Assim Falou Zaratustra

Assim Falou Zaratustra Friedrich Nietzsche

Resenhas - Assim Falou Zaratustra

Dudu 04/06/2022

Ser para si mesmo a própria medida
Ler Zaratustra exige um pouco de conhecimento dos temas filosóficos. Pensar sobre o texto é fazer o caminho para dentro de si próprio. Uma maravilhosa narrativa que que vai lhe guiar a reflexões e lhe fazer pensar sobre o processo da vida.
Zaratustra, após muitos anos recluso e solitário nas montanhas, retorna com intuito de iluminar os homens, mas, antes é alertado pelo sábio que se encontrava e o no bosque ao pé da montanha. Ao reconhece-lo o sábio disse em tom de alerta

" Naquele tempo leva tuas cinzas para o monte: agora queres levar teu fogo para o vale, não temes o castigo para o incendiário? ".

Ao presenciar a morte do equilibrista, decorrente a uma queda, após o moribundo diz; a muito tempo sabia que no demônios me levaria, ao que de pronto, Zaratustra respondeu " que nada disso existe" o equilibrista toma então ciência da falta de significado "Niilismo " ( termo não utilizado até essa parte do livro), então ele diz:

" Se falas a verdade, então nada perco, ao perder a vida. Não sou muito mais, que um animal que ensinaram a dançar, com golpes de bastão e pequenos nacos de comida".

Ao encontrar o sábio, Zaratustra ouve suas afirmações sobre a forma de manter-se bem é em harmonia com si e com os demais, o sábio direciona como alguma ações nos darão um sono tranquilo. Zaratustra faz troça é diz;

" Vejo claramente o que antes buscavam as pessoas, ao buscar professores da virtude. buscavam o bom sono, e virtudes opiáceas para ele. "

Nazrat 01/06/2022

Primeiras impressões
Este foi o meu primeiro contato direto com um escrito de Nietzsche. Fiquei impressionado pela forma da escrita, ainda que muitos trechos ainda não tenha entendimento do que se passava ao certo, mas conseguia ver lampejos de seus pensamentos (tão referenciados em obras posteriores) no decorrer das alegorias pelas quais estavam entremeados.

Francisco240 25/05/2022

Muito boa filosofia
Um livro repleto de reflexões e posições filosóficas.
Nietzsche vem nessa obra explanar sobre sua filosofia e se explica de quê forma o homem assassinou friamente Deus.
O livro é repleto de reflexões a cada parágrafo muito bem escrito, porém ele e um pouco prolixo em suas paródias.

bequinha 27/04/2022

e o burro zurrava IA
kkkkkkkk a vdd é que deve ter sido um livro de comédia, e eu não entendi o humor dele! uma leitura que fui tragando beeem aos poucos, algumas partes faziam sentido, algumas frases isoladas de contexto foram interessantes, mas sinceramente achei a maioria loucura & loucura
ana clara 30/12/2022minha estante
faz melhor

bequinha 30/12/2022minha estante
KAKAKAKAKAKAJSJSJSJAKAKJAAJKAAKAKAKKAAKKA

Fran 25/04/2022

Leitura Difícil.
Não é uma leitura fácil! Mas pretendo ler novamente, quem sabe tenho uma melhor compreenção! Pensei em desisti muitas vezes kkk. Acho que Vou estudar filosofia para melhor compreender um pouco a linguagem dos eruditos.

Fatimaluiza19 25/04/2022

E quem morreu, afinal?
Se Deus está morto, mas o livro fala das instituições (religião) e as instituições são homens que representam Deus, então quer dizer que todos os homens estão mortos, incluindo o super-homem? Porque se Deus está morto, mas Deus está nos homens, Deus morreu neles, Deus morreu com eles ou eles morreram com Deus?

Gabe_Yoda 18/04/2022

Águia e Serpente
Primeiramente, Assim falou Zaratrusta é um título ideal - representa bem o que esperar. Isso é, basicamente um compilado de "sermões" dele. Outrossim, como é Nietzsche, nesses haverão cutucadas no que é considerado correto para o senso comum - filosofia do martelo em prática.

A propósito, a obra consegue visitar os principais pontos do filósofo: super-homem, eterno retorno, desconstrução de ídolos, morte de Deus e, suavemente, o amor fati. Contudo, como de praxe, em uma linguagem - talvez a palavra certa - enigmática. Ainda mais nessa atmosfera poética.

Vale ressaltar, além de ser uma leitura difícil, há um constante lembrete de que o conteúdo desse livro não é para os "ouvidos" de todos - fato. Ademais, há uma facilidade de ocorrer uma interpretação errônea das palavras - principalmente porque o autor amiúde conforta o ego do leitor. Um exemplo clássico, a suposta apologia ao nazlsmo: Imposição do seu querer mesmo se contradizer os princípios sociais, isso em nome da busca por um "homem melhor".

Por fim, recomendo apenas àqueles que têm uma base forte em filosofia e que tenham em mente a importância do convívio em sociedade. E, em especial, àqueles que sentem que o conhecimento os guiaram para um vale cego de sofrimento. Generalizando, niilistas.

P.s.: Minha crítica fundamental ao Nietzsche é baseada na psicologia. Visto que, certo ponto, o autor propõe que devemos criar a nossa própria moral - transformar a vida em um processo de criatividade e buscar o eterno retorno. Belíssimo! Porém, não temos total controle sobre as nossas escolhas. Em outras palavras, o inconsciente pode nos induzir a realizarmos ações contraditórias ou que - no sentido de Aristóteles - nos leve a vícios.

