Eu sou a lenda

Eu sou a lenda Richard Matheson

Resenhas - Eu Sou a Lenda

Paty 20/12/2021

Um pouco triste, mas o final foi tudo
De verdade, não tem muito o que falar sobre esse livro.

Aqui nós temos um homem que vive sozinho em uma realidade pós apocalíptica, como preferir, em que um "germe" (é como ele chama, eu não tenho culpa) infecta as pessoas e as transforma em vampiros ou algo parecido. E o nosso protagonista é imune ao germe.

A história gira em torno dessa solidão dele e de como ele lida com isso com o passar dos anos. Eu, pessoalmente, gostei muito dessa natureza introspectiva do livro. Eu não sabia bem o que eu esperava, talvez um pouco mais de ação, mas não fiquei nem um pouco decepcionada. Achei, inclusive, que ficou melhor assim. Nós temos um protagonista que não é o super fortão, poderoso, o que cara que consegue tudo, bonzão. Ele é um cara que tem suas fragilidades, ele se expressa, se desespera. É um cara bem humano, e pra mim foi muito mais interessante do que um cara estilo, sei lá, James Bond ou Tom Cruise.

Agora, o final. Puts. Pra mim valeu cada centavo que eu paguei nesse livro. Ele inteiro é incrível, mas O FINAL, FOI UAU. Amei demais, fez valer a pena.
Ferzitaaa 22/12/2021minha estante
aaaa fiquei com muita vontade de ler pela sua resenha

Paty 22/12/2021minha estante
Ai, Fer, se fosse por mim tu lia esse livro hoje ainda poskapkspaksko eu gostei demais, achei super super!!

Ferzitaaa 22/12/2021minha estante
Vou por na lista pra ler!!

Gustavo Kamenach 14/09/2022

Uma reflexão sobre a barbárie
"Tais pensamentos eram um testemunho hediondo do mundo que ele havia aceitado; um mundo no qual assassinar era mais fácil que ter esperanças."

A ficção especulativa é definitivamente meu gênero favorito e Eu sou a Lenda está aí para me confirmar isso. Richard Matheson criou os alicerces para tudo que veio de 1954 a frente em se tratando de tramas pós-apocalípticas, lendo esse livro fica claro o quão importante ele foi e continuará sendo para a cultura pop no geral. Foi ali que ele determinou regras a partir de grandes clássicos da literatura, moldando o gênero em questão.

Dito isso, a história em si é interessante demais, causa arrepios em diversos momentos, promevendo discussões sociológicas pertinentes até hoje: o embate ciência X crendices/pseudociência, o comportamento humano frente a barbárie e a queda das instituições que domam a sociedade. O protagonista Robert Neville é praticamente um estudo psicológico do homem em privação da segurança, do isolamento social e da persistência do instinto de sobrevivência frente à adversidades.

Quanto à adaptação mais recente de 2007, esqueçam o que viram e leiam o livro, é outra história completamente diferente e evitei ler todo esse tempo em vão.
Juliana Madna 14/09/2022minha estante
Depois de 84 anos ???

Gustavo Kamenach 14/09/2022minha estante
???? "mim deixe"
O importante é persistir

Juliana Madna 16/09/2022minha estante
Sem julgamentos ? nunca li o que ganhei da Naty e da Monique ?

letssissio 15/06/2021

Me surpreendeu
Eu sou suspeita pra falar, já que adoro livros com cenários apocalípticos, com zumbis e vampiros. E esse livro meio que mistura todos essas características. A obra de Richard Matheson não é só um relato ficcional de um homem solitário em uma realidade devastada por vampiros, mas é também um livro sobre relações humanas, sentimentos, sobrevivência e ciência, todos muito bem unidos de maneira harmoniosa, o que torna a leitura muito agradável e dinâmica. Teve acontecimentos inesperados e partes que partiram meu coração, mas acima de tudo, a historia me prendeu e me surpreendeu em diversos momentos. Recomendo super a leitura!! Vale muito a pena!!
dani 15/06/2021minha estante
Ótima resenha! Deu mais vontade ainda de ler ?

letssissio 16/06/2021minha estante
ahh brigada?

letssissio 16/06/2021minha estante
lê amiga!! voce vai amar!

