Olhai os Lírios do Campo

Olhai os Lírios do Campo Erico Verissimo

Resenhas - Olhai os Lírios do Campo

Tamires Durães 23/10/2022

Esperava mais...
Tendo em vista a fama do autor, iniciei a obra com grandes expectativas, falha minha, confesso! A primeira parte da obra nos faz amar odiar o protagonista, assim como, a personagem Olivia tinha tudo para ser uma das minhas favoritas na literatura, mas esta se perdeu. O começo é muito envolvente e levanta questões pertinentes e atemporais. Contudo, a segunda parte e desfecho perdem o sentido, a resolução rápida e ineficaz para as problemáticas levantadas não me convenceram. Dificilmente darei nota baixa para um livro, a menos que eu repudie e seja sem pé nem cabeça. Portanto, classifico a obra como boa no sentido de levantar reflexões acerca das classes sociais, prática médica, responsabilidade paternal, etc. Também, o pano de fundo e contexto histórico na qual a obra foi escrita favoreceriam para um grande enredo, mas este deixou a desejar. Não sei se por motivos muito pessoais, como a minha falta de fé e de religião, não me senti tocada em momento algum pelo contexto religioso e espiritual, mas devo admitir que a escrita poética de Érico e a escolha dos versos e colocações poderão encantar muitos.

Não me dou por satisfeita e quero ler outras obras do autor! :)
Emerson Meira 23/10/2022minha estante
Esse lado da falta de fé, religião, espiritualidade (que no meu caso é zero) também me pega, e se a narrativa for nesse contexto...ai lascou mesmo! ?? Entendi seus pontos, por isso hesitou na opinião, mas é normal, tem leituras que não valem a expectativa criada ?

Tamires Durães 23/10/2022minha estante
Que bom que me entende, Emerson! Às vezes é preciso muita cautela para julgar uma obra, acredito que ela servirá bem para outras pessoas e fico feliz por isso! ??

Henrique_ 23/10/2022

Uma pausa para valorizar o que importa
Minha primeira leitura de Érico Veríssimo e gostei de sua forma simples da escrita. E nessa simplicidade são abertas inúmeras possibilidades interpretativas da narrativa. Podemos nos juntar a Eugênio e julgá-lo pelo seu comportamento mesquinho na vida ao logo de quase todo livro e nos comiseramos com Olívia, seu contraponto, a generosidade e bondade encarnadas. Podemos ter um olhar mais técnico e procurar nas entrelinhas onde o autor queria chegar com algumas descrições excessivamente detalhadas (não gostei dessas partes) e associá-las ao contexto histórico em que a obra foi escrita. Ou também podemos aprender como Eugênio a parar, tomar algumas respirações e apreciar o que de fato importa na vida.
"Homem, por que trabalhas com tanta fúria durante todas as horas de sol? - ouviria esta resposta singular: "Para ganhar a vida". E no entanto a vida ali estava a se oferecer toda, numa gratuidade milagrosa." p. 385

Francisco.Tambani 15/10/2022

?Imagine um homem que tem um complexo de inferioridade e consegue fazer-se ditador... Veja do que é capaz um delegado de polícia do interior quando não tem os parafusos bem apertados... Pense nos outros homens que exercem postos de comando. Se fossem absolutamente sãos não fariam guerras, não cometeriam crueldades...?

Ana 10/10/2022

Olhai os lírios do campo
Esse é o meu primeiro contato com a escrita de Erico Veríssimo. No começo, a leitura estava um pouco lenta mas conforme eu ia conhecendo os personagens eu me via aproveitando mais o livro. É muito bonito ver a evolução como humano de Eugênio, e eu me peguei refletindo em como um contato com uma pessoa pode mudar a nossa vida. Olívia mudou completamente o modo de pensar, agir e ser de Eugênio, uma melhora muito nítida. A segunda parte do livro é completamente filosófica, cheia de reflexões sobre a natureza humana, relacionamentos, luto, desigualdades sociais e etc. Os diálogos de Eugênio com seu amigo Seixas são muito profundos e ao mesmo tempo realistas. Enfim, foi uma leitura muito boa e que me impactou bastante. Eu achei que não iria gostar do livro, mas agora quero conhecer outras obras de Erico Veríssimo.

Gabriela - @livrosdegab 28/09/2022

"Nos galhos secos de uma árvore qualquer..."
Eu fiquei com essa música a semana inteiraaaaa na cabeça.
Que livro lindo!
Tem seus altos e baixos mas passa uma mensagem maravilhosa sobre a vida, a busca da felicidade, as escolhas, os arrependimentos...
"Olhai, olhai, olhai... Os lírios cresceram..." 😂😂😂
Demorei tanto pra começar ele por causa daquele velho trauma de escritor brasileiro antigo mas já acrescentei mais dois de Érico na minha lista infinita.
– Quando a gente está sozinha numa casa e ouve barulho no andar térreo, fica logo assustada pensando em ladrões. Se não desce para ver o que é, passa o resto da noite preocupada, não dorme ou dorme mal, tem pesadelos. O melhor é descer, verificar que foi apenas o gatinho que virou a cadeira; depois voltamos pra cama e dormimos tranqüilos. – Pausa. – Se eu te retivesse naquela noite, tu passarias o resto da vida amargurado e arrependido, julgando que a tua felicidade estaria nesse outro mundo em que hoje vives.

escrivadocaos 17/09/2022

Interessante para quem quer ou estuda medicina
Genoca termina o livro virando o ano totalmente inspirado e soltando reflexão atrás de reflexão, sem parar para respirar um único segundo, porém, todo o livro se entrega assim, reflexivo, duro e cheio de aprendizados.

