Inteligência emocional

Inteligência emocional Daniel Goleman

Resenhas - Inteligência Emocional

Ana C. 14/08/2009

Não se enganem! NÃO é um livro de auto-ajuda!
Livro interessante que mostra através de inúmeros estudos científicos o quanto a inteligência emocional é importante para uma vida saudável.

Não se enganem! NÃO é um livro de auto-ajuda! Aqui, o autor mostra as vantagens de ser otimista explicando o PORQUÊ e mostrando o que acontece no cérebro e no corpo em geral. É diferente dos livros de auto-ajuda que simplesmente dizem que devemos ter Pensamento Positivo porque é lindo e que tendo isso tudo vai acontecer de bom pra gente!
ana 11/04/2020minha estante
To pensando em ler esse livro ?

Elainy.Zahailo 30/04/2020minha estante
É exatamente isso... Muito bom!

Josy 26/06/2020minha estante
Eu sempre fui louca pra ler esse livro.

Elvis Siqueira 04/01/2022minha estante
Eu estou lendo nesse exato momento é um livro muito bom e sua leitura é muito agradável... O livro ? Inteligência Emocional é carregado de estudos científicos...

Grazy 13/12/2022minha estante
Comecei a leitura hoje, depois volto para dar meu Feedback.

Clara 01/01/2023minha estante
eu acabei não entendendo esse livro ficou muito confuso, na maioria dos capítulos só tem "links" de outros artigos mas o autor mesmo quase não aborda os temas

Lais 31/01/2023minha estante
Sabe me dizer algum sobre auto-ajuda?

Pedro 02/02/2023minha estante
Oi Ana, comecei a leitura do livro, ainda estou na introdução, ele ensina maneiras de treinar a inteligência emocional?
Pois até agora ele indica que o QE pode ser desenvolvido

Nicolle70 24/03/2023minha estante
Alguém me fala como faz para ler?

Jose497 26/07/2023minha estante
Vou começar hoje. E gostei por não se tratar de autoajuda. Penso que devemos conhecer é a nós mesmos para ter o cajado da autoajuda na nossa vida.
Mas respeito os livros de autoajuda. Minha questão é que fui enganado (ou interpretei errado)

Giovana1125 19/02/2024minha estante
Eu também pensei que fosse de auto-ajuda,me surpreendi pq pra quem gosta de anatomia,fisiologia vai gostar lá explica bem como tudo acontece até chegar nas nossas decisões e como nos comportamentos em determinadas situações.

Rafaella.Sady 26/04/2024minha estante
Muito BOOM!! Só achei um pouco repetitivo

Luiz Souza 01/12/2023

Tenha IE kkk
O livro traz um estudo detalhado sobre como lidar com as emoções, como indentificar elas bem e de que maneira devemos agir nas situações do cotidiano.

Gostei muito do livro , show de bola.

Ótima leitura.

Danyelle22 18/06/2023

Início de um estudo.
Adorei este livro!
Começar a entender como as emoções se formam no cérebro está sendo maravilhoso!
Entender o funcionamento e a formação das emoções é essencial, principalmente para o melhorar nas relações interpessoais.
Foi frustrante conhecer o Sequestro de Amígdala e descobrir o quanto somos paralisados por este processo.
Além de conhecer a síndrome de Blackberry e descobrir que se está acabando com o foco atencional.????
Núbia Cortinhas 19/06/2023minha estante
Esse livro deve ser super interessante! Parabéns pela resenha! ?? ?? ??

Danyelle22 20/06/2023minha estante
Muito obrigada, Núbia!?
Realmente, o assunto é muito interessante!
Quero muito continuar o estudo do tema (já adquiri mais dois livros do mesmo autor), o problema é ter tempo. ?

Núbia Cortinhas 20/06/2023minha estante
Verdade! Disse tudo. Falta-nos tempo para lermos tudo o que queremos. ?

paula_ti_na_mente 19/02/2023

Como seria a sociedade atual
Se realmente houvesse empenho em ensinar às crianças inteligência emocional desde o início da vida escolar?
Eu mesma só pude nomear minhas emoções depois dos 35 e com muitos anos de terapia.
É uma leitura que precisa ser saboreada aos poucos, pois tem muitos detalhes a absorver e muitas notas ao longo dos capítulos. É incrível ver como funciona o cérebro emocional/racional e descobrir que com as ferramentas certas podemos ter uma vida mais equilibrada emocionalmente.

