Coringa/Arlequina: Sanidade Criminosa

Brian Azzarello

Resenhas - Coringa

Léo 17/04/2017

Simplesmente favoritado!
O mundo do crime é um cenário perfeito para se formar um enredo envolvente e cheio de segredos obscuros, e quando se tem um dos maiores vilões da história dos HQs, todo esse panorama se torna amplificado.

Sim, ele está de volta. O Palhaço do Crime finalmente foi libertado do Asilo Arkham e dá passos largos pela escuridão em busca de vingança. A retratação do submundo dos vilões, feita por BRIAN AZARELLO e traçada com a eficiência e magnetismo do incomparável LEE BERMEJO, deixa claro a extraordinária personalidade de CORINGA, que novamente toma conta do roteiro mostrando toda a sua cara de pau, desembaraço e crueldade. Sem dúvida, o Palhaço do Crime não mede esforços para chegar a seus objetivos e não hesita em momento algum. Estiloso e acompanhado sempre por seu humor seco e tetro, mostra para o leitor as características perfeitas de um anti-herói amado por suas falcatruas e maldades. ''Essa é a sinuca... É uma carreira. No início você nunca sabe... Faturando aquela amostra grátis no escuro do beco, fazendo as piranhas engasgarem pelo dinheiro do leitinho''.

O HQ é super bacana! As ilustrações dizem muito das mensagens que o roteiro quer transmitir. As cores quentes se destacam em um cenário dominado pelo negro, pardo e chumbo e iluminam as cenas mais fortes da história. As feições, sempre em destaque, como o sorriso de Coringa (já estampado na capa), as mãos e o rosto sulcado, ganham um sentido irrequieto sem a necessidade de uma observação mais atenciosa.

Ghotam City, novamente entrevista com rabiscos caprichados, luzes, pontes e imaginados anúncios e outdoors de uma cidade ''barra-pesada'' como (O fim está próximo) e (O pecado vai descobri-lo), ostenta o descaso e o caos de um subúrbio deixado aos ratos. Entretanto, a nova interpretação lançada à cidade por Brian Azzarello, acorda o leitor para a escolha da própria a seu líder. Sim, Ghotam City esperava por Coringa. Ghotam City precisava do Palhaço do Crime em seu domínio. Gotham City, uma personagem e tanto para ser analisada e apreciada de pouquinho em pouquinho pelo leitor da HQ. Porém, o mundo da crueldade, ganância, traição e poder ainda faz parte de toda a temática do roteiro.

Agora, sob o asfalto dessa mesma Gotham City, Coringa anda acompanhado do oportunista Jonny Frost, que acrescenta muito ao roteiro, narrando-o com um ar, (às vezes), de zolotipia, causando no leitor um certo embate em relação a seu objetivo. É o famoso ''baba-ovo'' do mundo do crime mas que tem a sua importância crucial para o roteiro. ''O Coringa tinha alguma coisa diferente... parecia que conseguia ver tudo que você pensava... na sua cara...''.

Mais uma vez encaramos um mundo de negócios perdidos nessa tal submundo criminoso, onde palavra não tem valor mas tem um preço muito alto quando não proveitosa. Tiros, egos, sangue, razão, assassinatos, mortes, vingança, poder, poder e poder... Um roteiro extremamente impactante e na medida certa para os apreciadores da vida do Palhaço do Crime. Brian acertou em cheio ao conduzi-lo. O Coringa, como um exímio filósofo infame e sombrio, mesmo depois de anos, ainda detém suas frases perturbantes que em algum momento, leva o leitor à reflexão. O HQ é maravilhoso, magnífico e sem dúvida, um dos melhores em minha coleção.

site: www.marcasliterarias.com.br

Dany 17/04/2017

Coringa (Edição Especial de Luxo)
Minha Opinião: Depois de ler Batman: A Piada Mortal fui me dedicar ao Coringa. E olha, não sei decidir qual dos dois gostei mais.

Em Coringa a história é contador por Jonny Frost que foi buscar o Coringa que tinha sido libertado do Asilo Arkham, como ele saiu ainda é um mistério tendo em vista que ele não mudou nada em sua personalidade.

