar que essa seria uma história terrivelmente sombria.

Assim, fiquei bem decepcionada, confesso. É um conto com quase nada de sangrento, e mais focado em Ichabod, um professor enviado a vila de Sleepy Hollow. Ele é extremamente supersticioso, e tolo, e tudo de ruim parece acontecer somente a ele (professor né, risos). Os apuros que Ichabod passa me fizeram mais rir do conto do que qualquer outra coisa, inclusive. Para minha tristeza, o Cavaleiro sem Cabeça aparece muito pouco em comparação a esse outro personagem.

Como é normal em uma antologia, não gostei de todos os contos. Mas, por incrível que pareça, a experiência com o restante foi melhor para mim, já que eles quase não possuem o ar cômico que me incomodou antes. Eles são mais próximos do terror que eu esperava.

Eu tenho encontrado dificuldades em ler clássicos assim, pois eles sempre me parecem cópias do que eu li ou assisti. Sei que é justamente o contrário, mas tem sido difícil tirar essa percepção da minha mente.

Essa edição em especial conta com extras que contextualizam a questão racial da época presente na narrativa de Irving. Em tempos de desinformação, e distorção de várias obras, parabenizo a editora por essa grande decisão.

De qualquer forma, mesmo não curtindo tanto quanto imaginei, a leitura foi bem interessante. A escrita do autor é bastante fluida, e ele claramente se inspirou em lendas orais para contar as suas histórias. Sei que é clichê falar isso, mas não desanime com o livro. Essa foi a minha experincia, e a sua pode ser bem diferente. Dê uma chance ao autor. ❤️

site: https://www.instagram.com/p/CaacM1jv7VB/

Thais645 09/03/2022

O filme é apenas vagamente baseado no conto
Senti vontade de ler o conto porque a lembrança que tenho do filme é de uma história bem interessante, mas a similaridade de ambos é superficial. De qualquer forma o conto é muito bom, as descrições maravilhosas e o final inesperado!