O Rei Lear

Gentil Saraiva Junior

Resenhas - O Rei Lear

Rebeca 27/02/2020

Tragédia sobre a velhice
" Choramos ao nascer por nos vermos neste imenso palco de loucos."

Com 5 páginas esse livro já deu conteúdo para uma dezena de outras histórias! Uma princesa renegada, duas irmãs megeras e um rei ignorante e quase nulo, isso lembra alguma coisa?
O Bobo, como todos bobos de Shakespeare (pelo menos todos os que eu sei), tem mais consciência do que a maioria das personagens, senão todas.
O primeiro ato termina com a fala épica dele ao Lear: "Tu não devias ter ficado louco antes de ter ficado sábio."
O enredo traz monólogos que dão a substância que cada personagem precisa sendo um texto tão direto e curto. Traz lições para levar pra vida como os conselhos de Edgar (p.79 na edição da L&PM)... Não tem como não ter alguma mudança de pensamento, umazinha sequer, ao ler qualquer título de Shakespeare - melhor que livros de auto-ajuda.

Tradução
Millôr Fernandes deixa o texto fluído, bem menos complicado de ler; palavrões sem censura e falas mais coloquiais tiram a ideia de que Shakespeare, como todo texto antigo, tem que ser difícil de compreender.
Senti falta das notas de rodapé nesta edição, seriam bem úteis já que algumas expressões ficam meio vazias ou sem um contexto definido.

Lari 30/04/2022

A última leitura obrigatória de Literatura.
Eu gosto bastante de como Shakespeare aborda insanidade nas peças, é o subtema que mais gosto de analisar. Além disso, o caos causado por ações gananciosas ou demonstrações de poder irracionais fazem parte dessa peça e criam uma história bem interessante.

Julio.Argibay 23/11/2021

Lear
Nesta obra eu não elaborei um resenha tradicional, como faço aqui, normalmente. Desta vez, optei por ler toda a peça para depois escrever sobre ela. Preguiça? I think so. Mas, pode ser também por ela ser bem curta. Vamos dá um voto de confiança. Então, vamos lá. Como não deixaria de ser, a peça é bem dramática. É Shakespeare na veia. Reis, castelos, dúvidas, traições familiares, interesses escusos, conspirações, guerras eminentes: internas e externas; dentre outra coisas. Vamos a obra: o Rei Lear tá vein coitado e seus filhos querem assumir o trono, mas ele luta bravamente, viu. Além de tudo, tem os franceses, cada vez mais perto. Então é isso. Vida que segue. To be or no to be, thats the question

AnaP14 13/01/2023

Pobre rei Lear
A leitura da obra proporciona reflexões importantes e possui críticas pertinentes. Achei interessante observar ma realidade vários aspectos presentes no livro.

Marcela 23/09/2021

Intrigas e emoções
Uma tragédia bem melancólica. Confesso que gostei mais de Macbeth e Hamlet, porém não tiro o mérito dessa peça, incrivelmente bela e com um final bem triste. Shakespeare consegue nos passar a dor e sofrimento de um rei em decadência e a maldade e egoísmo de duas de suas filhas. Cordélia, personagem tão estimada não aparece tanto na obra.

Heitor.Hissao 02/05/2022

De certa forma, é um texto experimental. Experimental até demais. Chega a lembrar O Sono Eterno do Chandler (no caso, O Sono Eterno que lembra Rei Lear), num sentido de ter tantos personagens com medo, paranóicos e se traindo, tudo isso, aqui, chegando a um ápice onde tudo se encontra e desmorona.

O Shakespeare parece mais interessado em ver os efeitos dessa briga do que propriamente em conta-la. O estado deteriorado do Lear é o que retrata a mentalidade da história, as coisas irem perdendo seu nexo e ficarem confusas.

