O Amor nos Tempos de Cólera

O Amor nos Tempos de Cólera Gabriel García Márquez

Resenhas - O Amor nos Tempos do Cólera

Sthefany148 22/07/2023

A perversão mascarada com pinceladas de um amor ilusório
Florentino não é todo amor. E mesmo com a genialidade do Gabo não posso falar desse livro sem pontuar tamanho cinismo desse protagonista; um homem mentiroso, pedófilo, manipulador, que não sabe ouvir um não. Fermina o rejeitou e ele ficou esperando por mais de meio século para impor lhe um amor pautado no engano. Ele com seus mais de 70 anos brincando de casinha com meninas de 14? Desculpa, mas só por essas atrocidades eu não consigo considerar mais. EM CONTRAPARTIDA, Gabriel Garcia Marques é um gênio e ninguém pode desmerecer a inteligência desse homem. A cólera que tanto é uma doença diarreica causada por falta de saneamento básico que foi fatal para a América Latina do século 19 quanto a raiva colérica fruto da Guerra civil entre conservadores e liberais que também foi fatal. Como amar quando há tanta morte e por dois motivos tão cruéis? Em suma, não encontrei esse amor..

filho de zeus 28/06/2021

Inventando o amor com amor
Minha primeira experiência com o autor e posso dizer que foi inesquecível. Gabriel Garcia Marquez consegue contar muitas histórias diferentes nesse romance, que diga-se de passagem, não se prende a moralismos, talvez propositalmente, por conta da época em que se passa.
Num contexto de guerra e morte, absurdos são naturalizados na vida cotidiana e é inevitável desviar o olhar disso. Mas ainda assim, a história de Fermina, para mim, foi interessante de acompanhar, do começo ao fim. Apesar dos seus vários defeitos, é uma personagem intrigante, principalmente pela maneira como se opõe a regras sociais, mesmo que timidamente.
Mas o que mais gostei sobre esse livro é a maneira que o autor consegue traçar uma linha do tempo muito bem descrita da vida de cada um dos personagens. O tempo é o grande protagonista pra mim. Pois tudo na história depende dele. E acontece, apesar dele.

?E se assustou com a suspeita tardia de que é a vida, mais que a morte, a que não tem limites.?

EuGabes 24/07/2021

Se tornou meu livro favorito
Gabo se tornou meu escritor favorito, a jornada de Florentino e Firmina foi uma das coisas mais linda da literatura, eu senti o amor, a tristeza a passagem do tempo, tudo de forma tão natural e verdadeira e me apaguei até o fim nos personagens. O amor realmente não tem idade e resiste por todo o tempo. Leitura indispensável!

Cinthia.Rufino 22/09/2020

Será que existe uma definição para o amor?
Usando fatos da história do relacionamento dos seus pais, Gabo nos convida a refletir sobre o amor em suas muitas formas. Embora não tinha gostado de nenhum personagem, a escrita do Gabriel Garcia Marques é sensacional

Sel 17/11/2023

Gabo
Que leitura linda! Que final inesperado e maravilhoso. Uma mistura de ilusão de amor e amor real que só Gabo seria capaz de tornar um clássico.

pulsaodemorte 09/12/2020

Sei lá o que dizer, existe livro bom, livro ruim e existe livro escrito por Gabo. Esse livro é TÃO que a gente se envolve profundamente com um romance que teve 90% de sua comunicação por cartar sem fazer a menor ideia do que diziam cada uma dessas cartas. A gente entende e vê nas personagens os efeitos dos acontecimentos sem nem que sejam expostos. Enfim, não dá pra dizer muito mais pq a gente sente tanto que até as palavras ficam pequenas, assim como o amor de Fermina e Florentino

kleyson 08/10/2021

O Gabo sempre vem com uma maneira extraordinária de contar histórias, amei também essa, de amor. Fermina Daza e Florentino Ariza, quanta história! Nos mostrando de alguma forma que nos encontros e desencontros, muito se pode florescer.

Jaque 15/06/2020

É uma leitura densa que não segue uma linha temporal e a história é bem rica em detalhes. Eu senti que estava lendo o livro num fôlego. Já li outros livros do autor, e ele tem essa capacidade de contar as histórias com bastante detalhes, alternar a narração sobre os personagens e ainda conseguir fazer sentido.