Naty 20/06/2020

Livraço
Gente que livrão, achei incrível cada detalhe. Pra mim foi até esquisito ler porque achei que fosse parecido com o filme, mas nao tem NADA A VER. Me arrepiei demais com o final.
Anderson 20/06/2020minha estante
Falei que era mto bom!

Naty 20/06/2020minha estante
boa recomendação

Anderson 20/06/2020minha estante
E o não ser parecido com o filme, é ainda melhor!

mariana 21/06/2021

a lenda engoliu a ciência e todo o resto.
"o vampiro era real. mas sua história verdadeira nunca tinha sido contada."

o que eu mais gostei nesse livro foi observar os momentos em que a lenda era destrinchada pela ciência, tornando-se, de certo modo, mais real. observar o estudo de Neville questionando e buscando a todo custo desvendar e entender todas as nuances das clássicas lendas vampíricas que já conhecemos foi um grande deleite. afinal, o que um vampiro muçulmano faria diante de uma cruz? e um judeu? nunca havia me questionado a respeito desses pequenos detalhes. foi uma leitura instigante e envolvente - por vezes até angustiante. excelente livro!
bawbara 21/06/2021minha estante
esse livro é muito legal mesmo e o fato de envolver a ciência foi um diferencial. mas você não achou que faltou um pouco de realidade nessa pesquisa? eu achei estranho o Robert descobrir as coisas tão facilmente: ele nem sabia usar um microscópio, mas foi capaz de encontrar a bactéria.

mariana 21/06/2021minha estante
de fato foi bizarro o modo como ele obteve resultados tão rápidos sem nenhum conhecimento prévio. levei em consideração as passagens de tempo e o fato dele ter bastante tempo livre para se dedicar aos livros entre uma crise e outra jjdkskkk

bawbara 21/06/2021minha estante
é vdd. ele tinha tempo livre e motivação, né? achei o final muito bom também. a parte que ele explica o conceito de normalidade etc

Amyjuby 28/12/2023

Pelo cachorro eu dou minha vida graças a deus
Ainda não sei o que achar desse livro. Algumas partes foram interessantes, mas, de longe, minha parte favorita foi o cachorro.

O protagonista é meio doido as vezes, mas também né, quem seria são nessa história kkkkkk.

Enfim, achei legal. Mas é bem monótono.
Julia 28/12/2023minha estante
vc viu q tem o filme? é com o will smith

Amyjuby 28/12/2023minha estante
@julia vi sim! Fiquei até curiosa, mas estou com um pouco de preguiça de assistir kkkkk.

Julia 04/01/2024minha estante
@Amyjuby entendo perfeitamente pq sou assim tbm kkkkkkk. meu pai teve q me obrigar a assistir. mas confesso q vale mt a pena

Emi 03/05/2019

Minha experiência
Não achei que fossem contos e fui pega de surpresa, mas achei o livro interessante e criativo. No geral gostei de tudo, só houve um conto que senti um certo incômodo por conta da forma que a cultura afro foi retratada e o primeiro conto "eu sou a lenda", achei relativamente confuso e engraçado a questão vampiresca.. Apesar de ter trazido uns questionamentos interessantes, acho que gostei mais dos outros contos...
Milena.Bochi 11/08/2019minha estante
Pois é Emi, eu tb achei que se tratava de uma história só. Quando booktubers fazendo vejo o resenha sobre este livro, eles relatam somente o primeiro conto. Eu li o livro achando que todos os contos faziam parte da mesma história e fiquei bem confusa. Inclusive adaptação que é feita para o cinema conta somente a primeira história.

