A casa das belas adormecidas

A casa das belas adormecidas Yasunari Kawabata

Resenhas - A Casa das Belas Adormecidas

Dani 10/03/2016

Resenha: A Casa das Belas Adormecidas, Yasunari Kawabata
Eguchi é um idoso de 67 anos, com filhos já adultos, e extremamente solitário com as memórias perdidas de sua juventude. Por um amigo, ele toma conhecimento de "a casa das belas adormecidas", uma espécie de bordel.
Este lugar, no entanto, não é propriamente de fim sexual. Lá, as garotas jovens, todas virgens, são dopadas para dormir um sono profundo de horas, enquanto homens que se sentem solitários se deitam ao seu lado, proibidos de corrompê-las.
Eguchi decide, então, experimentar o lugar, indo se hospedar lá em uma noite. Incia-se, então, narrado de forma detalhada e poética, a experiência deste personagem que, curiosamente, desencadeia muitas memórias amorosas de sua juventude.
Não me lembro bem como eu havia conhecido este livro mas, desde o primeiro momento, me interessei pelo enredo, no mínimo, intrigante.

— Aos velhos, a morte, aos jovens, o amor; a morte, uma única vez, o
amor, infinitas vezes. - Página 68

É um pouco triste, admito, haver esta casa para as pessoas solitárias. Na verdade, o livro todo é bem melancólico e traz reflexões simples sobre a morte, o amor, a juventude. O autor banalizou estes assuntos de tal forma, que é difícil não continuarmos acompanhando a leitura e não passarmos a vê-los como apenas mais algo que passaremos em nossas vidas, e nada mais.
Yasunari Kawabata tem um estilo envolvente de narrar, onde ele mistura todos os sentidos de uma forma poética, que, mesmo que haja descrições excessivas e haja momentos em que não acontece nada na estória, ainda sentimos vontade de ler, ainda nos sentimos dentro daquele mundo.
Li muitas resenhas na página do Skoob, depois que li o livro, que negativaram um ponto: as belas adormecidas. Muita gente estava indignada sobre elas estarem lá, dormindo drogadas, servindo de companhia para os velhos homens, sendo tratadas como um objeto. Mas eu não penso assim, para falar a verdade. De fato elas são sim praticamente objetos humanos, mas aquele era, por mais horrível que nos pareça, o trabalho delas. Elas estavam lá por escolha (ou talvez por necessidade, ninguém sabe), ganhavam para isso. Além disso, isso não é muito diferente da prostituição, que ocorre em nossa realidade, certo?
É um livro curto, mas carregado de reflexões e dos variados sentimentos. Cada lembrança do personagem origina uma mini-estória, te levando em uma viagem às memórias de Eguchi.
Gostei muito de A Casa das Belas Adormecidas e recomendo para todos que procuram uma leitura poética, reflexiva, que aborda assuntos profundos, e que deve ser feita com a mente aberta.

site: http://danielabyrinth.blogspot.com.br/2015/02/resenha-casa-das-belas-adormecidas.html

Mauricio.Alcides 11/03/2016

Um livro de memorias?
Mais um Nobel para a coleção, dessa vez com Yasunari Kawabata Nobel de literatura de 1968.

Em “A casa das belas adormecidas” Kawabata nos traz um livro de memórias (…) Memórias do seu protagonista Eguchi, um senhor de 67 anos que costuma frequentar uma certa casa de prostituição, a cada passagem do protagonista por esse estabelecimento somos presenteados com uma narrativa extremamente sensível sobre as mulheres de sua vida.

A obra é curta e não é das mais divertidas, mas é capaz de nos inserir em meio a cultura japonesa através da porta dos fundos que a sociedade sempre tenta nos negar.

Nota: 8,3

IvaldoRocha 28/03/2016

Um escritor que recebeu o Nobel de Literatura não precisa de muitas apresentações.
Um livro surpreendente e poético, mas é um daqueles livros que por mais que seja uma obra literária incrível, trata de uma situação que todos reprovariam, caso aparecesse no noticiário. Velhos que se deitam com jovens virgens, que estão dopadas e permanecem em sono profundo, nuas e não há como acordá-las, faça o que fizer.
A casa possui suas regras que impedem que as virgens sejam defloradas ou machucadas.
Os velhos que se deitam com elas recebem também soníferos, que tomam a hora que bem entendem, para ajuda-los a dormir. E são nessas noites que Eguchi, nosso personagem, que não se julga um velho como os outros, relembra seu passado, o relacionamento com as filhas, as mulheres que conheceu ao longo da vida e que ficaram na sua memória.
Dizem que Gabriel Garcia Márquez se inspirou neste livro para escrever Memórias de Minhas Putas Triste e é interessante depois de ler os dois, ver como Ocidente e Oriente tratam o mesmo assunto. A velhice do homem, as lembranças e a maneira diferente de encarar a vida depois de tê-la vivido em quase sua totalidade, a mudança de valores, a resiliência e a forma mais amena de encarar e aceitar seus erros do passado e a total falta de preocupação com o futuro, talvez a única coisa a se pensar para o futuro seja na possibilidade de ter uma morte prazerosa.

