O Rei Lear

Gentil Saraiva Junior

Resenhas - O Rei Lear

yvnvitx 03/06/2022

O Rei Lear, De William Shakespeare
O Rei Lear é uma tragédia Shakespereana da mais alta classe, nela vemos tudo o que caracteriza uma peça escrita pelo bardo: personagens memoráveis, passagens cômicas brilhantes, alívio cômico hilário e muito drama.

O enredo gira em torno da história do Rei Lear, soberano da Bretanha, reino que hoje corresponde a Inglaterra, e suas três filhas, Cordélia, Regana e Goneril. Na trama, Lear se encontra cansado das responsabilidades de um monarca e decide repartir seu território, posses e títulos com cada uma de suas filhas, entretanto, Cordélia se recusa a casar, pois acredita que deve cuidar do pai. O Rei acaba ficando irado com a filha e a deserda, entregando-a ao Rei da França e repartindo seu reino entre as duas mais velhas. A partir daí, a história se desenvolve em cima de como as filhas vão tratar o pai após se tornarem as senhoras do reino.

Nessa história, não existe ninguém 100% bom ou mau, todo mundo tem um caráter meio duvidoso e ninguém é flor que se cheire, mas o antagonismo é das duas filhas mais velhas e de Edmundo, filho bastardo de um Conde local que tem interesse em tirar o irmão legítimo da disputa pelo título do pai.

O texto é riquíssimo em linguagem, metalinguagem, referências e metáforas, é muito fluído e os acontecimentos te deixam excitado para ver o que vai acontecer e inspira uma certa expectativa de quem vai morrer em seguida, uma vez que tem muitas mortes na peça.

Sinceramente, é uma versão mais adulta de Shakespeare, os personagens são cheios de maldade e tudo é muito trágico, me passou uma vibe meio hostil, as manipulações e traições me lembraram muito a Westeros de Game of Thrones.

Eu gostei demais, talvez um dos meus livros favoritos do bardo, ter dado uma nova chance para Hamlet ano passado valeu muito a pena, ansioso por mais histórias contadas pelo homem.
DANILÃO1505 10/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Caty... 25/01/2009

Shakespeare...
Como tudo q Shakespeare fez é fantástico..triste mas o livro passa todos os tipos de emoçãoo...maravilhoso...

none 20/02/2017

Vergonha, Martin Claret
Tradução/revisão deixa a desejar. Na hora h em uma disputa o conde Gloucester é atingido por um golpe de espada no rosto perdendo o 'ALHO' e o leitor a paciência.

Ulisses 13/12/2016

Excelente tradução de Millôr Fernander.

Quem puder assista ao filme (melhor seria dizer uma peça filmada) com Ian McKellen como o Rei Lear. Uma interpretação mesmerizante.

tray 19/10/2016

Enganação do amor
( Rei Lear)

Segunda peça de Shakespeare que leio e saiu mais uma vez sem fôlego, aqui o cenário é a herança de um reino entre três irmãs , porém só duas consegui o reino, a caçula acaba sem nada .

O rei está velho e acaba pedindo para as filhas lhe convencer do porque ele daria uma parte de reino a elas , as duas mais velhas vão adoçando o coração do pai dizendo o quanto ama ele e o quanto ele é importante , muito mais que o seus maridos e isso agrada o rei

Já a mais nova diz a verdade , diz que o ama , porém não poderia amar ele mais que um futuro marido e diz que as irmãs mentes quando dizem que amam o pai mais que o marido, e o rei acaba dividindo as terras com as duas mais velhas.

A peça vai além dessa disputa de reino, Shakespeare trabalha a ambição o falso amor, moral , a loucura e o suicídio como remédio para o reconhecimento de uma verdade .

Mais uma vez as mulheres tramaram e deram o ponto da peça , as duas irmãs que se apaixonam por Edmund o filho bastardo do duque, que acaba conspirando contra o pai e o irmão Edgar, as irmãs comentem loucuras por uma falsa declaração de Edmund e o reino começa a ruir

Rei Lear fica louco quando entende que escolheu errado, a loucura acaba lhe dando um conforto de sua decisão egoísta, já o duque pai de Edmundo e Edgar acaba tentando suicídio ao entender que o filho bastardo conspirou contra ele, é interessante observar como Shakespeare faz seus personagens lidarem com o reconhecimento de suas verdades , sempre suicídio ou a loucura.

A peça tem cinco pontos interessantes : o amor , velhice , poder , moral e consequência da verdade , a todo mundo Lear acha que é amado pelas duas filhas que herdaram suas terras , mas ao decorrer da peça se descobri velho é inútil para o estado

Depois tenta inutilmente lidar com essa verdade . Já seu amigo o duque deitou-se com uma mulher fora do casamento e renegou o filho por um tempo e depois caiu de amores por sua beleza e cegou seus olhos e seu coração lhe dando poderes sobre o reino que era de seu filho legítimo

No fim quem amou mesmo Lear foi sua filha mais nova , mas não era um amor real e com rasuras que o rei queria , e aí fico me perguntando será que não temos sido Lear na vida real ?!

Quantos amores açucarados tivemos que nos cegaram ?! Por que nos assustam amores práticos ?!