É feito para de perder, e isso é o interessante.

prinmahnoor 11/01/2022

Uma surpresa boa
Não achei que ia me envolver tanto com os personagens quando comecei a ler (para a faculdade, inclusive), mas Shakespeare não me decepcionou nem um pouco. Na verdade, me surpreendeu bastante.

É uma tragédia que foca no amor, na ignorância e nas relações que passeiam por entre esses dois extremos. A construção da personagem do rei Lear talvez tenha sido a mais aprofundada durante a história, mas todos os envolvidos agem e pensam de forma bem humana (imperfeita). É algo que nos faz perceber que não existe um personagem especificamente mal, porque quase todos transitam entre atitudes muito boas e muito ruins, tornando eles bem representativos e simpatizáveis durante todo o caminho.

Agora... à parte de tudo... Cordélia nunca errou, e o comeback do Edgar no fim de tudo foi totalmente memorável ?
caio.lobo. 21/01/2022minha estante
Meu "Shakespeare" favorito

hobbitusille 31/07/2023

Tenho medo da velhice
Não vou mentir, no começo eu estava um pouco arrastado, mas depois que eu entendi quem era quem e o papel de cada um, eu não conseguia parar de pensar nesse livro

gosto muito da temática da decaída de um rei idoso, perdido para a loucura da velhice, e também das traições e ciúmes. fiquei envolvido nas tramas do edmundo e com dó do edgar e o pai deles. tive pena do lear e ódio das duas filhas mais velhas.

se não me engano, essa foi uma peça encomendada pelo rei na época (algo assim), que pediu a shakespeare para retratar como um reino ficaria vulnerável quando há traição de dentro para fora. e acredito que shakespeare foi icônico aqui.

hamlet ainda é minha preferida, mas vou pensar em rei lear por muito tempo ainda.
anaclaraleitegomes 21/12/2023minha estante
Fico pensando se não foram as próprias filhas e a corte que contribuíram para o gatilho da loucura do velhote

hobbitusille 22/12/2023minha estante
pois eu acredito que sim, viu. ele já estava vulnerável a isso antes, mas depois de tudo o que fizeram com ele, com certeza ele ficou pior

Teco3 03/11/2020

Rei Lear é a terceira das 4 grandes tragédias de Shakespeare. Escrita em 1604 talvez seja a mais desconhecida do grupo, mas não se engano, seu desconhecimento não tem a ver com menor qualidade ou força narrativa.
A história de um rei fanfarrão que dividiu seu reino e o seu a suas filhas e genros, reverbera na mente ocidental até hoje. Tendo inspirada inúmeras outras obras posteriores.
O ponto central da história é o relacionamento de pais e filhos, gerações diferentes. Filhos têm seus próprios desejos e caprichos, pais tem suas expectativas quanto a esses filhos. E nesse tipo de situação conflitos são inevitais.
Para quem conhece as peças de Shakespeare, sabe que frequentemente usa metalinguagem e escutas clandestinas. Em Rei Lear, esses artifícios não foram usados. Shakespere fez um trama ágil e bem amarrado já que te faz não querer piscar os olhos. Enfim, uma grande peça

de Paula 03/09/2021

A dor da velhice e o problema da bajulação
Essa é uma das peças mais famosas de Shakespeare e não por acaso, afinal, trata-se de uma tragédia em que os opostos se tornam loucos e vê-se os problemas originários de um orgulho sem limites.

O Rei Lear está envelhecendo e por isso decide que dividirá suas terras entre as três filhas, ou melhor, aos genros. Para decidir quem vai ficar com o maior domínio, pede para que suas garotas exprimam em palavras o seu amor filial. As mais velhas, versadas em palavras de bajulação sem alma, conquistam o pai, ao passo que a verdadeira e sincera Cordélia é renegada por não conseguir dizer que ama mais ao pai do que ao marido, a quem deve parte desse amor. Muitas alianças são quebradas e Lear se submete as filhas, renegando o trono.

