Grande sertão: Veredas

Grande sertão: Veredas João Guimarães Rosa
Eloar Guazzelli

Resenhas - Grande Sertão: Veredas

Romana.Porto 12/05/2024

Cada vez mais denso e com mais camadas
Ler e reler Grande Sertões te faz enxergar a cada leitura detalhes que você havia deixado passar na primeira vez, não da somente para LER, é preciso dedicar atenção e tempo de qualidade para encaixar tudo, para sorver cada partezinha da narrativa e se sentir completo e ao mesmo tempo vazio após ler e bom, no meu caso reler. Me senti vazia após terminar o livro, nem sei por onde começar a procurar algo a altura para ler. Leia somente se voce tiver paciencia e delicadeza para entender Guimarães Rosa, não tem como se arrepender.

Artemis 12/05/2024

"Existe é homem humano. Travessia"
Primeira releitura do ano de um dos meus livros favoritos, achei que por saber se toda a história sentiria menos impacto,que enorme engano,o amor impossível de Riobaldo e Diadorim me devastou do mesmo jeito que da primeira vez, tudo é muito maravilhoso e gigante nesse livro,fico sem palavras, obrigada Guimarães Rosa por nos dar esse presente.

LAgia39 11/05/2024

Melhor livro que já li na vida todinha!
O livro é de uma riqueza e trabalho com a língua portuguesa ímpares. Ler esse livro é viajar sem dúvidas ns sertões e colher sabedoria em cada página! Se você nunca leu, leia! Você não vai se arrepender.

Rute31 11/05/2024

Grande Sertão: Veredas é a narrativa da vida do ex-jagunço Riobaldo, por ele mesmo, a um visitante “culto, fino”, um moço instruído, cuja instrução ele muito admira. Riobaldo começa perguntando ao seu visitante sobre a existência ou não do Diabo e esse é o fio condutor das mais de quatrocentas páginas desse romance. Além do Diabo, ele reflete ainda sobre Deus, a maldade humana, a coragem e a beleza. E sobre o amor, ponto sobre o qual a narrativa se apoia: o amor de Riobaldo pelo amigo Diadorim.

Se Riobaldo amou verdadeiramente Diadorim, em sua narrativa conseguiu fazer com que eu também me apaixonasse pelo “moço vistoso dos olhos muito verdes”. E por isso, cada trecho desse amor impossível me partiu o coração. Saí dessa leitura abismada com o poder da linguagem, com a força do destino e das horas, mas sobretudo com o fato de que nada é solto: cada palavra é costurada, amarrada de forma a compor um tecido bonito, inteiro, capaz de ser inesquecível.

Fred.Braga 09/05/2024

GRANDE SERTÃO: VEREDAS
Não dispenso uma vírgula da qual, Clarice Lispector e Fernando Pessoa utilizaram para elogiar essa obra: genial! Que outra palavra se não essa?!

Você precisa se adaptar à escrita única de Guimarães Rosa, essa escrita regionalista não tão distante de nosso dialeto sertanejo. As primeiras páginas foram um desafio, mas depois que você pega o ritmo não há como sair dessa imersão. O livro se passa no interior do grande sertão entre os estados de Minas, Bahia e Goiás. O que acontece nas veredas desse sertão só lendo pra descobrir.

O regionalismo, religiosidade, sexualidade (e aqui eu me peguei surpreso) as dispostas do sertanejo entre outros assuntos que são impostos nessa obra, aproxima o leitor da realidade vivida ainda hoje.

Acredito que nunca li algo como isso. Riobaldo é um protagonista forte, cangaceiro, confuso e homem macho esteriotipado mas delicado em sua própria singularidade. Diadorim esse personagem apaixonante de olhos verdes, bruto feito um touro mas também cheio de muitas dores. Dois personagens que põe o leitor pra refletir muito, desde a primeira página até a última. Simplesmente um dos melhores romance que li na vida.

Riobaldo em todo momento nos lembra que "viver é muito perigoso..." Isso é um recorte da realidade, precisamos saber de onde viemos, onde estamos e pra onde iremos. O sertão está dentro da gente.

Outro ponto que muito me intriga na obra e amor que tanta se fala. Guimarães Rosa estava à frente de seu tempo. Uma obra escrita em 1956 retratando (de forma mal resumida) a vida dos homens do sertão, mas que sim, há romance nesse romance. Acredito ainda que muitas vezes deixamos quem amamos, pois somos miseráveis da falta de amor próprio. É preciso saber quando e por quem somos amados...
"Dói sempre na gente, alguma vez, todo amor achável, que algum dia se desprezou..."

