Olhai os lírios do campo

Olhai os lírios do campo Erico Verissimo

Resenhas - Olhai os Lírios do Campo

Edmar.Candeia 16/09/2022

Vou divergir
Talvez por ter criado expectativas já que as outras obras do autor que li foram excelentes, não me identifiquei com essa obra como os outros. De certa forma, achei melodramática, e em alguns momentos a trama que envolve o personagem principal muito arrastada. Não estou afirmado que é um livro ruim, inclusive indico a leitura.

alemesquitaneto 24/10/2020

Ótima leitura
Não é o meu preferido do Érico Veríssimo, mas ainda assim uma excelente leitura

Lidi 30/11/2020

Uma narrativa muito bonita, faz o leitor refletir sobre a vida, sobre valores como: compaixão e amor ao próximo. Não dei cinco estrelas porque em alguns momentos achei um pouco repetitivo e cansativo. Mas um livro que vale sim muito a pena ser lido!
Aylana Almeida 01/12/2020minha estante
Perfeito esse livro!! Amei demais ?

pam.ggs 04/12/2020

Esse livro me transformou!
Iniciada na leitura com livros de fantasia, minha preferência sempre foi por esse estilo, seja por gostar mais da ideia ou simplesmente para fugir da realidade que alguns livros trazem.

Esse ano retomei o hábito da leitura graças às obras obrigatórias do vestibular que já me apresentaram livros "reais", com histórias nada fantasiosas, mas nada se compara a Olhai os Lírios do Campo.

Comecei a lê-lo em um dia que caiu a energia em casa. Na verdade, comecei mesmo a uns 5 anos atrás, quando uma amiga de minha mãe me deu vários livros, dentre eles, a obra de Érico Veríssimo. Lembro que na época, ainda mais voltada para livros infanto-juvenis fantásticos, não me interessei. Li apenas uma folha e o guardei. Foi nesse ano que lembrei que esses livros estavam em uma estante perdida. Tratei de colocá-lo no meu quarto e voltando, retornei a leitura em um dia de chuva, onde a energia havia acabado.

Assim que comecei, tive o pensamento que não ia terminar. Não era uma ficção científica, não tinha vampiros haha, era só a história de um homem. E ainda, o que me fez pensar mais fortemente que eu iria abandonar a obra: o livro é muito espiritual, e eu nunca gostei dessas coisinhas.

Acontece que, passaram-se as horas, continuei a ler. Mesmo depois que a luz voltara, no dia seguinte, quem diria, voltei a pegá-lo, no outro dia, a mesma coisa. Fiquei horas lendo e não queria deixar a leitura de jeito nenhum. Estava apaixonada.

A história é maravilhosa. Não digo "maravilhosa" no sentido de boa, legal, até porque, foi uma vida bem pesada a de Eugênio, mas não sei descrever em palavras o que a trajetória dessa personagem me fez sentir. Apenas no final do livro é que eu percebi o quanto EU sou o Eugênio, e o quanto eu preciso de uma Olívia.

Terminado o relato de como esse livro me transformou, vamos falar sobre a obra, o enredo, essas coisinhas. Sem spoiler, relaxa.

O livro trata-se da vida de Dr. Eugênio, um médico, que acaba de receber a notícia que a mulher que talvez fosse a única que ele verdadeiramente amou, está quase morrendo. Ele, casado com uma moça rica, uma vida de luxo, quando recebe tal notícia, parte em uma viagem agonizante até chegar no hospital, sendo que no trajeto, seus pensamentos, que vão passando por todos os momentos de sua vida, trazem ao leitor a história de vida desse homem.

Sem dúvidas é um dos melhores, se não o melhor, livro que eu li esse ano e em toda minha vida. A quantidade de mensagens emocionais, críticas à sociedade nos fazem abrir os olhos e o coração. Por mais que tais críticas sejam direcionadas ao período histórico de escrita da obra, com certeza tem muito ali que se aplica nos dias atuais.