Quando lemos um livro clássico é comum a gente já se sentir pressionado a gostar do livro. Mas sinceramente, esse livro não me envolveu da forma como esperei, eu gostei da história como um todo, mas não acho que é um livro sensacional ou algo assim. Criei muita expectativa por ser um livro bem comentado de Gabriel García Marquez, mas não acho que o livro é isso tudo não. Mas cada um tem seu gosto, então recomendo a leitura.

Stefany 20/10/2020

É difícil falar de um livro tão bem comentado quanto este, ainda mais quando minha experiência não tenha sido a que eu imaginava.

Gostei muito do livro, da escrita do autor, do quão realista ele conseguiu retratar o casamento de Fermina Daza e Juvenal Urbino e de tudo o mais.

Florentino Ariza já foi um caso à parte. Não gostei do personagem de maneira alguma, inclusive em muitas de suas partes eu só queria pular tudo pra acompanhar outros personagens mais interessantes. Toda a sua obsessão por Fermina e uma certa presunção me irritavam muito, apesar de entender que talvez a intenção seja essa.

Sei que estou errada em jugar comportamentos daquela época sob um ponto de vista moderno, mas o ranço era grande demais e chegaram a me impedir de aproveitar a leitura em sua totalidade.

Michele 21/03/2021

Que prazer é ler as obras do Gabo
Pra mim, não há nada mais bonito na literatura do que a narrativa de García Márquez. A sua contação de histórias, seu humor, sua ironia e, principalmente, seu jeito poético são inigualáveis.

Mais uma vez, impecável.
Mari 21/03/2021minha estante
Sou fã tbm!

DIRCE 26/03/2023

Misturei alhos com bugalhos
Não consigo entender o porquê de eu ter gostado tanto desta obra na primeira vez que a li. Gostei tanto que fui até assistir ao filme no cinema.
Ainda que se considere o humor e a leveza da escrita do escritor, e a forma que ele trata o desdém pela América Latina, as guerras civis que se sucedem, a miséria da população ignoradas pelos políticos, a corrupção etc...etc... e que a inspiração para o romance tenha partido da estória de amor dos seus pais, o amor do Florentino Ariza por Fermina Daza, para mim, não passou de uma caricatura.
51 anos , 9 meses e 4 dias ( Op s!) Olha um déjà-vu : 41 anos e 43 dias ( As Brasas- Sandor Marai, data da publicação 1942, logo...
Deixarei de lado o blá, blá, blá e partirei para a justificativa da minha implicância com o romance. Fermino Ariza teve um amor platônico pela Fermina Daza por mais de meio século, porém, ele foi um enamorado traíra como jamais visto. Até pedófilo foi. E mais: teve a cara de pau de dizer a Fermina que permaneceu virgem para ela. Que asqueroso! Ah! Mas ele enganava a alma com a carne. Explica, mas não justifica.
Creio que o que corroborou para esse meu desafeto, foi o fato de que durante a leitura do romance , assisti , concomitantemente, a 6ª temporada da série “This is us” e, lá, também temos dois homens que amaram uma mesma mulher. O primeiro casamento vemos o arroubo da juventude, a dificuldade de se lidar com os 3 GRANDES ( três recém-nascidos) a dificuldade de lidar com vício do álcool , porém tudo isso só serviu para consolidar o amor entre Rebecca e Jack , foi um amor além da vida ( creio que eram almas gêmeas ). O segundo casamento, já na meia idade, foi um relacionamento lindo. Um amor sereno, com a rotina presente e repleto de cuidados: o modo como Miguel cuidou de Rebeca, mesmo sem ter condições, é enternecedor.
Talvez em uma terceira leitura, sem a influência da série eu fara uma leitura totalmente diferente do "O amor nos tempos do cólera", mas sei de antemão que não haverá um terceiro repeteco.
Tenho que me desculpar pelo fato de que nesse meu comentário, misturei alhos com bugalhos, entretanto, sou vítima da minha imaginação intempestiva.
Que heresia! 3 estrelas para o Grande Gabo.