Nena 15/08/2016

Rei Lear é uma tragédia de Shakespeare q foi amplamente adaptada em teatros e cinemas. Tbém inspirou diversas obras literárias. Trata-se da história de um rei q resolve dividir seu reino entre suas três filhas. A partir daí desenrola-se uma trama de ambição, traição, mentiras, poder, loucura e injustiça. Particularmente gosto mais de Hamlet e Otelo, mas não deixa de ser uma leitura indispensável.

Luciano Luíz 10/04/2016

REI LEAR de SHAKESPEARE é mais um considerado como a obra máxima do inglês, mas, achei lerdo demais, monótono, com conversas sem emoção. O rei simplesmente vai se desfazendo de seus entes, mais precisamente de uma filha, que tem de casar e blá, blá, blá... Acho que ler vários textos shakesperianos seguidos faz com que os mesmos percam parte de seu sabor... Não me envolvi nessa peça, da mesma forma que MACHBET, que ao menos cheguei ao final...
No meu gosto, ficaram obras como ROMEU E JULIETA, A MEGERA DOMADA e HAMLET... Enfim, fazia tempo que eu não abandonava um livro... Talvez numa releitura no futuro eu me interesse mais...

Nota: zero

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/L-L-Santos-254579094626804/?fref=ts

Lista de Livros 25/10/2015

Lista de Livros: O Rei Lear, de William Shakespeare
“– Não devias ter envelhecido antes de ficares sábio.”
“– Louco é quem se fia na mansidão do lobo, na saúde do cavalo, no amor de um rapaz e no juramento de uma prostituta.”
“– O que para os garotos são as moscas, nós somos para os deuses: matam-nos por brinquedo.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: www.listadelivros-doney.blogspot.com.br/2015/10/rei-lear-william-shakespeare.html

Natália Coelho 09/02/2015

Orgulho e Vaidade
Está na hora do rei se aposentar. E para decidir qual das três filhas herdará a maior parte do trono, ele pede a resposta para uma simples pergunta: "Qual de vocês possui o maior amor?". Insatisfeito com a resposta da filha predileta, Cordélia, que "somente" o ama com o amor de uma filha, o rei a deserda e a entrega para o Rei da França, dividindo assim o reino entre Goneril e Regana. Mas suas decisões o traem quando suas duas filhas discordam com seus termos de 100 cavaleiros e decidem em deixá-lo de fora de todas as decisões tomadas.
Desonrado em desgraça, rei Lear precisa lutar contra a loucura e a decepção enquanto tenta achar um local para se hospedar. No meio tempo, Edgar, filho do Conde de Gloucester luta contra as mentiras que seu irmão bastardo, Edmundo, conta para seu pai, que o deserda, fazendo-o fugir. Enquanto boatos que a França está em meio a decisão de invasão, os seguidores do rei precisarão fazer com que o reino continue de pé e que honre o velho Rei Lear.
Típica estória "shakesperiana", vamos como a vaidade de personagens afetam os relacionamentos e seus destinos, como por exemplo o rei, que deserdou a própria filha por não se sentir amado o suficiente, sempre confundindo amor com admiração. Ou Gloucester, que por orgulho, acredita em pessoas erradas e sofre consequências severas ao final da trama.
Com um final esperançoso e dramático, esperamos que o próximo rei deixe o orgulho e a vaidade de lado e governe com a sabedoria necessária que foi ensinada em toda a estória, ou até em quase todos os livros de Shakespeare.

site: http://leioreleio.blogspot.com.br/2015/02/o-rei-lear-william-shakespeare.html

Matheus Valei 25/06/2014

Suave Veneno
O autor Aguinaldo Silva fez uma adaptaçao dessa obra literária,levando ao ar em 1999 na Rede Globo a novela Suave Veneno a qual o mote principal era o mesmo de Rei Lear: Um pai e suas tres filhas,todas problemáticas,ele milionário e elas de olho na fortuna do pai! Uma trama envolvente e atemporal,como todas as obras maravilhosas de Shakespeare!

kassya 28/07/2009

Um rei divide suas terras entre suas filhas para se aposentar e acaba descobrindo que o poder mostra a verdadeira face de cada um.

"Como, estás louco? Mesmo sem olhos um homem pode ver como anda o mundo. Olha com as orelhas. Vê como aquele juiz ofende aquele humilde ladrão. Escuta com o ouvido, troca os dois de lugar, como pedras nas mãos; qual o juiz, qual o ladrão?

Fernanda.Caputo 18/04/2024

Melhor peça até agora
Este ano tenho lido diversas peças de Shakespeare e nenhuma ainda teve o dom de ultrapassar Rei Lear na minha predileção.

Uma história sobre o envelhecimento sem sabedoria. Todo ato humano tem suas consequências, e Lear descobre isto da pior maneira.

A história traz duas tramas: Lear, um rei idoso que resolve rastejar sem encargos para a morte, e para isso, resolve dividir o reino entre suas filhas. Mas não o faz com sabedoria e sua vaidade o cega.

Gloucester, um conde, tem um filho bastardo que irá fazer de tudo para ocupar o lugar legítimo de Edgar.

Ambos pecam contra a natureza: Lear quer apenas o bônus do cargo, sem o ônus da responsabilidade. Dominado pela vaidade nega a única filha que lhe dedica amor.
Gloucester se deixou levar pela luxúria e o fruto desse pecado se volta contra ele.

E, não posso deixar de mencionar o Bobo. O único que, ao dizer a verdade, não é banido.