A questão espiritual, como eu disse, também é muito presente, mas não se deixe impedir por esse detalhe caso não seja adepto a esses assuntos. A questão de Deus e espiritualidade na obra apenas a trazem ainda mais a característica do livro ser um "manual para a vida", como eu mesma venho pensando sobre ele já faz um tempo.

A quantidade de "estereótipos" é muito grande. Temos diversas personagens, cada qual com um estilo que, se você não tem essa pessoa na sua vida, com certeza você a já viu em livros, séries e filmes ou as conheceu superficialmente. São tipos de personalidades, pessoas, ambições, atributos, onde um por um, o autor da um jeito de mostrar as consequências de seus atos, complementando com as críticas que ele apresenta na obra, sendo que na verdade, esse é o principal alvo de suas críticas: o homem.

Enfim, nunca fui boa para resenhas, acho que falei o suficiente.
Recomendadíssimo!!

EllenIsal 26/12/2020

14 anos
Foi o primeiro livro que eu li na vida e eu tinha 14 anos amei tanto que li ele umas 4 vezes e fiz uma apresentação na escola sobre ele!!

fev 13/01/2021

Olhai os lírios do campo é um livro sobre muitas coisas, mas principalmente sobre o ser humano e sobre o que ele deseja.

Erico Veríssimo faz uma primeira parte simples, mas que possui um importante gancho que transformará a vida do protagonista Eugênio. Não quero e nem posso resumir o livro em uma dicotomia entre bem versus mal, Deus ou dinheiro porque o livro é ir além disso. Pelo menos acredito nisso.

No entanto, são pelas regras ou clareza divina deixada por Olívia, a mulher que ele ama, que Eugênio muda os rumos do seu destino. É uma mudança que o transforma de uma maneira que a sua existência seja mais significativa. Perante ao que ele acredita.

Veríssimo trouxe discussões que bastante relevantes para o que o mundo vivia na época. Pinceladas sobre nazifascismo, preconceitos. Privilégios e soberba da burguesia. A desigualdade e os seus problemas. Todos esses temas alavancados de uma forma filosófica e simples.

A leitura é simples, fluida e gostosa. A segunda parte é superior se comparada a primeira. Algumas coisas poderiam ser melhores ou mais desenvolvidas, mas não perdem o seu encanto. Eu recomendaria vigorosamente a leitura da segunda parte para os estudantes da área da saúde, principalmente, os de medicina. Veríssimo discorre muito sobre o atendimento humanizado e a importância de uma saúde pública.

Eu sempre me perco e faço uns comentários ruins, mas deixo aqui a minha recomendação.

Maria16212 16/01/2021

Estou surpresa por ter gostado tanto! Foi uma leitura muito mais fluida do que eu imaginava, considerando que o livro foi escrito há quase um século. Uma obra que traz muitas reflexões sobre a vida e o modo como a vivemos. Super Recomendado!

Bia 28/01/2021

Eu particularmente amo os livros do autor, e esse também não me decepcionou. O romance trata de perdas e recomeços, além de ser um retrato fiel do Brasil da década de 30.

Ayan_lucca 01/02/2021

Todos tem que ler essa obra.
A forma de demonstrar uma sociedade horrível, faz com que fiquemos presos em casa palavra desse fabuloso livro.

marcuswco 08/02/2021

Segunda obra que eu conheci do autor e eu amei a escrita e a história. Embora tenha sido escrito na década de 30, soa bastante atual. É possível comparar personagens do livro com pessoas ao nosso redor. Só não dei nota máxima porque algumas pontas ficaram soltas para mim e o protagonista é detestável na maior parte da história. O Eugênio me passou bastante raiva desde o início do livro, mas conseguiu se redimir em partes no final.

