O Rei Lear

O Rei Lear William Shakespeare
Gentil Saraiva Junior




Resenhas - O Rei Lear


198 encontrados | exibindo 166 a 181
1 | 2 | 3 | 4 | 12 | 13 | 14


Braguinha 23/06/2017

Obra menor
Uma obra menor do bardo inglês.
comentários(0)comente



Mariane Bach 10/05/2017

"Não está vazio o coração cujo som, por isso mesmo, não ressoa"
Rei Lear é um velho rei que promove uma cerimônia de adulação com a finalidade de repartir o reino entre suas três filhas: Regana, Goneril e Cordélia. As duas primeiras realizam um excelente discurso, afirmando que amam o pai acima de tudo; Cordélia, no entanto, não consegue imitar a fala hipócrita das irmãs, alegando não conseguir trazer o coração à boca. Por isso, então, seu pai, em uma atitude extrema, deserda-a e expulsa-a do reino, sob a acusação de ingratidão e orgulho. Essa atitude de Lear desencadeia toda a tragédia da história, que é marcada por falsidade, ambição e soberba.

"Julgas que o dever terá medo de falar quando o poder se curva à adulação? A honra tem de ser sincera quando a majestade se perde na loucura. Conserva o teu comando, considera e reflete, freia esse impulso hediondo. Respondo por minha opinião com a minha vida; tua filha mais moça não é a que te ama menos; não está vazio o coração cujo som, por isso mesmo, não ressoa."

comentários(0)comente



Ricardo Rocha 20/02/2017

listado entre livros que descrevem os sintomas de alzheimer... não lembro
comentários(0)comente



none 20/02/2017

Vergonha, Martin Claret
Tradução/revisão deixa a desejar. Na hora h em uma disputa o conde Gloucester é atingido por um golpe de espada no rosto perdendo o 'ALHO' e o leitor a paciência.
comentários(0)comente



Ulisses 13/12/2016

Excelente tradução de Millôr Fernander.

Quem puder assista ao filme (melhor seria dizer uma peça filmada) com Ian McKellen como o Rei Lear. Uma interpretação mesmerizante.
comentários(0)comente



tray 19/10/2016

Enganação do amor
( Rei Lear)

Segunda peça de Shakespeare que leio e saiu mais uma vez sem fôlego, aqui o cenário é a herança de um reino entre três irmãs , porém só duas consegui o reino, a caçula acaba sem nada .

O rei está velho e acaba pedindo para as filhas lhe convencer do porque ele daria uma parte de reino a elas , as duas mais velhas vão adoçando o coração do pai dizendo o quanto ama ele e o quanto ele é importante , muito mais que o seus maridos e isso agrada o rei

Já a mais nova diz a verdade , diz que o ama , porém não poderia amar ele mais que um futuro marido e diz que as irmãs mentes quando dizem que amam o pai mais que o marido, e o rei acaba dividindo as terras com as duas mais velhas.

A peça vai além dessa disputa de reino, Shakespeare trabalha a ambição o falso amor, moral , a loucura e o suicídio como remédio para o reconhecimento de uma verdade .

Mais uma vez as mulheres tramaram e deram o ponto da peça , as duas irmãs que se apaixonam por Edmund o filho bastardo do duque, que acaba conspirando contra o pai e o irmão Edgar, as irmãs comentem loucuras por uma falsa declaração de Edmund e o reino começa a ruir

Rei Lear fica louco quando entende que escolheu errado, a loucura acaba lhe dando um conforto de sua decisão egoísta, já o duque pai de Edmundo e Edgar acaba tentando suicídio ao entender que o filho bastardo conspirou contra ele, é interessante observar como Shakespeare faz seus personagens lidarem com o reconhecimento de suas verdades , sempre suicídio ou a loucura.

A peça tem cinco pontos interessantes : o amor , velhice , poder , moral e consequência da verdade , a todo mundo Lear acha que é amado pelas duas filhas que herdaram suas terras , mas ao decorrer da peça se descobri velho é inútil para o estado

Depois tenta inutilmente lidar com essa verdade . Já seu amigo o duque deitou-se com uma mulher fora do casamento e renegou o filho por um tempo e depois caiu de amores por sua beleza e cegou seus olhos e seu coração lhe dando poderes sobre o reino que era de seu filho legítimo

No fim quem amou mesmo Lear foi sua filha mais nova , mas não era um amor real e com rasuras que o rei queria , e aí fico me perguntando será que não temos sido Lear na vida real ?!

Quantos amores açucarados tivemos que nos cegaram ?! Por que nos assustam amores práticos ?!
comentários(0)comente



Nena 15/08/2016

Rei Lear é uma tragédia de Shakespeare q foi amplamente adaptada em teatros e cinemas. Tbém inspirou diversas obras literárias. Trata-se da história de um rei q resolve dividir seu reino entre suas três filhas. A partir daí desenrola-se uma trama de ambição, traição, mentiras, poder, loucura e injustiça. Particularmente gosto mais de Hamlet e Otelo, mas não deixa de ser uma leitura indispensável.
comentários(0)comente



Luciano Luíz 10/04/2016

REI LEAR de SHAKESPEARE é mais um considerado como a obra máxima do inglês, mas, achei lerdo demais, monótono, com conversas sem emoção. O rei simplesmente vai se desfazendo de seus entes, mais precisamente de uma filha, que tem de casar e blá, blá, blá... Acho que ler vários textos shakesperianos seguidos faz com que os mesmos percam parte de seu sabor... Não me envolvi nessa peça, da mesma forma que MACHBET, que ao menos cheguei ao final...
No meu gosto, ficaram obras como ROMEU E JULIETA, A MEGERA DOMADA e HAMLET... Enfim, fazia tempo que eu não abandonava um livro... Talvez numa releitura no futuro eu me interesse mais...