Giulipédia 15/03/2021

O que você entende por inteligência emocional?
Nesse livro, Daniel Godman trás o conceito de inteligência emocional, sua enorme importância no nosso cotidiano e os perigos da ausência dela. É um livro interessante, não digo que a linguagem dele é difícil, pois não é. Porém há alguns capítulos que envolvem respostas fisiológicas, e seria bom ter algum conhecimento em anatomia cerebral, não que isso atrapalhe a leitura e também nada que o Google não possa ajudar, mas é apenas uma dica para tornar a leitura um pouco mais proveitosa.

Inteligência emocional é a capacidade de lidar com as emoções de forma assertiva, sabendo suas origens e direcionando-as corretamente. Diferentemente do que alguns acham, pessoas portadoras de grande inteligência emocional ainda sente sim suas emoções, ainda sente raiva, tristeza, angústia, amor entre outras emoções, a diferença entre essas pessoas e as que não possuem ou não tem noção de sua inteligência emocional, é que as primeiras, enquanto conscientes de si, sabem como melhor lidar com uma situação conflituosa, geralmente são pessoas com um alto grau de empatia, e por isso consegue lidar com essas situações difíceis por terem mais facilidade de se colocarem no lugar do outro, lembrando que assim como qualquer coisa na vida, inteligência emocional deve ser aprendida e exercida, todos podem ter.

O livro fala sobre as respostas fisiológicas que nosso corpo trás ao sentir determinadas emoções e como elas fazem parte de uma longa cadeia evolutiva, extremamente necessária para o nosso desenvolvimento, enquanto espécie. E você aí reclamando de suas emoções hein? Lamento dizer, mas os únicos seres que não sentem naturalmente são os robô e as pedras, e acredito que você não iria querer ser um deles, não é?

O autor também trás trechos interessantes que acusam uma tendência de maior inteligência emocional nas mulheres do que nos homens, devido aos nossos processos civilizatórios desde a tenra infância. Infelizmente ainda existem pais que inibem os sentimentos dos meninos, principalmente as emoções negativas, como raiva, tristeza, frustração, que são emoções liberadas através do choro. Como meninos são ensinados a não chorar, eles reprimem essas emoções, ensina-se os homens então a "não sentir", "controlar suas emoções". Negam-lhes a sensibilidade, grave erro, pois as emoções não somem quando não sentidas, mas sim buscam outros caminhos para se manifestarem, geralmente através de explosões agressivas. Já as meninas são incentivadas a serem emotivas e a falarem mais sobre seus sentimentos, por isso mesmo, geralmente quando crescem tem muito mais consciência de suas emoções, são mais assertivas e controladas, e tem menos impulsos ou vícios destrutivos, como agressividade, consumo excessivo de drogas ou álcool.(Lembrando que há excessões e que essa não é a regra, porém essa é uma visão geral da nossa sociedade, onde as pessoas ainda cumprem papéis de gênero).

O autor trás os benefícios da inteligência emocional para setores trabalhistas, como grandes empresas de CEOs, hospitais e principalmente nas escolas, assim como na criação de filhos e nos relacionamento amorosos. Acusa seus prejuízos em ausência a essa inteligência tão essencial, mas ainda tão pouco trabalhada na população. Espero que com essa resenha, você se sinta inclinado a buscar aprimorar a sua inteligência emocional, para beneficiar não apenas seus relacionamentos interpessoais, assim como sua própria saúde física te tornando uma pessoa mais leve e mais autoconsciente de si mesma. Recomendo muitíssimo e boa leitura a todos!

Leonardo455 13/03/2023

Essencial
Um livro que todo mundo deveria ler, pois o tema "inteligência emocional" não é um tema trabalhado nas escolas e é tão importante ou até mais do que as matérias técnicas aprendidas nessas instituições. As pessoas falham na escola, na faculdade e na vida, nao pela deficiência no QI, mas pela falta de inteligência emocional para lidar com as adversidades.
O livro só não é muito prático, é bem técnico e teórico na verdade. Ao meu ver poderia ter mesclado teoria e prática, mas como não é o caso, recomendo sua leitura e posteriormente a leitura do livro "trabalhando com a inteligência emocional", que é bem mais prático e é do mesmo autor, Daniel Goleman.

Layara7 10/10/2023

Um livro que te ajuda a entender e identificar os sentimentos e emoções e como eles interferem na sua vida e tudo isso com base em estudos científicos. É uma fonte riquíssima de conhecimento que te faz aprender mais como não ser levado pelas emoções e te ensina à identificá-las diante das adversidades.

