Salomé

Salomé Oscar Wilde

Resenhas - Salomé

Leticia2513 21/08/2022

De novo aquela coisa: não tenho costume de ler contos e não sei avaliar eles. MAS, a linguagem não é nada acessível e confesso que em uns parágrafos eu só li sem nem me esforçar de entender. Talvez em uma peça eu tivesse apreciado melhor, mas em livro não. É chatinho e não sou boa apreciadora desse tipo de leitura

Thais CardBeg 02/07/2022

O francês e a rainha do macabro
Ja comentei antes, esta versão foi mais para treinar o francês, contudo mesmo com traduçãk minha eu faria pequenas interpretações diferentes da versao em.pt-br que fiz pela Primcips.

Reccanello 02/06/2022

Que cara chato esse profeta!
Mais um livro que, infelizmente, não posso afirmar ter gostado. A história é legal? Até que é! Herodes era um escroto? Certamente! Salomé era uma bisca? Ô! Mas daí a eu ver alguma razão nas palavras do profeta vai um abismo! Sim, o contexto é importante, mas mesmo assim, não consigo enxergar na história nada além de um cara extremamente chato que, se achando investido do poder de Deus, fica incomodando os outros e cagando regras!
"- Arrependa-se ou irá ao inferno.
- Beleza, já ouvi e estou de boas.
- Não, arrependa-se.
- Cara, estou de boas.
- Não, você precisa de arrepender ou vai para o inferno.
- Pombas, cara, já disse que estou de boas.
- Não, arrependa-se.
- Segurança, corte a cabeça desse cara chato, por favor."
Enfim, uma prova de que, no fundo, as pessoas não temiam as leis de Deus, mas quem as aplicava.
Prada 30/11/2022minha estante
Isso que você escreveu é lixo. Salomé é uma obra de arte. Na arte não existe opinião própria, mas algo inerente ao ser humano de cada época. Você pensa como um fanático, engessado, A religião inventou o céu e o inferno, o bem e o mal. As pessoas em pleno século 21 estão com as mentes na época medieval. Não se questionam e não questionam regras religiosas estabelecidas dentro nas instituições de Estado. Vamos evoluir!!!!

Reccanello 21/07/2023minha estante
Mais um cagador de regra. ??

jadysmin 21/05/2022

conto simples
incrivelmente confuso e sem alma. não é horrível, nem péssimo ou chato. mas também não é bom, nem legal...

Drubzy 25/10/2021

Sobre o livro todo
A história em si é muito interessante, apesar de ser tão exagerada em alguns pontos que chega a ser cômico. Tudo é tão ao extremo. Mas nessa edição em específico, o ponto alto, pelo menos pra mim, é a parte sobre a vida e a obra do autor.
Eu não conhecia muito sobre o Oscar Wilde além de que ele tinha um estilo diferenciado, e saber como foi a vida dele também diz muito sobre o seu tempo.
Recomendo principalmente pra quem quer saber mais sobre o autor, e mesmo quem não tinha interesse nele até então porque realmente vale a pena.

Dayane 25/09/2021

Leitura Intrigante
A proposta de edição da Principis, é trazer a história de Salomé e do Profeta, exatamente como o Oscar Wilde escreveu na época. Como uma peça de dramaturgia. Não é um estilo confortável de ler, o que me faz pensar que é uma leitura voltada para um público específico: o teatro. Quem trabalha com essa disposição de textos, com certeza vai AMAR Salomé, quem não tem costume como eu de ler textos nesse estilo, sentirá certo estranhamento, mas isso não dificulta o entendimento da obra. A mensagem principal é passada para os leitores de forma clara e objetiva. Ler Salomé foi uma experiência bacana.

agathinhadegotham 09/07/2021

Isso daí não é de Deus não
Primeiro que trabalhando com temas bíblicos, a POC das POCs arrasa demais, Oscar Wilde provê sátira e horror numa mesma história. A peça tem falas incríveis e que remontam ao estilo arcaico da bíblia. Bem divertido, subvertido e pervertido, ameiii

Willy_Rodrigues 16/03/2021

Um amor estranho
Eu não consigo ler Salomé de Oscar Wilde sem me atiçar pela alta quantia de simbolismos presentes na obra. Além de uma intensa adaptação do conto bíblico, o autor consegue brincar com as significações presentes em cada linha, trazendo uma obra cujo deleite satisfaz meus mais intensos desejos literários.

