Incidente em Antares

Incidente em Antares Erico Verissimo

Resenhas - Incidente Em Antares

Rosangela Max 08/09/2022

Mais uma obra-prima do autor para a lista dos favoritos.
Que delícia foi ler esta história.
Na primeira parte, várias passagens me fizeram recordar a saga ?O tempo e o vento?. A rivalidade entre duas famílias (que só serviu para iniciar a trama), os embates políticos entrelaçados com fatos históricos marcantes, o acompanhamento do desenvolvimento econômico e tecnológico etc. A diferença é que no começo em Antares as coisas foram mais violentas. Depois foram citadas algumas referências sobre a Saga e bateu uma nostalgia.
A escrita de Érico Veríssimo é sensacional! É realista e atual com seu estilo único de criticar a sociedade e a política.
Recomendo a leitura.
Roberta 08/09/2022minha estante
Tenho vontade

Min 08/09/2022minha estante
Muita vontade de ler esse, até agora só li uma obra do autor e já gostei demais do jeito dele

Rosangela Max 08/09/2022minha estante
Super recomendo! Ele é meu escritor brasileiro preferido. ?

@tigloko 08/09/2022minha estante
Livraço ??? ainda vou pegar O Tempo e o Vento para ler. Ótima resenha!

Hugo 11/09/2022minha estante
Eu já li esse livro e também gostei muito.

Marcos.Alexandre 04/09/2022

Uma história surreal, mas que pode ser perfeitamente adaptada ao Brasil atual. Onde estamos tapando o sol com a peneira e empurrando para debaixo do tapete os nossos erros. Será que precisaremos ser alertados pelos mortos?

Fernanda2407 31/08/2022

O que faz desse livro um exemplar genial é a mistura da literatura fantástica com fatos históricos.
O contexto histórico faz você mergulhar de cabeça na obra, enquanto o teor fantástico da escrita deixa a leitura leve e divertida.

Agatha.Uchoa 31/08/2022

Ok
Demora uma eternidade pra entrar na parte de história que interessa? depois disso fica mais interessante
Alê | @alexandrejjr 11/09/2022minha estante
Mas a história que interessa é a do Brasil, não a alegoria que é Antares...

Agatha.Uchoa 13/09/2022minha estante
Entendo. Mas nesse livro o ?que interessa? é bem desinteressante.
Talvez goste mais de outras obras no futuro.

Fabi 19/08/2022

Leiam! Só leiam!
Que leitura maravilhosa, que história bem contada, que personagens fantásticos!

O livro é dividido em duas partes e ambas se completam.
Antares é um microcosmo brasileiro e seus causos e habitantes são atualíssimos. Várias reflexões e falas fazem a gente pensar, refletir sobre nossa realidade... Enfim, estou imensamente feliz por ter lido esta obra.

Elaine Messias 07/08/2022

Ironia e fantasia para falar da natureza humana
Juro que no começo cheguei a pensar: outro O tempo e o Vento!! E realmente a primeira parte do livro de alonga em acompanhar a genealogia das famílias fundadoras do povoado - depois vila e cidade - de Antares. Contudo na segunda parte, parece que Veríssimo bebeu de Jorge Amado! A história dos mortos insepultos é deliciosa.

ana 01/08/2022

Simplesmente fantástico, épico, grandioso, um primor!
Ah como me deleitei dessa leitura, ela me acompanhou durante mais de um mês, demorei para termina-lo não sei para absorver tudo que a leitura me oferecia, ou para evitar me despedir logo! eu já fui com altas expectativas, e mesmo assim me surpreendi, quando parei de pensar e esperar o incidente e foquei em aproveitar as explicações da primeira parte, eu comecei a me apaixonar pela escrita do Erico.
Leiam, entendam que pode ser meio lento, não vão com sede ao pote, aproveitem o caminho, toda a jornada, dedica-se em conhecer todas aquelas pessoas de Antares.
Sem duvida um favorito da vida.

Victor Acadêmico 30/07/2022

Livro todo me chamou bastante atenção, com algumas partes bem fortes, só que no final parece que o autor já estava cansado do livro, não sei dizer bem.

Nicolas.Camiola 27/07/2022

Impressionante
O livro é impressionante em vários aspectos dá os detalhes mais sórdidos das pessoas e joga na cara as verdades sobre esses crimes morais (boa parte deles piores que apenas morais) que cada pessoa da cidade possui.

A noite dos mortos é disparado uma das melhores cenas literárias que eu já vi.

Fabio.Nunes 20/07/2022

Venha conhecer o Brasil
Sempre fui fã de romances históricos, mas, por falta de experiência literária, só conhecia autores estrangeiros: Ken Follet, Christian Jacq, Bernard Cornwell, Conn Iggulden. E pensava cá comigo: cara, seria muito maneiro se a gente tivesse um autor brasileiro que fizesse o mesmo com a nossa própria história, tão rica, complexa e conflituosa. Era óbvio que este autor já existia e eu que era o ignorante: Érico Veríssimo.
Incidente em Antares é um livro dividido em duas partes. Na primeira, o autor nos dá uma aula de história do Brasil, apresentando rapidamente história da fictícia cidade de Antares dentro do cenário nacional - da monarquia ao fim do Estado Novo. A segunda parte já narra o tal incidente.
Em todo o livro há críticas recheadas de ironia ao totalitarismo, ao coronelismo, às elites conservadoras que não enxergam as mazelas da pobreza, à polícia política e à hipocrisia. É uma crítica ao Brasil de ontem e, infelizmente, de hoje.
Um milagre ter sido publicado em 1971, em plenos anos de chumbo da ditadura militar.
Uma obra para todo brasileiro ler.
Um dos meus favoritos do ano de 2022.

Kathleen 12/07/2022

Genial
Apesar de não ser uma leitura fluida, o livro me cativou demais do começo ao fim. Envolve na narrativa, você conhece os personagens de forma profunda e sai bastante da ideia de "vilão" ou "torcer" porque na verdade, todos são meio vilões. Por incrível que pareça, a primeira parte eu me envolvi bem mais do que a segunda, a introdução das famílias e da cidade faz muito sentido.
Todos os pontos políticos levantados, como é revolucionário e como no final das contas, os escândalos são encobertos e "vida que segue" pra não atrapalhar a vida de ninguém. Como as máscaras, citadas no próprio livro, são bem estruturadas. Definitivamente genial.
O único defeito foi ver algumas cenas ou personagens que não se conectam com o resto do texto e acabava sendo maçante mesmo, mas a leitura no geral compensa muito.

Debs @DeboraMaryn 04/07/2022

Esse livro é incrível. Esperava algo bom de Érico Veríssimo, claro, mas logo depois dos primeiros capítulos e já na metade do primeira parte comecei achar cansativo. É um livro tão atual, que poderia ter sido escrito a cinco anos atrás. Enfim a segunda parte é empolgante e eu amei os acontecimentos. Boas reflexões sobre a história e o presente do nosso país.

Luizacastrods 03/07/2022

Bom, mas não é meu tipo de leitura
O livro deveria ganhar 5 estrelas só pela coragem e genialidade de ser publicado durante a ditadura militar, contudo essa foi uma avaliação pessoal. Como meu estilo literário é outro o livro foi extremamente massante e parado para mim. Lê-lo foi cansativo e foi uma grande missão para acabar, mas deu tudo certo.
Recomendo que leia quando estiver com cabeça de ler coisas mais pesadas e profundas.

Obs: crítica pessoal, Érico escreve muito bem, mas não é pra mim