Jonny se torna seu “capanga”, seguindo Coringa pela cidade em seu plano – ou melhor, sem plano – para retomar a cidade. Ele recruta também o Crocodilo – conheço bem pouco sobre esse personagem. Assim como a Arlequina que tem uma pequena participação, não chega a ter um relevante destaque.
O Coringa então vai reconquistando seu território aos poucos, é claro que carregado de sadismo, mortes e piadas.

Jonny tem um papel importante porque é ele que nos conta a história, e com isso sabemos um pouco sobre sua vida também assim como os objetivos que ele almeja alcançar. Pobre Jonny, mal o sabe que nem tudo é tão fácil como ele imaginava...

Como eu já tinha dito, não sou de ler HQ e comecei a pouco tempo, por isso falo como um leigo a respeito do Coringa, que apesar de ser muito famoso, não me considero uma fã. Por isso enquanto li fiquei ao mesmo tempo fascinada, incomodada e tentando compreender a personalidade do Coringa.

Como existem várias “versões” acho que posso chamar assim, a tendência é que mude certas coisas mais que o que de fato ele é permaneça. Por conta disso, creio que o nível de maldade que emana dele é inimaginável e inexplicável. De fato ele não precisa de motivos para fazer o que quer que faça.
Eu indico não só pela edição que está divinamente pela, mas por todo o conjunto da obra. É um box lindo que só por isso vale a pena ter na estante – pela história também que me conquistou.

site: http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/2017/01/coringa-edicao-especial-de-luxo.html

Ana 20/03/2017

Coringa
Olá gente!!!

Voltei com mais uma resenha de HQ! Tenho algumas aqui em casa e nunca li sem motivo aparente, mas como agora estou precisando de leituras rápidas, optei por elas e não estou me arrependendo.

Mais uma vez, vou começar essa resenha, informando que não sou do grupo que ama HQ e trata isso como vida. Sou uma leiga que está lendo e dizendo o que acha como uma leiga. Loooogo, please, não peguem no meu pé! 😀

coringa3

Em Coringa, vemos uma história diferente. Embora o título seja Coringa, não é o mesmo que narra, e sim um bandido qualquer, Jonny Frost, no caso, que acaba conquistando a simpatia do Coringa e se transforma em seu motorista.

Jonny acaba nos fazendo conhecer um pouco do Coringa, a sua instabilidade e inconstância, sua luta para recuperar a cidade de Gothan que foi totalmente tomada por outros vilões, durante sua estadia no Asilo Arkham, e o modo conturbado com o qual demonstra afeto.

Quando acabei de ler, me senti um pouco confusa… Achei a história muito parecida com O Cavaleiro das Trevas e o Coringa IDÊNTICO ao personagem de Heath Ledger no filme… não sabia quem havia se baseado em quem e após algumas pesquisas bem superficiais, descobri algumas coisas. Uma delas é que essa HQ teve uma aceitação bem mediana devido as mesmas impressões que eu tive.

A história se passa num universo alternativo, fora da cronologia oficial da editora, e isso pode justificar algumas coisas como por exemplo a saída, pela porta da frente, sem motivo aparente do Coringa do Asilo.

Achei a história bem mais ou menos e eu não fui a única pelo visto, como já disse antes. Assim como também não fui a única a perceber a semelhança do Coringa com o personagem feito pelo Heath Ledger. A personalidade, as características, cores, modo de agir, exatamente TUDO igual. Logo, podemos concluir que Azzarello criou a história tendo como base, o Coringa de Heath Ledger.

2gtyzgx

Não vou negar que gostei porque eu amei o Coringa de Ledger, mas a história em si, foi muito “meio pombo”….

Contudo, entretanto, todavia, a ilustração de Bermejo veio pra arrasar e salvar o conjunto da obra.

Enfim, não foi uma das melhores HQ’s que já li. Mas também não foi uma das piores historias….

Como se eu tivesse lido várias…. huahuahuahuahuauha

14c5n43

OK! OK!!!