Fernanda de Lima 11/04/2022

Assim falou Zaratustra
Livro com muitas parábolas e reflexões. Entendi tudo? Não! Mas o que vale é o que importa. XD kkkkkk

Lucas 11/04/2022

Um livro muito bom e complexo ao mesmo tempo. Representa diversos valores que podem ser adaptados pros tempos modernos. Com certeza lerei de novo no futuro para ter novas interpretações sobre a obra.

Rossanna.Poltronie 04/04/2022

Decepcionada
Li esperando algo completamente diferente, independente da sua época e costumes, cultura etc. Na minha humilde opinião, um sábio medíocre como tantos outros, ou melhor, um pseudo sábio, excluí pessoas ao que ele alega ser sabedoria, ou seja priva pessoas de sua sabedoria, especialmente as mulheres, independente da época em que tudo ocorreu, é repugnante sua forma de enxergar o papel da mulher na sociedade, não vou me estender mais , pois pra mim é irrelevante sua posição como sábio. Não fez diferença, só me causou repulsa esta leitura, que quase desisti de terminar. Mas ainda assim tenho curiosidade de ler outras obras do autor. Vou falar mais sobre o que senti lendo está obra no meu canal no YouTube: Meu Amigo Chamado LIVRO.
Rodrigo.Alves 04/04/2022minha estante
Não se deixe enganar! Nietzsche acompanhava de perto a luta feminista e apoiava sim! O modo que escreve é provocativo justamente para causar repulsa e reflexão. Tive muito que correr atrás para entender essas peculiaridades!

Rossanna.Poltronie 04/04/2022minha estante
Sim, no vídeo que postei no meu canal disse que precisava conhecer mais este filósofo e também a história de Zaratustra, mas se a intenção dele era causar repulsa ele conseguiu ??????????????, quase não terminei o livro. E realmente preciso ler mais obras dele.

Luis.Fernando 16/02/2023minha estante
Nietzsche feminista? Sério, quem acredita nisso tem sérias dificuldades de encarar o que Nietzsche escreveu. Sendo leitores modernos, simplesmente não conseguem lidar com o caráter antimoderno de muitas formulações de seu pensamento. Pois é justamente contra a "modernidade" decadente (para ele) que Nietzsche se coloca.

isafercs 19/03/2022

Sei lá
Não sei se entendi direito, acho q sou muito burra pra esse tipo de leitura, mas gostei da dinâmica!

Caetano Fischinger 02/03/2022

Um livro para todos e para ninguém
?Você tem que estar preparado para se queimar em sua própria chama: como se renovar sem primeiro se tornar cinza??
Neste livro Nietzsche abrange uma preocupação moral aos princípios do homem trazendo diversas indagações e reflexões. É um livro muito complexo porém muito interessante trazendo conceitos como o Übermensch que possuem múltiplas interpretações. Pretendo reler ele daqui algum tempo para tirar novas conclusões sobre seus pensamentos nesta obra.

dialeteista 15/02/2022

deus está morto
E esse mangá é uma introdução muito bonita e divertida a esse tópico!
O mangá elabora a narrativa de forma a deixar os conceitos por trás dessa proposição muito claros. Não é que "Deus" esteja "literalmente" morto - o Deus que a sociedade cria para existir no lugar dos seus valores morais que saturou, engoliu a si mesmo e morreu. E se ele morreu, sendo criação nossa, também fomos nós quem o matamos.

Gustavo.Martins 12/02/2022

Falou assim Zaratustra.
O livro tem uma carga prsada de filosofia e não é uma obra introdutória. Descobri depois outros títulos do autor que mereciam ter sido lido antes, como Gaia ciência ou a Genealogia da moral. Não deixou de ser uma leitura proveitosa e reflexiva, e aumentou meu interesse por estudar filosofia, essa arte de viver.

Zaratustra é um sábio e eremita que desce de sua montanha e caverna para ensinar sua sabedoria aos homens, falar da morte de Deus e da busca pelo super-homem ou além-do-homem. Sendo um texto que vai contra os dogmas do cristianismo, o leitor cristão deve estar preparado para a leitura, para não se ferir e para não ferir o texto do filósofo.

Foi uma leitura acidentada. Não entendi a maior parte das parábolas, canções, pensamentos, e discursos. Mas aquilo que entendi me fez perceber o quão importante é esta obra. Gostei muito, preciso de preparo e de outras releituras para avaliar melhor e entender de verdade.

P.S.: a nota que dei aqui não significa nada. Como disse, preciso avaliar melhor no futuro.

P.S.: eu li enquanto tinha um TCC para fazer e concurso da Petrobras para estudar. Não tinha hora pior. Vou ficar umas semanas sem ler nada rsrs.
Rossanna.Poltronie 04/04/2022minha estante
O autor no final do livro fala de seu irmão querer escrever mais sobre Zaratustra, então creio que este livro se fez devido aos manuscritos de seu irmão, que segundo ele queria escrever a 4°,5°, 6° parte do livro sobre Zaratustra, e também comenta sobre a tristeza da falta de compreensão das pessoas sobre Zaratustra

Ceci 31/01/2022

"Também Deus tem seu inferno: o amor aos homens
Deus está morto, Deus morreu de sua compaixão pelos homens"
Assim também, Zaratustra.