Nota: zero

L. L. Santos


site: https://www.facebook.com/L-L-Santos-254579094626804/?fref=ts
comentários(0)comente



Lista de Livros 25/10/2015

Lista de Livros: O Rei Lear, de William Shakespeare
“– Não devias ter envelhecido antes de ficares sábio.”
*
“– Louco é quem se fia na mansidão do lobo, na saúde do cavalo, no amor de um rapaz e no juramento de uma prostituta.”
*
“– O que para os garotos são as moscas, nós somos para os deuses: matam-nos por brinquedo.”
*
Mais do blog Lista de Livros em:

site: www.listadelivros-doney.blogspot.com.br/2015/10/rei-lear-william-shakespeare.html
comentários(0)comente



Natália Coelho 09/02/2015

Orgulho e Vaidade
Está na hora do rei se aposentar. E para decidir qual das três filhas herdará a maior parte do trono, ele pede a resposta para uma simples pergunta: "Qual de vocês possui o maior amor?". Insatisfeito com a resposta da filha predileta, Cordélia, que "somente" o ama com o amor de uma filha, o rei a deserda e a entrega para o Rei da França, dividindo assim o reino entre Goneril e Regana. Mas suas decisões o traem quando suas duas filhas discordam com seus termos de 100 cavaleiros e decidem em deixá-lo de fora de todas as decisões tomadas.
Desonrado em desgraça, rei Lear precisa lutar contra a loucura e a decepção enquanto tenta achar um local para se hospedar. No meio tempo, Edgar, filho do Conde de Gloucester luta contra as mentiras que seu irmão bastardo, Edmundo, conta para seu pai, que o deserda, fazendo-o fugir. Enquanto boatos que a França está em meio a decisão de invasão, os seguidores do rei precisarão fazer com que o reino continue de pé e que honre o velho Rei Lear.
Típica estória "shakesperiana", vamos como a vaidade de personagens afetam os relacionamentos e seus destinos, como por exemplo o rei, que deserdou a própria filha por não se sentir amado o suficiente, sempre confundindo amor com admiração. Ou Gloucester, que por orgulho, acredita em pessoas erradas e sofre consequências severas ao final da trama.
Com um final esperançoso e dramático, esperamos que o próximo rei deixe o orgulho e a vaidade de lado e governe com a sabedoria necessária que foi ensinada em toda a estória, ou até em quase todos os livros de Shakespeare.

site: http://leioreleio.blogspot.com.br/2015/02/o-rei-lear-william-shakespeare.html
comentários(0)comente



Matheus Valei 25/06/2014

Suave Veneno
O autor Aguinaldo Silva fez uma adaptaçao dessa obra literária,levando ao ar em 1999 na Rede Globo a novela Suave Veneno a qual o mote principal era o mesmo de Rei Lear: Um pai e suas tres filhas,todas problemáticas,ele milionário e elas de olho na fortuna do pai! Uma trama envolvente e atemporal,como todas as obras maravilhosas de Shakespeare!
comentários(0)comente



Gláucia 01/06/2014

O Rei Lear - William Shakespeare
O Rei Lear tem três filhas e resolve fazer a partilha de seu reino de seus bens. A partir daí passa a conhecer quem são suas filhas e qual delas nutre por ele o verdadeiro sentimento de amor filial.
O livro fala basicamente sobre traição e ingratidão, a trama é excelente, o problema é a forma e o estilo narrativo, muito poético e filosófico, exigiu um grande esforço de minha parte em alguns trechos que precisei ler várias vezes a fim de melhor assimilar a obra. É o tipo de livro que lemos com aquela aura de reverência mas como entretenimento puro não funciona bem.

site: https://www.youtube.com/watch?v=qFZwr5zb4gA
oeudesalves 02/06/2014minha estante
Foi a mesma impressão que tive quando li a obra.




Nathalia Almeida 06/05/2014

O rei
Um livro muito bom, feito para pensar o significado da velhice e como isso afeta a vida de qualquer pessoa, sou suspeita em falar pois sou apaixonado por William Shakespeare
comentários(0)comente



z..... 28/03/2014

Palavras e ações contraditórias, ilusão e decepção, arrependimento e reconhecimento da sinceridade nos sentimentos... Esse é o contexto da obra. Uma ilustração daquela frase sobre conhecer uma pessoa dando-se poderes a ela. Foi o que fez o Rei Lear, ao entregar seu reino para as poéticas Regan e Goneril (que exaltaram o amor ao veterano pai) e ao renegar Cordélia (pela inabilidade de levar as palavras do coração à boca, pelo menos na forma como o rei queria ouvir). Destaque também para o bobo, pelo humor crítico e postura desapegada de ilusões, mais sensato que a maioria dos nobres citados nesse reino.
comentários(0)comente



Só Sobre Livros 02/03/2014

O psicodélico, o incrível e o surpreendente
Confira resenha no blog

site: http://sosobrelivros.blogspot.com.br/2014/02/desafio-skoob-fevereiro-o-psicodelico-o.html
comentários(0)comente



198 encontrados | exibindo 166 a 181
1 | 2 | 3 | 4 | 12 | 13 | 14