Coringa/Arlequina: Sanidade Criminosa

Brian Azzarello

Resenhas - Coringa

Renan 04/04/2014

Insanidade
Toda a loucura e insanidade do Coringa reunidas numa só hq. Mostra o quão perverso ele pode ser, e quão persuasivo também. O Coringa visto por outros olhos, o do seu próprio bando. Uma história violenta, a hq não é adequada pra crianças, além de violência ela contem diversos palavrões.

Osmar 16/08/2013

Divagando sobre Coringa, de Azzarello e Bermejo
Não somente no mundo dos quadrinhos como no cinema, Coringa sempre foi um dois vilões que mais ganharam minha atenção. Talvez pelo seu jeito psicótico, extravagante. Ao perambular por um site especializado em HQs, a bela arte de uma capa de intrigou de um modo que ela não poderia passar despercebida. Ali estava ele, o Coringa, com seu sorriso esdrúxulo e sua maquiagem - caso aquilo seja uma - borrada.

A graphic retrata a volta do Coringa às ruas após sair do asilo Arkham, e seu reencontro com os “velhos amigos”. Sem desperdiçar tempo, ele coloca em prática toda sua fúria, ironia e seu jeito enigmático de ser, ao fazer o que sabe de melhor: o mal.

Quem acompanham as aventuras do Batman de longa data, sabe que não só o Coringa como os outros inimigos do Batman tem ou tiverem passagem no manicômio Arkham, localizado em Gotham City. Entre eles: O Espantalho, Duas-caras, Pinguim.

A arte é muito bem feita e fiquei impressionado com a pintura feita logo na capa, nunca tinha visto o sorriso do Coringa tão bem retratado. Os traços aqui e ali asseguram que a dupla (Azzarello e Bermejo) não deixaram passar nenhum detalhe.

No entanto, a qualidade do desenho cai um pouco no decorrer da trama, e o final, apesar de ter gostado, cheguei a conclusão de que cada um terá uma impressão diferente. Logo, não terei a audácia de estabelecer nenhuma “opinião padrão”.

Pra quem já curte o Coringa, a graphic novel é uma boa opção, mas aconselho lê-la sem muita pretensão.

site: http://osmars.tumblr.com/post/58463278146/coringa-graphic-novel-de-brian-azzarello-e-lee

Gabriel 01/07/2012

Muito pretensioso, a meu ver, da parte do autor ter dado o nome "Coringa" pra história. O vilão criado parece um qualquer, com seus momentos aleatórios de piadinhas sem graça e violência espontânea. Se trocasse o nome dele pra qualquer outro e mudado a cor da pele e do cabelo, ninguém diria "nossa, parece o Coringa!", tenho certeza. O outro protagonista, o tal Jonny Frost, é completamente dispensável, sem o mínimo sal, e só serve pra narrar as próprias indagações sobre a vida que quer tomar.

Achei que o enredo tem furos. Partes não explicadas que poderiam dar um tom a mais. Também a inserção de outros personagens de maneira inútil (Duas Caras, Charada e Arlequina) não vingou. O autor se aproveitou do tema "Batman" e largou todos nessa mistureba esquecível.

As minhas duas estrelas vão pra arte, que salva a obra de um desastre. Alguns desenhos são fantásticos. Só o que me incomodou foi a aparência dos personagens na maioria das páginas, em que eles parecem ter tomado um banho de ácido. Devem ser todos parentes próximos do Coisa, do Quarteto Fantástico.
thaugusto 16/02/2015minha estante
Eu acho até que se fosse um vilão qualquer como você disse, seria até uma história interessante. Se fosse só uma história de um criminoso que saia da prisão.

carlosfelipe.bragapinto 17/09/2015minha estante
Justo. Adiciono o seguinte: Se não fosse o Coringa, não haveria essa hype ao redor...

Luiz 11/01/2016minha estante
Bom, começo aqui dizendo que não acompanho quadrinhos. Li este, pq achei que talvez fosse interessante e pq estava super barato.

A impressão que tive, como leigo, foi exatamente a ideia de mostrar o coringa como um criminoso normal e não algo extremamente endeusado e superestimado. É aquele criminoso que faz o que tem de ser feito para alcançar seu objetivo e que pode cair a qualquer hora. E, quando o coringa não existir mais, outro vai tomar o lugar dele e por ai segue o ciclo...

Como leigo eu achei bem legal (dei 4 estrelas).

Concordo que a arte é muito bacana.

Juliana 27/01/2016minha estante
Finalmente alguém que pensa como eu!
Não entendi a hype criada em cima dessa HQ. A ÚNICA coisa boa nela é, de fato, a arte; que é sombria, realista, realmente um primor. Mas a história é chata, travada, desconexa, zero empolgação. Um saco!
O pior é que tô num dilema grande: não sei se passo pra frente ou mantenho na coleção por conta da arte incrível.

Lani 09/12/2016minha estante
Serio mesmo?? Senão me engano esse Coringa foi inspirado no Coringa do Ledger do Cavaleiro das Trevas! Acho que vcs estão é loucos kkkk essa HQ é ótima

Artur Campos 12/12/2016minha estante
Esqueceu da tradução, de Fabiano Denardin e Rodrigo Barros, que falam tão bem inglês como eu falo alemão. Poderiam ter creditado a tradução ao Google Translate.

Romarioun 05/04/2011

Sempre um passo a frente
Sempre procuro achar algo de racional nas ações do coringa, quase sempre desisto. Apesar de agir por impulso, Coringa sempre esta um passo a frente dos outros personagens. CORINGA de Brian Azzarello mostra exatamente isso.

Não conheço muitos dos trabalhos de Brian Azzarello(este é o primeiro HQ que leio e começo agora a ler 100 balas) mas gostei do estilo. Lee Bermejo fez um excelente trabalho com seus traços característicos.

Mostrando o ponto de vista do submundo dos vilões, Brian inova e lança um novo olhar sobre Gotham City. CORINGA de Brian Azzarello e Lee Bermejo, vale o investimento.

Danilo Silva 13/10/2010

Ótima HQ....
Adorei os traços e as cores... super criativo! E acho que acrescentou bastante ao ar psicodélico que a HQ tomou... tornando o Coringa o protagonista e mostrando um pouco de sua mente doentia!

O Coringa é um dos maiores vilões do mundo HQ, e este trabalho do Brian Azzarello foi muito bem feito, pois em cada traçado, cor, enquadramento e fala dos personagens o autor apresenta a visão diabólica e sórdida do Coringa... a "antítese do Batman"!

Perfeito....

Guting 13/04/2010

O mais doente entre os doentes.
Realmente neste livro vê-se que O Coringa nunca terá reabilitação. As cores usadas, os traços dos personagens, tudo muito bem elaborado. Muito interessante, está hq, principalmente porque o foco não é o Batman, e sim sua alma gêmea ao contrário.

Juliana 28/12/2009

Coringa é Coringa!
Ótimo HQ!!! Belos traços, e ótima história!