O Homem Duplicado

O Homem Duplicado José Saramago

Resenhas - O Homem Duplicado

Betega 19/03/2021

Somos mesmo todos indivíduos?
O livro trata da obsessão de um homem por seu sósia. O protagonista troca uma vida de mediocridade convicta, por uma perseguição a um ator secundário que viu em um filme de qualidade duvidosa recomendado por um colega de trabalho. De repente solta sua criatividade, se torna proativo e focado nessa busca.
Em algum momento do livro, algo acontece que me faz contestar essa minha ideia de que Tertuliano Máximo Afonso, ou qualquer outro personagem humano, seja o protagonista do livro. Talvez, a protagonista seja a obsessão por se diferenciar dos iguais, a incapacidade de ser diferente associada a não aceitação de ser igual.
Porém, não posso argumentar mais sobre isso para não ter que esconder a resenha por spoiler, minha intenção aqui não é iniciar uma discussão sobre o texto, ainda que seria interessante fazê-lo.
Tertuliano, com sua vida banal, na qual seu incômodo nome seja talvez seu maior destaque, é a ferramenta usada por Saramago para expor um mundo cada vez mais pasteurizado. Seguro, sem graça, padronizado. Mesmo quando, sem perceber, o personagem para de ter a mediocridade como forma escolhida de vida, ele continua sendo, de algum modo, previsível. Saramago chega a ser bastante direto, talvez até expositivo sobre essa característica, como raramente é em seus livros, ao propor a tese de que tenhamos trocado os instintos genéticos, presentes nos outros animais, por instintos sociais. Esses padronizam, conforme a tese, nossas atitudes tanto quanto ou mais que aqueles genéticos/naturais.
E toda a aventura do livro se baseia nas trapalhadas e desventuras de Tertuliano tentando encontrar seu sósia. Pensando no que fazer quando o encontrar. Tentando justificar para si mesmo e para os outros essa busca. Enquanto faz isso, ele assume riscos, coloca pessoas em risco, de modo que este livro pode agradar até aquelas pessoas que exigem uma tensão rumo ao final.
O Homem Duplicado tem começo, meio e fim claros, tem expectativa pelas próximas cenas, pelas consequências dos atos. Gera medo do que pode acontecer com o protagonista, nos faz torcer por ele e, consequentemente, esperar pelo final do livro, que não decepciona.
Não sei se é possível dizer isso, mas trata-se de um "Saramago para todos os gostos", uma vez que apresenta mais de uma forma de se acompanhar a história.
Juliana JRS 19/03/2021minha estante
Eu amoooo esse livro

Thiago 28/02/2021

O Homem Duplicado e estupidez Triplicada
O Homem Duplicado conta a história de um professor de história que ao assistir um filme percebe que existe um ator exatamente igual a ele. A partir daí, ele, Tertuliano Máximo Afonso começa a sua investigação pessoal para encontrar o seu duplicado.

Não é o meu primeiro livro do Saramago para eu estranhar a leitura, eu já conhecia o estilo mas mesmo assim esse livro foi extremamente prolixo com uma narração maçante. Até a metade do livro eu tive muito pouco interesse em terminar, uma história arrastada em meio a muita descrição desnecessária. Eu só continuei por já gostar do autor, eu esperava uma história que questionaria o quanto eu sou eu mesmo, o quanto sou um produto da massa e como nosso estilo de vida faz com que pareçamos o outro mais do que nós mesmos. Você pode se questionar isso ao ler, no entanto o que eu mais questionei neste livro foi como os personagens podem tomar decisões tão estúpidas, algumas decisões me pareceu muito fora da realidade. Feito o desabafo, me resta elogiar o final que foi intenso e bem elaborado. Não sei se vale a leitura, talvez se você começar o livro pela metade ou se o seu Duplicado te fizer um resumo até o momento em que Tertuliano Máximo Afonso fala com a sua cópia pela primeira vez.

