O Chamado do Monstro

O Chamado do Monstro Patrick Ness

Resenhas - O Chamado do Monstro

Newton_Lopez 25/08/2023

"Quem pode dizer que a vida real é que não é um sonho?"
Profundidade e Sensibilidade em um Livro Infanto-Juvenil.

Sete Minutos Depois da Meia-Noite, é uma releitura que continua a encantar. A história acompanha Conor, um jovem lidando com a doença de sua mãe e um monstro que o visita após a meia-noite. A abordagem do autor aos temas pesados, como doença e perda, é notavelmente sensível. A relação entre Conor e o monstro é uma metáfora cativante, transmitindo lições de empatia e compreensão. Patrick Ness prova que os livros infanto-juvenis podem tratar de questões profundas de maneira acessível e tocante. Eu adoro essa história, continua a ser uma leitura poderosa que ressoa tanto com jovens leitores quanto com adultos.

“A resposta é que não importa o que você acha – disse o monstro -, porque sua mente vai se contradizer cem vezes a cada dia. Você queria que ela se fosse ao mesmo tempo que estava desesperado para que eu a salvasse. Sua mente vai acreditar em mentiras agradáveis e ao mesmo tempo vai reconhecer as verdades dolorosas que tornam essas mentiras necessárias. E sua mente vai puni-lo por acreditar nas duas coisas.”

Bruno.Polimeni 23/08/2023

Leitura agradável e enredo cativante
É um livro de poucas pag e de capítulos curtos, o desenrolar da historia te prende e emociona.

A historia conta sobre Conor, um adolescente cuja mãe esta em tratamento contra cancêr. Ele sofre Bullyng na escola de alguns valentões e as outras pessoas evitam conversar ou olhar para ele por causa de sua mãe.
A avó controladora vem ajudar a mãe, e o pai vem de longe passar alguns dias ate sua outra família o chamar de volta.

Além disso, as 00:07 um montro, uma arvore enorme de teixo em formato humanoide vem visita-lo quase tds as noites... contando-lhes historias e lhe trazendo questionamentos.

Traz grandes lições e sabedorias de vida, mas como pano de fundo em uma exposição dos sentimentos dos personagens. Nas entrelinhas:
A presença do seu subconsciente, lhe escancarando aquilo que o consciente quer esconder.
Lidando com sentimentos e pensamentos, o importante são suas atitudes diante delas
Os tons de cinza da vida, nem tudo é certo ou errado

Louise.Lina 21/08/2023

Quotes
"Histórias são criaturas selvagens"

"Sua mente vai se contradizer cem vezes a cada dia...
... Sua mente vai acreditar em mentiras agradáveis e ao mesmo tempo vai reconhecer as verdades dolorosas que tornam essas mentiras necessárias. E sua mente vai puni-lo por acreditar nas duas coisas"

" - Tudo isso parece um conto de fadas - comentou Conor, desconfiado .
-- Vc não diria isso se ouvisse os gritos de um homem morto por uma lança - retrucou o monstro. - Ou seus gritos de terror ao ser destroçado por lobos. Agora, cale- se."

Jamil 19/08/2023

Emocionante ?
Já conhecia a história do livro através do filme, porém senti que o livro me trouxe mais emoção. Me emocionei por diversas vezes lendo. As reflexões do que o monstro nos dá são fantásticas. Com certeza vou ler outras vezes e recomendar pra muita gente.

Duda França 18/08/2023

Resumo do livro O Chamado do Monstro
??? Olá, Guardiões da Leitura, tudo bem? O resumo de hoje é do livro O Chamado do Monstro, do autor Patrick Ness.

? E se você, com seus treze anos, descobrisse que sua mãe está no leito da morte, e ainda seu pai está morando em outro país com uma nova família, perdeu sua amizade e ainda sofre bullying? Pois é, Conor o'Malley sofre tudo isso, apenas com seus treze anos de idade.

? Com medo, rancor, angústia e ódio, Conor ainda receberá uma visitinha nada discreta e especial: um monstro, que, na verdade, também é uma espécie de árvore conhecida como teixo.

? Esse monstro não é nada assustador. Ele conta histórias. Que indelicado! Vendo o garoto sofrendo, ainda tira o tempo dele, todas as vezes, no mesmo horário, para contar três histórias bobas. Mas a quarta história é Conor que vai contar.

? A quarta história não é nada legal e se chama verdade. A verdade que Conor guarda em seu coração durante todos esses anos. A verdade que era o medo de perder a mãe, mas queria que ela morresse pra parar de sofrer com tantos tratamentos e medicamentos na luta contra o câncer.

