A casa das belas adormecidas

A casa das belas adormecidas Yasunari Kawabata

Resenhas - A Casa das Belas Adormecidas

RaquelSales17 29/12/2023

Aterrador
Que história horrível.
Que personagem asqueroso.
É o supra sumo do usa da figura feminina de forma degradante.
Não estudei para saber se é só ficção, contudo prefiro nem saber se uma coisa terrível dessa exista.

Mhayra.Rhara 27/02/2022

apesar de ser baseado em um ponto de partida absurdo e repugnante, tem uma narrativa peculiarmente envolvente. não leria de novo, mas recomendo a quem quiser (e puder).

Carles 06/05/2022

Uma leitura que prende, mas os motivos são questionáveis...
É importante dizer que este é o meu primeiro contato com literatura japonesa. A Casa das Belas Adormecidas é um livro peculiar, trata de temas que podem incomodar o leitor convencional (eu por exemplo), o livro possui uma presença constante do erótico, que não é necessariamente pornográfico, sendo utilizado para o desenvolvimento do protagonista. É possível notar no protagonista um vazio metafísico e uma insatisfação com sua própria pessoa e experiências, isso junto do lugar incomum em que este se encontra prende a atenção do leitor. O livro traz algumas reflexões sobre a solidão e o envelhecimento de maneira bastante melancólica. No geral é uma leitura interessante e me serviu de convite para conhecer melhor a literatura japonesa.

Igor 12/05/2022

Demanda certa abstração dos absurdos presentes na obra
A premissa do livro é um tanto quanto perturbadora - uma casa onde jovens são colocadas em um sono profundo para que seus clientes possam dormir ao lado delas. Os clientes da casa já em idades avançadas, enxergam naquele ambiente um lugar propício para provar, mais uma vez, o sabor de se deitar com uma mulher jovem, bonita e, no caso das belas adormecidas, virgens.
O narrador da história é Eguchi, que vai até a casa e, a cada visita, ao admirar a jovem que dorme profundamente ao seu lado, devaneia sobre sua mocidade, suas experiências, amores, suas filhas e outras memórias despertadas nele pelas belas, seu cheiro, seu corpo. O livro é interessante e mostra a realidade da mente de um idoso com todas suas idéias conservadoras e problemáticas, tentando reviver sua juventude da maneira que é possível...

Aninhar0 17/05/2022

Ganhador do Nobel de 1904
Esta obra serviu de inspiração a Gabriel García Márquez para o seu Memória de Minhas Putas Tristes publicado em 2004, bem como para a peça de 1983 The House of Sleeping Beauties, de David Henry Hwang.
O livro apresenta uma série
de reflexões sobre o amor, o sexo, o envelhecimento e a morte, de forma
quase ensaística.

Takakura 04/07/2022

O livro conta a história de um idoso, que por indicação de um amigo conhece um local onde pode passar a noite com jovens que dormem e não acordam. As visitas e a contemplação em relação às jovens faz com que ele recorde de amores e vivências da sua vida.

Mah 18/08/2022

Antes de iniciar a leitura, vi aqui um comentário que dizia que é um livro estranho, mas com uma ótima escrita. Descreve bem a minha sensação após a conclusão. Sem delongas, este pequeno livro percorre simultaneamente os terrenos do erotismo e das questões existenciais clássicas, como o envelhecimento e a finitude. Os absurdos do enredo são óbvios, especialmente para os tempos atuais e para o contexto ocidental. É impossível fazer uma verdadeira análise da obra sem levar estes aspectos em consideração.

Oscaraujo 21/04/2023

Estranhíssimo, e mesmo eu sabendo desse fato antes de ler, quando o fiz, entrei numa atmosfera totalmente diferente da que imaginei. Interessantíssimo ler as palavras que o autor junta para detalhar as percepções do personagem. Achei singular, sensível, esquisitíssimo, às vezes um pouco problemático, mas com certeza uma ótima experiência

Vini Laux 06/06/2023

Estranho
É bizarro e dá até um desconforto explicar sobre o que é o livro, por mais que ele aborde bastante filosofia. As reflexões não me atingiram com muita profundidade, o livro não é difícil de se ler (linguagem não rebuscada), mas sim de se entender. Possui bons momentos pra pensar. Escutei que é parecido com um livro do Gabriel García Márquez, mas nunca li nada do colombiano.

Guilherme 27/05/2024

A Casa das Belas Adormecidas
Gostei da leitura, o tempo é construído conforme a mente de Eguchi e a narrativa é bastante sensual, ao mesmo tempo que incômoda. Vale a leitura.

Roberta.Samonte 18/12/2016

Temática pesada com suavidade
Esse livro me surpreendeu de várias formas, primeiro achei que se tratasse de história infantil por causa do título. Depois achei que o foco na sexualidade feminina,mas vi que na verdade se trata de um fetiche masculino. E essa foi a melhor surpresa, a delicadeza, a suavidade e o cuidado que Kawabata trata um tema tão estranho e mais incomum ainda na sociedade ocidental, é simplesmente maravilhosa. Ele ainda mescla várias temáticas junto a história trazendo ainda conhecimentos sobre a cultura japonesa. Um Livro com tema pesado, mas que se torna leve e agradável pela forma com que o autor conduz. Sensacional!