Carlos Nunes 04/11/2020

Uma peça de Oscar Wilde
Inspirada na famosa narrativa bíblica da princesa israelita que pediu a cabeça do profeta João Batista como prêmio por uma apresentação de dança, a peça, em um único ato, transcorre durante uma festa no palácio do rei Herodes Antipas. Nesta festa, Salomé se insinua para o profeta Iokannan (nome hebraico de João Batista), que estava preso no palácio por ter denunciado publicamente o casamento incestuoso do rei com sua cunhada. Repelida por ele, que lhe naga um beijo, Salomé vê no pedido de uma dança feita pelo rei, a oportunidade de vingança. A moça apresenta aos convidados a famosa "dança dos sete véus" (expressão que foi cunhada por Wilde nessa peça) e, extasiado e bêbado, Herodes promete a Salomé o prêmio que desejar, ainda que seja metade do seu reino. Ela, instigada pela mãe, pede a cabeça de iokannan em uma bandeja de prata. Assustado, pois teme a ira divina caso mate o profeta, o rei tenta a todo custo dissuadir Salomé desse pedido, mas acaba cedendo.
Embora na Bíblia a história termine aqui, Wilde avança mais um pouco, dando à tragédia um final inesperado. É uma peça bem interessante, escrita com os requintes estilísticos de Wilde. Salomé é o estereótipo da mulher fatal, que vai às últimas consequências para conseguir seus intentos, inclusive a vingança. Todo o clima da peça é bem tenso: sinais se manifestam a todo tempo, num clima de inquietude e prenúncio de que algo ruim está prestes a acontecer. Com encenação proibida na Inglaterra por muitos anos, a peça aos poucos foi se tornando popular e é encenada até hoje nos palcos mundiais, atestando o grande valor do famoso escritor e dramaturgo.
Resenha completa no link abaixo.

site: https://youtu.be/dQ6tU83mG7M

lalinha 26/10/2020

apenas para o amor se deve olhar
leitura rápida e bem tranquila. gosto desse tipo de escrita pois consigo me visualizar muito bem enquanto assisto a peça

Carlos 08/01/2018

"¿Es que me he convertido en vuestro enemigo por deciros la verdad?" (Gálatas 4,16).

Una idea central puede ser extraída de esta magnífica pieza de autoría del gran Oscar Wilde: A NADIE LE GUSTA QUE SE LE DIGA LA VERDAD, sobre todo si la conducta en cuestión se halla lejos del sendero correcto, sea éste desde el punto de vista de las leyes terrenas o divinas, y esto se aplica a todas las situaciones que vivimos. ¿Cuántas veces nos hemos enfadado con alguien por decirnos que actuábamos de manera errada? ¡Cuántas veces reñimos con nuestros padres, amigos o pareja por ello!

La cita bíblica con la que abro esta reseña se aplica a la perfección al caso tratado por Wilde en esta corte pero profunda obra teatral. Ubiquémonos en el marco temporal: estamos en lo que actualmente son Israel y Palestina, el Imperio Romano es gobernado por Tiberio, Jesucristo acaba de iniciar su vida de prédica y Juan el Bautista (Yokanaan en el libro, se utiliza el nombre en hebreo) está preso a cargo de Herodes (no confundir con Herodes el Grande, que había ordenado la matanza de los niños, han pasado treinta años, éste es el hijo). Éste ha ordenado dar muerte a su hermano a fin de casarse con su mujer, Herodías, quien detesta al Bautista pues éste denuncia la situación de pecado en que ésta se encuentra luego de desposar al hermano de marido (reitero, éste fue asesinado por el actual esposo).

Juan el Bautista denuncia con vehemencia el pecado de ambos, lo cual afecta con particular encono a Herodías, de lo cual se aprovecha ésta cuando su hija, pide a Herodes la cabeza del bautista en una bandeja de plata. Esta historia es relatada de una manera reducida en los Evangelios, al punto que allí siquiera se hace referencia a la hija de Herodías por su nombre (Salomé, que da título a la obra), empero gracias al magistral estudio preliminar de esta versión pude enterarme que fue el historiador romano Flavio Josefo quien expuso el nombre por primera vez.

La personalidad compleja de los personajes está perfectamente retratada y la brevedad de esta obra, que no por su escasa extensión pierde profundidad.

Ana 18/11/2017

Lírico e Trágico
Esse é um livro bastante lírico e trágico, bem ao estilo de Wilde. Trata-se da história em forma de peça de teatro, de alguns personagens bíblicos do Novo Testamento, como Salomé e João Batista. Salomé é filha da esposa do Tetrarca, e desperta o desejo do poderoso homem, seu padrasto. Mas a dançarina ama João Batista. Para quem conhece minimamente a Bíblia, sabe que acabará tudo em tragédia.
Escrita em 1892 para ser representada por ninguém menos que Sarah Bernhardt, em Paris, a peça é um dos trabalhos que mais refletiu a personalidade humana e literária de Wilde.
Ilustrações belas e ousadas de Aubrey Beardsley. Um primor.

condadodeyork 12/01/2017

Salomé e sua dança dos sete véus
Em formato teatral, a peça escrita originalmente em francês foi o início da internacionalização de Óscar Wilde.
A história de Salomé é um mito fundador da cultura ocidental. Trata-se do desejo desenfreado... aquilo que não se contenta e não consegue deslocar. Esta além da destruição do objeto desejado.
Todas as falas transmitem muita sexualidade.
Duas observações:
1) São João Baptista é chamado de Iokanaan, e no texto da contracapa está são João Baptista... Achei interessante a questão do nome e acho que isso mereceria um espaço no texto de apresentação ou no posfácio

2) Alguns desenhos Aubrey Beardsley, que acompanham o texto, são encantadores...

Enfim... Coisas a serem pesquisadas neste pós leitura.