A casa das belas adormecidas

A casa das belas adormecidas Yasunari Kawabata

Resenhas - A Casa das Belas Adormecidas

Reserva 11/07/2022

Interessante mas nada além disso
É interessante como o livro aborda a temática da morte. Entretanto, os pontos alto são o início do primeiro capítulo e o último capítulo, fora isso a história parece ser lenta e até mesmo chata as vezes. A história em si incomoda um pouco no início mas com o tempo fica algo mais natura, ainda sim tem um bom retrato da cultura japonesa dentro do capítulo 4. Apenas um livro interessante

Rodolpho.Gonzalez 30/07/2022

Fora da caixa
Uma leitura diferente. Sugiro foco nos simbolismos, nas descrições, as melhores partes do livro. Pessoalmente, daria outro fim à história. Meio arrastado. Mas, história interessante.

Um livro que ganha o nobel está para os livros assim como um filme ganhador do Oscar está para os filmes. É preciso certo esforço para entender e apreciar a obra.

Jeffer 07/01/2009

Interessante
“Dormir calmamente com uma garota como aquela seria um consolo fugaz para quem persegue os prazeres da vida que já não tem mais”. Eguchi, um velho de 67 anos, passa a freqüentar a casa que oferece adolescentes virgens sedadas como companhia para “velhos que deixaram de ser homens”. São cinco capítulos, cinco visitas e seis diferentes virgens. Cada uma conforta Eguchi de maneira diferente, lembra-o de um passado esquecido, revela um medo premente. Acima de tudo, o olhar profundo sobre a beleza do corpo e alma femininos transforma a história em um hino de louvor às mulheres, sem deixar de lado questões importantes como a solidão, a velhice e a morte. Yasunari Kawabata ganhou o Nobel de Literatura em 1968 e suicidou-se 4 anos depois. Publicado em 1961, o livro inspirou Gabriel García Márquez a escrever Memórias de Minhas Putas Tristes. Tenho de admitir que ambos são muito parecidos e que até eu fiquei inspirado a escrever um conto sobre o tema.

Viviana 15/02/2016minha estante
Eu vi uma resenha deste livro há um tempo e estava pensando em ler, mas o meu medo era que acontecesse justamente o que vc mencionou. Vou passar este então. Muito obrigada.

Nu e As 1001 Nuccias 25/02/2016

Resenha do Blog As 1001 Nuccias
Um livro bem enigmático, com muitas memórias e situações estranhas. Venham para o mundo de Eguchi, um senhor de 67 anos, casado, com 3 filhas adultas, avô e um fetiche estranho: passar a noite na companhia de jovens virgens adormecidas.

Sobre a história: A história se inicia com a primeira noite de Eguchi na casa onde é possível passar a noite ao lado de mulheres jovens. O diferencial é que as jovens passam a noite inteira adormecidas, por uso de um remédio/droga. Elas estão sempre em estado profundo de sono, nunca sabem com quem passaram a noite. As únicas regras da casa são não matar nem abusar das jovens.

Indicado a ir até lá por um amigo, Eguchi descobre na primeira noite que sua jovem companhia é virgem, de beleza pura e intocada e se pergunta se este também é um diferencial da casa, coisa que confirma com as visitas posteriores. Apesar de prometer a si mesmo não retornar, pois ainda não está tão velho e decrépito a este ponto, suas visitas se tornam cada vez menos espaçadas.

A cada noite, Eguchi tem uma nova garota em sua companhia e um turbilhão de lembranças da sua juventude que cada uma lhe desperta, seja por uma característica peculiar do corpo, da tez, seja apenas pela respiração morna dela em seu pescoço. A cada lembrança um jorro de emoções: tristeza, saudade, excitação, irritação, raiva e, até mesmo, um instinto homicida.

