Inteligência Emocional

Inteligência Emocional Daniel Goleman

Resenhas - Inteligência Emocional

Ana C. 14/08/2009

Não se enganem! NÃO é um livro de auto-ajuda!
Livro interessante que mostra através de inúmeros estudos científicos o quanto a inteligência emocional é importante para uma vida saudável.

Não se enganem! NÃO é um livro de auto-ajuda! Aqui, o autor mostra as vantagens de ser otimista explicando o PORQUÊ e mostrando o que acontece no cérebro e no corpo em geral. É diferente dos livros de auto-ajuda que simplesmente dizem que devemos ter Pensamento Positivo porque é lindo e que tendo isso tudo vai acontecer de bom pra gente!
ana 11/04/2020minha estante
To pensando em ler esse livro ?

Elainy.Zahailo 30/04/2020minha estante
É exatamente isso... Muito bom!

Josy 26/06/2020minha estante
Eu sempre fui louca pra ler esse livro.

Instagram: eduu_ilcasoechiuso 21/11/2009

Este é O LIVRO
Eu li este livro por indicação da minha mãe. Não pelo conteúdo, mas sim por ela tê-lo escolhido aleatoriamente da estante de livros do patrão dela - um padre. Quando acabei, pedi para que ela o lesse e entendesse onde foi que ela errou - ou acertou - comigo. Este livro me abriu a mente para muitas coisas, uma delas foi a minha relação com crianças. Eu não sou pai, mas tenho uma irmã de apenas 10 anos e hoje sei como conduzí-la mais ou menos pelos caminhos. Eu indico para todas as pessoas que pretendem ter seus filhos ou que convivem com crianças. Eu não pretendo ter filhos por motivos pessoais, mas vou adotar, com certeza. Li em apenas três dias, pois prendeu minha atenção. Nele também revela a importância de um pai na vida de um pequenino ser. Sei disso porque perdi meu pai aos dez e posso afirmar: não há nada pior que crescer sem um. Valorizem o que vocês tem. Em síntese, eu não dou DEZ para este livro, eu dou UM MILHÃO! Sinceramente o autor SURPREENDEU. Quem leu sabe como é bom, quem vai ler vai saber como é ótimo.
Italo 13/04/2010minha estante
que resenha *-* vou ler esse também.

Tainá 28/09/2014minha estante
Sua resenha fez eu me interessar pela leitura. Obrigada.

Jordão Barros 21/01/2016minha estante
Seu comentário me animou! Lerei-o no futuro.

Weverton.Cicotti 21/08/2016minha estante
Eu quero ler também esse livro futuramente me animou!

Moitta 13/05/2009

Saiba lidar com as emoções.
Particularmente interessante, traz a definição do que é e qual a importancia da inteligencia emocional no seu sucesso, na forma de lidar com pessoas, com as proprias emoções e as dos outros.
Traz diversos estudos como referencias, mostrando que muitas vezes um alto QI não significa muito no sentido de ter sucesso e felicidade se a pessoa não souber lidar com as emoções. Há uma parte mais fisiologica no inicio, explicando de onde vêm (fisicamente, como hormonios e etc) as emoções e porque, como lidar com elas, o que acontece quando estas ou aquelas particularmente são negligenciadas.
Realmente redefine o que é ser inteligente.

Joe 27/11/2011

Inteligencia Emocional
O livro é dividido em duas partes: a primeira técnica, onde são explicados mecanismos nerológicos envolvidos nos estímulos; e uma segunda, apresentando relatos de experiências de psicologia e sua relação com nosso cotidiano.
Indicado para pais, líderes e qualquer um que tenha interesse nas relações interpessoais.
Excelente.

Edu Oliveira 29/04/2009

Controle emocional
Há sempre preocupações, problemas e dramas a serem enfrentados em nossas vidas. Afinal, não vivemos no Paraíso (não por enquanto). Porém, sempre é possível contornarmos obstáculos e redefinirmos nosso modo de pensar e agir. Esse é o propósito deste livro: ensinar a termos a tranquilidade e o controle necessários para conduzir da melhor maneira possível nosso barco em águas tão turbulentas.

