Incidente em Antares

Incidente em Antares Erico Verissimo

Resenhas - Incidente Em Antares

Nikki 05/12/2020

Incrível demais
Um dos melhores livros q li no ano, sem dúvida. Meu primeiro contato com Erico Veríssimo só me deu vontade de ler mto mais do autor: a escrita é mto fluida, gostosa e super bem humorada!

Já achava a premissa mto cômica, mas não esperava efetivamente rir em diversos momentos, e qndo não estava rindo, ficava frequentemente com um sorrisinho no rosto. Essa proeza Veríssimo consegue mesmo q o conteúdo no fundo seja denso e trágico, afinal de contas, aborda, de maneira ácida, as mazelas do Brasil naquele período da ditadura (mto do q, mto mesmo, infelizmente, continua bem atual - especialmente nestes dias atuais...).

Marisol 23/12/2020

Crítico e sarcástico
A pandemia causada pelo coronavírus me lembrou uma leitura de 2018: “Incidente em Antares”, último romance de Erico Verissimo, não por motivos de saúde, mas pelo caos gerado. A motivação da leitura, na época, foi a greve dos caminhoneiros (locaute, lembram?) que comprometeu principalmente o abastecimento de combustível no país.

Agora, o surto da doença aguça minha curiosidade por ler mais sobre o assunto, mas também a pesquisar na vida real e na ficção histórias de conflitos.
A obra de Verissimo se passa na cidade fictícia de Antares, na década de 60 (mas o autor começa a narração ainda no fim do século 19, por conta de duas famílias tradicionais e rivais desse local), quando diversos trabalhadores declaram greve, incluindo os coveiros. Sendo assim, sete mortos ficam sem enterro e, indignados, resolvem não descansar e vagar pela cidade em processo de decomposição protestando o direito ao sepultamento.
E no meio de toda a sociedade, eles resolvem ainda contar todos os podres de muita gente dali. Escrevendo assim parece loucura, mas é uma história genial, cheia de ironia e metáforas sobre a sociedade brasileira, principalmente à corrupção e à hipocrisia dos que vivem somente por aparência. Muitos personagens reais fazem parte do enredo, como o presidente Getúlio Vargas.
Um livro rico, detalhado, engraçado e ácido. Vale a pena a leitura.

site: https://www.instagram.com/marisoldeandrade/

Matheus Neves 12/01/2024

Me surpreendi
No início do livro achei problemático quando vai narrando sobre a pequena cidade na fronteira do Brasil e Argentina. Uma sociedade racista, xenofobica, que se acha superior. Pensei por que raios peguei um livro que se passa no Rio Grande do Sul?! Mas depois, tudo vira uma crítica à pataquada coronelista, fascista e escambau. Teve horas que ri de tão esdrúxulo e hipócrita a máscara da sociedade. Apesar de ser ficção e escrito em 1971, o livro flerta com a nossa realidade atual.
7/10

Alexandra 17/05/2024

Um acerto de contas entre mortos e vivos.
Incidente em Antares é leitura que agrada do começo ao fim. Érico é capaz de oferecer ao leitor o seu melhor: sátira, cultura, história, filosofia e uma boa reflexão sobre o nosso Brasil. Amei.

fabricio.furlan 28/01/2024

Começo incrível, mas se perdeu um pouco no caminho
Achei uma boa experiência no geral. O começo do livro é incrível, o modo como o autor conta a formação de Antares e das famílias protagonistas me prendeu à história. Porém, do meio para o final a história se arrasta bastante, com muitos momentos desnecessários ou pouco interessantes.
Alê | @alexandrejjr 20/02/2024minha estante
Interessante que tu achasse a segunda parte menos agradável... a maioria diz isso sobre a primeira.

Rodrigo 10/02/2021

A burguesia fede!
Uma excelente narrativa que nos apresenta a podridão da burguesia de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul a partir da greve dos funcionários da cidade, inclusive o coveiro, que não enterra os mortos que saem em disparada para exigir seus direitos cristãos.

Liliane32 31/01/2024

Interessante
Gostei da escrita de Érico Verissimo. Achei o tema extremamente atual, o pano de fundo é com certeza uma baita crítica a nossa sociedade.
A mini-série da Globo, foi inteiramente baseada na segunda parte do livro, que é onde efetivametnte se retrata o incidente.

