O Amor nos Tempos de Cólera

O Amor nos Tempos de Cólera Gabriel García Márquez

Resenhas - O Amor nos Tempos do Cólera

Priscila.Colucci 21/09/2022

O amor nú e crú.
Amei cada página e no meu ponto de vista, poucos escritores falam de amor de forma natural, crua e direta sem expectativas de um amor fantasioso que se vende a felicidade instantânea.
O amor da velhice é algo inconcebível e nos parece um tanto feio, mas aqui é bonito, afetuoso, terno e despretensioso.
A passagem de América Vicunã é necessário de contexto de época para tentar encaixar nos dias de hoje.
Amo a escrita de Gabriel García Márquez e sua obra é atemporal para mim.
Ótimo livro.

@unirversoecafe 15/03/2023

Gabriel García mais um vez entrega tudo!
E neste incrível romance colombiano Gabriel Gárcia nos apresenta uma temática um tanto duvidosa: a cronologia de meio século de espera por um amor não correspondido.
Seremos levados à América Latina do século XIX e conheceremos Florentino Ariza e Fermina Daza, dois adolescentes que passam a

trocar cartas numa época em que isso era abominável. Após 2 longos anos de trocas de cartas e afetos apenas na escrita, o jovem rapaz decide pedir a mão da moça em casamento.

Mas para a infelicidade do rapaz, o pai de Fermina, Lorenzo Daza manda a jovem para uma viagem a fim de que a moça esqueça esse romance. Ao retornar da viagem, Fermina Daza olha para Florentino e o reconhece feio e sem futuro para ela e põe fim de vez na chance de noivado.

A partir disto, o enredo é focado na trajetória que ambos fazem por mais de meio século. Ao longo de todo esses anos, Florentino não será capaz de esquecer seu grande amor mesmo aventurando-se em romances efêmeros.
Assim como em cem anos de solidão, vemos o passar dos anos e como os personagens se comportam e amadurecem.

Florentino é a personificação da espera. Mas, até que ponto vale a pena esperar para o amor ser correspondido? Aliás, vale a pena esperar toda uma vida?

? Só Deus sabe o quanto amei você.?

Não cabem julgamentos a Florentino Ariza. Ele foi prisioneiro a vida inteira de suas próprias convicções e pagou o preço por elas e só ele sabe quão doloroso e solitário foi.

Após mais de 50 anos, ambos se encontram novamente, agora velhos e maduros, com os corpos pesados de carregarem as histórias do passado e um cansaço natural da velhice.

? Sentiu-se velho, triste, inútil, e com ânsias tão prementes de chorar que não pôde mais falar. ?

O que ocorre depois disto é pura vida, é o próprio realismo em palavras. Ambos se descobrem como seres velhos, porém livres, e Florentino Ariza põe fim a uma espera que durou 53 anos, quatro meses e onze dias.

Rebeca Paiva 30/08/2021

Não é uma história de amor
É um livro muito bom,bastante denso. Há enormes críticas sobre o amor mascarado, com várias problemáticas. Se for ler,esteja preparado para vários socos no estômago.
Jess 30/08/2021minha estante
Levei um tempo para diluir, Especialmente a relação dele com a America, realismo é sempre sinônimo de inquietação pra mim. Mas que construção de personagens, maravilhoso.

Frank 03/10/2021

A palavra cólera tem duplo sentido e pode designar a doença ou o sentimento de fúria. Este segundo significado pode estar se referindo às guerras civis ocorridas ao longo da história.
A história conta o triangulo amoroso, separado por 50 anos de um casamento feliz e uma morte por velhice. É uma história dum realismo cru e até bizarro, impacta pela descrição detalhada de situações nojentas e cruéis.
É interessante perceber que não podemos encontrar na obra o timo herói romantico, perfeito, infalível. Temos personagens obssessivos, infiéis fisicamente, mas que se mantém fiéis no sentimento.
O Florentino Ariza nusca um encerramento feliz pra uma vida infeliz. A Fermina Daza um final feliz pra uma vida feliz e plena. O dr Juvenal emcontra a realização e a glória ainda em vida, antes do fim.
São personagens com pouco a se gostar, justamente por serem realistas.
Bom livro, texto fluído, mas história meio bizarra.
Não me pareceu uma história de amor.