Olhai os lírios do campo é um livro que conta a história da ascensão e do caminho de volta à vida de Genoca, um menino que cresceu em uma família extremamente pobre e conseguiu, mesmo contra todas as possibilidades da sociedade, se formar e exercer a medicina. Depois de achar que encontrou a estabilidade, Genoca vê sua vida virar de pernas para o ar, quando recebe a mensagem de que Olivia, sua amante, está prestes a morrer

O livro passeia pela vida, moribunda, corriqueira, fatídica. Nada além do que realmente encontramos, por isso muitas vezes incômodo e até mesmo dolorosos. E mesmo assim, se trata sobre fazer as pazes com a visa... aprender a viver em paz consigo e com o mundo. Viver apesar da vontade de desistir e da falta de motivação que a realidade nos oferece.

Há muuuuitas reflexões acerca da medicina, da importância social do médico e de como era isso nos anos em que o livro se passa, por isso, acho que também seja uma leitura interessante para quem estuda ou gostaria de estudar.

Giu. 17/09/2022

A vida começa todos os dias.
Esse é um daqueles livros que você se sente parte da história, ele te prende tanto que você esquece por alguns minutos sobre sua volta e vive naquele universo por um breve tempo.

Primeiro contato com Érico Veríssimo e já adicionei aos favoritos. A escrita dele é cheia se emoção e lirismo.

Trás reflexões sobre egoísmo e solidariedade muito bem construídas, te faz refletir sobre a sociedade e faz você questionar se está vivendo de verdade.

Edmar.Candeia 16/09/2022

Vou divergir
Talvez por ter criado expectativas já que as outras obras do autor que li foram excelentes, não me identifiquei com essa obra como os outros. De certa forma, achei melodramática, e em alguns momentos a trama que envolve o personagem principal muito arrastada. Não estou afirmado que é um livro ruim, inclusive indico a leitura.

Isa409 14/09/2022

Primeiro livro que eu leio do Érico Veríssimo e gostei bastante, o livro é leve a história nos faz refletir sobre a ganância, a riqueza, a miséria e a pobreza. Gostei muito, com certeza vou ler mais obras do autor.

EduardoCDias 06/09/2022

Consciência que pesa
Clássico escrito em 1938 que colocou o autor na lista dos mais vendidos, para surpresa do mesmo, que dizia não gostar do romance. Li pela primeira vez na adolescência e lembro de ter gostado muito, mas a releitura me decepcionou. Não é tudo aquilo que imaginava. Muito inferior à ?O tempo e o vento?. Conta a estória de um médico que, por ganância e orgulho, deixa o amor de sua vida para casar com uma mulher rica. Previsivelmente o casamento não dá certo e sua profissão não lhe satisfaz, provocando crises de consciência.

Monica.Graziela 31/08/2022

O que dizer...
É um bom livro, o qual o autor tem a intenção de incomodar o leitor com um protagonista (Eugênio) egoísta, hipócrita e egocêntrico. Entretanto, o livro vem com uma reviravolta que faz com que Eugênio repense suas atitudes.
Já a personagem da Olívia, vem com o intuito de orientar e puxar Eugênio de volta para a realidade. Então se você for ler esse livro,tenha em mente que você irá passar por muitas raivas, porém o livro servirá para abrir mais seus olhos para o mundo o qual estamos vivendo.
Super recomendo!

"O mundo seria insuportável se as criaturas tivessem boa memória."

Jardim de histórias 26/08/2022

Colossal
Precisamos, entretanto, dar um sentido humano às nossas construções. E quando o amor ao dinheiro, ao sucesso nos tiver deixando cegos, saibamos fazer pausas para olhar os Lírios do campo e os pássaros no céu.

Como seria a aflição de viver em uma prisão sem muros, seria o mesmo de estar sobre um céu sem as estrelas? A angústia da culpa atormentado pela covardia, traz o sentimentalismo necessário? Até quando, vale a pena, sacrificar tudo o que é tangível, em busca de um ideal ilusório? Ainda assim, é possível libertamos nossa alma desses grilhões sociais, reescrevendo nossa trajetória em nome de um amor? Uma leitura apaixonante, fluída, que nos convida a uma reflexão sobre escolhas, superação, fragilidades, prioridades. Impossível não se permitir a traçar um paralelo ao olhar para si. Clássicos como esse, contam mais do que simples histórias. Olivia, o que fizeste a Eugênio, ecoou em mim.