Os personagens são construídos de forma peculiar. Apenas Eguchi e seu amigo são identificados pelo nome. Eguchi é um idoso, com 67 anos, que não se considera um velho decrépito que deixou de ser homem, a ponto de necessitar de pagar por jovens ao seu lado. Por causa da sua idade, acha que conheceu noites deploráveis o suficiente, não por causa da falta de beleza das mulheres, mas sim por suas histórias trágicas. No entanto, lá está ele, tendo memórias vindo a tona o tempo inteiro ao lado de jovens adormecidas profundamente, dormindo ao lado delas somente após tomar 2 comprimidos.

Os demais personagens, apesar de não identificados por um nome especificamente, tem sua personalidade, caráter e características físicas muito bem descritos. Uma atenção toda especial é dada às jovens adormecidas. A descrição é minuciosa, atenta aos detalhes do corpo da mulher, sempre enaltecendo as belezas do corpo e do que ele consegue captar da alma da garota.

Minha opinião final: O livro é quase uma prosa poética. As descrições são incríveis, carregadas de sensibilidade e emoções turbulentas. É quase impossível ler e não se emocionar. Ao mesmo tempo, é um pouco chocante (ou pelo menos o foi pra mim) ver até onde nos leva a necessidade financeira: deixar-se passar a noite totalmente adormecida ao lado de um desconhecido supondo que ele não vá fazer nada em seu corpo sem sua aprovação. Depender da hombridade, da honra de um homem pode funcionar lá no Japão. Aqui, tsc tsc tsc...

CURIOSIDADE:
Esta obra serviu de inspiração a Gabriel García Márquez para o seu "Memória de Minhas Putas Tristes", publicado em 2004, bem como para a peça de 1983 "The House of Sleeping Beauties", escrita por David Henry Hwang.

Posso afirmar que nunca havia lido nada parecido e que me inspirou a me aventurar novamente no mundo dos autores asiáticos.

site: http://1001nuccias.blogspot.com.br/2016/02/resenha-livro-casa-das-belas-adormecidas.html

Oscaraujo 21/04/2023

Estranhíssimo, e mesmo eu sabendo desse fato antes de ler, quando o fiz, entrei numa atmosfera totalmente diferente da que imaginei. Interessantíssimo ler as palavras que o autor junta para detalhar as percepções do personagem. Achei singular, sensível, esquisitíssimo, às vezes um pouco problemático, mas com certeza uma ótima experiência

Juca Fardin 13/09/2018

Delicado
Kawabata é um dos meus mestres na alta Literatura. "A Casa das Belas Adormecidas" é uma pintura literária da melhor qualidade, com cada letra, palavra, parágrafo nos entorpecendo com a abordagem das impossibilidades de se estar entranhado no outro como caroço na polpa. Um primor de obra!!!!!

Giuliana Murakami 14/01/2019minha estante
Por favor, só peço que dê mais uma chance à literatura japonesa. :)
Devo concordar com você em gênero, número e grau quanto às observações desse livro em especial.

Daniel 11/02/2019

Uma história de sensações
O enredo conta a história de Eguchi, um senhor de 67 anos que descobre uma casa onde jovens moças virgens são adormecidas para o divertimento dos clientes, de modo que eles possam passar a noite ali. Mas há um detalhe: os clientes não podem ter relações com as moças, apenas toca-las de forma discreta.
É a partir desta premissa simples e aparentemente grosseira que Yasunari Kawabata, escritor japonês vencedor do Prêmio Nobel de 1968, compõe uma narrativa única, de rara beleza literária.
O romance trata o erotismo de forma suave, poética, com pinceladas que mesclam a literatura tradicional japonesa com influências ocidentais. Temas como o amor, a velhice, a decadência do homem e a fugacidade da vida são presentes em toda a obra
A escrita de Kawabata é meticulosa, com uma musicalidade própria, condensando-se em imagens de tom impressionista que demonstram uma delicadeza no ato de narrar. É como se a cena se formasse a partir de pequenos de quadros, de miniaturas esculpidas pelas palavras, onde a mente do protagonista se mistura ao espaço da narrativa, mas sem confundir-se a ponto de romper com a linearidade.
O romance consegue, de forma bastante eficaz, submergir o leitor numa atmosfera narrativa pouco convencional, repleta de sentimentos e sensações, de modo que a provocação sensorial salta das páginas e atinge diretamente um leitor, um efeito exótico para a literatura ocidental e pouco comum na literatura como um todo, exigindo alto de grau de perícia por parte do escritor.
É um daqueles livros feitos para "sentir" muito mais do que refletir; para se ler de mente aberta, de forma despreocupada, e assim envolver-se completamente na atmosfera construída pelo autor.
Uma ótima leitura.
Recomendo!