Paz não significa ausência de problemas, mas a exata percepção de que podemos enfrentá-los, esperançosos sempre no encontro da solução. Imaginar uma vida sem percalços é ser ingênuo demais. A paz vem da postura serena diante dos problemas. E essa condição o livro "Inteligência emocional" nos ajuda a conquistar.

Nathália 21/04/2020

Necessário!
Para quem é da área de Psicologia (independente da área de atuação) é um livro carregado de informações úteis e universais em nossa profissão.
Para quem não é, fica a dica para poder conhecer um pouco sobre o desenvolvimento da mente e da inteligência humana.
Livro excelente!!!

Luana.Paula 14/05/2020

Excelente livro
Confesso que este livro é muito mais do que esperava. O Autor se aprofunda em cada tema explorado, e esclarece muitas questões a respeito do QI, e coloca em cheque o conceito dos testes de QI como ferramenta mundial para medição da inteligência, visto que não leva em consideração ambiente nem circunstâncias em que cada pessoa está inserida. Traz a tona a emoção como parte integrante da inteligência.
Recomendo muito a leitura!

lininha_k 21/06/2020

Excelente leitura
Mesmo sendo um livro de quase 30 anos, é triste ver que muitas das coisas analisadas pelo autor ainda não foram colocadas em prática a nível de uma educação emocional.
Mas a leitura é incrível para aprendermos sobre como as reações acontecem e como podemos pelo menos tentar mudar isso (apesar de eu achar que não há como fugir de um profissional para uma tentativa bem sucedida).
Como professora, também me ajudou muito a entender certos comportamentos de alunos e a pensar em como posso reagir de uma maneira melhor.

Leitura mais que recomendada.

Miryan Jussara 15/05/2020

Livro acadêmico. Estudo científico sobre Emoções.
Intolerância, apatia, raiva, inveja, ciúmes, ódio... Nós e nossas toxidades. Em Inteligência emocional aprendemos a lidar c as emoções, a entender q existe QE (Quoeficiente Emocional), o quão importe ele é em nossas vidas profissionais e pessoais.

O q determina o sucesso? A felicidade? A satisfação pessoal?

Goleman em seu livro reúne diversas pesquisas ao longo dos anos sobre o Cérebro Emocional, ensina a ter consciência e a lidar c as emoções de maneira a ter sucesso emocional e consequentemente na vida.

Luís Antônio 30/08/2012

"Qualquer um pode zangar-se - isso é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e da maneira certa - não é fácil."
Aristóteles - Érica a Nicômaco
Luís Antônio 30/08/2012minha estante
Livro fantástico!!!

Dani 21/05/2020

Inteligência Emocional
Livro que detalha bastante as emoções e como é importante trabalhar a inteligência emocional na nossa rotina. Diferente da imagem que eu tinha do livro, não é uma leitura fácil e rápida! Contém muitos termos técnicos, ficando as vezes um pouco cansativo. Porém com muitas informações e embasado em muitos estudos científicos que envolvem o tema do livro.

Nyck 25/02/2020

Esse foi um livro que meu professor da graduação de Psicologia indicou diversas vezes para a turma. E agora posso entender o motivo, o autor traz dados científicos da importância da inteligência emocional e explicações fisiológicas das emoções de uma forma muito fluída que as vezes parece que você esta lendo um romance. Vale pontuar, que esse não é um livro de autoajuda,mas, sim, um livro para entender a importância e algumas dicas sobre o desenvolvimento da Inteligência emocional.

Franco 02/01/2017

Equilíbrio entre artigo científico e revista Super Interessante
Sempre que eu topava com esse livro eu achava que tinha o maior jeito de ser um daqueles títulos de autoajuda. Contudo, agora, depois de lê-lo, vejo que apesar de flertar sim com o gênero não é propriamente um estereótipo dele - raramente você encontra frases imperativas do tipo 'desenvolva sua inteligência emocional' e praticamente não existem guias passo a passo do tipo 'como se tornar alguém mais inteligente emocionalmente'.

