Olhai os Lírios do Campo

Olhai os Lírios do Campo Erico Verissimo

Resenhas - Olhai os Lírios do Campo

.babs 18/06/2023

O tempo é remédio pra tudo
Aqui temos a história de Eugênio, criatura atormentada pela inferioridade de uma vida sem recursos e pelo complexo de se achar incapaz. Assim como a vida só faz sentido quando é vivida, da mesma forma, Eugênio precisou transitar pelas experiências para alcançar o amadurecimento e uma perspectiva mais consciente e otimista dos dias. Confesso que só fui conseguir engatar a leitura do meio pra o fim do livro, mas de modo geral, foi uma experiência agradável.

Aaaana13_ 15/06/2023

É um livro difícil, com muitos flashbacks, mas com o final que tem vale todo o tempo investido em sua leitura

Bia 11/06/2023

Olhei os lírios, e agora?
Quando Érico Veríssimo admitiu em seu prefácio que esse livro não era de suas obras preferidas, eu não pude deixar de rir; para um livro que carrega tantas lições de moral e se propõe a desvendar o grande segredo da felicidade, dá uma certa leveza ver que ele foi escrito por alguém que aprendeu a não se levar tão a sério ao longo dos anos que se seguiram.

Para além da genialidade sutil da escrita e fluidez dessa narrativa, da psicanálise que será tanto exaltada quanto desdenhada ao longo da história e dos personagens por vezes caricatos, mas talvez reais o suficiente, o que fica para mim é a grande mensagem de que a bondade não é passiva, e nem sempre é tão simples. Apesar do título e das inúmeras referências e paráfrases bíblicas, é um livro que se distancia da evangelização e se universaliza a partir do desejo por um mundo equânime e justo, por um sonho que seja capaz de se tornar concreto. Juvenil, é fato, porém ainda assim bonito.

alittlejonas 05/06/2023

Eugênio e a busca pelo conforto (material x espiritual)
Olhai os lírios do campo é um livro que te demanda muito suspiro. Ele te faz entrar na mente de um jovem de baixa classe socioeconômica que vê como saída ser doutor pra vencer o destino da sua família, isto é, a miséria e a exclusão social. Porém, o percurso de sua saída também corroborou para não se enxergar mais pertencente e até mesmo ter vergonha de sua própria história. É triste acompanhar a transformação de pensamento de Eugênio, pois ele parte de um menino que queria ajudar a todos para um rapaz egoísta que deixa de lado os pais, esses que sempre o deram apoio e o dinheiro que não tinham para o sustentar. A partir desse ponto a morte começa perseguir Eugênio e os questionamentos aparecem em sua mente. As escolhas de sua vida, muitas vazias de real significado, vão determinar suas feridas mas só sofrendo que um dia ele vai conseguir começar a entender a vida e a dar valor não somente as pequenas coisas mas também as companhias que o faz bem. O mais surpreendente é que da mesma forma que é triste a primeira transformação é entusiasmante assistir a sua redenção e mesmo que reencontros de extrema importância para a conclusão do livro não tenham acontecido, é de extremo prazer que esse acaba, deixando um sentimento de renovação no ar. Talvez até tenha sido proposital o não reencontro, já que não podemos, nós, sermos detentores do controle do destino. Uma super recomendação foi lançada, espero que gostem.

Grazi Luçolli 04/06/2023

Olhai os lírios do campo
Daquele tipo de leitura que carrega reflexões e aprendizados.

Eugênio buscou tanto por riqueza e status que demorou-se a poder admirar a beleza dos lírios do campo.

Ao conseguir, sua vida já não tinha mais a mesma beleza.

Recomendo a leitura.

abibliotecamr 31/05/2023

Um convite para refletirmos sobre nossos valores
"Só foge da solidão quem tem medo dos próprios pensamentos, das próprias lembranças"

A busca de Eugênio por status, por subir na sociedade e as consequências dessa sua procura são o enredo do livro. Eugênio conhece Olívia ainda na faculdade, mas, dividido entre buscar seu propósito de subir na vida e permanecer ao lado de seu grande amor, ele escolhe a primeira opção.

É de certa maneira um romance existencialista, Erico nos conduz por dentro dos pensamentos e decisões de Eugênio. Suas indecisões, arrependimentos, dúvidas, tudo é visto a partir da ótica do personagem principal.

