Incidente em Antares

Incidente em Antares Erico Verissimo

Resenhas - Incidente Em Antares

Victor almeida catende 26/06/2023

Obrigatória
Obra escrita no período do Regime Militar do Brasil e uma crítica ao mesmo, Érico não era defensor de uma ou outra ideologia, mas avesso a violência praticada por qualquer doutrina política
A obra é dividida em duas partes: histórica e a do Incidente, a primeira percorre toda a historiografia da cidade (fictícia) de Antares, passando em paralelo com o que acontece no Brasil em cada período, a riqueza de detalhes e informações históricas que ele nos proporciona nessa parte do livro é simplesmente incrível, conseguimos ter real noção do que se passava no país, como seu povo se portava e pensava, os choques ideológicos do século XX, comportamento social, político e até mesmo familiar, se prova o sabor de diversos aspectos do Brasil.
Já a segunda parte, que contém a ideia central da obra é do incidente que acontece na cidade no dia 13 de dezembro de 1963 (esse simbolismo do dia 13 de dezembro que Érico usa aqui é pra remeter ao dia em que foi decretado o AI 5 no Brasil) onde a mesma é acometida por uma greve geral que impossibilita até o sepultamento de defuntos, esses que voltam a vida para reclamar seus direitos e no meio desses acontecimentos Fantásticos, Veríssimo se usa pra colocar-nos diversas críticas ao que vinha acontecendo no país.
Não consigo falar mais tanta coisa sem soltar algum spoiler, realmente fiquei impressionado com o que li e um lembrete do quanto nossa literatura é rica, espero que a obra te coloque a par da nossa história e mexa contigo como mexeu comigo.

Supercut09 11/06/2023

Fantástico!!!
Mais um livro do Erico Veríssimo e mais uma grata surpresa.

O livro tem um viés político e isso não me incomodou porque retratou com muita naturalidade um período muito triste e sombrio do Brasil.

A ideia de colocar mortos vivos andando pela cidade em pleno estado de putrefação deixou claro como um sentindo inverso de como a sociedade de Antares estava podre e por dentro e por fora.

Um livro que do começo ao fim foram escritos com muita genialidade e precisão para retratar uma sociedade corrompida.

Adlya.Gazio 09/06/2023

Sensacional!
Uma crítica bem construída sobre o autoritarismo brasileiro e a falta de capacidade cognitiva (ou não) da sociedade, que infelizmente se estende até os dias de hoje.
A história é antiga mas muito ainda recente, as personagens mudam mas o enredo permanece o mesmo.

@buenos_livros 07/06/2023

Clássico brasileiro
Uma leitura incrível. Ficção de alta qualidade, entrega humor e reflexão, costurando costumes, política e realismo fantástico. Verissimo está no panteão dos grandes autores na língua portuguesa e merecia mais reconhecimento internacional, sua ficção especulativa não deve nada a Saramago, por exemplo.

Robson68 01/06/2023

Uma das melhores leituras do ano
Eis uma das melhores leituras que fiz no ano! Incidente em Antares é um livro que sempre quis ler desde que descobri sua existência. Quando criança, lembro fortemente de uma minissérie na globo que os mortos voltavam à vida. Eu queria ver, mas tinha pavor, então sempre fiquei em um misto de curiosidade e medo. Tinha seis anos, somente.

Verissimo escancara, em pleno período de ditadura militar no Brasil, uma sociedade que só dá vida aos próprios interesses, os ganhos de vantagem e a representação num baile de máscaras.

Os mortos voltam, encaram a sociedade e entregam os podres dela (tão podres quantos seus corpos que apodrecem no coreto da cidade). Esse livro, como alguns outros, me marcou e me modificou, tamanhas são as reflexões e críticas trazidas.

