O Rei Lear

Gentil Saraiva Junior

Resenhas - O Rei Lear

Fernanda631 21/01/2023

O Rei Lear - William Shakespeare
O Rei Lear foi escrito por William Shakespeare com sua primeira apresentação em 26 de dezembro de 1606.
A grande maioria das peças tem uma riqueza não apenas literária, mas filosófica, psicanalítica e política. Shakespeare foi, sem dúvida alguma, ao lado de Miguel de Cervantes, o maior poeta da literatura mundial.
Lear é um rei idoso da Grã-Bretanha que decide se afastar do trono e dividir o seu reino entre suas filhas. Para ter certeza da lealdade, ele testa as filhas exigindo uma resposta à sua grande questão: o quanto elas o amam. Suas filhas mais velhas Goneril e Regana dão ao pai respostas lisonjeiras. Cordélia a filha mais nova fica em silêncio.
Lear então convoca suas três filhas, Goneril, Regan e Cordélia, e os maridos das duas primeiras, os duques de Cornwall e Albany respectivamente. O rei explica que, por causa da idade, pensa em repartir o reino entre as três, em função da quantidade de amor que elas sentem pelo pai.
Para ter certeza da lealdade, ele testa as filhas exigindo uma resposta à sua grande questão: o quanto elas o amam. Goneril e Regana (as filhas mais velhas de Lear) dão ao pai respostas lisonjeiras. No entanto, Cordélia, a filha mais nova e favorita de Lear, permanece em silêncio, dizendo apenas que as palavras são muito pouco para expressar o quanto ela o ama.
Goneril e Regana, hipocritamente, expressaram um amor ilimitado por seu pai, mas Cordélia, a caçula, mostrou-se incapaz de dizer em palavras vazias que manchem com interesse o profundo amor que ela sente pelo pai, o rei. Lear não aceita essa resposta, fica furioso e renega Cordélia.
O rei da França, que havia cortejado Cordélia, diz que deseja casar-se com ela mesmo assim, e Cordélia segue para França, sem a bênção do pai.
Ao se aposentar do reino, Lear descobre que sua decisão não foi a mais apropriada, foi um grande erro. Suas filhas mais velhas recebem de herança uma parte do reino, e praticamente o expulsam, traindo-o. Goneril, tendo conseguido do seu pai o que queria, despreza-o e mostra sua ingratidão de forma maligna. O mau comportamento das duas cruéis irmãs, e de seus maridos, faz com que o rei fuja.
O rei acabou fugindo do castelo de suas filhas juntamente com o Bobo e Kent, um nobre que lhe é fiel. Lear lentamente enlouqueceu após tantas coisas que lhe aconteceu após fugir de seu próprio reino. Paralelamente a essa história, a um nobre chamado Gloucester que também enfrenta problemas familiares. Seu filho ilegítimo Edmundo engana-o ao fazê-lo acreditar que seu filho legítimo Edgar está tentando matá-lo. Para fugir da perseguição de seu pai e se livrar da morte, Edgar se disfarça de mendigo.
Quando Gloucester percebe que as filhas de Lear traíram a confiança de seu pai, decide ajudar o amigo apesar das inúmeras ciladas em que ele pode se envolver. Regana e seu marido Cornwall descobrem-no ajudando Lear, e ambos o condenam por alta traição. O preço que Gloucester pagará será a escuridão da cegueira. E, cego, o abandonam no campo. Ele acaba sendo ajudado por seu filho disfarçado de mendigo, que o leva para Dover, onde Lear está.
Em Dover, eles acabam encontrando o exército francês liderado por Cordélia, em um esforço para salvar a dignidade do seu pai. Edmundo aparentemente se envolve com as filhas mais velhas do rei, Goneril e Regana, cujo marido, o Duque de Albânia, é cada vez mais simpático à causa de Lear. Ambos conspiram para matar o Duque.
Gloucester está cego, como já foi dito. Gloucester percebeu tarde demais a tolice em assumir que o mundo funciona através de noções de justiça e comportamentos morais. A sua infelicidade é tamanha que o suicídio parece ser o seu destino, mas Edgar o salva. Cordélia, inteirada por Kent de todos os terríveis acontecimentos, vai da França (seu novo reino) para a Inglaterra, para ajudar seu pai e mostrar seu amor de filha, cena essa citada anteriormente em que ela esta em Dover liderando um exercito. Lear está louco, mas, repousando aos cuidados de Cordélia, volta a ter alguns momentos de lucidez.
Enquanto isso, as tropas inglesas, lideradas por Edmundo, derrotam o exército francês liderado por Cordélia. Lear e Cordélia são capturados. Na batalha, Edgar duela e mata Edmundo. As duas irmãs (mais velhas) lutam entre elas e se aniquilam. E Cordélia é condenada à morte.
Lear entra em cena com Cordélia morta nos braços. Seu desespero é tão grande que ele cai de dor. Na cena final da tragédia sobrevivem apenas Kent, o duque de Albany (Albânia) e Edgar. Albânia, Edgar e o idoso Kent são deixados para cuidar do reino sob uma nuvem de penumbras e arrependimentos.
Rei Lear é uma peça brutal, em que a crueldade humana e os acontecimentos terríveis nos levam a perguntar se existe alguma possibilidade de justiça no mundo.
A insensatez e a sabedoria andam de mãos dadas. Os momentos de sabedoria de Lear, em minha opinião, podem ser encontrados através de duas fontes: o Bobo e a sua filha, Cordélia.
O Bobo desempenha um papel importante. Sua integridade é vista durante suas falas com o rei. O Bobo faz aquilo que ele acredita estar certo. Ele reconhece que é uma das poucas pessoas que o rei ouve.
Por outro lado, quando Lear acorda de sua jornada existencial, ele abraça o amor de Cordélia. A devoção da filha mais nova ao pai, embora a princípio ingênua, é mostrada com poucas palavras, mas com atos eloquência, e representa o amor na sua forma mais pura.
Assim como sua filha preferida sempre fora fiel a si mesma, Lear aceita sua condição humana finita e mortal. É um novo homem que assume a responsabilidade de suas decisões.
Rei Lear é uma das mais perfeitas peças dramáticas de Shakespeare. Seu tema principal é a ingratidão, em razão da qual as personagens puras, como Cordélia, filha de Lear, têm um final trágico. A maldade das personagens impuras — as outras filhas de Lear e Edmund — desencadeia uma tormenta de loucura, ódio, morte e dor.

