A Volta do Parafuso

A Volta do Parafuso Henry James

Resenhas - A Volta do Parafuso

Mafer 14/04/2022

Chato
Não gostei nada desse livro, eu achei a escrita extremamente repetitiva e chata. Não achei nada muito assustador também. O livro termina do nada também e você também não entende nada no final. Os personagens bem rasos a nada interessantes. É um livro muito chato de ler, parece que todos os capítulos são os mesmos e nada acontece. Para quem não sabe, tem uma série inspirada nesse livro ?A Maldição da Mansão Bly?, a série é mil vezes melhor, inclusive é uma das minhas favoritas!!

Isabela 14/04/2022

Livro bom, ao contrário do que diziam algumas pessoas não dá medo, você sente uma duvidazinha em relação as crianças desde o início mas termina sem entender nada.

Aline.Robles 12/04/2022

Se uma única criança aumenta a emoção da história e dá outra volta ao parafuso, que diriam os senhores de duas crianças?
O livro começa com uma roda de pessoas contando histórias de fantasmas na véspera de Natal. O narrador do livro sai em busca dos registros originais dessa história, um documento/diário escrito pela governanta.
Essa governanta é contratada para cuidar de duas crianças perfeitas, dóceis e que não causam nenhum problema, em uma antiga e melancólica mansão em um vilarejo. Nesse cenário bucólico é que a trama de fantasmas, possessão, loucura começa.
Gostei da grande quantidade de possibilidades interpretativas que este livro gera, o autor não entrega nada de forma efetiva e toda hora nos questionamos sobre a veracidade daquilo que estamos lendo.
O livro tem uma dupla narrativa, o do homem na roda de amigos lendo o diário (Será que ele está lendo mesmo? Será que é invenção dele para ter uma história verdadeiramente aterrorizante?) E a governanta (Será que esses fantasmas que ela vê existem de verdade? Ela está louca?)
Resumindo gostei do livro, gostei da forma que o autor explorou essa atmosfera ambígua, do horror psicológico que vai entremeando todo o livro e desse clima de desconfiança que vai nos deixando aflito no decorrer da história. Mas já adianto que o autor vai liberando poucas informações e ainda sim elas são muito confusas.
Mas penso que esse era seu objetivo; que cada leitor criasse sua própria explicação, sua própria ideia mirabolante e assim preenchesse as lacunas deixada propositalmente por ele. Então no final ele não criou uma história, mas milhares, cada uma escrita por um leitor diferente.
O Livro é do tipo “Afinal, Capitu traiu ou não traiu Bentinho? Mas com uma pegada mais dark “Existe ou não fantasma? ”
Na minha opinião ela sofre de algum transtorno psicológico, ou ela pirou de viver em um lugar tão calmo, ermo, perfeito e com crianças divinas e começou a fantasiar, cada vez mais, para que tudo aquilo ficasse de acordo com sua piração.

Myla 10/04/2022

Um homem se vê responsável pelos dois sobrinhos órfãos e decide deixá-los sob os cuidados de uma jovem tutora, com a condição de que, aconteça o que acontecer, ela não o importune.

Inquietante, ambíguo, um verdadeiro convite ao desconhecido - a profundidade e o horror desse desconhecido depende da imaginação de quem lê.

Um clássico romance gótico de 1898, que inspirou A Maldição da Mansão Bly da Netflix.
* Curiosidade interessante sobre a série: além do romance A volta do parafuso, outros contos de Henry James também inspiraram a adaptação.

Aile 01/04/2022

Quero passar longe da Mansão Bly
Li para um projeto da uni e, além de uma leitura rápida, foi muito interessante. A atmosfera sombria, fantasmas aparecendo em escadas escuras e atrás de janelas, crianças estranhas: os ingredientes perfeitos para uma novela de horror clássica.

Antes de ler, tinha ouvido falar que existia uma ambiguidade na história e que talvez não se pudesse confiar na protagonista e na existência dos fantamas. Não sei até que ponto isso faz sentido, mas sei que a história só me entreteu pois eu acreditei 100% nessa au pair e ficava com o ** na mão quando era citado o aparecimento de algum fantasma ??? Uma pequena grande obra que influenciou muitas outras (literárias e cinematográficas) que temos hoje, vale muito a pena :))

Daud 29/03/2022

Quero muito reler logo
Essa nota que dei possivelmente pode melhorar com uma releitura, pois gostei da ambientação. Mas confesso que por não saber o que estava acontecendo, no final fiquei perdida :(
Sinto que agora lendo com um olhar mais atento aos detalhes, vou conseguir resgatar uma experiência melhor :)

Sidneia.Ruthes 29/03/2022

Fantasmas
Então de início achei que fosse coisas da cabeça da governanta mas as crianças vêm também final bem confuso. O primeiro nesse estilo que acabei lendo.

Ana Luiza 29/03/2022

Disponível em @anawithcoffee
?Se uma criança da ao fenômeno outra volta do parafuso, o que me diriam de duas crianças??