Camila.Queiroz 04/01/2023

Gostei mais ou menos
Eu já havia lido Erico Verissimo nos tempos de colégio - lembro especialmente de Ana Terra, que amei -, mas esse é meu primeiro contato com suas obras na vida adulta. Ao longo da leitura, alternei entre momentos que gostei e outros nem tanto. Achei que ia me envolver mais com o enredo, por ter sido um grande sucesso na época, mas na verdade bateu um desânimo ao perceber que as críticas e reflexões trazidas pelo livro, publicado em 1938, ainda são tão atuais. Terminei concordando com o Dr. Seixas: “Tudo em conversa é muito fácil. Mas na vida, seu Genoca, é um buraco.”.

lua 08/01/2023

É muito bom acompanhar a vida e o processo de amadurecimento, evolução, de um personagem como o Eugênio.
Gostei muito mais da primeira parte do livro, onde presente e passado se desenrolam de forma dinâmica na agonia do protagonista. Já na segunda parte, senti a história mais arrastada, com tantos questionamentos relevantes que fiquei baqueada.
Apesar de ter sido escrito há 85 anos, a história continua com problemáticas muito atuais. E ainda que seja considerado um clássico, não achei a leitura difícil.

Aline Medeiros 20/03/2021

A gentileza podia melhorar o mundo ...
Publicado em 1938, Olhai os lírios do campo, conta a história de vida de Eugênio, um médico, de origem humilde e que possui um enorme complexo de inferioridade.

Mesmo depois de alcançar seus objetivos e fazer parte da elite da sociedade, Eugênio ainda carrega consigo o sentimento de baixeza.

E com o auxílio de uma amiga, Olívia, ele passará por um processo de regeneração moral e conseguirá obter a tão sonhava paz interior.

Emily Amaral @artesdeler 10/04/2021

Olhai os lírios do campo, como eles crescem...
OLHAI OS LÍRIOS DO CAMPO - ERICO VERISSIMO

?E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham e nem fiam; E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.? Mateus 5:28-29

Olhai os lírios do campo é um livro que vai contar a história de Eugênio Pontes, da infância até a vida adulta, na Porto Alegre da década de 30. O livro apresenta-se, primeiramente, com duas linhas narrativas, o presente e o passado, que começam a se entrelaçar a partir de um evento importante e, de certa forma, traumático que ocorre na vida do protagonista.

A infância de Eugênio é permeada de conflitos existenciais. O fato de vir de uma família pobre faz com que procure constantemente um culpado por sua condição, seja os pais, a sociedade, ou até a providência. Isso, somado às inúmeras situações de ridicularização que sofre na escola, faz com que cresça nele um grande complexo de inferioridade.

À medida que vai crescendo, Eugênio tem como principal objetivo conseguir acumular fortuna e viver uma vida diferente da de seus pais. Por conta do trabalho da sua mãe no melhor internato da cidade, tem a oportunidade de concluir seus estudos com destaque e consegue entrar na faculdade de medicina.

Eugênio é aquele protagonista egoísta e egocêntrico que, por vezes, causa raiva e é difícil de nos fazer sentir empatia, enquanto, em outros momentos, podemos nos identificar fortemente com seus sentimentos; pelo menos foi esse o meu caso.

Logo após a conquista do diploma, Olívia aparece, a adorável colega de turma de Eugênio. Olívia enriquece a narrativa com diálogos incríveis, e busca pôr os pés de seu amigo no chão em diversas questões (quase todas hahah). ?Procurar a riqueza por amor é fugir da vida.? é uma de suas frases. Olívia é calma, admirável, humilde, o ponto de equilíbrio de Eugênio, que talvez perceba tarde demais o tesouro que teve em sua vida.

A busca por prestígio social e riqueza faz com que Eugênio se case com Eunice Cintra, herdeira de uma das famílias mais ricas da cidade. Com esse casamento, e o afastamento da amizade com Olívia, ele percebe que talvez estivesse errado o tempo todo, que a ambição pela riqueza não pode ser seu único objetivo de vida, que casar por interesse não o faria feliz e que estava se sentindo mais inferior do que nunca.

A segunda parte do livro vai mostrar essa virada nas atitudes de Eugênio, a mudança de suas prioridades e percepções do mundo, creio que é a parte que mais me identifiquei com suas reflexões e torci para ele achar seu caminho.

Olhai os lírios do campo é um livro incrível, recheado de questões sociais, existenciais e políticas. Como todo bom livro, nos faz refletir sobre o presente, sobre os nossos papéis na sociedade, sobre nosso objetivo no mundo.