Lucikelly.Oliveira 09/05/2024

Eu sinto que preciso voltar e ler novamente
Juro que não foi um livro que me pegou e me manteve fissurada na leitura mas acho que isso se dá pq eu não tenho bagagem suficiente ou pq eu precise reler com muito mais calma. Muitas vezes eu achei a leitura massante e em outras eu não entendia era nada. Mas em fim, não é culpa do autor hahahahaha a história é mesmo surpreendente

Céu cheio de estrelas 05/05/2024

"Quem elege a busca não pode recusar a travessia"
Ao tempo em que Riobaldo narrava sua travessia pelas veredas das "gerais" eu também iniciava a minha própria travessia, inspirada por suas lições sobre a vida. Finalizei o livro do dia do meu aniversário de 29 anos, em uma praia de Sao Luís, era terça-feira ensolarada, do mes de novembro, o sol alto e as ondas arrebetavam mais adiante, o vento misturava o sal que estava no ar com o sal das minhas lágrimas: eu havia lido a última palavra de Grande Sertao: Veredas. Acabava a travessia de Riobaldo. Nesse momento eu me encontrava emocionadissima por ter abocanhado cada palavra escrita por Rosa. Foi uma experiência catártica que me deixou em um vazio imenso por dias. O livro é uma das coisas mais bonitas que eu já experimentei na vida e eu invejo cada pessoa que irá lê-lo pela primeira vez!

"Até os pássaros, consoante os lugares, vão sendo muito diferentes. Ou são os tempos, travessia da gente? " pg.63

umpontoefemero 01/05/2024

Experiência de leitura (Grande Sertão: Veredas)
"Concluí a leitura, abracei o livro e fixei meus olhos na parede por vários minutos. "O que acabei de ler???", falei. O ruim de experimentar uma obra tão boa é que você vai buscar a mesma sensação em outras histórias."

Publiquei minha experiência de leitura com a obra no instagram @umpontoefemero (https://www.instagram.com/p/C3GddfUukPu/?igsh=dml2ZWpuNzRhajg=)

Rosa282 26/04/2024

A atemporalidade de uma obra colossal!!
"Grande Sertão Veredas", obra-prima da literatura brasileira escrita por João Guimarães Rosa, cuja 1ª edição foi publicada em 1956. É conhecido por sua narrativa que mistura elementos do regionalismo, do misticismo e do existencialismo. Além disso, traz as inovações linguísticas criadas por Guimarães Rosa. Através dessa linguagem, o autor cria um retrato profundo e complexo do sertão e de seus habitantes. Sem anacronismos, quando relacionamos "Grande Sertão Veredas" com questões contemporâneas encontramos paralelos e insights, que ajudam a perceber os desafios e dilemas, permanências históricas, enfrentados pela sociedade ainda hoje. Essa constatação revela o caráter atemporal e a relevância dessa grande obra literária. Alguns temas, dentre tantos outros apontados na narrativa, e visíveis na sociedade contemporânea:
1. Desigualdade e Poder: são questões urgentes em muitas sociedades ao redor do mundo, incluindo o Brasil. A concentração de poder nas mãos de elites econômicas e políticas, assim como as relações de subalternidade entre diferentes grupos sociais, continuam a moldar as dinâmicas sociais e políticas em muitos contextos.
2. Identidade e Gênero: "Grande Sertão Veredas" a personagem 'X' desafia as normas de gênero estabelecidas ao se disfarçar de homem e sua trajetória no romance aponta para os debates contemporâneos sobre identidade, sexualidade e diversidade de gênero.
3. Conflitos de Terra e Meio Ambiente: a luta pela terra e os impactos ambientais da exploração agrícola e pecuária podem ser percebidos em "Grande Sertão Veredas". Essas questões seguem em conflitos e implicam em debates extremamente relevantes hoje, à medida que comunidades lutam pela proteção de seus territórios e recursos naturais. Ressalte-se que a existência da vida no planeta exige mudanças nas ações predatórias do capitalismo sobre os recursos naturais e a poluição desenfreada.
4. Violência e Justiça: A violência e a busca por justiça são temas recorrentes nesta narrativa, refletindo as complexidades morais e éticas da sociedade. Essas questões permanecem vivas na atualidade, especialmente em contextos marcados pela violência urbana, criminalidade organizada e falhas no sistema de justiça.
Uma leitura complexa, de difícil entendimento, mas necessária para a formação de consciências. Recomento a sua leitura, mas aconselho: leia degustando, lentamente, reflexivamente.

