O amor nos tempos do cólera

O amor nos tempos do cólera Gabriel García Márquez

Resenhas - O Amor nos Tempos do Cólera

Laura 06/07/2023

Romance maravilhoso!!
Comecei a ler após assistir um resumo da obra em 20min, e me apaixonei. Agora o livro consegue superar.
Tem muitas reflexões sobre a vida... e o que fazemos no passar dela, como aproveitamos, e sobretudo, o amor presente nela. Perfeito esse livro e de fato:
Deve ser o livro mais humano escrito por Gabriel Garcia Márquez.

Leonardo.Kayser 06/07/2023

O amor nos tempos do cólera
O livro em si é excelente, mostrando para além de uma suposta história de amor, a natureza humana e todas suas falhas e problemas. Apresenta inúmeras mazelas sociais e do caráter humano, tendo uma certa relação com o título. A história é muito boa, mas a leitura fica cansativa por vezes, com uma narrativa um tanto arrastada em partes que não necessitavam de tantos detalhes, tornando um pouco maçante a experiência de leitura nesses casos.

Carlos Henri 06/07/2023

Gostei mas não funcionou muito pra mim. Achei a escrita neste livro muito enrolada com muitos detalhes. Mas é um bom livro.

Bruna.Duailibe 05/07/2023

A escrita doce e poética do Gabo não era novidade nenhuma para mim. É sempre um deleite poder ler um livro dele!

É uma obra que se trata de uma extensa história de um triângulo amoroso, no qual nem sempre as motivações serão baseadas no amor.

Ao longo da história, conhecemos com detalhes 3 personagens: Juvenal Urbino, Fermina Daza e Florentino Ariza. Sendo personagens reais e bem formados, encontramos seus defeitos, angústias, qualidades e deslumbramentos.

Além da história central, o romance nos apresenta diversos tipos de amor: carnal, juvenil, conjugal, ideal....entre outras formas de relação que beiram a obsessão e o crime.
Apesar de ser um livro que trata das várias faces desse sentimento, trata também de ideias perturbadores que são mascarados pelo aroma do amor.

"Tinha que ensiná-la a pensar no amor como um estado de graça que não era meio para nada, e sim origem e fim em si mesmo."

Rayssa 05/07/2023

O Gabriel escreve muito bem
Senti muitas dificuldades com os livros do Gabriel no modo geral, porque ele sempre é muito prolixo e narra situações e histórias que não me chamam a atenção.

Esta é uma narrativa sobre a vida. Ficou muito bonita quando coloquei o áudio livro e pude escutar a musicalidade das palavras, mas a real é que se trata da vida passando.

A história tem 3 personagens principais, sendo um deles que tem mais cenas: Florentino Ariza. Este homem é um louco varrido e vocês vão entender o porquê quando lerem.

Quanto a Firmina Daza, eu a percebi como uma mulher decidida, mas muito guiada pela sociedade.

Dr. Juvenal um homem quadrado, mas carinhoso.

O casal Juvenal e Firmina achei bem real e gostei das partes que falavam sobre o amor conjugal deles. Todavia, não era nada NOSSA. Kkkkk

Vale a pena ler o livro se você acha que os clássicos precisam ser lidos, mas se não gosta de livro chato: pule

