Olhai os Lírios do Campo

Olhai os Lírios do Campo Erico Verissimo

Resenhas - Olhai os Lírios do Campo

Lucas 20/05/2023

Propósito.
Olhai os lírios do campo, de Érico Veríssimo, conta a história de Eugênio, um homem em busca de um propósito para a sua vida. Filho de uma família pobre, o protagonista se atém à ideia de que o sucesso profissional e financeiro trará essa completude que ele tanto busca. Contudo, as coisas não saem como planejado.

No prefácio escrito pelo autor em 1966 após uma releitura da sua obra, Veríssimo resume bem como eu me senti com o livro: "A primeira parte é intensa e cheia dum interesse que jamais enfraquece. Na segunda, porém, esse interesse declina, e a história se dilui numa série de episódios anedóticos sem unidade emocional". Além disso, nessa segunda metade do livro, Eugênio vai assumindo uma personalidade otimista que soa muito artificial, enquanto seu companheiro de profissão, Seixas, faz o contraponto, com um pessimismo tão artificial e irritante quanto. Olívia, que na primeira metade da história era misteriosa e interessante, é desconstruída (ou revelada) e contribui para esse otimismo artificial com uma abordagem cristã sobre a vida, que eu, particularmente, não consigo me identificar.

A passagem mais marcante do livro ocorre em um jantar da família do protagonista. A melancolia da cena é palpável e ficará marcada na minha memória.

Tiago Fachiano 14/05/2023

Belíssimo!
Belíssimo livro do Érico. Sou muito admirador da trilogia "O tempo e o vento" e esse livro (apesar do escritor não gostar muito) é esplêndido.
Ele cita um versículo lindo sobre os lírios do campo. Neste versículo, Jesus cita aos seus discípulo, como podemos ser humildes e buscar em nossa essência, a vida misericordiosa. A vida com menos posse e mais amor ao próximo. A história se desenrola por esse prisma e traz inúmeras emoções e reflexões.

JAssica68 03/05/2023

A vida é feita de escolhas.
A história de "Olhai os lírios dos campos", de Érico Veríssimo, tem como foco central a vida de Eugênio. A obra é dividida em duas partes, com passado e presente narrados juntos. Desde a infância de Eugênio até sua fase de jovem adulto.

Bem, se eu pudesse descrever em única palavra o protagonista seria que ele é um humano. Isso mesmo. Um humano. Sua vida não é mil maravilhas e ele sofre muito com isso. Eugênio é um médico muito ambicioso. Ele em suma quer ter dinheiro e posição social. No entanto, no fundo, no fundo, o que ele quer realmente é ser feliz. Sua vida mudou após conhecer Olívia, a qual trouxe a ele um novo horizonte. Eugênio cresce com o passar do tempo. Ele muda. E junto com ele, o leitor também.

Nem todas as escolhas que Eugênio fez foram propriamente as melhores a serem feitas, contudo, como dito, Eugênio é humano. Errou, percebeu e resolveu mudar (talvez um pouco tarde, mas antes tarde do que nunca).

É uma linda história, comovente e que deixa o leitor bem reflexivo. Gostei imensamente da leitura, apesar de ter algumas partes que considerei irrelevantes.

Cat Lu 28/04/2023

Olhai os lírios dos campos
O livro gira em torno de Eugênio ? jovem pobre com complexo de inferioridade, que clama por uma vida de conforto e, quem sabe, luxo. Genoca, para os mais íntimos, conhece uma moça chamada Olívia, que muda sua vida e sua percepção do mundo. Na primeira parte do livro, os capítulos são divididos entre a vida do protagonista quando mais novo e o momento em que ele percebe que Olívia está morrendo.

A primeira parte do livro me foi maçante, e quase o abandonei. Salvo algumas frases reflexivas, a história foi penosa e não me envolveu.

Porém, um pouco depois da metade da história, já na parte dois, comecei a me envolver mais com a vida de Eugênio e de outros personagens, que se tornaram quase reais para mim, o que me fez admirar muito a escrita de Erico Verissimo.

A história se tornou muito boa no final, em que todos os capítulos me fizeram refletir. Mesmo assim, o começo foi muito difícil de concluir e não leria novamente.