Roberta.Samonte 18/12/2016

Temática pesada com suavidade
Esse livro me surpreendeu de várias formas, primeiro achei que se tratasse de história infantil por causa do título. Depois achei que o foco na sexualidade feminina,mas vi que na verdade se trata de um fetiche masculino. E essa foi a melhor surpresa, a delicadeza, a suavidade e o cuidado que Kawabata trata um tema tão estranho e mais incomum ainda na sociedade ocidental, é simplesmente maravilhosa. Ele ainda mescla várias temáticas junto a história trazendo ainda conhecimentos sobre a cultura japonesa. Um Livro com tema pesado, mas que se torna leve e agradável pela forma com que o autor conduz. Sensacional!

Ianê 07/01/2017

Olhar lírico sobre a solidão humana
A obra retrata uma casa de prostituição feminina bem peculiar, em que as moças virgens são mantidas adormecidas a custa de alguma droga, durante o período de visita de um ciente. São assim mantidas para não causar nenhum constrangimento aos seus frequentadores, que são homens de idade madura e impotentes. Assim, eles podem usufruir de sua companhia durante a noite e realizar suas fantasias. Ao abordar assuntos tão difíceis e polêmicos, o que poderia tornar a leitura pesada, o autor teve a capacidade de, através de sua escrita poética e sensível, fazer com que a leitura transcorra de forma bastante agradável. Ao ponto que, ao invés de julgarmos e condenarmos a atitude desses homens, consigamos compreender as motivações que os levam àquela casa, quer seja: a busca da juventude perdida, o medo da morte, a solidão, a necessidade de aceitação, dentre outros possíveis fatores.
O autor, com seu olhar incomum, nos revela esse universo de forma poética e surpreendente, nos presenteando com uma leitura repleta de lirismo.

Joao Felipe 04/02/2017

Uma Virtuosa Experiência
Uma poesia escrita na velhice sobre a decadência do homem, um livro extremamente poético e virtuoso.
Essa é a minha primeira leitura em literatura japonesa, e Kawabata é um mestre, em nenhum outro livro que li que explore a sexualidade feminina, me senti em imersão completa com a obra como esta.

Guilherme 27/05/2024

A Casa das Belas Adormecidas
Gostei da leitura, o tempo é construído conforme a mente de Eguchi e a narrativa é bastante sensual, ao mesmo tempo que incômoda. Vale a leitura.

fleabookz 03/01/2022

Tenho opiniões muito contrárias sobre esse livro, achei bom e bizarro ao mesmo tempo. Comecei lendo num nível de aversão enorme, mas depois até que fui achando a história razoável por se tratar de vários assuntos do decorrer da vida do personagem, como paternidade, suicídio, traição, depressão, solidão, etc.
Fiquei ansiosa o tempo inteiro esperando que iria acontecer um problema enorme na casa, algumas coisas me chocaram, porém ainda não foi o tanto que eu esperava. O final inclusive eu achei bem morno.
A pegadinha desse livro é que você termina ele com uma crise existencial gigante e com um medo danado da velhice.

brufaber 22/04/2023

"A Casa das Belas Adormecidas" por Yasunari Kawabata
"A Casa das Belas Adormecidas" é um livro com uma escrita intensa e profunda. Não é uma narrativa fácil de engolir, ela é pesada e um tanto que perturbadora, principalmente por causa do ponto de vista masculino. Porém é uma história interessante, por isso gostei bastante dessa leitura.

Léo 09/06/2023

Kawabata e a miséria da velhice
Como afastar a miséria e a solidão que acompanham a velhice? Como encarar o fato de que, olhando para trás, há muitas coisas que não mais se consegue fazer?

Essas são questões que passam pela cabeça do velho Eguchi em suas visitas à casa das belas adormecidas. Ao ver aqueles corpos jovens e completamente vulneráveis, o protagonista rememora momentos do passado, bem como imagima situações em que poderia "quebrar as regras", sentindo-se, ao menos por um momento, vigoroso novamente.

Leitura estranha, mas prazerosa, a obra permite interpretações várias e não se encerra na primeira leitura. Recomendo.

Arthur Vaz 07/07/2023

Um livro estranho.
Difícil falar do livro sem spoiler, já que ele todo é bizarro. Toda a lógica do funcionamento da casa e os personagens são de revirar o estômago. Mas a "jornada" do protagonista em se transformar (ou aceitar) o que é realmente é desperta um pouco de interesse. No entanto, eu esperava muito mais só livro.

Geovani 05/09/2023

Velhice
Reflexões sobre a velhice e a importância da juventude como forma de rejuvenescimento.
Texto muito fluido e de rápida leitura, embora possua reflexões sobre a velhice, o poder que pode ser exercido sobre outras pessoas e a sensualidade feminina.