A volta do parafuso

A volta do parafuso Henry James

Resenhas - A Volta do Parafuso

Adriana Scarpin 04/10/2023

Acabei de reler esse monumento da literatura anglo-americana, tem 22 anos que o li pela primeira vez, estava no meu segundo ano do curso de Letras e a edição em questão mantinha o título da adaptação cinematográfica: Os Inocentes, filme que já tinha assistido numa madrugada da Globo nos anos 90 e que até hoje está no meu top 5 de melhores filmes de horror já feitos, tal como a novela que deu origem.
Como diz o Caetano Galindo no prefácio, A Outra Volta do Parafuso é um eterno convite à releitura, tanto pelo fato de ser curto, quanto pelo fato de ser uma obra-prima. Nós nunca sabemos se estamos diante do sobrenatural ou de fantasias histéricas de uma solteirona vitoriana e é como James constrói isso, nessa ambiguidade que não nos dá certeza de nada, que torna esse livro tão brilhante.

ahcorsuehtam 04/10/2023

Clássico
Assim como um bom clássico, este livro possui seus lados fortes e fracos. certamente ter pego uma versão mais antiga tornou a leitura mais maçante, porém não deixa de ser uma história original.

toda a complexidade envolvida na narradora e nas crianças deixa uma grande liberdade imaginativa para o leitor (principalmente devido ao final ser aberto).

e o bom de livros assim é que dependendo do período da nossa vida que lemos, inferimos algumas conclusões, por isso sei que daqui uma década terei afirmativas completamente diferentes das que possuo agora.

juliazoratti 25/09/2023

Resenha
Gostei bastante! o livro é mais lento pra mim por ser com outra linguagem, mas realmente me internei por ele e achei medonho, recomendo bastante!!!

Larissa 10/09/2023

A verdade é fabricada com mentiras?
Publicado inicialmente em 1898 em doze partes na revista collier's weekly, pelo autor Henry James, o livro, um clássico do terror, pode ser descrito como do gênero drama, suspense e terror psicológico e conta a história de uma governanta que foi incumbida de cuidar de duas crianças órfãs: Flora e Miles, na mansão Bly. Todavia, ao se mudar para a mansão a governata percebe a presença de seres sobrenaturais ao qual descobre tratar-se de Peter Quint um antigo empregado de confiança do dono da mansão e Miss Jessel a mulher com a qual tivera um caso. A governanta define como a sua missão a de proteger as crianças de verem o sobrenatural.

O livro é narrado em primeira pessoa, o que deixa dúvidas sobre a credibilidade dos relatos. Além disso, não existe a certeza de que de fato os fantasmas eram reais ou delírios da mente da governanta, se de fato ela enxergava o que via ou se queria provar aos demais que não era louca. Trata-se pois dos extremos entre uma suposta clarividência ou entre um suposto delírio. O título: A volta do parafuso ou A outra volta do parafuso, tem como uma das interpretações o poder da governanta sobre as crianças em da "a volta do parafuso a virtude humana", no caso a inocência das crianças, que fica mais bem explicada nas cenas finais do livro. Na nota explicativa dessa edição, são expostas as diferenças entre dois grandes escritores Ingleses e que retratavam o sobrenatural em suas obras de um lado o autor desse livro: Henry James e do outro Shakespeare. Esse último além de buscar a emoção do que vem do além túmulo, buscava entender os conflitos da profunda, Misteriosa e surpreendente alma do homem. Já James buscava a finalidade única da emoção, buscando explorar a atmosfera do terror, sem nenhuma preocupação com os conflitos humanos. Um clássico do terror, que inspirou o filme Os inocentes e a série A Maldição da Mansão Bly, essa vale muito a pena assistir. Recomendo muito a leitura dessa obra.

jhulica 30/08/2023

Resenha: Outra volta do parafuso
Sendo bem sincera, achei meio raso.
O livro deixa uma incógnita na qual você não sabe dizer se a narradora é maluca ou se tudo o que ela diz é real (e isso é muito bem desenvolvido na obra) mas a narração não me prendeu muito, deixando muitas vezes o texto maçante.
Pra quem gosta de livro de terror e suspense, eu definitivamente não recomendaria esse livro.
Talvez eu tenha colocado muita expectativa nesse livro (até pq estou desde o ano passado querendo ler) e foi uma decepção.

