Grande Sertão: Veredas

Eloar Guazzelli

Resenhas - Grande Sertão: Veredas

Erika 26/05/2021

Viver é muito perigoso
"Eu atravesso as coisas - e no meio da travessia não vejo! - só estava era entretido na ideia dos lugares de saída e de chegada."

Seguindo orientações do próprio autor, não vou falar do enredo. Grande Sertão: Veredas é história para se descobrir sozinho. Eu tive a grande sorte de mergulhar no desconhecido.
Me permito dizer que é sobre o sertão, sobre crenças, sobre o amor. Sobre aprendizagem, sobre a vida. É uma linguagem difícil? Nonada. Depois de 15 páginas, você se acostuma e não consegue mais largar. É um livro que te desafia, você aceita e vence. E o troféu é uma das coisas mais bonitas que já foram escritas. É lírico, é filosófico, sem você ao menos perceber.

"Viver é muito perigoso". Mas é o que é imposto a nós, seja por Deus, o Diabo, o Destino, ou  o que você acredita e escolhe para si. Sobre as escolhas erradas? Essa é a vida da gente. Palavras de Riobaldo: "O senhor... Mire e veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam. Verdade maior. É o que a vida me ensinou. Isso que me alegra, montão."

A realidade é que isso é tudo o que consigo escrever sobre Grande Sertão: Veredas sem atrapalhar a experiência de quem ainda não leu e pretende conhecer esse monumento. Sei que tenho um mundo de livros pela frente, mas a sensação é que dificilmente ele será superado.

O sertão é o mar, é a vida, que jamais é estático. Pelo contrário, está em constante mudanças.

Travessia.

romulorocha 17/05/2021

Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa - Nota 9,5/10
João Guimarães Rosa foi um escritor, diplomata, novelista, romancista, contista e médico brasileiro, considerado por muitos o maior escritor brasileiro do século XX e um dos maiores de todos os tempos. O autor também foi vencedor de diversos prêmios nacionais e internacionais, entre eles o prêmio Jabuti.

Em Grande sertão: veredas, Riobaldo é um sertanejo de Minas Gerais no Brasil dos anos 1940. Órfão de pai e mãe, ele é criado por seu padrinho, Selorico Mendes, até sua juventude quando tem seu primeiro contato com os, assim chamados, ?jagunços? Joca Ramiro, Ricardão e Hermógenes. Encantado pelas estórias e modo de vida dos jagunços, decide seguir o bando. A partir de então a vida de Riobaldo jamais será a mesma. Será uma jornada de luta pela sobrevivência e pela dignidade, cheia de nuances reveladoras e surpreendentes, entre elas uma paixão, até então incompreendida, por seu melhor amigo, Reinado/Diadorim.

A narrativa de Guimarães Rosa é muito original, desde a forma como descreve seus personagens quanto a linguagem apresentada na trama, muito fiel ao sotaque e cultura dos sertanejos. Um destes aspectos culturais muito explorados, por exemplo, está nas crendices e no jeito prolixo de contar estórias.

Adorei o livro, sob diversos aspectos, talvez o maior foi a sensação de estar em contato com uma realidade muito pouco comentada no Brasil, a vida no sertão. Acredito que o livro nos aproxima deste espaço e tempo com muita sabedoria. Recomendo a leitura.

#resenhasdoromulo
#grandessertoeseveredas
#guimaraesrosa
mfcandressa 23/12/2023minha estante
Relido, hein? E que travessia!

Gabriel 16/05/2021

Uma leitura que também é a travessia. Uma experiência inigualável, indescritível. Tive a sorte de realizá-la com uma outra voz, lendo as 460 páginas em voz alta, pausando, fazendo entonações. Foi lindo.

Rapha 02/05/2021

O melhor livro da história da humanidade
melhor livro que já li na vida, quase não consegui terminar do tanto que chorei no final. tudo perfeito, encaixado, escrita impecável, ritmo gostoso, minas gerais melhor lugar do mundo, amor de riobaldo e diadorim é lindo, obra prima!!!!!!! MAS não é fácil não. tem que ter muita força de vontade porque a leitura em si é uma travessia complicada. no final vale a pena

Suzana.Alves 02/05/2021

Perfeito
Sem dúvida um dos melhores livros que li na vida. Foi uma leitura prazerosa e dolorosa. E que final!

Thiago662 29/04/2021

Uma bela homenagem em forma de Graphic Novel e uma pequena introdução a obra, um clássico da literatura nacional.