Julia.Dani 13/11/2022

Incidente em Antares
Simplesmente perfeito, é uma alegoria que serve como pano de fundo para contar sobre a história do Brasil. O livro é tão atual, é estranho perceber que ainda temos os mesmos problemas, as mesmas questões e as mesmas ideias da época em que foi escrito. O sarcasmo do Verissimo sem dúvidas é a melhor parte!

Laís 17/03/2021

Os Mortos se divertem (?)
É 11 de Dezembro do ano de 1963. Enquanto a cidade de Antares para ante uma greve geral, 7 mortos levantam-se de seus esquifes insepultos, instalando uma atmosfera de horror na população para um acerto de contas sem precedentes.

Incidente em Antares foi o último romance escrito por Érico Veríssimo, publicado no auge da Ditadura Militar, traz em seu cerne uma crítica à política brasileira e seu modus operandi, o romance classificado como Realismo Mágico/ Fantástico, é dividido em duas partes, a primeira trata de ambientar o leitor à fictícia cidade de Antares, localizada no Rio Grande do Sul, às margens do Rio Uruguai, na fronteira com a Argentina, e também passeia pelo cenário político brasileiro por mais de 70 anos, passando pelos governos de Getúlio Vargas, Juscelino kubitschek, Jânio Quadros, Jango Goulart, e outros. O primeiro que é natural de São Borja - no livro, uma cidade “vizinha” a Antares - chegou a visitar o município com nome de estrela e foi figura central dentro de acontecimentos importantes para a trama, é justamente esse cenário que me fez considerar essa primeira parte de Incidente em Antares como um romance histórico, é uma leitura perfeita para se aprender sobre a política brasileira e o período do coronelismo através da literatura.

A cidade com nome de estrela é palco de acontecimentos surreais ao passo que seus personagens são os mais reais possíveis, refletem as idiossincrasias do homem comum. A busca irrefreável por dinheiro e poder é ilustrada através do antagonismo das famílias mais tradicionais, as “donas da cidade”, os Vacarianos e os Campolargos, simbolizando também a polarização política, se de um lado temos a família Vacariano, que é conservadora, do outro temos os progressistas Campolargos, enfatizando que a disputa das famílias não é só por terras e poder mas por razão política. Outros tipos como o prefeito corrupto, o delegado que abusa do poder, os médicos que encobrem os crimes dos poderosos, o coronel para quem a lei se molda a seus desígnios, assim como os problemas sociais que refletem as mazelas que poderia ser de qualquer cidade do país dão a Antares o realismo que Veríssimo traz com maestria.

Não obstante o enredo com forte teor dramático do livro (7 mortos andando pela cidade em inegável estado de decomposição, atraindo ratos e urubus e espalhando o odor da morte), que cabe dizer, virou série na telinha da Globo, dei boas risadas lendo Incidente em Antares, Érico trás através do humor irônico uma forte simbologia cristalizada nos seus mortos-vivos, personificando a podridão que existe no ser humano em todas as esferas e mostrando que a morte faz todos iguais, independente do status social. Essa leitura marca, por assim dizer, meu retorno à Literatura brasileira, que deixei de lado por um bom tempo e embora a primeira parte do livro em algum momento tenha se tornado enfadonha pelo grande teor político, foi muito importante lembrar das aulas de História do Brasil e ver que de alguma forma e isso eu digo com a maior dor na alma, não mudou muito desde então.

Edmar.Candeia 01/11/2021

Excelente, profundo e atual
O livro me prendeu de tal sorte aproveitei cada instante livre para apreciar. Uma narrativa histórica, humanística e filosófica numa trama que conta parte de história do Brasil, também tocando em temas do nosso dia-a-dia. Ouvindo os argumentos dos personagens para suas ações, me fez pensar que no Brasil a história se repete! Fiquei fá de Érico Veríssimo, vou já começar outra obra sua.

thaynab0rges_ 23/08/2021

máscaras da sociedade?
confesso que li o livro para fazer um trabalho do colégio, mas no fundo me apaixonei. fiquei com medo de ter uma linguagem complexa, mas não foi isso que aconteceu. a parte antes do incidente é realmente um pouco cansativa, mas como foi bom relembrar as aulas de história com toda retratação da política do Brasil, o coronelismo e a briga dos Vacarianos e dos Campolargos. a parte do incidente é muito boa e mostra realmente as máscaras usadas pela sociedade.