JanaAna90 03/07/2023

Entre o amor e a/o cólera
Começo a falar sobre o título, porque esse nos confunde o tempo todo, o amor nem sempre é amor e sim conveniência, imposição da sociedade; e o cólera não só visto como a doença que matou muitas pessoas como a cólera vista como a ira que também matou muitos por meio de guerras, inclusive civil. Então já no título o autor nos coloca em cheque para refletir sobre essas questões.
Uma outra coisa o livro inicia com uma morte e trás em baila reflexões sobre vida e morte.
E, a partir dessa morte outras ocorrem e assim vamos conhecendo os personagens dessa grande história. O que pra mim foi surpreendente é que a história começa, de um suposto, final da história. Ou seja, vemos os personagens principais na velhice e depois de um dado fato, o autor começa a narrar como foi que aconteceu para chegar naquele presente; porém nem por isso o livro é monótono, pelo contrário me surpreendeu em vários momentos, inclusive no final.
Durante toda a história na vida de Fermina, Florentino e Urbino, nos deparamos com o amor e suas nuances e também com a doença que nos coloca em alerta para o título, será que é amor? Será que é o cólera? Ou será a cólera dos homens. Só lendo para entender o que digo.
E mais uma coisa sobre o livro, as histórias são divertidas, mesmo a morte é irônica, não tem como não ri em vários trechos do livro. Foi um livro que me surpreendeu, porque acreditava que seria aqueles clichês românticos, ainda bem que estava enganada.
Na iminência de morte um dos personagens fala: ?A única frustração que levo desta vida é a de ter cantado em tantos enterros, menos no meu.? Se fosse atualmente ele não sofreria com isso era só gravar.(rss) A morte e o morrer vai dos extremos da banalização a introspecção do que fizemos com a vida que temos. E já no final algo ainda mais interessante sobre isso: ??é a vida, mais que a morte, a que não tem limites.?
Só lendo para se deliciar com a maravilhosa escrita de Gabriel Garcia.

Ellen.xá 02/07/2023

HISTÓRIA MARAVILHOSA X LEITURA CANSATIVA
Um dos livros mais singelo que já li.
A história é encantadora, envolvente e muito fofa.
Mesmo sendo sobre um triângulo amoroso não há um lado de felizes para sempre e outro de infelizes para sempre. Tem um toque comico e deixa várias lições sobre vida conjugal, amor e compromisso. Além de tratar de temas, pouco descritos como o amor na velhice.

O GRANDE DEFEITO é a divagação do autor. A leitura muitas vezes é arrastada, muito detalhada em situações que não acrescentam em nada a história além de ter poucas divisões de capítulos ( li no kindle). E infelizmente, por esse motivo não leria novamente.

Apesar disso, é impossível não se apaixonar por Florentino, Urbino e a Fermina. E para quem nunca leu, fica a recomendação.

Julia 28/06/2023

Amor (?)
Avalio esse livro como excelente, mas que merece ser lido com ressalvas, talvez até parte da intenção do autor, mas a ideia do amor que parece uma doença acaba realmente nos dando um vislumbre do que ocorre no livro
ESSE LIVRO NÃO É SOBRE UMA HISTÓRIA DE AMOR
Ele, como um bom livro realista, trata da natureza humana, e com ela as suas falhas, muitos que leem esse livro vendo como romântico, talvez passe por vistas grossas por diversas mazelas da sociedade e do caráter humano. Como se sentimentos efusivos dessem licença para cometer varias atrocidades.
Então deixo minha constatação :
É um livro fluido, a experiência de leitura é maravilhosa, mas leia com olhos atentos, não romantize os acontecimentos como fazem as personagens.

Ezequiel.Cesar 17/06/2023

Fantástico!
Já tinha lido ?Crônica de uma morte anunciada ? e adorado!

Gabo é incrível, ele apresenta o desfecho final logo no início da história, artifício inteligente para aguçar a curiosidade e prender o leitor, depois vai esmiuçando quadro a quadro o enredo!

O amor nos tempos do cólera ganhou um lugarzinho no meu seleto grupo dos Favoritos da vida!

ge 14/06/2023

Amor e morte
Comecei o livro com muita expectativa e, infelizmente, não consegui ficar engajado na história. Para quem amou Cem anos de solidão desde a primeira página, isso acaba sendo decepcionante. Os capítulos são muito longos e acabam sendo cansativos para quem guia a leitura por essas pausas. Porém, se tem uma coisa que eu amo e que me faz continuar é a escrita do Gabo e o humor sempre presente nos seus romances.

A história do triângulo amoroso entre Florentino Ariza, Fermina Daza e Juvenal Urbino abre margem para muitos pontos de vista e discussões. A mim, percebo que o escritor entregou-se ao realismo puro e debochou do amor romântico (dito até como falso e muito equiparado aos sintomas do cólera), apresentando diversos "amores reais": o da luxúria, o obsessivo, da conveniência, da rotina, o trágico, platônico. Todos os personagens são contraditórios e duais. Algumas lições sobre amor e velhice são muito interessantes e te faz pensar por um tempo. Tinha achado o final comovente (o último capítulo foi o que mais me prendeu), porém, depois de ter lido outras opiniões, talvez eu precise ler com mais atenção.

anabi 12/06/2023

Finalmente acabei esse livro. Confesso que arrastei bem a leitura dele, por conta de ser uma escrita mais detalhada.
Nunca é tarde para o amor ??