AnaP14 13/01/2023

Pobre rei Lear
A leitura da obra proporciona reflexões importantes e possui críticas pertinentes. Achei interessante observar ma realidade vários aspectos presentes no livro.

Yngleb 08/01/2023

Sou uma Shakespeariana
Primeira vez que li Shakespeare e, fico pensando porque demorei tanto.

'O Rei Lear' fala sobre um rei que tomado por sua vaidade é impedido de ver a maldade e as traições de suas filhas, porém, apenas uma das 3 filhas é a única que o ama. Mas é deserdada pelo próprio pai que acaba perdendo o juízo.

Marion 01/01/2023

Casos de Família
O rei Lear tinha 1/3 de chances de fazer uma boa escolha, mas por vaidade fez a escolha errada e tudo acabou em tragédia, especialidade de Shakespeare.

sanuelrs 30/12/2022

Rei Lear
Uma grande tragédia de Shakespeare, Rei Lear trata de intrigas, traições, loucura e guerra. Muitas reviravoltas e personagens ardilosos: basicamente, todas as opiniões sobre elas são alteradas entre o começo e o fim da trama.
Shakespeare é sempre uma grata surpresa.

Gabriel1994 28/12/2022

Jurias de amor, precipitadas atitudes, da traição e do fim.
Muito bom esse livro! Segunda Tragédia, peça, livro, obra do fabuloso William Shakespeare que leio e foi uma leitura formidável e satisfatória que finalizei em pouco tempo!