Instagram: @leitor_eduardo 21/11/2009

Este é O LIVRO
Eu li este livro por indicação da minha mãe. Não pelo conteúdo, mas sim por ela tê-lo escolhido aleatoriamente da estante de livros do patrão dela - um padre. Quando acabei, pedi para que ela o lesse e entendesse onde foi que ela errou - ou acertou - comigo. Este livro me abriu a mente para muitas coisas, uma delas foi a minha relação com crianças. Eu não sou pai, mas tenho uma irmã de apenas 10 anos e hoje sei como conduzí-la mais ou menos pelos caminhos. Eu indico para todas as pessoas que pretendem ter seus filhos ou que convivem com crianças. Eu não pretendo ter filhos por motivos pessoais, mas vou adotar, com certeza. Li em apenas três dias, pois prendeu minha atenção. Nele também revela a importância de um pai na vida de um pequenino ser. Sei disso porque perdi meu pai aos dez e posso afirmar: não há nada pior que crescer sem um. Valorizem o que vocês tem. Em síntese, eu não dou DEZ para este livro, eu dou UM MILHÃO! Sinceramente o autor SURPREENDEU. Quem leu sabe como é bom, quem vai ler vai saber como é ótimo.
Italo 13/04/2010minha estante
que resenha *-* vou ler esse também.

Tainá 28/09/2014minha estante
Sua resenha fez eu me interessar pela leitura. Obrigada.

Jordão Barros 21/01/2016minha estante
Seu comentário me animou! Lerei-o no futuro.

Weverton 21/08/2016minha estante
Eu quero ler também esse livro futuramente me animou!

Rondinelli.Alves 13/05/2023

A importância de ter inteligência emocional
Não é um livro de auto ajuda e sim cientifico onde se relata resultados com muitos indivíduos sobre a importância de se ter inteligência emocional.

Iga1.diass 19/04/2022

Livro muito bom
O começo é um pouco denso, pois trata de toda a neuroanatomia do cérebro, e pra quem não tem tanta familiaridade pode ser complicado assimilar tantos termos. Porém, no decorrer da leitura o livro vai ficando mais interessante e gostoso de se ler. Já no final do livro, o assunto se torna um pouco repetitivo com tantos exemplos citados pelo autor.

No geral a leitura foi bem construtiva, rica informação. No entanto, pelo livro ser antigo, algumas informações e teorias se encontram desatualizadas, pois desde a sua publicação tivemos muitos avanços científicos na área. Parabenizo o autor, por preparar o terreno para que outros estudiosos pudessem subir em seus ombros, e desta forma conseguir enxergar mais longe os horizontes do conhecimento.

Fenrir 19/01/2024

Livro bem cansativo
Achei razoável, foi com uma expectativa e ideia e foi praticamente outra, acho que o autor foi falando de relatos demais e pouco falou como melhorar ou treinar sua inteligência emocional
DEA 20/01/2024minha estante
Interessante sua resenha, pois tenho grandes expectativas sobre esse livro. Vamos ver se vou gostar quando eu ler....

Miryan Jussara 20/01/2024minha estante
Concordo c vc @Fenrir2. Ele não ensina a gente como desenvolver a inteligência emocional. Só explica de acordo com a neurociencia como as emoções são processadas e traz estudos na área. Parece mais uma dissertação de mestrado.

Fenrir 20/01/2024minha estante
Sim, livro acadêmico apenas ao meu ver

Zenaide.Mota 26/07/2021

Um bom resumo para este livro: ??
Enquanto houver guerra no seu interior, nenhum lugar no mundo lhe trará paz. Por isso, cuide bem de seus pensamentos e de suas emoções.
Muito bem detalhado, com estudos e suas fontes, importância de termos uma educação emocional desde criança e ao longo da vida adulta.
Recomendo para quem quer entender a inteligência emocional em nós e nos outros, benefícios e a sua prática. ?
Para mim, também ficou a reflexão do quanto precisamos disso, principalmente aos jovens.

Paloma 04/04/2022

Autoconhecimento
Ótima leitura!
Aprender como funcionam nossas emoções e os mecanismos que as desencadeiam é essencial para que possamos lidas melhor com nós mesmos e com os outros.

"Autoconsciência é a pedra de toque da inteligência emocional"

Uma das coisas mais interessantes foi entender o quanto o cérebro é flexível e está em constante aprendizagem; e por isso as falhas em aptidões emocionais podem ser reparadas. Muitos comportamentos, sentimentos, atitudes que se apresentam como limitantes e dificultam nossa vida podem ser mudados, por mais enraizados que sejam.

Sobre a linguagem do texto: ainda que possua muitos termos científicos, achei bem tranquila e acessível, pois o autor utiliza bastante situações cotidianas para explicar seu argumento.

Super recomendo!

Mayara961 14/08/2023

Livro longo e antigo, porém interessante. Tem bons exemplos, mas na maioria das vezes é cansativo, tornando a leitura maçante.