Rafa 09/06/2023

Obrigado, Gabo!
Em algumas raras ocasiões temos a sorte de nos separar com algo verdadeiramente genial. Algo feito com tanto esmero, talento e desenvoltura que merece ser chamado de obra-prima. O amor nos tempos do cólera me deu um desses momentos.

Escrever sobre amor é, provavelmente, a coisa mais recorrente na literatura. Sempre tive um pouco de receio de pegar esse livro para ler por achar que seria apenas mais um romance superestimado, mas cheguei a conclusão que eu precisava esperar o momento certo. Foi a primeira obra que comecei a ler após perder meu pai e o Gabo me ajudou a colocar algumas coisas em ordem na cabeça.

O dilema de Jermiah de Saint-Amour, mesmo sendo apenas uma.curta passagem, me colocou em perspectiva medo da velhice que enxerguei no meu velho; o amor de amores do Florentino me levou a tentar compreender a vida do meu avô e os ensinamentos que meu próprio pai recebeu, mesmo que indiretamente.

Para mim não foi "apenas" uma jornada pela vida a qual Gabo escreveu tão magistralmente, foi viagem de reflexão por mentes que me eram distantes e incompreensíveis em diversas questões.

A história é linda por si só e uma vez superado o anacronismo, é admirável ver a capacidade de fluidez e domínio que um autor consegue ter. As mudanças de tempo e personagem são feitas tão habilidosamente que não não há nenhuma percepção de quebra, nenhum sentimento afoito para o retorno da narrativa para o ponto anterior. Você simplesmente aceita a viagem por um rio sinuoso e torce para que o final seja tão brilhante quanto o caminho.

Florentino e Termina são dois dos meus personagens favoritos da literatura e esse livro se tornou um dos meus favoritos e certamente o recomendarei por toda a vida. Gabo é genial e lê-lo é um prazer

lamarchatropical 08/06/2023

O processo
Queria saborear essa leitura aos poucos e acho que fiz a escolha certa. O relato de tantas vidas não poderia ser lido de maneira apressada, pelo contrário, não se analisa uma vida como se lê uma revista.

A história do livro não nos poupa da realidade, então temos personagens com muitas camadas (pra não dizer muitos defeitos) e ações não tão aceitáveis.

Mesmo assim, acho que a magia na leitura de Gabriel García Marquez é o envolvimento com a história como um todo, uma vontade de compreender esses protagonistas e, é claro, torcer por eles.

Não é uma leitura dividida em capítulos, por isso pode ser cansativa para quem lê muito, mas deixo a recomendação: leia como quem vive a vida. Não corra, caminhe e viva o processo.

anaclaraleitegomes 04/06/2023

Por toda a vida
?Primeiro, é importante que eu fale da qualidade de escrita deste homem! Que tiro certo, ter pego esse livro na biblioteca da faculdade!!! Por mais que seja uma leitura densa e que tenhamos que anotar algumas coisas, são muitos personagens. A leitura me parece muito fluída, sabe?!
?Eu não sei se esse é um romance de formação, já que está falando sobre o crescimento ao longo dos anos dos personagens.
?Particularmente, não gosto de romances de amor, mas esse foi um 5 estrelas. Que obra perfeita, singular e única. Nunca li algo parecido com isso.
?Eu estava vendo que algumas pessoas aqui no skoob, estavam dizendo que o amor deles era uma obsessão, mas os alecrins dourados das redes sociais nunca fizeram isso. Infelizmente, tenho uma obsessão amorosa que está durando 2 anos e se ele quiser eu espero mais.
?Um romance com cartas, belas frases, história e etc.
?Acho que esse foi o melhor livro do semestre, valeu a pena os dois meses de leitura contínua e abandonos.
?Simplesmente, leiam