Emi 19/08/2019minha estante
Uma pena, os outros contos valem a pena ser lidos e comentados.
E a capa dessa edição só aumentou a confusão, pelo foco no primeiro conto.

@aiinulindale 05/04/2020

O livro necessário.
Está aqui um livro o qual eu tenho minhas dificuldades para resumir. Talvez seja puramente o fato de que ele não se fixou de forma linear em meu cérebro, mas sim em um emaranhado de sentimentos e angústias.

Na trama acompanhamos a história de Robert Neville, o único sobrevivente de uma catástrofe bacteriana que levou ao fim da sociedade humana.
Robert enfrenta inúmeros desafios e dificuldades ao longo da história, e pouco a pouco descobrimos quão fragmentada sua humanidade realmente está. Após perder a mulher e a filha para a contaminação, que transforma as pessoas em um tipo de morto-vivo sedento por sangue, aqui chamado de vampiro, Robert dedica seu tempo a adaptar sua casa para a sobrevivência, prevenindo que os infectados entrem, e, direcionado por instruções recebidas, sabe que há formas de eliminar os vampiros, assim como medidas específicas como alho e crucifixos para os afastar.

"Um homem pode se acostumar a tudo, se não tiver outro jeito"
Ao longo da trama acompanhamos o personagem chegando à conclusões amargas sobre a sociedade, sobre como todos os livros da biblioteca não foram o bastante para salvar a humanidade, ou sobre como todo o conhecimento científico deteriorou-se e deu lugar às velhas superstições, trazendo a tona métodos barbaricos de eliminação, como estacas no coração.
Isso nos traz à uma simples questão: o quanto é necessário expor o homem ao limite para que toda a sua civilidade se esvaia?

A certo ponto Robert questiona se as motivações dos vampiros eram tão ruins a ponto de haver a necessidade de perseguição e eliminação, ele os compara a políticos e fabricantes de bombas contrapondo dois limites de maldade, o direto e o indireto, o cru e o politizado. "Tudo que ele (o vampiro) faz é beber sangue! Então por que condená-lo? Por que ele não pode viver com sua escolha?"

A montanha russa de sentimentos do personagem beira a bipolaridade, onde cada fase de seu amadurecimento pós crise exprime uma nova ideia acerca do que está sendo vivido, tratando os vampiros como vítimas da sociedade, seres que por serem diferentes foram criminalizados e caçados, assim como logo em seguida explodindo em ódio puro e saindo para exterminá-los a sangue frio.

O que a solidão faz com o homem?
Robert após certo tempo desconhece as mecânicas de relações interpessoais, se afasta de sua humanidade, entra em estado quase vegetativo, vivendo seguindo o fluxo dessa nova realidade.
É inevitável não fazer uma comparação com o filme produzido baseado neste livro, e então percebemos o tema distoante entre os dois: enquanto o filme não expõe alguns dos aspectos mais importantes abordados no livro e foca muito mais na ação e nas lutas contra os vampiros, o livro trata da solidão, da mente humana exposta ao extremo, do desespero. Utiliza de personagens como o cachorro que no livro luta e sobrevive sozinho desde o início do apocalipse, porém sucumbe ao contágio quando o personagem (Robert) finalmente quebra a barreira do distanciamento e se deixa apegar ao animal, apenas para perder esse vínculo logo em seguida, o que o quebra mais ainda.
Minha pergunta aqui é: o cachorro era real? ou era simplesmente uma fantasia ilusória que se cristalizou em um fio de esperança do protagonista?

Eu sou a lenda é um livro fluído, porém sem que isso atrapalhe o impacto que suas páginas deixam, trata de temas pesados e mórbidos, e foi difícil de ser lido, principalmente em tempos como estes. A obra te leva para dentro da história fazendo com que você se imagine diversas vezes no lugar do personagem, lidando com situações tão inóspitas e adversas mas que com certeza valem cada sentimento e cada reflexão.
Eu poderia falar sobre tantos aspectos desse livro, tantas camadas e crateras, mas isso provavelmente estragaria a experiência de um novo leitor, e isso eu não faria.