Christian.Tharlen 28/04/2023

Tão Necessário Para Esses Dias Nublados!
Que livro meus senhores, que livro!
Tenho a plena certeza que esse livro era tudo que precisava ler nesse momento da minha vida, impossível não se apegar a história e aos personagens.
Como odiar o Eugênio? Se na verdade tudo que se ver nele é apenas um espelho pra nós mesmos.
Eugênio é a representação da nossa vontade de vencer, do nosso egoísmo e descontentamento. Eu em muitos momentos tive compaixão por esse sujeito,senti suas angústias e suas perdas.
Olívia tá além do que podemos ser completamente e isso é realmente triste de se pensar é concluir .
Primeiro livro do autor que leio e já quero ler cada vez mais obras do autor que já se tornou um dos meus preferidos e que já me proporcionou sem dúvidas um dos melhores livros do ano e da vida.

nico.angelis 25/04/2023

Meu primeiro contato com erico verissimo! conheci na época do ensino médio por meio de um professor de literatura, mas só vim ler agora, anos depois.
uma história interessante demais, que te prende. muito bonita e crua também.
fala sobre o processo de autodescoberta de um homem, que nasceu pobre e odiava as circunstâncias onde estava inserido. as pessoas zombavam de suas condições, o que o traumatizou muito.
então, passou a ambicionar o dinheiro, o conforto, o luxo. mas era um desejo vazio, não era genuíno, e vamos acompanhar como vai ser para o protagonista perceber isso!

Niara 22/04/2023

.A partir um romance e de uma história de redenção, Veríssimo consegue, apesar da censura da época, retratar as mazelas do povo brasileiro e as questões políticas nacionais e internacionais.

Karen 21/04/2023

Surpreendente, estonteante e atual. Contém spoiler sinalizado com começo e fim.
Quando ganhei esse livro no ensino fundamental, não dei nada para ele. Olhei para aquela capa com símbolo do governo de São Paulo e achei que seria muito chato, no meus longínquos 12 anos. Mas por bem sempre gostei de ter livros, então nunca me desfiz desse, mesmo achando que jamais iria lê-lo. Ainda bem que não me desfiz. Um espetáculo de obra.

Começo do SPOILER

A história acompanha a vida de Eugênio, um rapaz pobre que queria deixar de ser pobre (como muitos de nós temos vontades e sonhamos), só que ele faz o que for preciso para isso. Casa com uma pessoa que ele não gosta e deixa o amor da vida dele escapar pelas suas mãos, até que ela morre. A primeira parte do livro (de duas), são lembranças do Eugênio (em ordem cronológica), que está a caminho do hospital para se encontrar com Olívia, que pediu para ele ir vê-la. Já nas primeiras páginas é possível sentir a angústia da personagem só de sair de casa. Cada lembrança é ponto marcante em sua vida e ele sempre ressalta sua inferioridade (e de sua família) financeira em relação aos ricos. Erico Veríssimo consegue explicitar os sentimentos com muita riqueza. Eu sentia em mim a dor do Eugênio.

A segunda parte do livro se dá no encontro com o "presente" dele. Acabam as lembranças e ele chega ao hospital e a partir daí tudo muda. A história toma um rumo bem diferente do que na primeira parte - com uma transição, um amadurecimento da personagem principal, que faz a estória ser crível. Se a primeira parte retrata das lembranças e sentimentos do Eugênio, fazendo com que o livro seja um tanto intimista, demonstrando toda vulnerabilidade e fraqueza de Eugênio, na segunda parte não é assim. Quando Eugênio finalmente entende o que a Olívia queria dizer para ele, quando ele para de correr atrás de uma ilusão que ele criara quando mais novo, ele finalmente consegue prestar atenção na vida a seu redor. Eugênio, que é médico, começa a atender gente nos consultórios com todos os problemas possíveis. Têm discussões sobre ateísmo, saúde pública, nazismo e ataque a judeus, aborto...

Fim do SPOLIER

Isso em pleno 1938, ano em que foi escrito. Ano em que ocorreu a "Noite dos Cristais", nada mais nada menos do que o início do holocausto. Um ano depois começaria a Segunda Guerra Mundial. Só pela coragem de escrever um livro trazendo tais discussões ao público (lembrando que foi "Olhai os lírios do campos" que trouxe luz as obras de Veríssimo, sendo seu primeiro "Best-seller").

Particularmente sempre tive muita vontade de ter luxos, de ser "rica". Há algum tempo essa vontade foi diminuindo, talvez só a realidade sendo sentida e deixando claro que era só um sonho de criança, coisa que já estava praticamente esquecida em mim. No entanto, lendo essa obra, me recordei de meus desejos infantis e revendo a minha própria vida percebi o quanto realmente não são as coisas materiais que fazem diferença na vida. Sequer sinto falta de muitas coisas que já tive e hoje não tenho mais. Hoje percebo que existem tantas coisas mais importantes, não precisam ser as mesmas do Eugênio, mas o que traz real sentido a vida.

Uma obra belíssima, com boas reflexões e muita coragem. Obrigada Erico Veríssimo por ter escrito e governo estadual de São Paulo, por ter me DADO esse presente.

