O Rei Lear

O Rei Lear William Shakespeare
Gentil Saraiva Junior

Resenhas - O Rei Lear

Isabellecavalcanti 29/06/2021

A peça mostra a ganância, o narcisismo, todo tipo dê mau-caratismo existente no interior humano e o pior dos pecados, um filho se voltar contra os pais.
Sinceramente demorei um pouco para terminar, porque a forma como foi escrito me deixava cansada de ler, mas não mentalmente, e sim fisicamente, como se não conseguisse respirar kkkk ?não sei, só sei que foi assim?

Michele 22/06/2021

Uma boa história mas texto um pouco confuso em certas partes (mesmo já tendo duas experiências anteriores com peças do autor)

Bruno @viagempelomundodoslivros 15/06/2021

O Bardo como sempre genial...
Como visto em outras obras do autor, Shakespeare não criou o seu enredo do zero, pois no século XII, Geoffrey of Monmouth conta a história de Lear como sendo parte da história da Inglaterra. Mesmo antes disso, a figura de Lear já era tida como lendária, presente em outras narrativas e poemas. A história começa com o Lear, o idoso Rei da Bretanha, querendo medir o grau de amor de suas 3 filhas, para então dividir proporcionalmente as suas terras, conforme o amor demonstrado. Ocorre que duas de suas filhas, Regan e Goneril, mesmo não possuindo tal amor pelo pai, mas sim interesse em seus bens, desfilam belíssimas palavras para o pai que fica muito satisfeito com as declarações. Por outro lado, Cordélia, a filha que de fato amava profundamente o pai, é sucinta em seu discurso, dizendo que o ama o pai como caberia a uma filha. Então, Rei Lear fica desapontado e ao mesmo tempo furioso com Cordélia, deserdando-a e dividindo seus bens apenas entre Regan e Goneril, erro este que depois ficaria claro aos olhos do Rei, porém não a tempo de evitar os tristes acontecimentos que estariam por vir. Tendo em vista se tratar de uma tragédia shakespeariano, vocês podem imaginar que muitas traições e mortes acontecem, de modo que o autor consegue trazer uma forte crítica a falsidade e o "puxa saquismo" de seu tempo. No outro núcleo da peça, temos o Conde de Gloucester sendo enganado por seu filho bastardo Edmundo, fazendo-o pensar que seu filho legítimo Edgar desejava a sua morte. Também neste núcleo temos traições e mortes causadas a partir do desejo descontrolado de poder. Não achei esta obra tão fluida como as dos meses anteriores, até por conta da complexidade da trama e suas reviravoltas em ambos os núcleos da peça, de todo modo achei uma excelente história contada de forma genial pelo Bardo.

Gabriela.Moraes 06/06/2021

Traição e ambição
Traição e ambição assim se resume o livro.
Um pai na qual preferiu acreditar em palavras de suas filhas, e deu de cara com a Traição dessas ambiciosas filhas.

Fernandes 03/06/2021

Indico este livro para pessoas que pretendem uma história onde tem frases cortantes e um envolvimento estridente. A cada pagina você encontra um mistério pra poder seguir em frente e surtar com casa frase. Enfim. W. Shakespeare.

Aline 07/05/2021

Excelente
Com certeza é um dos meus livros favoritos escrito por Shakespeare. O formato da história já foi explorado por outros autores, mas ainda assim vale a pena ler.

Melina 02/05/2021

Rei Lear
É uma tragédia que tem por tema loucura, ganância, ingratidão, mentiras e traições. O rei Lear decide repartir seu reino entre suas três filhas, na medida do amor que cada uma expresse. O rei toma uma decisão estúpida, baseada na bajulação das duas filhas mais velhas, deserdando e rejeitando a única filha que lhe tem amor. E aí tudo começa a desandar, uma disputa por poder desencandeia várias tragédias. Uma obra-prima.

Elexandra.Amaral 01/05/2021

Palavras ao vento
Em "A tragédia do Rei Lear", Shakespeare narra as desventuras de um rei que decide dividir o reino entre suas três filhas, as quais são convidadas a declarar-lhe o seu amor e a tecer-lhe elogios.
Seduzido pelas palavras das duas filhas mais velhas e desgostoso com a simplicidade da mais jovem, Lear cede à vaidade e despreza a sabedoria para tornar-se presa de uma armadilha criada por si mesmo.
No entanto, nem tudo é treva e, entre uma trama e um diálogo, Shakespeare presenteia o leitor com passagens divertidas e momentos de êxtase (Goneril, bem feito!).

@Matcholo 17/04/2021

Gostei muito dessa peça, os personagens e o enredo são bem interessantes. Mesmo Shakespeare não sendo muito minha vibe (como já deu para ver nas resenhas dos livros dele que li) esse me agradou bastante, com destaque para a personagem Cornélia, muito bem trabalhada.

Johnny12 11/04/2021

Rei Lear...
Bom, esse foi meu primeiro livro de Shakespeare, e foi uma experiência muito positiva.
Confesso que estava com medo de ler porque né, É O SHAKESPEARE, mas foi uma leitura super fácil.
A história é muito boa e te envolve, porém as vezes achei os acontecimentos um pouco repetitivos

Star Blue 20/03/2021

Trágico, mas de probidade!
Enquanto me envolvia no último ato da peça tentei não imaginar as tragédias que ocorriam, só assim pra conseguir conter o choro preso na garganta.

Essa peça é um belo exemplo do único fim que chega o homem ou a mulher quando se tornam vencidos pelas coisas vis da vida, cegos pela luxúria, riqueza e poder.

Achei lindo o amor verdadeiro de uma filha por seu pai - mesmo que amaldiçoada pelo próprio - mas o trágico fim foi desolador... enfim, uma história forte. ?
DANILÃO1505 09/10/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

franchesca.copp 01/03/2021

Uma tragédia
Nada melhor que o próprio gênero da peça teatral para defini-la bem: uma tragédia. Todas as palavras, todas as vírgulas, todas as falas conversam para que as personagens vivam os piores e mais desgraçados dias de suas vidas kkkkk