Giovani 26/08/2023

O clássico livro de Henry James concretiza o que parece ser a proposta do autor: deixar o leitor sem saber quais os verdadeiros acontecimentos. Todavia, a narrativa não me cativou por completo, pois apesar de querer saber os próximos fatos, sempre tinha a impressão de que algo aconteceria mais incisivamente, mas permanecia a narrativa muito descritiva da personagem. Enfim, vale a leitura, porque certamente os efeitos e sensações da história são diferentes em cada leitor.

24/08/2023

Esperava mais. Desapontada.
Talvez se tivesse lido todo em um dia corrido e em um outro contexto pudesse ter gostado mais. Mas infelizmente fiquei bem desapontada. Até é um pouco envolvente mas cansativo e exige muita atenção na leitura. Dependendo do cansaço com que estamos a leitura não flui. Dei 2 estrelas por em alguns momentos ter me prendido e ter conseguido terminar mas de forma geral não rolou.

luvsosa 23/08/2023

A pior babá do mundo
Esperava gostar mais desse livro, por ser um clássico e a inspiração da maravilha que é Haunting of Bly Manor, mas acho que essa adaptação foi bem mais interessante do que o material base. é uma leitura pesada, e com ritmo bem devagar mesmo sendo um livro curtinho. o que se destacou pra mim foi a ambiguidade do final, o mistério em torno daqueles fantasmas e da credibilidade da preceptora. não leria de novo, mas pra mim nenhuma leitura é tempo perdido, então deixei 2 estrelas

Duda França 18/08/2023

Resumo do livro A Outra Volta do Parafuso, de Henry James
? Olá Guardiões da Leitura, tudo bem? O resumo de hoje é do livro A Outra Volta do Parafuso, de Henry James.

?Um livro envolvente, com fantasmas horrendos e tenebrosos. O leitor acompanhará a vida de uma moça que começou trabalhar num casarão, onde moram duas crianças adoráveis e angelicais. Nada de estranho pode acontecer, não é mesmo?

? Mas como vocês, Guardiões da Leitura, sabem que em livro de terror com criança, algo vai dar errado. E isso não demora de acontecer, porque a moça que está cuidando delas começa a ver espíritos pelos cômodos da casa, e as criancinhas, até então boazinhas, começam ficar estranhas...

? A Outra Volta do Parafuso é um livro com uma narrativa lenta, os diálogos dos personagens geram dúvidas no leitor, porque parecem que são apenas devaneios ou a imaginação deles. Acredito que Henry escreveu a obra dessa maneira para encantar quem lê, ele fez isso muito bem.

? Recomendo para os leitores que gostam de livros de terror, ou que querem começar ler livros desse tipo, pois não tem tantas cenas ou capítulos "pesados", por mais que quando os fantasmas aparecem, um susto é bem garantido...

Marina 13/08/2023

Esperava uma história mais envolvente
Não é o que se espera de uma história de fantasmas. A linguagem beira o barroco, o que não é um problema mas torna a leitura mais pesada. Entretanto, a história é enrolada e demora a se desenvolver apesar de ter apenas 145 páginas. Particularmente, achei impossível gostar da protagonista, mas o livro permanece sendo um clássico bem escrito.

Santiago 10/08/2023

Como falar desse livro, que é difícil e complicado do começo ao fim? A única coisa que eu tenho certeza sobre ele é que, no final da leitura, você vai amar ou detestar essa história ? o que não é uma coisa ruim.

