Grande Sertão: Veredas João Guimarães Rosa
Eloar Guazzelli

Resenhas - Grande Sertão: Veredas

Bruna.Schmidt 11/01/2024

Narrativa densa e complexa, explorando a psique humana por meio da história de Riobaldo, um jagunço que reflete sobre suas experiências, dilemas morais e conflitos existenciais. A linguagem genial de Rosa repleta de neologismos e regionalismos, desafia o leitor, criando uma atmosfera única. A trama intricada e a profunda reflexão sobre identidade, poder e dualidade tornam este livro uma leitura fascinante e desafiadora.

allenylson.ferreir 05/01/2024

Viver é muito perigoso
Confesso que foi difícil engatar, mas isso logo se resolve e algumas páginas depois fiquei envolvido com a história de riobaldo e suas aventuras como jagunço no sertão e chefe de bando; o seu sentimento confuso em relação a diadorim; a questão do pacto fáustico, etc etc.

Leticia2185 31/12/2023

Grande Sertão: Veredas
Última leitura de 2023 concluída com chave de ouro. Grande Sertão é um livro que a tempos eu desejava ler, no começo confesso que achei bem difícil, demora um pouco para você se adaptar ao ritmo do livro, mas depois a leitura se torna muito interessante e prazerosa. Falar que o livro é uma obra prima é chover no molhado, de fato ele é. Um livro sensível, que trás muitas reflexões sobre a vida, sobre o amor e sobre religiosidade. O ponto alto do livro com certeza é a relação entre Riobaldo e Diadorim, ainda após a leitura ficam muitas questões rodeando minha mente sobre eles.
Um livro que é tudo que deve ser: desafiador e revolucionário.

Lívia 30/12/2023

Grande sertão: veredas.
Fora do comum. Eu poderia dizer muitas coisas sobre esse livro, mas nada faria jus à grandiosidade da obra. Não digo apenas em relação aos fatos narrados por Riobaldo, mas principalmente na forma como o autor constrói a narrativa, na forma como ele estrutura cada personagem e em sua genialidade para conduzir os acontecimentos. Riobaldo, ex jagunço, narra sua história, não de forma cronológica, mas de acordo com a memória e importância dos fatos. É incrível. E justamente quando finalizei a leitura, fechei o livro com uma sensação de: uau, o que foi isso? Claro que, ao longo de toda a leitura, esse sentimento me fez companhia... Mas as últimas páginas foram simplesmente devastadoras.

izabela 30/12/2023

''viver é muito perigoso''...
Nem tenho palavras para descrever.
o livro não tem pausa então temos q digerir os acontecimentos na msm velocidade que ocorre,e é como fernando sabino disse:depois q começamos n paramos mais.

Daniel.Moreira 30/12/2023

Do particular ao universal
Um romance épico, transregional. Rosa reescreveu uma história regionalista do sertão superando as questões particulares . Sua literatura ultrapassou a camada regional e particular para um patamar universal!

Rosa tem uma capacidade criativa linguística impressionante, demonstrando um conhecimento da língua portuguesa capacitando sua criação.

Riobaldo, personagem narrador, conversar com um senhor contando seus casos de jagunço. Esse senhor não responde, mas percebemos a reação dele através de Riobaldo.

Rosa em sua narrativa discute sobre questões humanas universal. A polarid
ade do bem e do mal. As mazelas da humanidade, superação e limitações...

Recomendo a leitura e releitura dessa obra prima!!

JosA225 29/12/2023

Grande Sertão: Veredas
Do sertão mineiro para todo o mundo, o jeito mineiro de falar e a história do Fausto dos jagunços e Guimarães Rosa torna-se universal.

Laví 23/12/2023

Foi muito diferente do que eu estava esperando. A escrita é fácil, o que dificulta é a falta de linearidade de pensamento, o livro não é dividido em capítulos e não tem travessão para diálogos. Ele vai contando a história (que é muito interessante) mas tem que ser lido com atenção senão você se perde em tantos personagens.

AndressaPaz 23/12/2023

Travessia!
Esse foi o melhor livro que li no ano de 2023. O que enriqueceu ainda mais a leitura foi ter feito a trilha do Parque Nacional Grande Sertão Veredas na Chapada Gaúcha um pouco antes de começar a leitura. A partir daí pude entender a trajetória de Riobaldo e todo o retrato da paisagem descrita por ele no livro. O sertão é coisa mágica. A leitura foi inebriante! Guimarães, mestre das palavras e dos lugares, escreve com uma destreza e habilidade únicas. Termino o ano de 2023 tendo lido essa obra prima clássica e já com planos de ler Sagarana...
Eliane 23/12/2023minha estante
Este livro é MARAVILHOSO!!!

analuuu. 18/12/2023

"Viver é negócio muito perigoso!"
A representação de "Grande Sertão: Veredas", por João Guimarães Rosa, em uma HQ foi a melhor que poderia ter lido!
Ainda não li a obra na íntegra, mas fiquei totalmente instigada depois de ter essa prévia da história. Acredito que os envolvidos representaram muitíssimo bem a essência da história e as intenções de Rosa, a linguagem e os personagens!
Pra quem quer ter uma noção antes de degustar da obra integral, vale muito a pena ler, recomendo demais.

Aline Donatoni 13/12/2023

Viver é muito perigoso
É um livro desafiador, comecei a ler e fui até umas 200 páginas, depois tive uns imprevistos e parei essa leitura por meses. Quando retomei, voltei a ler do começo e consegui terminar em 2 semanas, mas li junto com o audiobook (ouvindo e acompanhando a leitura no papel). Para quem está com dificuldade recomendo ler assim.
Apesar de já saber o final, não deixou de ser sensacional...com certeza em algum momento vou relê-lo.

nxcecvx 09/12/2023

O diabo na rua, no meio do redemoinho..
Um mundo inteiro num livro. toda a poesia do mundo numa obra só. Guimarães Rosa sabe da vida o que parece estar escondido do restante de nós.
sertão veredas é uma carta de amor à terra - ?o senhor tolere, isso é o sertão.? -, colada num beabá do que é ser gente - ?viver é perigoso? - e amar o amor - ?desde aquela hora, conheci que, o Reinaldo, qualquer coisa que ele falasse, para mim virava sete vezes.?
se puder, bom mesmo é ler em voz alta e notar a beleza na sonoridade do dialeto, do sotaque do jagunço e do nome de imediato inventado pro que não pode ter nome acertado.

diabo não há. o que existe é homem humano. travessia.