Erika 24/05/2019

Narrativa chama a atenção
Essa obra possui um contexto meio estranho para a cultura ocidental, entretanto, Kawabata possui uma narrativa que prende o leitor, por meio de sua descrição detalhada.

Retirando o lado mais sexual da obra, a leitura torna-se interessante, por retratar memórias de um senhor que se considera já no final de sua vida, e começa a recordar de vários momentos vivenciados, com descrição de locais muito bonitos e vivências passadas.

Maílson 14/09/2019

Reflexivo e repetitivo
Foi a minha primeira experiência com a literatura japonesa.
No começo, até que estava gostando, como por exemplo a forma como foi apresentada a casa, os flashbacks do Eguchi e os questionamentos sobre os mistérios do sono pesado das meninas.
Mas aí veio o segundo capítulo... a mesma coisa.
O terceiro capítulo... a mesmíssima coisa.
Isso na minha visão superficial.
Mas, mesmo sendo totalmente repetitivo, o autor conseguiu me fazer enxergar a proposta daquela monotonia: a solidão de um idoso.
Pensando neste lado, não é um livro ruim. Mas, pra mim, não gostaria de lê-lo novamente.

Diego Almeida @diegoalmeida999 20/04/2021

A fugacidade da vida e sua efemeridade
Uma história muito bem narrada, com personagens cativantes e um desenvolvimento característico da escrita de kawabata, aqui vemos como pensar sobre a própria vida e ver os caminhos tomados pode nos levar a questionamentos. Nota para o fato do personagem central não se considerar apenas mais um. Destaco aqui as particularidades das moças e como isso afeta nosso caro senhor. Agora sobre a conclusão do livro adorei ficar pensando sobre o final ou melhor finais, pois pelo menos em minha visão cabe muita interpretação ali. Simplesmente adorei.

Hera 25/04/2021

Bem simples
Narrativa simples e com doses de sensibilidade. Um velho conhece e frequenta uma casa em que é possível passar a noite com jovens que estão em sono profundo. A narrativa tem uma aura misteriosa, reflexões sobre a passagem do tempo mas poucos avanços.

Igor 12/05/2022

Demanda certa abstração dos absurdos presentes na obra
A premissa do livro é um tanto quanto perturbadora - uma casa onde jovens são colocadas em um sono profundo para que seus clientes possam dormir ao lado delas. Os clientes da casa já em idades avançadas, enxergam naquele ambiente um lugar propício para provar, mais uma vez, o sabor de se deitar com uma mulher jovem, bonita e, no caso das belas adormecidas, virgens.
O narrador da história é Eguchi, que vai até a casa e, a cada visita, ao admirar a jovem que dorme profundamente ao seu lado, devaneia sobre sua mocidade, suas experiências, amores, suas filhas e outras memórias despertadas nele pelas belas, seu cheiro, seu corpo. O livro é interessante e mostra a realidade da mente de um idoso com todas suas idéias conservadoras e problemáticas, tentando reviver sua juventude da maneira que é possível...

Crixtina 10/05/2024

A casa das belas adormecidas
? Pelo facto de ela jamais acordar, os velhos afastavam de si o sentimento de vergonha e de inferioridade próprio da decrepitude da idade, e encontravam a liberdade de se entregar sem reservas à sua imaginação e às suas recordações relativas às mulheres.?