Mafê 13/03/2023

O amor nos tempos de cólera
Foi o primeiro contato que tive com o modo de escrita de Gabriel García, me surpreendi por não ser tão rebuscada quanto eu imaginava. Posso nem comparar a escrita dele com a do último livro que li (depois, leia a resenha de "Mil beijos de garoto") é infinitamente superior.
Confesso que estranhei o tamanho dos capítulos, as divisões são longas, mas é justificável já que cada parte conta um período, no passado ou presente, da vida de Juvenal Urbino, Fermina Daza e Florentino Ariza.
A história é cativante e instiga do início ao fim, o leitor fica ansioso para descobrir o desfecho, se eles ficam juntos ou não. Os personagens são únicos e suas características contribuem com a trama.
O envolvimento da fé católica me chamou atenção, a maioria dos personagens são praticantes e seguem as doutrinas da Igreja. Em contrapartida, Florentino representa a subversão completa da moral humana em oposto ao Urbino. O seu comportamento só muda quando está sob influência do seu amor por Daza.
O final cumpre com o prometido e nada mais, não é chocante, é previsível, mas ainda assim com sua simplicidade é bonito pois mostra o quanto o amor deles suportou.

Ricardo.Borges 10/01/2022

A vida inteira de amor, por amor
Com personagens surpreendentemente humanos (Juvenal Urbico, Fermina Daza e Florentino Ariza) e descrições complexas e realistas, a trama do livro se desenrola de maneira não linear e fica impossível prever o que acontecerá na sequência, no próximo parágrafo (eu ficava o tempo todo me perguntando o que faria se estivesse em determinada situação). Não há nada gratuito na história, pelo contrário, o autor consegue - com maestria - trazer à tona sentimentos fortes em situações aparentemente simples, cotidianas.
O livro exala amor, do começo ao fim, de uma maneira nada vulgar, mesmo quando traz descrições um pouco mais ?sujas?, e culmina em um final épico! Algumas páginas antes do final, de fato, eu pensava comigo :?ele poderia parar por aqui, já está bom??, mas a história continuou se desenrolando e não decepcionou, só retribuiu ?com a suspeita tardia de que é a vida, mais que a morte, que não tem limites?.

Claudia Canazart 26/02/2020

null
"Amor demais é tão mau quanto falta de amor"
Uma obra prima.
Cíntia.Coelho 08/06/2021minha estante
Concordo plenamente

Carla.Zuqueti 09/08/2020

Um poema
Foi amor a primeira vista, o que Florentino Ariza sentiu ao ver a jovem Fermina Daza, em um momento de leitura com sua tia Escolástica. Sabia que seria seu amor eterno. Atreveu-se a mandar-lhe uma carta, onde se declarava à amada.

Assim foram 2 anos de correspondências de um amor proibido de dois jovens inocentes. Ele, telegrafista, criado por mãe, filho bastardo de um importante membro da CFC. Ela, criada por um pai severo, cuja fortuna foi adquirida por meios escusos, mas criada para ser uma dama da sociedade.

Claro que o pai de Fermina não aceitou o amor proibido da filha, mandando-a para uma viagem que lhe clareasse as ideias, e providenciando um pretendente à sua altura: o jovem médico Juvenal Urbino.

Um casamento mais por conveniência e curiosidade que por amor, afinal, mais se espera do casamento a estabilidade que a felicidade, leva Fermina ao tão cobiçado posto de dama da sociedade, e Florentino a vida de solteiro incurável, cujo propósito era fazer riqueza para se tornar digno de sua amada.

Inconformado com o destino, Florentino sentia todos os sintomas do cólera. Mas não era cólera. Eram as dores do amor interrompido. Mas uma certeza tinha: que ainda teria sua Fermina, mesmo que fosse preciso esperar pela morte do Dr. Juvenal, mas que seus caminhos ainda se cruzariam.

O livro é um poema! Contado de forma não linear e pelas lentes de cada um dos protagonistas, é como sentir as mesmas emoções que cada um sentiu em cada momento. Suas vidas cheias de angústias, protagonistas imperfeitos, cheios de defeitos, e muito reais.

O ponto inicial foi baseado na verdadeira história dos pais do Gabo, que também tiveram um amor proibido. Talvez isso tenha elevado a carga emocional.

Fascinante!!