"E quando o amor ao dinheiro, ao sucesso, nos estiver deixando cegos, saibamos fazer pausas para olhar os lírios do campo e as aves do céu"

site: https://abibliotecamr.com/2023/05/26/olhai-os-lirios-do-campo/

Aninha 31/05/2023

Reflexões sobre a vida
"Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente. São estes intervalos entre um trabalho cansativo e outro trabalho cansativo, estes momentos em que a gente pode conversar com um amigo, brincar com os filhos, ler um bom livro... O erro é pensar que o conforto permanente, o bem-estar que nunca acaba e o gozo de todas as horas são a verdadeira felicidade." (página 258)

Assim que voltei do hospital, depois de ficar internada por 3 meses, procurei uma leitura leve e achei essa obra prima. Pensa num livro delicioso de ler e que traz reflexões maravilhosas acerca da vida, dos desejos, dos sonhos e da sociedade.

Estamos na década de 1930 e nossos olhos estão sobre Eugênio e Olívia, dois estudantes de medicina, que acabaram de receber seus diplomas e compartilham suas esperanças a partir desse grande acontecimento. Por terem origem humilde, lutaram muito para chegar onde chegaram, mas cada um enxerga o mundo a sua maneira: ele duvida da existência de Deus e remói seu passado pobre e repleto de humilhações; ela, por sua vez, crê em Deus e encara a vida sob a ótica do amor e graça divinos.

A amizade deles cresce dia a dia, em cada ocorrência médica, em cada momento que estão juntos. Sem perceber, estão tecendo juntos o futuro até que uma grande decisão é tomada por um deles e tudo começar a mudar.

Se você procura leveza e uma boa trama, vai de deliciar com essa obra que, apesar de ter quase 100 anos, trata de temas tão pertinentes e atuais como nunca.

Boa leitura!

site: https://cantinhodaleitura-paulinha.blogspot.com/2023/05/olhai-os-lirios-do-campo.html
Joao.Alessandre 31/05/2023minha estante
Excelente resenha???A leitura desse livro foi uma fonte de inspiração pra escolha da minha atividade profissional. A obra de Érico Veríssimo é fluida, cativante e densa??.

Aninha 12/06/2023minha estante
Puxa, que bacana!
Quando leio um livro realmente bom fico lamentando ter demorado pra ler! Agora, sempre peço indicação de obras que marcaram a vida de alguém ou que as fizeram refletir. Aliás, se tiver algum pra indicar, fique à vontade!

Joao.Alessandre 12/06/2023minha estante
Oi Ana. Muitas obras me mobilizaram recentemente.Faz algum tempo li toda a saga de o Tempo e o Vento e tive a sensação "zona de conforto" de Érico Veríssimo (apesar de longa...). Mais recentemente tenho tentado umas leituras mais densas (tipo Divina comédia, Montanha Mágica) - apesar das minhas limitações como leitor não tão calejado tem sido uma imersão incrível ?.

Aninha 15/06/2023minha estante
Te entendo! Não li o Tempo e o Vento e está na minha lista de leitura para breve. Fiquei um tempo sem ler e agora estou tentando correr atrás do tempo perdido. Recomecei com os livros da Carla Madeira, muito bons aliás, mas pretendo ampliar meu repertório e conhecer outros autores.
Obrigada pelas dicas, vou anotar aqui :)

Tatiane.Nogueira 30/05/2023

Fofinho
Quando a gente estiver virando escravo do dinheiro, tem que parar e olhar os lírios do campo, então interessante

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

ciliane.ogg 28/05/2023

Já li outros livros de Veríssimo e consegui me encontrar na leitura. Esse foi difícil.
Ele retrata principalmente a formação do médico e suas dificuldades naquela época. Se você acha ruim com o SUS, imagina sem ele.
Ricos com médicos famosos cuidando de seu bem estar, enquanto que o pobre morrendo de doenças que já existiam cura.
Temos a relação familiar do protagonista e a vergonha que sente de seu pai que deu tudo o tinha para ter o filho formado e esse filho nem olha pra ele.
Mas durante toda a leitura tem algo faltando. Não sei ainda o que é, mas enfim, mais um livro aí.

