Assim Falou Zaratustra

Assim Falou Zaratustra Friedrich Nietzsche

Resenhas - Assim Falou Zaratustra

Zuarete 30/10/2022

Mudou minha vida
Não vou escrever sobre o conteúdo do livro, mas como ele mudou minha visão de mundo em um momento tão critico da minha vida:

Sim os pensamentos de Zaratustra me ajudaram a assumir os meus gostos, e a colocar a minha felicidade acima do pensamento ou critica dos outros, sei que para muitos isso pode ser banal, porém isso é muito importante para mim.

Julia.Miquelini 21/10/2022

Assim falou Zaratrusta
?não existe nada disso de que falas: não há diabo e nem inferno. Tua alma morrerá ainda mais rápido do que teu corpo: não temas mais nada!?

Foi difícil a leitura, um pouco demorada, muito pesada. mas foi boa, muitas reflexões.

hlvrcralc 20/10/2022

simples e pouco aprofundado
"diga-me, Zara... quem, num momento de dúvida e desilusão... não se agarraria, ainda que inconscientemente, à mão que lhe oferece perdão e salvação...? quem, diante da morte, não almejaria um paraíso, mesmo sem saber se ele existe?"

antes de tudo: não li a obra original, apenas essa adaptação. então não sei dizer quanto à fidedignidade em relação a isso.
é bem curto, li em uma manhã (e com bastante calma). fala sobre a visão das pessoas de diferentes realidades sobre Deus e a religião/igreja. uma parte logo no início que ressalta bem isso é em uma das primeiras revoltas do Zara, quando ele encontra as crianças pobres e elas demonstram sua falta de conhecimento religioso + pensamento focado no valor material do crucifixo, também entendendo a religião como algo válido para conseguir "esmolas".

de início, já tive muita raiva do Zaratustra e morri de dó do Alex. sobre o pai deles, eu realmente o vejo como uma boa pessoa, apesar dele ser bem impositor às vezes (sem desculpabilizar o Zara pela forma que ele toma as atitudes), mas isso poderia ser pensado como algo parte do contexto da época. por muito tempo, continuei tendo compaixão pelo Alex, que continuou demonstrando ser bom mesmo depois de tanta coisa que o Zaratustra o fez.

não é uma leitura parada, na real, tem uns mini plots aí que não são grande coisa mas acontecem.
um probleminha que eu achei é que, querendo ou não, as atitudes do Zara só fazem reforçar ainda mais os estereótipos sobre os ateus na sociedade.

por muitas vezes, não entendi absolutamente nada do que estava acontecendo, mas as coisas logo se explicam (apesar de continuarem meio confusas). o Alex teve uma evolução bem estranha por causa de todos os fatores que o levaram por esse caminho e de fato eu não esperava como o pai "acabaria com isso tudo" (de novo e de novo...) dessa forma. achei BEM bizarro e no sense.

sobre a mulher esquisita, eu não entendi muito bem a intenção de representação do que ela seria ali. não peguei a metáfora, mas de fato deve ter algum simbolismo por trás.

achei o final bem bizarro também, mas entendi a analogia como algo relacionado às reencarnações? acho que o mangá não tem tanto aprofundamento dos conceitos e isso dificultou um pouco as coisas. talvez seja uma experiência melhor pra quem leu a obra original.

Ramon 16/10/2022

...
"Aos trinta anos de idade, Zaratustra deixou sua pátria e o lago de sua pátria e foi para as montanhas"

lacklusterstarchild 05/10/2022

A modern, quick and entertaining nieztshean tale
Ok so i finished this book in one sitting while being mid-way through the original work and while this can be read as its stand-alone story? i don?t think it makes justuce to its source. While presenting ideals crafted by Nieztsche, it doesn?t set itself up to be 1% of the manuscript which i think makes this manga a safe and easy introduction to nieztsche?s dense philosophy as well as its own tale with its own merits.

Speaking of which, there are plenty: from the fact the author(s) chose a woman (a figure Nieztsche diminishes frequently in the original piece) to be Zara?s main influence on him changing paths to the plot twists - it was, overall a very fun and clariflying experience.

duda 02/10/2022

excelente!!
muitos não lêem filosofia por achar algo chato de entender, e pra essas pessoas eu super recomendaria esse livro. ele explica a filosofia no nosso mundo, de uma maneira simples, mas real. é excelente pra quem quer aprender os conceitos iniciais da filosofia de nietzsche, e também mergulhar em uma história rápida, mas impactante. obviamente, não é tão complexo quando o livro original do escritor, mas ninguém começa a ler pegando machado de assis logo de cara.