No meu grupo de leitura muitos não gostaram desse livro mas, em defesa do autor, devo admitir que Henry James tem total controle de sua escrita. As cenas são bem montadas e o diálogo é bem desenvolvido e cuidadosamente pensado. O único problema, para mim, é que só fui perceber a ideia do livro muito tarde; os fantasmas existem ou não?

Durante o livro temos a protagonista se deparando com fantasmas, mas a questão levantada é exatamente esta: esses fantasmas existem ou é tudo da imaginação dela? Devemos questionar a nossa realidade ou a sanidade de uma pessoa? E ainda; até que ponto uma pessoa chega quando se depara com fenômenos além da nossa compreensão natural das coisas?

Mas mesmo com uma ideia forte como essa, o livro não conseguiu me prender. Existem muitas partes que não parecem progredir a história, com a protagonista apenas vivendo a nova vida dela na mansão. Isso deixa o livro com pedaços muito lentos e, para mim, desinteressantes do ponto de vista do fantasmagórico. Mas é claro, se eu tivesse me ligado à questão da sanidade e realidade essas passagem talvez tivessem feito mais efeito.

Mas não confundam, o livro consegue sim ser bom. Porém, mesmo sendo um livro forte, eu ainda acredito que ele é muito confuso e devagar na progressão do enredo. Por isso eu só consigo recomendar a leitura para quem tiver interesse nesse livro ou em histórias de fantasma.

Cele 09/08/2023

Não é meu gênero, mas é Interessante
A volta do parafuso é bem "confuso", mas é nessa confusão que o autor borda a história. Acho que essa é uma leitura pra quem gosta de suspense e da sensação de ser constantemente pego de surpresa, não com grande reviravoltas, mas com a própria escrita de James.
Eu já havia conhecido o autor em O altar dos mortos, e lá ele fez uma grande impressão, mas é nesse livro que você realmente vê o porquê do autor ser tão famoso. Henry James é o mestre da ambiguidade e a cada linha desse livro ele faz você questionar absolutamente TUDO; narrativa, a moral dos personagens, a sua moral.. e no fim ele não dá resposta pra nada, você só fica com aquele questionamento de "o que tá acontecendo?".
Não posso afirmar que é o melhor que li, mas isso é minha opinião pessoal. Olhando pelo lado da análise literária eu entendo porque James foi revolucionário.

Januska 09/08/2023

Muita expectativa
Fui com tudo para ler esse livro, pois imaginava uma vibe Assombração na Casa da Colina da Shirley Jackson, mas o livro prometeu e não entregou.
Achei a escrita confusa, os personagens mal construídos. Enfim, não foi pra mim.

Misantropia 03/08/2023

Horrível realidade ou imaginação doentia?
Será que a palavra de uma preceptora sobre fantasmas que só ela vê é, de fato, confiável? Ou será tudo fruto de sua imaginação? Assim é em A outra volta do parafuso, uma novela lançada em 1898 que é considerada um clássico da literatura do terror.
???????
O horror presente na trama é bastante sutil e, não ache que vá tomar sustos do tipo que tira sua alma do corpo, e com isso não quero dizer que a estória não é medonha, porque ela é. O bizarro está nas entrelinhas, nos diálogos, nos pensamentos e, principalmente, naquilo que não é dito. A ânsia da narradora em proteger as crianças dos espectros, às vezes, beira à obsessão. E o fato de o tempo todo a gente se questionar se tudo é real ou se são meras projeções sua é o que torna essa leitura tão singular.
???????
O livro é curtíssimo, mas carrega em suas páginas uma intriga atemporal e um desfecho tão abrupto que me indaguei se não estavam faltando páginas. O que só torna tudo mais interessante. Essa edição da Penguin Copanhia traz ainda um posfácio muito esclarecedor que me ajudou a compreender certos aspectos da estória e que creio ser indispensável.