A casa das belas adormecidas

A casa das belas adormecidas Yasunari Kawabata

Resenhas - A Casa das Belas Adormecidas

Erika 24/05/2019

Narrativa chama a atenção
Essa obra possui um contexto meio estranho para a cultura ocidental, entretanto, Kawabata possui uma narrativa que prende o leitor, por meio de sua descrição detalhada.

Retirando o lado mais sexual da obra, a leitura torna-se interessante, por retratar memórias de um senhor que se considera já no final de sua vida, e começa a recordar de vários momentos vivenciados, com descrição de locais muito bonitos e vivências passadas.

Maílson 14/09/2019

Reflexivo e repetitivo
Foi a minha primeira experiência com a literatura japonesa.
No começo, até que estava gostando, como por exemplo a forma como foi apresentada a casa, os flashbacks do Eguchi e os questionamentos sobre os mistérios do sono pesado das meninas.
Mas aí veio o segundo capítulo... a mesma coisa.
O terceiro capítulo... a mesmíssima coisa.
Isso na minha visão superficial.
Mas, mesmo sendo totalmente repetitivo, o autor conseguiu me fazer enxergar a proposta daquela monotonia: a solidão de um idoso.
Pensando neste lado, não é um livro ruim. Mas, pra mim, não gostaria de lê-lo novamente.

Diego Almeida @diegoalmeida999 20/04/2021

A fugacidade da vida e sua efemeridade
Uma história muito bem narrada, com personagens cativantes e um desenvolvimento característico da escrita de kawabata, aqui vemos como pensar sobre a própria vida e ver os caminhos tomados pode nos levar a questionamentos. Nota para o fato do personagem central não se considerar apenas mais um. Destaco aqui as particularidades das moças e como isso afeta nosso caro senhor. Agora sobre a conclusão do livro adorei ficar pensando sobre o final ou melhor finais, pois pelo menos em minha visão cabe muita interpretação ali. Simplesmente adorei.

Hera 25/04/2021

Bem simples
Narrativa simples e com doses de sensibilidade. Um velho conhece e frequenta uma casa em que é possível passar a noite com jovens que estão em sono profundo. A narrativa tem uma aura misteriosa, reflexões sobre a passagem do tempo mas poucos avanços.

AnaB. 21/12/2021

Ok, vamos lá.
Se você leu uma sinopse ou veio de recomendação é isso mesmo, a história é bizarra!
Se você ainda não sabe, aqui vai: um senhor passa a frequenta um casa de "belas adormecidas" .

O senhor Eguchi frequenta essa casa em busca de acolhimento físico/sentimental e durante as noites ele é tomando por lembranças de sua juventude. Aliás, esse é outro ponto que o personagem luta muito, com a aceitação da sua idade. Ele, constantemente, faz o contraste com a idades das "belas". O que puxa outro ponto, as mulheres nessa casa (em algumas vezes possíveis crianças) são dopadas e deixadas ao dispor do cliente. Acho que não preciso falar mais nada pra mostrar o quão bizarro é esse plot.

juliao.pdf 22/12/2021

faz tempo que eu li esse livro e eu não sei estabelecer uma opinião sobre ele ao mesmo tempo que achei muito bom achei muito estranho mas acho que eh pq o tema eh muito distante e incomum e eu achava meio perturbado as vezes

Mhayra.Rhara 27/02/2022

apesar de ser baseado em um ponto de partida absurdo e repugnante, tem uma narrativa peculiarmente envolvente. não leria de novo, mas recomendo a quem quiser (e puder).

Carles 06/05/2022

Uma leitura que prende, mas os motivos são questionáveis...
É importante dizer que este é o meu primeiro contato com literatura japonesa. A Casa das Belas Adormecidas é um livro peculiar, trata de temas que podem incomodar o leitor convencional (eu por exemplo), o livro possui uma presença constante do erótico, que não é necessariamente pornográfico, sendo utilizado para o desenvolvimento do protagonista. É possível notar no protagonista um vazio metafísico e uma insatisfação com sua própria pessoa e experiências, isso junto do lugar incomum em que este se encontra prende a atenção do leitor. O livro traz algumas reflexões sobre a solidão e o envelhecimento de maneira bastante melancólica. No geral é uma leitura interessante e me serviu de convite para conhecer melhor a literatura japonesa.

Igor 12/05/2022

Demanda certa abstração dos absurdos presentes na obra
A premissa do livro é um tanto quanto perturbadora - uma casa onde jovens são colocadas em um sono profundo para que seus clientes possam dormir ao lado delas. Os clientes da casa já em idades avançadas, enxergam naquele ambiente um lugar propício para provar, mais uma vez, o sabor de se deitar com uma mulher jovem, bonita e, no caso das belas adormecidas, virgens.
O narrador da história é Eguchi, que vai até a casa e, a cada visita, ao admirar a jovem que dorme profundamente ao seu lado, devaneia sobre sua mocidade, suas experiências, amores, suas filhas e outras memórias despertadas nele pelas belas, seu cheiro, seu corpo. O livro é interessante e mostra a realidade da mente de um idoso com todas suas idéias conservadoras e problemáticas, tentando reviver sua juventude da maneira que é possível...

Aninhar0 17/05/2022

Ganhador do Nobel de 1904
Esta obra serviu de inspiração a Gabriel García Márquez para o seu Memória de Minhas Putas Tristes publicado em 2004, bem como para a peça de 1983 The House of Sleeping Beauties, de David Henry Hwang.
O livro apresenta uma série
de reflexões sobre o amor, o sexo, o envelhecimento e a morte, de forma
quase ensaística.

Takakura 04/07/2022

O livro conta a história de um idoso, que por indicação de um amigo conhece um local onde pode passar a noite com jovens que dormem e não acordam. As visitas e a contemplação em relação às jovens faz com que ele recorde de amores e vivências da sua vida.

Mah 18/08/2022

Antes de iniciar a leitura, vi aqui um comentário que dizia que é um livro estranho, mas com uma ótima escrita. Descreve bem a minha sensação após a conclusão. Sem delongas, este pequeno livro percorre simultaneamente os terrenos do erotismo e das questões existenciais clássicas, como o envelhecimento e a finitude. Os absurdos do enredo são óbvios, especialmente para os tempos atuais e para o contexto ocidental. É impossível fazer uma verdadeira análise da obra sem levar estes aspectos em consideração.