Iasxmiin 29/09/2022

Assim falou a humanidade
Deus está morto, ele diz isso pq não vê sentido em pegar dízimos e Deus não ajudar quem doa o dinheiro. Ele vai embora depois de descobrir que é algo que abominava, era adotado. O outro irmão dele é bom, mas depois vê que a mãe doente dele Deus não ajudou. O pai crê pq em um mundo sem esperança só resta crer, mesmo que no fundo ele não acredite no que diz as pessoas. No eterno retorno, a vida se repete e acontece tudo de novo, estão fadados a passar por tudo novamente.
Super homem é ser superior, maior que nós humanos não na força, mas no psicológico. No fim, Salomé diz que ele ainda não é o super homem e terá que reviver tudo novamente até entender e ser superior como el. Com isso, penso que algumas pessoas precisam crer em algo para poder viver, precisam estar sob regras e não conseguem viver sem alguém decidir por elas o que é certo ou errado.

Viviane 26/09/2022

...
O livro tem várias falas que nos fazem refletir muito e muda o seu pensamento , mas a linguagem é tão difícil que eu mal consigo compreender 1/3 do que eu li. Esse aqui é pra leitores de elite
Naiara 26/09/2022minha estante
tem ele em pdf? rs

Max 26/09/2022minha estante
Nietzsche não é para iniciantes... rsrs. Com um pouco de ajuda se descobre o quão grande ele é. Um dos meus favoritos! Uma dica: o livro "Quando Nietzsche chorou", uma ficção a respeito dele é um livro bem legal!

Viviane 16/11/2022minha estante
eu não sei, mas creio que sim

Khatatau 02/02/2023minha estante
Por isso q muitos dizem que antes de ler Nietzsche se deve ter uma base de conhecimento filosófico e se adapatar a essa liguagem kkkk

Max 02/02/2023minha estante
Verdade, Khatatau! Prá se chegar em algum lugar, dá-se um passo por vez...?

Clara 04/08/2022

Assim falou Zaratustra é um livro que eu considero um pouco difícil de entender, mas achei que valeu a pena o esforço.
Acredito que tenham livros mais fáceis e mais indicados para começar a ler filosofia.
Eu recomendo! O livro tem vários ensinamentos legais, como ?a mosca do mercado? e ?as três metamorfoses?.

Everton 27/07/2022

A leitura não é tão pesada quanto achei que seria, mas acredito que seja um livro para se ler refletindo sobre cada parte, ou seja, ler um pouco e dar-se um tempo para digerir e entender o que leu.

Darlene_Poetisa 17/07/2022

Há livros para ler uma vez só. Há livros para ler várias vezes ao longo da vida. Assim falou Zaratustra pertence a essa segunda categoria. Pessoalmente gosto muito da filosofia de Friedrich Nietzche – já li o Anticristo e O crepúsculo dos ídolos há anos atrás – e sei bem o quanto é uma leitura exigente e ao mesmo tempo incrível. Sendo assim, confesso: Uma única leitura de “Assim falou Zaratustra” não é suficiente para postar uma resenha completa.
O livro fala sobre a necessidade do homem em caminhar em direção a algo além de si mesmo: O super homem – Mas o que seria o tal super homem? Seria uma versão perfeita do homem que existe. O super-homem não acredita em mitos religiosos, ele tem o controle do próprio destino e não está acometido de males como a piedade, por exemplo. É nesta obra também que surge a célebre idéia de que “Deus está morto''. O homem o matou”.
O autor utiliza-se de um personagem (Zaratustra) para dar vida às suas idéias e se expressa através de uma linguagem poética e bem trabalhada.
O livro nos convida à reflexão, afinal, se realmente o homem é “uma ponte sobre o abismo em direção ao super-homem”, o que sentiria o super homem? Ele não crê em Deus, tem o controle da própria vida, não crê em além-mundos (vida após a morte, por exemplo). Sua vida é mais completa por ser assim auto-suficiente? Ou pelo contrário, o super-homem seria vazio e perdido em si mesmo? Evidente que o filósofo não nos dá essa opção: Para ele o super-homem é perfeito, um objetivo a ser atingido.
Como eu disse no início: Não é uma leitura para uma só vez. Daqui a um tempo irei ler novamente e, quem sabe, fazer maiores explanações e comentários aqui no blog. Enquanto isso fica o convite: Leiam. Vale a pena.

João Pedro 08/07/2022

O essencial de Nietzsche
?O homem é uma corda estendida entre o animal e o Super-Homem: uma corda sobre um abismo; perigosa travessia, perigoso caminhar; perigoso olhar para trás, perigoso tremer e parar.?

Um livro imprescindível para compreender o pensamento nietzscheano. Nele, encontram-se os principais conceitos e ideias apresentados pelo autor: Übermensch, eterno retorno, a morte de Deus, o último homem e a amizade como valor máximo.

Se desconsiderarmos a misoginia, os colapsos mentais randômicos do autor e o fato de sua obra ter sido publicada ainda incompleta, é um ótimo livro