? Quando finalmente Conor falou a verdade, criou coragem para deixar sua mãe ir...

gabrielle720 16/08/2023

Quero queimar esse livro!!
Que raiva, que livro bom.
Li em um dia rapidinho. Dói uma eternidade.
AI QUE RAIVA DESSE FINAL DOI DEMAIS
Livro muito bom, trata sobre todos os sentimentos de alguém que esta nessa situação.
Que raiva que livro bom quero chorar pra sempre!!

duda 15/08/2023

é um livro bom pra ler quando você tá tentando sair de uma ressaca literária. é rápido de ler e distrai

amysericordia 10/08/2023

Sei que demorei muito pra terminar esse livro, mas a forma que esse final me fez chorar
humanos são realmente criaturas complicadas

Tane 04/08/2023

"Eu vejo você."
Me destruiu completamente... Preciso nem dizer que favoritei, não é?
O livro fala sobre perda, esperança e vazio. Sobre ser humano, e todas as singularidades, das mais perversas as mais admiráveis, que existem dentro dessa palavra, que representa algo tão maior.
Ainda impactada.

Yanni2 30/07/2023

Peguei esse livro de forma bem aleatória sem esperar muito dele, mas eu definitivamente estava enganada.
O livro se passa na perspectiva de um menino de 10 anos que costuma ter pesadelos por volta 00:07, quando um monstro em forma de texugo aparece em sua casa e diz que ele vai ouvir quatro histórias sendo a quarta oq acontece nesse pesadelo.
É um livro muito bom que faz vc questionar as atitudes dos personagens das histórias do monstro, e se perguntar quais são as verdadeiras intenções da monstro.

_leticiaa_ 25/07/2023

A verdade é a chave pra enfrentarmos nossos medos
Conor é um garoto de 13 anos com muito a lidar: o estado terminal da mãe, a ausência do pai, confusões na escola, pesadelos e; como se não bastasse tudo isso, agora um monstro feito de teixo visita seu quarto toda noite para contar histórias . Tudo isso parece muito irritante para ele até perceber que por trás das histórias tão fantasiosas do monstro há a cura que ele não sabia, mas que tanto precisava.

É uma história linda que, misturando elementos de fantasia e realidade, discorre sobre o medo e negação da perda de uma pessoa querida.

mandi 25/07/2023

Aôw tristeza
Acho que esse é um dos livros mais tristes que já li, em muito muito muito tempo. e assim como o filme, é espetacular.
é triste do início ao fim, numa linha tênue de aflição, nervoso, solidão e muita, muita, tristeza. não há um momento de felicidade sequer neste livro, ao meu ver, mas definitivamente, há muitos momentos de sabedoria e filosofia muito importantes.
não é um livro de como aprender a lidar com a perda nem de como a aceitar, mas, definitivamente, ensina bastante sobre.

Josiastds 23/07/2023

E intrigante
No geral gostei muito desse livro, não é meu tipo favorito de estória se é que me entendem, como a estória foca no personagem principal e não tem profundidade nos outros personagens mesmo sendo um tema triste e depressivo, não me apaixonei mas gostei.

Luíz.almeiddaleituras 20/07/2023

SIM! Chorei lendo. ??
?Sua mente vai acreditar em mentiras agradáveis e ao mesmo tempo vai reconhecer as verdades dolorosas que tornam essas mentiras necessárias. E sua mente vai puni-lo por acreditar nas duas coisas.?

Sabe aquele livrinho de ler rapidamente? Em 1 dia, ou até mesmo em horas? Os sete minutos depois da meia-noite é exatamente este livro. A história flui, e aos poucos você está imerso sentindo as emoções dos personagens. Aquele livro que vale a leitura, e merece ser relido várias vezes. Um livro curto, porém complexo, e com uma história que te faz refletir a respeito de administrar as nossas emoções e encarar a verdade quando estamos em negação.

Sobre quando os nossos medos, assumem o controle das nossas vidas, nos levando a um ciclo de negação e muito sofrimento, quando sentimentos internalizados se tornam monstros, que nos torturam, nos devoram, nos consomem.

Um livro sobre solidão, perda, angústia, ansiedade, raiva, luto, negação. Sobre encarar a realidade como ela se apresenta. Sobre aceitar aquilo que é inaceitável. Sobre dizer a verdade, mesmo quando essa verdade nos traga dor e sofrimento. Sobre aceitar as circunstâncias que fazem parte da vida.

Apesar de o final ser previsível e inevitável, a leitura flui rapidamente e ainda assim, é emocionante. Não deixa de ser surpreendente. SIM! Chorei lendo. ??

Nota: 5/5 ??????????