Com o passar do tempo a realidade se revela, e a partir daí Lear percebe o que fez, mesmo sendo velho não teve atitude sábia. O Bobo da corte, que se faz presente nesse momento se prova são e mais realista que o rei, assim como as tramas secundárias mostram a loucura sendo sábia, a cegueira permitindo enxergar a verdade, além do amor não revelado sendo o maior deles, por quem se promove uma batalha, como o exilado sendo o braço direito, o único a não abandonar o rei.

É uma grande história, como sempre, o autor revela críticas em seus detalhes e diálogos. A crítica sobre o abandono na velhice é um dos pontos mais importantes e tornam a obra atemporal, afinal, vemos isso acontecendo nos dias atuais. Outra questão é saber observar os bajuladores, afinal, nem todos os que te elogiam e dizem te querer bem de fato o querem, na realidade isso se prova equivocado na maioria das vezes. É preciso estar atento antes de ficar cego e então perceber, ou ficar louco pelo erro cometido contra um amor tão puro e sincero, embora não muito poético e versado na oratória.

Corre na trama secundária a historia de Edmundo, onde o bardo faz o que sabe de melhor: um vilão odioso e sem escrúpulos. Esse personagem consegue na fala ganhar e trair a todos, mesmo começando com pequenas vantagens e maquinações, chegando ao ponto de ser amante das duas filhas mais velhas de Lear, provando o ponto da sua ganância insaciável. Ele age de maneira astuta e suja para conseguir o que pretende, sem remorsos contra o próprio pai e irmão. Ao contrário de Iago, no entanto, há uma justificativa: ele é filho bastardo de um nobre. Provavelmente deve ter passado por muitos preconceitos e teve que se provar digno constantemente, considerando que seu pai o tinha em alta estigma. Isso pode corromper ou beneficiar uma pessoa, nesse caso, ocorreu a primeira hipótese.

Gostei muito da peça e a tradução da edição me fez sentir mais perto do dramaturgo popular, embora mais distante do poeta. As palavras e termos usados são mais próximos da realidade da linguagem contemporânea, embora isso remeta ao autor que preconizava em comunicar as massas. Foi feito um ótimo trabalho nessa tradução e mais um viva ao Shakespeare!

daisyzgf 13/10/2021

Rei Lear
Livros adaptados nunca são bons pra mim. A história é toda cortada, adicionam personagens irrelevantes e embaralham tudo.
Eu estava gostando no início mas me perdi no meio da história, pelo menos consegui entender um pouco do final do livro.

Por ser uma adaptação curta, achei que sera uma leitura fácil, mas demorei alguns bons dias pra ter vontade de acabar esse livro.

A história por si é boa, mas eu não compreendi muito bem.

anaclaraleitegomes 22/12/2023

Brigas por terrenos e loucura
Esse livro foi muito difícil de ler, devido a falta de leitura dramática que tive em esse ano e essa edição foi muito ruim também.
Achei muito interessante, por que é um tema interessante até hoje, são muitas brigas por terrenos e herança que acontecem em todas as famílias. A discussão sobre loucura e velhice muito me interessa, tenho muito medo de enlouquecer, inclusive.
Recomendo essa leitura, mas em outra edição de livro

Dumalis 13/07/2023

Até agr meu fav de Shakespeare
É bem TRAGÉDIA mesmo. Que livro sofrido e que história chocante? contudo vc fica preso ao sofrimento e aos fatos, traições, amores e ideia distorcidas.
Eu recomendo demais esse livro! Só leiam!

Lilian 01/05/2022

Rei Lear
Com certeza, dentre os textos de Shakespeare que já li este se coloca entre meus favoritos, será sempre contemporâneo, necessário. Amor, compaixão, lealdade e senso de justiça são sentimentos e valores que deve sempre caminharem juntos. Isso tudo é mais um monte, fará com que esse texto tenha sempre relevância, literária e social.
Depois do texto lido e refletido, o spoiler sempre se mostrará. Até lá, ele é um sujeito oculto.