Um livro brilhante, impressionante, que realmente vale o tempo desprendido para a leitura.
Mazza 07/04/2020minha estante
Caramba, excelente resenha, parabens.

@aiinulindale 07/04/2020minha estante
Poxa muito obrigada!!

Rodrigo.Silva 07/06/2020

Angústia e medo
Durante boa parte da leitura, tudo o que o autor proporciona é angústia, solidão e medo. Ele acerta em características, comuns, do ser humano e sabe transportar isso do misticismo medieval até a modernidade urbana.

Em outra parte você entende que, com maestria, Matheson soube unir a ficção científica e o horror ( "terror", como o próprio autor diz preferir). O poder da sociedade e em paradoxo, da solidão do indivíduo em meio a multidão, são o nervo do livro.

Eu adorei a exploração do comportamento humano, da crítica estabelecida em cima das ações e transgressões que somos impelidos a cometer. Fiquei um bom tempo refletindo, estabelecendo metáforas e conexões, e voltando até marcações anteriores para digerir o que havia lido sob outro ponto de vista.

Uma ótima leitura.
Phython 08/06/2020minha estante
Cara, não é entediante o livro?
Pois se for como o filme, o cara fica sozinho, e aí praticamente não teria diálogos.

Rodrigo.Silva 08/06/2020minha estante
Totalmente diferente do filme, enredo muito melhor, a descrição da solidão do cara é muito mais angustiante e criativa do que entediante. Eu pelo menos ficava curioso o tempo todo pra saber a sacada do livro, o final me decepcionou um pouco mas depois, tem um sentido bacana mas esperava mais.

Natália | @tracandolivros 20/04/2019

Esperava um pouco mais do que o livro me entregou
Robert Neville é o único ser humano vivo na Terra, o último sobrevivente de um vírus fatal que devastou os seres humanos, transformando-os em vampiros. Neville vive em uma casa toda equipada para sua segurança, cheia de alhos espalhados pelos cantos, com as janelas fechadas por madeiras. Todas as noites os vampiros param em volta de sua casa e o chamam para sair e se juntar a eles, parar de lutar contra a maré.

Aos poucos Neville vai lembrando sobre seu passado, porém ele nunca fica exatamente claro, ele fala sobre sua mulher e filha, apenas em momentos que ele está bêbado. Ele é um homem extremamente temperamental e explosivo que passa o livro todo quebrando copos.

A explicação científica sobre os vampiros que o protagonista encontra é até que muito bem pensada, e para mim este foi o único ponto que salvou o livro, porque a narrativa dele é bem confusa, nada me prendeu, o personagem não ajudou muito também. A escrita muitas vezes parece abreviar situações e as cenas de ação ficam parecendo incompletas.

Eu estava me sentindo muito ET por não gostar de um livro que muitos amam, e até mesmo o King que é um dos meus autores favoritos diz que se inspirou nele para fazer seus livros, porém eu li com duas amigas (@literaturaestelar e @amornapagina) e elas tiveram os mesmos problemas que eu tive com ele.

Não sei dizer se recomendo ou não, porque eu particularmente não gostei não, mas tem tantos que amam que pode ser que você seja um desses, ou não, não posso garantir isso, então jogo para cima e lavo minhas mãos, leia por sua conta e risco, ou não...

site: https://www.instagram.com/p/BbreQUJgJhP/
Kal 24/04/2019minha estante
Concordo contigo. É a primeira vez que acho o filme (de 2007) melhor que o livro, apesar de não ter nada a ver um com o outro.

Tânia 04/10/2019minha estante
Eu achei o livro muito superior ao filme, principalmente o final, fiquei incomodada de uma maneira positiva. Super recomendo a leitura

JP 12/05/2020minha estante
Arrasou, de novo. E desconfio que estamos perto da barbárie...