Dani 20/12/2021

Determinação
O livro conta a história de 3 pessoas, dr.Juvenal Urbino e Florentino Ariza, disputando a mão de Fermina Daza, quando um deles consegue casar com a moça, o outro passa a vida inteira tentando reconquistá-la.
Tem uma narrativa muito intrigante e irônica, fala de todas as fases do amor com o olhar do realismo colombiano.
A escrita é bem profunda, traz algumas frases que ficam na cabeça. Começa com o "presente" e retorna ao passado para explicar como a história se sucedeu.
Fala de diversos temas como amor, casamento, a mulher nessa sociedade, preconceitos de classe e etc.
Não é tão cativante como "Cem anos de solidão", mas ainda é um ótimo livro.
Ps: contém algumas temáticas bem pesadas.
Recomendo a quem quiser conhecer uma história de amor, sem idealizações românticas, que dura mais de meio século.

LER ETERNO PRAZER 26/05/2020

"Amor nos tempos do cólera - Gabriel Garcia Marques" .
Livro publicado em 1985, quase 20 após a publicação de "Cem anos de solidão".
Quem se aventurar na leitura de "Amor nos tempos do cólera" há que se ater na diferença entre as duas obras, em "Cem anos de solidão" Garcia Marques nos dá uma obra prima do Realismo Mágico e aqui em "Amor nos tempos do cólera" temos um Realismo puro. A aqui nos teremos uma história de amor que atravessará as últimas décadas do século XIX e vai até as duas primeiras décadas do século XX. Gabo nos contará a história de Florentino Ariza, Fermina Daza e Juvenal Urbino. Seu enredo nao tratará de um Romance de amor romântico, aqui teremos um romance com os pés ficados, como já falei, no Realismo, todos os acontecimento não são pincelados de fantasia ou melodrama. Seus personagens são verdadeiro, com suas virtudes e seus defeitos.
o enredo se desenvolve a partir das recordações do casal Fermina e Juvenal, já idosos. São mais de 50 anos de lembranças. Tudo tem inicio quando Florentino, a serviço dos correios, vai entregar uma carta na casa de Lorenzo Daza e conhece a filha Fermina. O jovem se deslumbra com a moça e a partir de então começa a cortejá-la com cartas imensas e encontros surpresa.Porém o pai de Fermina não aceita que ela namore pobre, um simples mensageiro.Então a menina é mandada para a casa de uma prima,para que esqueça do namorico. Além de tudo ainda ameaça Florentino para que se afaste de sua filha. Quando a menina retorna, ao reencontrá-lo, percebe que o que havia entre eles era pura ilusão e, sem qualquer explicação, diz que não quer mais nada. Florentino sofre como um homem apaixonado deve sofrer, mas nunca esquece aquele sentimento.
Tempo se passa e um dia, sob suspeita de cólera Fermina recebe a visita do Dr. Juvenal Urbino, que se apaixona pela beleza da moça. Mesmo que a princípio ela não demonstre interesse, eles acabam se casando.Florentino permanece esperando o dia em que ficará com sua amada.Durante essa espera veremos Florentino viver vários romences e aventuras amorosas enquanto acompanha de longe a vida de sua amada.
"Amor nos tempos do cólera" para quem vem direto de "Cem anos de solidão" poderá até achar o livro monótono, chato, arrastado, mas, Gabo consegui dar uma dinâmica ao enredo durante esse quase 50 anos que Florentino viverá até ter o seu último encontro com Fermina, o grande e único amor de sua vida.
Gabo consegui nos dar momentos divertidos, momentos picantes, momentos de puro romance, momentos de dor e saudade, momento de reflexão. Alguns diálogo e tiradas que ele executa são dignas do grande escritor que ele foi. "Amor nos tempos do cólera", pode não se compara a "Cem anos de solidão" mas não foge e nem perde em nada da qualidade do seu criador!