Anienne 28/04/2021

Grande Sertão: Veredas
Conta uma história de jagunços. Não é bem assim... Conta a história de um jagunço.
Riobaldo, personagem principal, conta sua vida de jagunço, suas aventuras, crenças e perdas p um seu compadre, q ñ o interrompe uma única vez. Ñ vemos um diálogo, mas um fluxo oral tão intenso q até parece um fluxo de pensamento.
A escrita é desenvolvida da forma como ele fala, o q gera um lirismo encantador. Suas reflexões, simples como só um matuto do meio do mato poderia fazer, são uma verdadeira joia. À medida que eu lia, ia evoluindo na linguagem e pegando o jeito.
Guimarães Rosa construiu o texto de uma forma muito muito interessante, q causa enorme estranhamento e obriga a quem lê sair do lugar comum.
No início precisei colocar total atenção na linguagem e desviei da história. Ele criou um universo linguístico q exige uma leitura diversa da q estamos acostumadas(os). Algumas situações q, comumente, me causariam choque, pareciam ñ ter muita força ali, mas c o tempo minhas reações voltaram ao normal. Penso q desviei toda energia e atenção p a escrita naquele momento, depois acostumei.
Dá p refletir sobre a vida daqueles homens q andavam pelo sertão, p lá e p cá, a matar e a morrer. Crimes. Torturas. Estupros. Uns, como Riobaldo, podiam questionar a vida. Outros não. Aquilo era a vida de jagunço. E existiu. Há toda uma lenda em cima disso. Há até romantização. Eles tb eram peças de uma engrenagem. Desse sistema duro e injusto. Eram perpetradores e vítimas. E vice-versa.
Não espere um livro fluido.
É uma leitura difícil decuma escrita GENIAL. Eu entendo, perfeitamente, pq tantos estudos em torno dessa obra tão singular q tem algo de épico, algo de dramático, algo de poético, algo de lírico. Aqui há uma construção narrativa, em q palavras e orações adquirem uma qualidade distinta do q conhecemos.
E nem falei das questões pessoais, psicológicas, sociais, das crenças e preconceitos da sociedade avaliados nas entrelinhas.

Joel.Martins 25/04/2021

A travessia - "O pacto" - UM AMOR PURO
A beleza da natureza com todas as suas cores e sons.
E o sentimento humano puro e real, envolvendo o amor, vingança e conquista/sobrevivência...

****Iniciei a leitura sabendo da complexidade que envolvia a obra. E realmente vou precisar reler em momento mais calmo...

Margô 22/04/2021

Tatarana é só o começo...
Não tenho sinônimo para classificar, cunhar esta obra gigantesca.
Às vezes, principalmente no início da leitura, é uma peleja para continuar em um ritmo normal. Falta fôlego!

Mas depois de algumas páginas, você se afeiçoa à Riobaldo, à sua prosa contínua, aos neologismos e regionalismos, e a toda escrita rica e edificante. As palavras se atropelam, se arrumam, como em um intricado jogo de xadrez. E tome-lhe xeque -mate do mestre Rosa!

Repito, as palavras se atropelam, parecem surgir do nada, para construir o tudo!

Nunca imaginei que vivenciaria tantas batalhas no sertão, que vagaria pelas geraes, e que viveria tal qual Riobaldo na expectativa de decifrar Diadorim.
Ele e seu amor íntegro.

Quem não alimenta a esperança de que os dois possam ser felizes? ( Eu levei um Spoiler, e descobri o final...?)
Da vida de Jagunços, pouco sabia. Mas a leitura de 400 e tantas páginas, traz um diário completo do que é a vida no confronto da Jagunçada, as batalhas com rajadas de balas, a guerra com o tempo, a terra, a fome, a sede, a morte.
Fiz a Travessia!

"O diabo na rua, no meio do redemunho"
re.aforiori 04/07/2021minha estante
Ótima resenha, Margô! Este é um livro que tenho na estante há anos, e sempre estou postergando a leitura. E sua resenha trás uma vontade de lê-lo o mais breve possível.
???

alex 21/04/2021

Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa
Monstruoso, é o que o livro é. Totalmente fora da curva. Brilhantismo puro. Nenhuma descrição ou resenha será capaz de dar uma ideia suficiente dessa maravilha.

Trata-se de um história contada totalmente em 1ª pessoa, pelo jagunço Riobaldo. A simplicidade e a profundidade desse personagem é um conflito que salta aos olhos. E o que dizer da relação que mantinha com Reinaldo Diadorim?

Demais! Demais!

Irina.Alfonso 19/04/2021

Grande Sertão: Veredas - Resenha
Esse entrou para os livros do coração! Uma história emocionante, profunda. Uma leitura difícil, mas muito especial! Questionamentos lindos! História de amor. Eu não tenho nem palavras!

tacieli 10/04/2021

sem palavras apenas sentimentos
e toda a dificuldade em começar a ler se transformou em ânsia pelo desfecho.
toda e qualquer resenha feita desse livro não faz jus à tamanha grandiosidade dele.
apenas explosão de mente e queima de neurônios.

Valeria.Lamas 04/04/2021

No início parece impossível, mas não é.
Livro muito bonito e de uma habilidade impressionante. Chocada com o final!