Eduardo Santos 22/02/2021

Lembrou me um conto do Caio Fernando Abreu. Sou suspeito de falar da obra de Saramago, esse livro foi muito divertido ler.

loretta 18/02/2021

Homem Duplicado - José Saramago
livro sobre a perda da identidade num mundo que preza pelo individualismo, mais uma obra fantástica de saramago

Arruda 13/02/2021

Mestre!
Todo livro de Saramago é fantástico e, este não podia ser diferente. Excelente texto muito bem escrito e com um final surpreendente. Recomendo fortemente a leitura.

Sue 08/02/2021

E se tivesse alguém no mundo igualzinho a você por aí?
É esse tipo de pergunta que o Saramago se faz e responde com livros inteiros. Personagens que de tão detalhados você conseguiria adivinhar qual cor gosta ou que comida lhe é a preferida é um dos seus pontos fortes além de parágrafos longos e frases que merecem ser copiadas num caderninho. Esse não é o melhor livro que eu li dele, mas é um tremendo bom livro. Com a ousadia que lhe é marca registrada, vai tecendo histórias imprevisíveis, criativas, bem construídas e as vezes perturbadoras, Saramago nao se esquiva de assuntos cobertos de tabus. Nenhum escritor é igual a ele. Não só para esse livro, mas para todos que já escreveu, tenha paciência com os parágrafos longos e vai ser recompensado com alguns dos melhores livros que vai ler na vida.

Bárbara 03/02/2021

A narrativa é muito difícil, acredito que Saramago gasta muito tempo na busca inicial do personagem antes de adentrar na narrativa e isso acaba se tornando muito maçante, no entanto a questão da identidade (ou falta dela) levantada no livro é muito interessante, as crises de Tertuliano causam certa familiriadade para quem alguma vez já se sentiu muito perdido sem senso de ser. Embora a narrativa demore a fluir o final é surpreendente!

Juliano.Zanatta 25/01/2021

Expectativas atendidas...
Foi o terceiro livro do Saramago que li, e assim como nos dois anteriores(Ensaio sobre a cegueira e Ensaio sobre a lucidez) gostei demais. Sua forma única de escrever, com parágrafos longos e pontuação fora dos padrões deixam o leitor um pouco perdido no início, mas basta algumas linhas para acostumar. Sua forma de escrever prende do inicio ao fim.

Camilo 19/01/2021

Saramago era um desses gênios com a capacidade de criar histórias que transcendem o momento da sua criação e se perpetuam no tempo. Cada livro dele possui um enredo que foi, é e sempre será atual. O homem duplicado nos faz refletir sobre o nosso papel nesse mundo cada vez mais coletivo, em que a individualidade cede perante a necessidade de se mostrar ser aquilo que não é, ao ponto de aceitar como própria uma identidade alheia. O final é surpreendente, como só um mestre seria capaz de fazer. Vale muito a leitura.
Laureen.Scarelli 19/01/2021minha estante
Esse homem é demais mesmo! Obrigada pela indicação!!

Lu 14/01/2021

Foi minha primeira leitura do autor. Gostei bastante!
No começo achei meio chatinho, mas insisti e fiquei presa esperando o final. Achei que o final seria previsível, mas foi surpreendente.
Recomendo!

Eri 06/10/2020

Tertuliano x Antonio
Este é o meu terceiro livro de José Saramago.
A leitura foi um pouco difícil de fluir no início, estava muito descritiva e confesso que cheguei até a pausar a leitura algumas vezes.
Começa a ficar interessante quando finalmente o ?duplicado? entra na história.
Mas as páginas finais do livro me surpreenderam, fazendo com que a leitura valesse a pena.

vksr 13/09/2020

Sensacional
Obra prima do grande José Saramago. Fui ler o livro após ter visto o filme, e a experiência literária foi ainda melhor que a audiovisual. Saramago consegue surpreender até o leitor mais atento e exigente, com uma leitura fluída, envolvente, trazendo um final totalmente diferente do esperado.

Juliana JRS 25/08/2020

Meu Deus, que livro excelente! Dá vontade de ler todo de uma vez, a história é muito instigante e extremamente divertida. Talvez um dos melhores livros que eu já li. Recomendo demais.
Rafael.Augusto 25/08/2020minha estante
Tertuliano Máximo Afonso