Marcos 26/05/2023

Reflexivo, porém...
Concordo com Erico, Olhai os Lirios do Campo é um romance piegas. Suas duas partes distoam bastante. A primeira mergulha no julgamento de Eugênio sobre sua vida, sua paixão e sua ambição. O autor quis construir seu personagem levando em conta sua história e o diálogo dessa com o tempo presente em que passa a história. Já na segunda parte, busca mostrar os motivos para o título do livro. Eu fiquei com uma impressão de que o autor tentava justificar o porquê para se crer na vida, em oposição ao niilismo que se encontra no próprio Eugênio da parte um, em Simão e em Seixas. Por mais que essa crença na vida tenha base no cristianismo, por isso o título do livro, os personagens que traziam perspectivas diferentes me pareceram mais consistentes. Foi como se o fundamento do argumento para se crer na vida fosse derrubado mesmo o autor tentando justifica-lo com as histórias da segunda parte. A maioria dessas, inclusive, me pareceu descartável.
Nem por isso é um livro ruim. A história de Dora e Simão, por exemplo, me pareceu muito boa. Embora eu tenha de admitir que seu fim, com Filipe e Simão sendo "deixados de lado", tenha me incomodado. Eu gostaria de ter visto um desenrolar mais consistente e não um "o tempo é remédio para tudo".
É um bom livro, mas nem se compara com Incidente em Antares. Muito mais consistente e trabalhado.

Lucas 20/05/2023

Propósito.
Olhai os lírios do campo, de Érico Veríssimo, conta a história de Eugênio, um homem em busca de um propósito para a sua vida. Filho de uma família pobre, o protagonista se atém à ideia de que o sucesso profissional e financeiro trará essa completude que ele tanto busca. Contudo, as coisas não saem como planejado.

No prefácio escrito pelo autor em 1966 após uma releitura da sua obra, Veríssimo resume bem como eu me senti com o livro: "A primeira parte é intensa e cheia dum interesse que jamais enfraquece. Na segunda, porém, esse interesse declina, e a história se dilui numa série de episódios anedóticos sem unidade emocional". Além disso, nessa segunda metade do livro, Eugênio vai assumindo uma personalidade otimista que soa muito artificial, enquanto seu companheiro de profissão, Seixas, faz o contraponto, com um pessimismo tão artificial e irritante quanto. Olívia, que na primeira metade da história era misteriosa e interessante, é desconstruída (ou revelada) e contribui para esse otimismo artificial com uma abordagem cristã sobre a vida, que eu, particularmente, não consigo me identificar.

A passagem mais marcante do livro ocorre em um jantar da família do protagonista. A melancolia da cena é palpável e ficará marcada na minha memória.

Tiago Fachiano 14/05/2023

Belíssimo!
Belíssimo livro do Érico. Sou muito admirador da trilogia "O tempo e o vento" e esse livro (apesar do escritor não gostar muito) é esplêndido.
Ele cita um versículo lindo sobre os lírios do campo. Neste versículo, Jesus cita aos seus discípulo, como podemos ser humildes e buscar em nossa essência, a vida misericordiosa. A vida com menos posse e mais amor ao próximo. A história se desenrola por esse prisma e traz inúmeras emoções e reflexões.

JAssica68 03/05/2023

A vida é feita de escolhas.
A história de "Olhai os lírios dos campos", de Érico Veríssimo, tem como foco central a vida de Eugênio. A obra é dividida em duas partes, com passado e presente narrados juntos. Desde a infância de Eugênio até sua fase de jovem adulto.

Bem, se eu pudesse descrever em única palavra o protagonista seria que ele é um humano. Isso mesmo. Um humano. Sua vida não é mil maravilhas e ele sofre muito com isso. Eugênio é um médico muito ambicioso. Ele em suma quer ter dinheiro e posição social. No entanto, no fundo, no fundo, o que ele quer realmente é ser feliz. Sua vida mudou após conhecer Olívia, a qual trouxe a ele um novo horizonte. Eugênio cresce com o passar do tempo. Ele muda. E junto com ele, o leitor também.

Nem todas as escolhas que Eugênio fez foram propriamente as melhores a serem feitas, contudo, como dito, Eugênio é humano. Errou, percebeu e resolveu mudar (talvez um pouco tarde, mas antes tarde do que nunca).

É uma linda história, comovente e que deixa o leitor bem reflexivo. Gostei imensamente da leitura, apesar de ter algumas partes que considerei irrelevantes.