O romance escrito por Henry James trás mais uma história em que fica a cargo do leitor optar pelo viés sobrenatural ou, pelo sofrimento da mente humana.

Afinal, ainda que se admita a existência de fantasmas, eles seriam nada mais do que reflexos e ecos da personalidade de nossa narradora.

Formulado para que o único ponto de vista apresentado seja aquele do qual se deve duvidar, o autor nos faz enxergar a linha tênue entre um romance sobre a repressão sexual e a existência do sobrenatural para a mente humana.

Tudo, no entanto, contribui para a atmosfera sombria: uma mansão em decadência, duas crianças órfãs e uma valorosa governanta que carrega o propósito de salvar as crianças (ou, acima de tudo, a si própria).

Miles e Flora são, sem dúvida, assombrados e atormentados. Contudo, o que os assombra?

Renata.Badaro 19/03/2022

Livro interessante, mas um pouco confuso
O livro é bem interessante, mas a narrativa é um pouco confusa. Conta a história de uma governanta que é contratada para cuidar de dois órgãos, e começa a ficar aterrorizada ao ver fantasmas de ex empregados, já mortos, na casa... O final é surpreendente.

bckthecreator 11/03/2022

Até onde um narrador pode ser confiável?
A outra volta do parafuso é uma típica história de fantasmas: uma governanta inexperiente em uma mansão isolada cuidando de duas crianças. Sabemos que se tratam de fantasmas logo de início, quando a história do livro é lida em voz alta para um grupo de amigos a luz de uma lareira na noite de 25 de dezembro.
Acompanhamos a jornada da jovem governanta e das crianças aparentemente encantadoras. O que torna a história interessante, além da escrita e da forma que os "fatos" são rapidamente contados, é a incerteza.
De um lado, temos a governanta (nunca tem seu nome citado) que afirma ver e sentir as assombrações, ela também crê que as crianças as vêem, mas nunca há nada que realmente prove que elas vêem além de seu ponto de vista. O final me deixou surpresa e confesso que tive que ler algumas vezes para entender o que realmente tinha acontecido. Foi vago e aberto a interpretação de uma forma positiva.

lya 07/03/2022

Gostei muito
Peguei esse livro na biblioteca e li, me sinto muito aestethic.
O livro é muito bom, um horror gótico com uma escrita simplesmente fascinante. Essa escrita é incrível e me inspirou muito.
O livro começa com um contexto leve e aquela encantadora inocência infantil, e conforme algumas coisas vão sendo relevadas a história vai se tornando cada vez mais obscura. Tem algumas cenas tensas no livro que me despertaram sentimentos e eu achei isso muito legal.
O problema é que teve alguns momentos que ficou meio enjoativo, e até confuso. Mas isso não tira a qualidade do livro. Incrível de vdd, leaim!!!

edzlke 03/03/2022

meu Jesus amado o que exatamente aconteceu aqui
Esse livro inspirou a série A Maldição da Mansão Bly, mas antes eu devo dizer que não tem muito a ver com a série, a não ser alguns personagens e suas personalidades. O enredo é bem diferente e bem menos interessante do que o que a Netflix lançou.
Eu devo ter lido esse livro quando eu tinha uns 14 anos, e resolvi reler porque lembro de ter gostado muito. Na época, a senhora da biblioteca me perguntou se eu achava que era uma história de fantasmas, e eu nem pestanejei: respondi logo um SIM bem grandão, e ainda pensando ?como que essa mulher dessa idade não notou isso??.
Bom, a verdade é que não dá pra saber a resposta dessa pergunta. Você pode ler e reler e não vai encontrar provas de que é ou não é uma história de fantasmas. Tudo que dá pra fazer é interpretar do seu jeitinho.
Agora, um pouco mais velha, eu entendi outra coisa. Pra mim essa não é mais a história de dois fantasmas obcecados por criancinhas. É a história de uma mulher que não conheceu o amor até então e que acha que pode conhecê-lo se conseguir despertar a aprovação do pretendente, se mostrar que é uma mulher capaz de desempenhar seu trabalho com eficiência. O problema é que isso acaba sufocando tudo que há de bom no dia a dia da casa.
A escrita de Henry James não é uma das coisas mais simples do mundo, são palavras antigas e ele usa adjetivos demais, mas com um pouco de esforço dá pra desvendar os significados que ele procura dar.

caio 18/02/2022

Tava com altas expectativas
Decidi ler o livro porque assisti e AMEI MUITO a série (a maldição da mansão bly), e por isso eu mergulhei no livro com muita expectativa. mas foi bem raso.

Os personagens não são bem desenvolvidos e tudo é muito vago. por ser escrito em primeira pessoa, a gente nunca tem certeza de nada etc

Sei que a grandeza do livro é essa, o autor não entregar tudo de bandeja, pra gente criar nossas próprias interpretações e é genial realmente. mas como fui esperando uma história muito complexa, como é na série, acabei me decepcionando...

Pra quem nunca assistiu a série, recomendo, é uma boa história!