Léo 25/05/2023

Eu lia esse livro e ficava seriamente me perguntando, por quê é que essa obra prima histórica e bem escrita não está na lista do vestibular? Tem muitas páginas, é tem, mas se você se dispuser a ler e entender vai sacar o quanto do puro sumo do Brasil há em 400 e poucas páginas!
É guerra, é histeria, é mutreta, briga de família, politicagem, cidade grande e cidade de interior, mais politicagem!
Gente é o caldinho do Brasil e não tem o que falar!

skuser02844 24/05/2023

Maravilhoso
Que obra prima do modernismo!! O autor perpassa por parte da história do Brasil (sempre com ótimas críticas) na primeira parte e brinca com o fantástico na segunda! (Eu preferi a segunda, mas o conjunto da obra é incrível por abordar diversos aspectos sociais)

Camila.Ramos 10/05/2023

Demorei de engatar a leitura, tanto por estar em um momento em que está difícil ler com afinco, quanto por ter começado o livro coachando maçante. Mas, quando foi se encaminhando pra o fim da primeira parte, engrenei e foi só coisa boa. Uu! Como pode alguém tecer tantas críticas sociais e políticas atemporais? Foi lançado nos anos 70, mas é um livro que poderia ter sido escrito a respeito dos anos 2020... gênio! Imperdível. Merece a fama que tem.
A primeira parte é um pouco "demorada". Mas não desista!

Williloy 08/05/2023

Há tempos eu não lia uma escrita brasileira. Érico Verissimo trabalha com muitos detalhes e uma narrativa fluida que desperta curiosidade.
O livro é bastante político e aborda várias situações que aconteceram no Brasil anos atrás, da forma como elas afetaram Antares é suas famílias importantes que mandavam na cidade. Em algumas partes acho o livro aborda situações bem complexas e pesadas.

Fernando 07/05/2023

Retrato social
Livro de fácil leitura, mas de muitas camadas. Personagens marcantes como: Tibério Vacariano, D.Quita, entre outros dão vida a um enredo que revela muitas das máscaras usadas pela sociedade para esconder suas atrocidades e defeitos.

Aos poucos, o autor, nos brinda com um texto fluido e uma história cheia de significados.

Recomendo demais a leitura !

ovatsuG0 07/05/2023

Críticas sociais e Mortos levantando da Tumba
Que livro maravilhoso meus caros, tirando algumas páginas fora....
Essa história nos apresenta muitas reflexões, críticas, denúncias sociais e enredos bem realistas que servem até hoje.
No entanto, achei que em ambas as partes o autor se perdeu em alguns momentos.
Na Parte I - Antares, nos é apresentado como a cidade surgiu, sobre duas famílias importantes e um estudo social da cidade. É tudo bem interessante, mas temos 30 páginas em que o autor conta a história do Brasil que é totalmente dispensável e entediante. E olha que eu gosto da história do BR...
Na Parte II - O incidente, temos o que aconteceu quando os mortos levantaram numa sexta-feira 13, e aí o autor arrasa! A linguagem sempre fluída e gostosa nos prende demais. Só que, num certo ponto, achei que ele se esticou demais e desviou o foco do que realmente importava.
As partes boas são realmente MUITO boas, o que faz com que a gente releve esses momentos entediantes.
E Érico encerra bem a história de Antares, mas deixa aberta a história do Brasil [que vivia a ditadura na época da finalização do livro].
Vale muito a pena a leitura, eu não sabia em nenhum momento para onde o autor levaria aquela situação. Várias críticas servem até hoje....

Cris 06/05/2023

Político e cômico
O começo do livro foi bem lento pra mim, mas depois consegui pegar o ritmo. pra quem gosta de política, vai gostar bastante desse. muitas situações e personagens parecem extremamente reais e atuais, principalmente por causa das opiniões políticas.

depois da segunda parte o livro fica mais divertido, não imaginava que o incidente seria quase uma invasão zumbi hahaha eu curti mt.

Dani 30/04/2023

Mais uma obra-prima do Erico. Adoro a escrita dele, com todos os regionalismos da minha terrinha.
O livro é divido em duas partes: a primeira é uma contextualização da cidade, dos personagens e do momento histórico que o Brasil estava vivendo (achei bem arrastada, por não ser um assunto que me desperte interesse, porém é uma marca registrada do autor, e necessária para compor o final do livro); e a segunda parte é o incidente em si e seus desdobramentos (que eu amei, dei boas gargalhadas em vários trechos e a leitura fluiu muito).
Comecei a ler sem saber qual seria o incidente, sem ver nenhuma resenha, "no escuro", o que foi ótimo porque me manteve curiosa na primeira parte do livro, tentando adivinhar o que iria acontecer (e claro que não adivinhei).
Adorei, recomendo muito a leitura!

Clara 29/04/2023

Demorei pra pegar no tranco. O começo é leeeento, explica demais a política brasileira da época o que serve para das contexto mas não deixa de ser um pouco maçante.
Quando finalmente chega no ?incidente? o livro fica mais dinâmico.