Com um linguajar mais afiado, atrevido, impetulante e mordaz (no bom sentido)... Shakespeare trás uma Tragédia repleta de acontecimentos.

Ganância, Traição, Desprezo, Falsidade, Perdão, Arrependimento, Ódio, Rancor, Sangue... Tudo isso representa muito bem o que é essa obra!

Desde o momento inicial lidamos com um erro, a ansiedade precipitada de Lear ao definir a herança de suas filhas, tomando atitudes movidas pelo orgulho de forma completamente errante, sacando uma das filhas por não sentir "suficiência" no seu declarar e postura em relação ao que iria ser herdado. Dando total crédito as outras duas que no futuro provaram que jurias de amor e lealdade não são a mesma coisa que amor e lealdade.

Assistir o declínio, a ruína e o desprezo que caiu sob os ombros de Lear é realmente trágico e triste! Imagino a solidão e o desespero que lhe acometeu e a ficha que lhe caiu ao perceber o erro ou o equívoco... Tais percepções deram-lhe a alcunha de louco e descabido de razão.

Teriam razão de acusar-lhe de louco? A loucura de fato lhe arrefeceu? Ou dado conta da verdade tudo que restou ao fracassado Rei Lear fora a loucura?

Sua ira, raiva e ódio foi um ponto marcante no final da obra o que resultou o sangue que escorreu e o fim que levou a todos...

Uma leitura muito boa que finaliza o ano de 2022. Shakespeare foi uma surpresa para mim esse ano, não esperava gostar tanto de ler.

Com a licença do comparativo, não chega aos pés de Macbeth, mas ainda assim é uma Tragédia muito confortável de ler.

Recomendo muito!!!

Izzy 19/12/2022

"Tu não devias ter ficado velho antes de ter ficado sábio".
Mais uma trágica peça de Shakespeare.
Sobre ingenuidade, traição e a presença da natureza inescrupulosa do ser humano, tão bem retratada nas suas obras.

O bobo que de bobo não tinha nada e um rei ingênuo que na verdade era o bobo da história representam o que eu ouvi por aí certa vez sobre o estereótipo do velho sábio: "com o tempo dá pra acumular sabedoria mas dá pra pra acumular muita burrice também".

Lígia 07/11/2022

A leitura não me prendeu muito e as vezes ficava perdida na mudança repentina da narrativa mas no geral eu até que gostei.

Luciana 22/10/2022

Reflexão
Um bom livro que fala da ingratidão das filhas perante ao pai mas que ressalta também a ingratidão do pai com a única filha que poderia cuidar dele . As vezes ficar velho não vem junto a sabedoria. Levando assim a morte de tantos.

@tigloko 21/10/2022

A razão em meio a loucura
Casos de Família, tema: entreguei meu reino para minhas filhas, que se revelaram umas cadelas ingratas, exceto a caçula kkkk. Brincadeiras à parte, foi uma excelente peça. Tem aquela forma de contar a história presente nas peças de Shakespeare, só que aqui potencializada ao máximo na tragédia. Realmente senti que estava lendo uma tragédia. É tanta intriga palaciana, traição, morte que o negócio foi pesado.

Os monólogos do Rei Lear são memoráveis, demonstram toda sua tristeza e loucura posterior com a traição das filhas. O arrependimento por deserdar a caçula, a única que de fato o amava. E mais uma vez, o Bobo tem razão e ninguém escuta.

Aliás, a loucura é tema central dessa peça, são alguns as personagens que demonstram esse aspecto ao longo da história.

Fora isso a narrativa do Conde de Gloucester também foi incrível, com a trama do filho bastardo Edmundo tentando usurpar o lugar do irmão Edgar. Essa história paralela foi tão boa quanto a principal. E acaba se interligando muito bem com as outras partes da peça.

"O amor esfria, a amizade se rompe , os irmãos se dividem. Na cidade, revoltas, nos campos, discórdia; nos palácios , traição ; e se arrebentam os laços entre pais e filhos."