Leticia 12/05/2020minha estante
Obrigada :) sim, vivemos a banalização da violência, a barbárie está à nossa porta.

Pierri 18/07/2021

Gostei
O livro me prendeu do início ao fim, desenvolve bem a história, eu já havia visto o filme de 2007 com o Will Smith, e eu lendo a descrição do Robert: Loiro, 1,90m, olhos azuis. Eu fiquei ??? Eu o resto do livro: Robert Neville (Will Smith!!) Kkkkkk, fazer oq, ele interpretou muito bem. Mas o livro foi só uma inspiração pra esse filme, pois é totalmente diferente!! No fim, gostei, mas achei que o filme é melhor!! Isso é raro acontecer, mas não tira o mérito do livro, indíco para que gosta de ficção e boas histórias.
Rafa P. 19/07/2021minha estante
Impossível pensar no personagem loiro e alto, só vinha Smith na minha mente. Marcou demais esse personagem.

Pierri 20/07/2021minha estante
Kkkkk...verdade Rafa!!

lanza 20/07/2021

Diferente do que eu pensava, ao invés de ter muita ação, é bem melancólico e focado mais nos sentimentos do protagonista o que pra mim não foi um problema. Ele trata questões sociais de uma forma que faz a gente refletir bastante, é o tipo de livro que você fica de boca aberta com o plot.
Adriel.Macedo 20/07/2021minha estante
Eu gosto muito desse livro; ele é bem diferente do filme do Will Smith

Lucas.Aguiar 20/07/2021minha estante
Não sabia nem que tinha um livro, tô muito surpreso

Júlia Pinheiro 12/07/2021

Esse livro é bom DEMAIS
Já comecei a leitura com expectativas por ter sido indicação de um amigo e já ter assistido ao filme. Mas me surpreendeu bastante o jeito como a solidão é tratada, os altos e baixos de se viver sozinho e sem esperanças em algum futuro melhor. Além disso, o final é muito doidoooo
Will 12/07/2021minha estante
Presumo que seja beeeeem melhor que o filme (que tem um final fraco, ao meu ver). Procede essa impressão?

Júlia Pinheiro 12/07/2021minha estante
faz bastante tempo que eu assisti o filme, me lembro de ter gostado mas não lembro muito do final. já esse livro vale muuuito a pena, mas eles são bem diferentes

Lívia Gomes 19/03/2020

Sabe aquela história que te deixa completamente pasmo quando acaba?! Definitivamente essa é a história!
Quando terminei de ler o último parágrafo deste livro fiquei completamente sem reação porque a narrativa é muito mais do que só uma história de vampiros, ela vai além, é profunda e visceral.
No começo eu achei que seria aquele clichêzão, mas me surpreendi a cada capítulo. A narrativa passeia por questões sociais, culturais, filosóficas e científicas. Questiona padrões, coloca em evidência o lado mais primitivo do ser humano tanto como indivíduo quanto como comunidade, explora as proto-emoções e o instinto primário de sobrevivência das espécies.
Esse livro foi um tapa de luva em mim, com capítulos curtos, rápidos e intensos, a leitura voou. Não queria que tivesse acabado.
A construção do personagem principal, Robert Neville, foi muito bem feita. Me senti muito próxima e empática a ele, entendi seus dilemas e seus desejos, torci por ele. Inclusive toda história é muito bem escrita... Eu que não sou de sentir medo com leituras mais voltadas pro terror, tive medo de dormir depois q li a primeira parte do livro. O combo história + narrativa é poderoso e me envolveu do início ao fim.
Que experiência, meus amigos!
João Lucas 19/03/2020minha estante
Muda pra cinco estrelas haha

Lívia Gomes 19/03/2020minha estante
Seu pedido é uma ordem! Hahaha