Na verdade, o livro é um misto de artigos científicos com uma pegada mais casual no estilo da revista Super Interessante. Ou seja, há a citação de teorias e pesquisas sérias, mas com uma abordagem voltada ao público leigo (e talvez essa tradução seja um dos grandes méritos do livro). E vale mencionar que faz isso sem ficar insistindo em tiradinhas espirituosas ou recursos cômicos, que parecem ser um pecado comum hoje em muitos livros que tentam levar ao público leigo assuntos especializados.

O que aprendemos com o livro é uma dinâmica interior desconhecida por muitos (ou, ao menos, desconhecida até algum tempinho atrás, antes de toda uma onda espiritualista e 'conheça a si mesmo' que vem se tornando cada vez mais comum). A importância das emoções e das dinâmicas envolvidas nelas são ressaltadas, e acabamos entendendo um pouco mais sobre nossos limites e potencialidades - algo, pois, que vai muito além do saber calcular isso ou conseguir compreende a teoria da relatividade.

Seu problema maior, a meu ver, é que ficou muito restrito ao campo da psicologia (não sei se nas edições mais novas há adendos e anexos que me desmentem). Em diversos trechos há um flerte inevitável com aspectos culturais e históricos das emoções e do modo como as experimentamos, porém o autor sempre cai nos psicologismos e até mesmo biologismos. É uma pena, pois o livro teria muito a ganhar se desenvolvesse alguns aspectos elementares da sociologia e antropologia das emoções.

No mais, é uma leitura instrutiva e leve. Nos bombardeia com pesquisas curiosas cujos resultados servem sim para repensarmos nossa vida e nossas práticas - e é dessa forma indireta que o livro pode sim ser tido como de autoajuda. E a leitura se encaminha bem, contrapondo pesquisas com exemplos práticos ou ainda histórias pessoais do autor, o que afasta a monotonia típica da escrita puramente acadêmica.

Assim, apesar de ter sido escrito já há mais de duas décadas, é um livro que permanece interessante e de leitura fácil. E, afinal, todos temos nosso tantinho de burrice emocional.
Rebeca Anastácia 25/04/2018minha estante
Franco, é por que É um livro de psicologia. Tanto que na minha cadeira de psicologia da educação, meu seminário, o tema dado foi Daniel Goleman. Pelo meu professor, pelo livro e pelo o que eu vejo na internet, ele revolucionou a visão da psicologia quando saiu do cognitivismo (pragmático e racional demais), estudo das funções do cérebro para com as informações, e tornou a falar, mais embasada e objetivamente, dando nomes, às emoções humanas.
E bem na verdade, os coachings e livros de auto ajuda-atuais são fundamentados nesses estudos. Eu fui uma que torci o nariz quando soube do que ele falava, e não queria falar de auto-ajuda numa faculdade (!), mas aos poucos estou conhecendo o autor.

Go vegan 04/03/2020

Mais do mesmo
Assim como a maioria dos livros de autoajuda, daria pra dizer tudo em duas ou três paginas
Gudegois 04/03/2020minha estante
Vc gostou do livro?

Go vegan 04/03/2020minha estante
Achei mediano, não o recomendaria, a ideia central é boa, mas da pra ser dita em 5 páginas, mas como precisam compor um livro ficam enchendo de exemplos repetitivos o que torna a obra prolixa.

Gudegois 04/03/2020minha estante
Show! Valeu por responder! Boas leituras

Ricardo 15/02/2016

À frente do seu tempo
Lí esse livro a uns vinte anos atrás, na época o livro, era uma teoria de vanguarda que carecia de verificação. É impressionante como essa teoria, hoje é tão óbvia. Vários autores beberam na fonte desse livro nos últimos anos,enchendo as prateleiras das livrarias de livros de gestão empresarial e auto-ajuda.