Recomendo.

Jamile162 17/10/2022

MUITO difícil de ler, mas eu já esperava.
Tinha umas coisas que eram até engraçadas (principalmente os xingamentos). O final foi BEM trágico.
No geral foi bem legal.

Fernanda631 11/10/2022

O Rei Lear
A tragédia Rei Lear é considerada uma das quatro maiores tragédias de William Shakespeare, tendo também Otelo, Macbeth e Hamlet como as principais.
O Rei Lear é uma tragédia Shakespereana da mais alta classe, nela vemos tudo o que caracteriza uma peça escrita pelo bardo: personagens memoráveis, passagens cômicas brilhantes, alívio cômico hilário e muito drama.
O enredo da tragédia relata o declínio do Rei Lear ao desejar dividir o Reino entre suas filhas Cordélia, mais nova, Regana e Goneril, mais velhas, de maneira injusta, apenas porque sua filha Cordélia não satisfez seu ego desejoso de bajulação. Cordélia é o elemento de desequilíbrio que traz a tona a insanidade de Lear.
Shakespeare, em suas tragédias, presenteia-nos com temas existenciais que são os responsáveis por retomarem reflexões que até hoje reverberam na contemporaneidade. A temática de um Rei enlouquecido e cego, diante de si e dos outros, que faz com que sua filha mais nova, Cordélia seja banida do Reino, pois não quer ser como a sociedade da época, envolta por atos corruptivos e favorecidos a lisonja do Rei, desestabiliza a mínima lucidez de Lear e com isso acarreta em consequências irreparáveis.
Misto único de conflito familiar e crise política, de amor e ódio entre pais e filhos. Muitas vezes considerado o ápice da produção dramática de Shakespeare, Rei Lear começa quando um rei idoso, em busca de um sucessor, acaba por escolher duas filhas indignas de sua confiança, em vez daquela que o ama. Por conta desse erro, ele se vê despojado de seu poder, condenado a uma vida miserável de horror e insanidade.
Nenhuma peça de Shakespeare foi tão longe na junção de traços grotescos, fantásticos e violentos, nos contrastes do humano, em cenas absurdas e impactantes repletas de ardis improváveis que envolvem a mente do leitor numa névoa que se mostra cada vez mais uma poderosa criação narrativa.
O elo de Rei Lear com a contemporaneidade fica evidente seja no caráter niilista ou nas insinuações pré-psicanalíticas da obra. Situada em um universo impiedoso, a tragédia sombria e brutal de Shakespeare é uma obra-prima imponente e fundamental, uma poesia feroz e de amplo escopo imaginativo.
Que tragédia bem escrita e real! Que filhas do rei tão cruéis e filho do Duque tão cruel! Mas Shakespeare sabia como contar uma história e fazer com que reflitamos.
Cordélia tem muito a ensinar a todos nós, amou seu pai sem idolatria, foi humilhada e deu-nos uma lição só no fim do livro. Kent e Gloucester ensinam sobre o valor da amizade, e Edgar ensina sobre força, pois a teve mesmo sendo condenado por algo injusto.
O texto é riquíssimo em linguagem, metalinguagem, referências e metáforas, é muito fluído e os acontecimentos te deixam excitado para ver o que vai acontecer e inspira uma certa expectativa de quem vai morrer em seguida, uma vez que tem muitas mortes na peça.
Sinceramente, é uma versão mais adulta de Shakespeare, os personagens são cheios de maldade, hostilidade, manipulações e traições, nessa obra é tudo muito trágico.
Shakespeare nunca decepciona linda história! Trágica, mas linda!

Renata 17/09/2022

Depois de ler Macbeth e assistir entrevistas do elenco de Sucession falando que a série é basicamente um Rei Lear, precisei ler este aqui. Mas a leitura foi sofrida, talvez eu tenha lido no momento errado, tive diversos problemas de foco. Talvez daqui uns anos eu releia e ame, mas por enquanto a nota é 3/5.