Vou continuar lendo! 😉

site: https://literakaos.wordpress.com/2016/11/29/resenhacoringa-de-brian-azzarello-e-lee-bermejoilustrador/

anapaulamdoss 27/11/2016

Johnny, Johnny...hahahahahaha
Falar sobre o HQ Coringa, chega até ser um pouco difícil, tem que ter uma excelente estrutura psicológica para entrar no cérebro do personagem. Muitos desenhistas e roteirista conseguem... e aparentemente sobrevivem da carga. Mas os leitores?
Por fazer seu pit stop no Arkaham acham que joker seria um louco, mas será mesmo? Para quem gosta do arquinimigo do B-man( como arlequina o chama, recomendo!

Pitagoras.Oliveira 14/11/2016

Perspectiva.
Uma ótima leitura, tanto para quem acompanha a cronologia da mitologia Batman, como para leitores eventuais.

Mostra o coringa pela perspectiva de um capanga ganancioso que almeja fama e respeito no mundo do crime e percebe que isso não é para os fracos de estômago.
Ótima arte que mostra uma Gotham suja e mais cruel que o habitual.

Um "must have" para fãs de HQ's.

HARRY BOSCH 12/10/2016

CORINGA
É a melhor historia do Coringa que já li,ótimo roteiro aliado a ilustrações fascinantes....

ramonbacelar 08/10/2016

Grande personificação do Coringa
A sensibilidade noir do autor é bem trabalhada no enredo mecânico e previsível. Difícil desassociar a qualidade desta HQ dos fantásticos desenhos do Lee Bermejo. Seu estilo expressionista eleva a insanidade do Coringa à enésima potência. Qualquer semelhança com os filmes do Expressionismo Alemão não é mera coincidência.

Ramon P.B. Benardis

Jhonata 15/09/2016

Quente como o inferno
A arte conceitual dessa HQ conseguiu dar um ar ainda mais opressivo a Gothan. A escolha das cores quentes em confronto com Johnny Frost um dos personagens principais - se não o principal, relaçam ainda mais essa relação. Além disso, pegamos uma rápida carona pela mente do Palhaço de Gothan e experienciamos um pouco de sua lógica - ou falta dela.

Luciano Luíz 25/03/2016

De todos os vilões dos quadrinhos, o Coringa é talvez o mais popular. E também o mais louco, selvagem, violento, cruel e que quanto mais age dessa forma, mais interessante, profundo e intenso se torna.
Com roteiro de BRIAN AZARELLO e a incrível arte de LEE BERMEJO, temos o cotidiano do palhaço do crime aos olhos de um capanga que deseja ser como o desbocado-sangrento-sorridente.
CORINGA é uma estória simples, onde ficamos um pouco mais familiarizados com sua loucura pelo poder em Gotham. Assassinar é algo que faz parte de sua existência e ele gosta de deixar isso o mais claro possível.
No começo da estória ele é simplesmente liberado do Asilo Arkham pelo fato de que os médicos acreditam (ou foram comprados, vai saber) que a doideira desapareceu.
Tem diálogos muito bons, cenas fantásticas, mas poucas páginas. É impressionante o quanto um filho da puta como o Coringa conquista, consegue ser carismático e botar pra correr todos os demais bandidos da cidade. Um personagem único que compensa sempre ler.

Nota: 10

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/L-L-Santos-254579094626804/

Samu 28/01/2016

Ótimo!
Uma das melhores HQs que já li. A arte está incrível e a história realmente te prende até o fim. Sem muito mais o que falar, apenas recomendo que leiam!

Samuel Simões 15/12/2015

CORINGA VOLTANDO AO CRIME!! Demais!!!
Não sou a melhor pessoa pra fazer uma " resenha " de HQ's, até porque é o terceiro quadrinho que leio !Quanto a história..eu não conseguia parar de ler..a arte ao menos pra mim é perfeita e te da uma imersão muito real do que está acontecendo e te faz entrar neste mundo. Vemos nessa narrativa um CORINGA totalmente louco,onde ele acabou de sair do Asilo Arkham pois aparentemente ele está " curado " e tentando voltar ao mundo do crime e a seus negócios em Gotham City. Acompanhamos a história a partir do ponto de vista de Jonny Frost que também é um ex-presidiário e tem como inspiração o pirado coringa. Recomendo demais a HQ!!!! 5 estrelas sem duvidas!! Favoritado!! E você como eu que não sabe por onde começar HQs..eu indico que comece pelas historias do Batman e coringa..pois são incríveis e é impossível não curtir!!!!
Ariel 15/12/2015minha estante
Comecei a ler HQs a pouco tempo tbm! e adivinha pelo que comecei? Batman! Estou fazendo uma coleção que esta saindo em bancas de revistas, que virá HQs de todos os personagens da DC, até agora, de 6 HQs 4 foram do batman e a da liga da justica que veio o foco era ele kkkkkkkk Simplismente sensacioanal.