Claudio 17/04/2024

Um arrebatamento
O lirismo desse épico brasileiríssimo encanta durante toda essa obra fundamental da literatura brasileira.
A história de Riobaldo pelo Grande Sertão é narrada pelo próprio, tendo guerras entre jagunços como pano de fundo e cobrindo temas profundos como a existência de Deus e o Diabo ou seu amor impossível.

É definitivamente um livro para leitores com disposição de se embrenhar nesse universo. O início é complexo, pela oralidade e infinitos neologismos, além de uma narrativa com longos períodos e sem divisão de capítulos. Uma vez adaptado ao estilo e entregue às veredas, vira um deleite até o fim!

Márcia! 15/04/2024

"Medo do que pode haver sempre e ainda não há."
"Eu tenho a impressão que a ambição do Rosa era descrever um pássaro pela pena de uma asa."
Essa frase é do poeta Alberto da Costa e Silva e eu concordo plenamente. Quão grandioso é Guimarães Rosa! Demorei aproximadamente quarenta páginas pra conseguir pegar o ritmo da leitura. Em alguns momentos precisei ler em voz alta pra me localizar. Entre 300-400 páginas fica tudo muito arrastado. Considero que deve ser lido mais de uma vez, em épocas diferentes da vida.
Infelizmente, já tinha levado spoiler do final,mas é interessante ler dessa perspectiva e pensar que Diadorim tentou falar pro Riobaldo durante o livro inteiro e nunca conseguiu...
Pra mim,o que tem mais destaque é a escrita regionalista com muita propriedade, rica em detalhes sobre as paisagens vistas pelos jagunços (e a aparente fixação por buríti,que foi citado diversas vezes).
Super recomendo. Grifei MUITAS coisas! Sorte teve a Aracy Guimarães Rosa por ter dedicatória nessa obra.
No mais,compadre Quelemém é a única pessoa sensata desse livro,mas a grande estrela é o Zé Bebelo!!

Adriana791 06/04/2024

?Viver - não é? - é muito perigoso.?
Até os 20% do livro eu estava pensando em abandonar a leitura. Então, comecei a me envolver com a história e não consegui mais largar até finalizar.

É uma leitura difícil, complexa.

Guimarães Rosa criou muitas palavras que, incrivelmente, fazem muito sentido na narrativa.

A história é contada em primeira pessoa por Riobaldo que foi jagunço no sertão de Veredas (partes de MG, BA e GO).

É um livro filosófico que reflete sobre o pacto com o maligno e suas consequências.

Mas, também, conta sobre o amor de Riobaldo por Diadorim (Reinado) e os conflitos que ele passa por ter esses sentimentos que ultrapassam a amizade.

Uma obra prima que merece ser lida por todos, mas esteja preparado pois é um livro para leitores experientes e que fez até Clarice Lispector e Fernando Sabino acharem a leitura difícil. E é maravilhoso! Não pensei que gostaria tanto!

Dalila.Almeida 18/03/2024

Não se sinta intimidado
Que experiência!!! Faça de tudo pra não pegar spoilers e vá iniciar essa leitura AGORA! Senti que tinha zerado a vida! Fiquei extremamente feliz por ter um amigo que já tinha lido pra comentar e principalmente porque ele não me contou nada. Aaaaaaaaaaaaaaaaa. Só leia. Apaixonada. Perplexa! Nunca um livro me pegou tão de surpresa!
E não se esqueça: "O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem. O que Deus quer é ver a gente aprendendo a ser capaz de ficar alegre a mais, no meio da alegria, e inda mais alegre ainda no meio da tristeza!" e "viver é muito perigoso".
A edição da companhia das letras tem muitos textos de apoio, mas não li todos. A Isabela Lubrano tem um projeto de leitura coletiva no canal dela no YouTube (Ler antes de morrer), as metas propostas me ajudaram a continuar e as lives de discussão me ajudaram a compreender e ver além, mesmo não acompanhando ao vivo.
Márcia! 19/03/2024minha estante
Estou lendo,mas já tinha pegado spoiler! :(
A Isabella Lubrano também foi de extrema importância pra mim.

Larissa4014 12/03/2024

O que tem de complexo tem de genial
simplesmente absurdo e só não vai ser 5 estrelas por não ser o meu formato de livro convencional e isso me tira um pouco da história

Laura Oliveira 10/03/2024

Viver é muito perigoso
Essa frase marcou o livro em diversos pontos e somente no final consegui entender de fato o sentido dela no contexto do livro, embora parecesse muito óbvio.
Sem dúvidas é um dos melhores livros que li na vida. Ainda não tenho palavras para descrever a imensidão desse livro.