Sofia136 16/05/2023

O amor nos tempos do cólera traz uma perspectiva real do que é o amor . Para quem já leu algum livro do Gabo sabe o quanto sua escrita consegue ser poética e totalmente sem pudor , o que atrai ainda mais o leitor para dentro da história.
Seguindo nessa linha de pensamento, o enredo vai nos guiar por um "amor torto" , no qual Florentino Ariza esperará por várias décadas por sua amada , mas a pergunta que realmente fica é : será que era realmente amor? O que é o amor?
Gabo deixará claro que o dito "Amor " pode ser belo , maléfico, asqueroso ao ponto do leitor querer vomitar , o amor não possui índole, é colérico...
Para quem ainda acredita no amor de conto de fadas sinto muito , mas este livro não é para você!

Jane.FAlix 29/08/2022

O amor nos tempos do cólera
A persistência do amor de Florentino por Fermina é algo quase irreal.
Um amor esperançoso que consegue ultrapassar o tempo e todas as dificuldades.

Marília 21/04/2020

Paciência
Quem espera sempre alcança quando não cansa
Gostei da história

Amélie Cansada 05/05/2020

Nesse romance, García Márquez nos presenteia com o amor em suas diversas formas: amor de mãe, amor de primas, amor romântico/apaixonado, amor à uma causa, amor a um lugar com o qual estabelecemos um sentimento de pertencimento... E também nos traz as várias nuances desse sentimento tão universal, como amor à primeira vista; amor que se constrói e se aprende ao longo do tempo; o sexo como manifestação do amor; amar é também saber deixar partir.
Esse livro é amor do começo ao fim.

Gustavo Rafhael 18/09/2020

Chato porém divertido
A escrita de Gabriel Garcia Márquez é muito perfeita Discricionário ao extremo, ele consegue nos carregar para o centro da sua narrativa como se pudéssemos visualizar cada cena.
Gostei muito de O amor nos tempos do cólera, mas pra mim a história principal é um porre, chata, poderia ter sido resumida em um livro de duzentas páginas no máximo. Os protagonistas Fermina Daza e Florentino Ariza são um pé no saco, ele uma personalidade meio stalker e ela sem saber o que quer da vida.
O que mais me pegou nesse livro foram as histórias paralelas que, mesmo sendo secundárias, são muito bem contadas pelas mãos do Gabo, essas histórias são melhores que a trama principal, algumas mais dramáticas e outras hilárias.

carolina :) 18/12/2022

"Só me dói morrer se não for de amor."
Meu segundo contato com Gabo resultou em uma leitura desafiadora e marcante. Esse livro irá nos contar sobre o amor, em vários aspectos e formas, como ele pode se transformar com o tempo.
Temos um tipo de triângulo amoroso, composto por Juvenal Urbino, Florentino Ariza e Fermina Daza; dentro dele que tudo se desenvolve e é magicamente construído.
Amores platônicos, maduros, ardentes, calmos. Não há forma definida para ele acontecer.
Digo que é uma leitura para se fazer com calma e atenção, não é um livro de grandes aventuras ou acontecimentos, mas sim de saborear e aproveitar a escrita de gabo.
Me senti envolvida pelo ambiente e personagens, passei raiva e tive ranço de Fermina; me encantei pela segunda vez com a forma que Marquéz descreve e tece suas estórias.
Costumo ter mais facilidade para escrever sobre as minhas leituras, mas não encontro nem jeito para contar sobre o que esse livro foi pra mim. Gabo tem um dom de transformar suas palavras em arte, e muitas vezes, a arte é para ser sentida e não explicada.
O que tenho a confirmar é que ler sobre o amor é sempre um prazer.
William.Almeida 18/12/2022minha estante
Também gosto bastante da escrita dele. Já leu crônica de uma morte anunciada?

carolina :) 18/12/2022minha estante
Ainda não, li este e Cem anos de solidão. Já tenho o exemplar em casa e pretendo pegar ele pra ler sem tardar!

William.Almeida 18/12/2022minha estante
Só coisa boa!

Helena 28/08/2022

Maravilhoso. Não esperava que fosse me apaixonar e conectar tanto com essa história. O livro fala de amor, idade e tempo de uma forma que faz refletir muito. Recomendo muito, Meu preferido do escritor.

Jeni 05/08/2021

Mais um livro lindo do gabo.
Meu terceiro livro do Gabriel em que eu posso afirmar: Que livro lindo gente. Leiam por é uma leitura emocionante. ??