Samuel Simões 16/12/2015minha estante
kkkkk com certeza mano!!! Batman é muito foda!! Já leu essa HQ? recomendo mano! é muito bom!!! E estou interessado em várias HQ's e várias é dele também!! hahahaha eu não sabia que esse mundo HQ era tão bom!!!

Ariel 16/12/2015minha estante
Ainda não li essa HQ, o coringa é meu vilão preferido, ter ele na história basta para ser boa para mim , como essa coleção que vou fazer da DC vai ser gigante, vou focar nela primeiro, mas também me supreendi com esse universo de HQs, é algo completamente novo pra mim, e curti muito., certeza que continuarei lendo mais sobre.

Samuel Simões 17/12/2015minha estante
Eu também mano!! Pretendo fazer uma coleção bem daora de HQ's, vi várias que quero ler pra ontem..por mais que os livros fiquem " e eu ? " hahahaha nunca dividi tanto minhas leituras como agora..é viciante!!!

Ariel 18/12/2015minha estante
kkkkkkkkkkkkkkk igualzinho aqui, aquela sensação de estar traindo os livros kkkkkkk mas eles tem que entender que temos amor literário pra dar e vender kkkkkkkkkk

Samuel Simões 18/12/2015minha estante
kkkkkk com certeza mano!!!!! é complicado essa vida!! Mas é muito bom esse mundo de leituras!!!

Isaias Teodoro 25/03/2016minha estante
Se começaram a ler HQ agora, recomendo lerem, Batman: A Piada Mortal, é a melhor aparição do Coringa, recomendo também V De Vingança, Watchmen, Batman: O Cavaleiro da Trevas e Superman: O Reino do Amanhã, essas são hqs essenciais pra quem tá começando a ler quadrinhos.

Grillo_silva 15/11/2015

Coringa é o cara!
Terminei!(52/52): Coringa, escrito por Brian Azzarello, com arte de Lee Bermejo. Publicado pela Panini. Comprei esta HQ de capa dura na Leitura a menos de uma semana por R$24,90, eu tinha visto na internet entre 40 e 50 reais, o que me fez comprar na hora que vi. Sou super fã deste personagem e é sempre bom ver uma história bem escrita, mostrando o porque ele está sempre à frente dos outros vilões, seja do universo DC ou do universo Marvel (não em odeiem, mas é verdade). Sobre a história: O Coringa acabou de ser libertado do asilo Arkham e retoma o poder do mundo do crime, que foi roubado dele enquanto estava internado. Você acompanha a história pelos olhos de um dos capangas, Jonny, que tem este fascínio e admiração pelo personagem principal. Com participação especial de Crocodilo, Dent e Harley Quinn (maravilhosa como sempre) sz rs. Sobre a HQ: que desenho bem feito! Sério, uma das HQs mais bonitas que já li, o trabalho de arte é ótimo, digno de nota máxima. Conclusão: nota 5 de 5 possíveis. Definitivamente uma das melhores HQs deste ano. O Coringa é o cara!

Gustavo Nogueira 08/09/2015

Coringa em sua simplicidade
Azzarello conseguiu tratar o clássico vilão do Batman com muita clareza, com uma forma de ver o personagem de um ponto de vista leigo. O Coringa é sempre mostrado sob a sombra do Batman, mas nessa HQ vemos somente Coringa sem nenhum contraponto ao Batman.
O roteiro simples, mas muito conciso, o que conquista o leitor é a arte esplendida de Lee Bermejo.
O preço com relação a qualidade (o material é em capa dura), fazem a compra valer a pena.