Gabriela 21/04/2023

Um livro escrito em 1938. Por aí vc já vê que não vai ser uma leitura fácil. Embora a forma de falar seja diferente, a narração aborda problemas até que atuais. O que me impressionou foi como era a profissão de médico nessa época. O protagonista é uma pessoa que desde sempre se preocupava em sair da pobreza em que nasceu, mas ele se perdeu pq deixou de viver os seus familiares, sem valorizar todo o sacrifício que os pais e o irmão fazia por ele. Confesso que esperava que fosse encontrar seu irmão no final. Ele só pensava em riqueza.
Parte do livro é ele indo até a mulher que amava com esperança de ainda encontrá-la viva, ao mesmo tempo que conta as escolhas que ele fez. Flashes entre o passado e presente. E por partes o autor vai nos levando pra dentro da cabeça do Eugênio, e a gente sabe das ideias, das culpas e desculpas.
Na segunda parte ele muda de vida baseado em algumas cartas que a mulher deixou pra ele.
Gosto porque em um só livro tem de tudo, além de reflexões, mas confesso que dava muito sono (hahaha).

Erica.Bavaresco 18/04/2023

Olhai Os Lírios do Campo
Esse livro é muito emocional.
Li para a escola e o livro preferido da minha professora de português.
O livro é muito bom, mas também bem intrigante.
4 estrelas.
??????

Mayara945 18/04/2023

Personagens cativantes
Eugênio é um estudante pobre de medicina, que após conhecer Eunice, uma jovem rica, vê uma oportunidade de ascensão social. Mas se vê emocionalmente envolvido com Olívia, uma também estudante de medicina, que sempre ofereceu seu companheirismo sem pedir nada em troca. No fim, ele terá que fazer sua escolha: prestígio social e conforto, ou uma vida difícil, mas rodeado de amor?

Muito além de um drama amoroso, esse livro destrincha a alma do personagem de uma maneira tão profunda e real, que me senti envolvida com os pensamentos e questionamentos dele. É fantástico ver como Eugênio amadurece ao longo da trama e vai deixando de ser um jovem invejoso e cheio de complexos, em um homem maduro, reflexivo e com fé para mudar o mundo.
Janaina Edwiges 21/04/2023minha estante
Ótima resenha! Tenho muita vontade de ler este livro também.

Mayara945 22/04/2023minha estante
Leia! A construção dos personagens desse livro, principalmente do protagonista, é maravilhosa!

PITUCALELE 13/04/2023

Olhai os lírios do campo
Adoro Érico Verissimo, sou suspeita porque gosto muito dos seus livros. Esse não seria diferente, um romance de formação b estruturado, onde vemos um médico recém formado às voltas com suas angústias, ambições e baixa auto estima, no meio disso tudo, uma amiga médica sempre a lhe mostrar com carinho e reflexões o melhor caminho a seguir.

@Estantedelivrosdamylla 12/04/2023

Um livro agridoce
Érico Veríssimo é um dos grandes autores da literatura brasileira, e não poderia deixar de escolher um de seus livros para ler este ano. Como é muito popular no bookstagram, resolvi ler "Olhai os lírios do campo".

O livro conta a história de Eugênio e sua trajetória de vida. Eugênio, de origem pobre, só tinha como objetivo "crescer na vida" ,porém mal sabia ele que o crescimento deve ser de dentro pra fora antes de ser financeiro. Acompanhos ele e seus dilemas (que não são poucos nem fáceis de digerir).

Ao decorrer da leitura, não consegui me conectar com o personagem principal pois o achei deveras "humano", uma pessoa difícil de ter qualquer simpatia. Já conheci pessoas como ele e me afastei, é difícil conviver.

Enfim, a história é boa, mas não acho que passe disso, os capítulos são longos (o que eu não curto muito), e a narrativa mtas vezes é cansativa. Sinto que a segunda parte foi a que mais me pegou.

É isso. Recomendo, mas com ressalvas.

@estantedelivrosdamylla

Tamy 09/04/2023

#?.#
Mesmo a leitura sendo bastante cansativa. Érico Veríssimo aborda questões importantes sobre o ser humano. O desejo desenfreado pelo sucesso e a ganância. O personagem Eugênio que nasceu em uma família pobre descobre no meu da riqueza que a felicidade que tanto buscava não vem a partir dos bens materiais e uma vida em meio ao luxo.

?Felicidade é a certeza de que nossa vida não está passando inutilmente. São estes intervalos entre um trabalho cansativo e outro trabalho cansativo, estes momentos em que a gente pode conversar com um amigo, brincar com os filhos , ler um bom livro? O erro é pensar que o conforto permanente, o bem-estar que nunca acaba e o gozo de todas as horas são a verdadeira felicidade. É preciso o contraste? ?