Pais e filhos

Pais e filhos Ivan Turguêniev

Resenhas - Pais e Filhos

Emily977 30/04/2024

A narrativa é simples mas no geral o livro é profundo
Os personagens são extremamente bem contruidos me conectei com cada um deles. A leitura é descontraída, e o enredo é extremamente cativante.
Acompanhar as diferenças entre as gerações, as mudanças ideológicas e emocionais dos personagens trás muitas reflexões.
O livro me prendeu do início ao fim e quanto mais eu lia melhor ficava.
Se tornou uma das minha leituras preferida e sem dúvida eu recomendo.

Vinicius.Escorce 26/04/2024

Com uma narrativa complexa, o autor nos coloca em diferentes olhares mundanos, fazendo o leitor dar razão a cada personagem em diferentes momentos.

sr. felix 17/04/2024

Eugene Bazárov, personagem central da trama, é uma espécie de Geração Z ?avant la lettre?: rejeita todo e qualquer valor familiar, toda hierarquia social, toda ortodoxia religiosa e aspira o cheiro acre da política cotidiana avançando até seus pulmões. Turguêniev, mais que o espírito de seu tempo, encapsulou o nascimento do espírito de uma época ? de rebeldia, desesperança, abismos geracionais e niilismo - e escreveu um livro honesto, controvertido, magnanimamente importante e influente, que ainda guarda uma ideia esquecida, lá no fundo: a de que só o amor é redentor.

Juliane72 14/04/2024

Conflitos geracionais
Este clássico da literatura Russa e mundial, retrata os conflitos geracionais entre pais e filhos na Rússia de 1800, mas muito presente até os dias atuais. Novas ideias x tradição e costumes, a modernização do pensamento e da sociedade.

Juliane72 14/04/2024

Conflitos geracionais

Erica 08/04/2024

A história é bem tranquila e fácil de ler, os diálogos são bem construídos. Apesar de não achar que Bazárov faz mta coisa pra mudar a realidade q ele não concorda, as ideias dele são bem construídas, pelo menos na lógica do livro.
O material de apoio dessa edição ajuda mto a entender tanto o livro quanto o momento histórico em que ele foi escrito.

Rodrigo Arlindo 06/04/2024

Ao ler “clássicos” sempre penso na pertinência do termo, quais os critérios para entrar nos “canônes”? Certamente, muitas obras devem ter recebido a alcunha por motivos escusos , porém, muitas outras a recebem por serem imanentes de alguma forma, pois simplesmente permanecem relevantes ao passar dos tempos.

A imanência de “Pais e Filhos” reside numa lógica psicossocial permanente: o conflito de gerações, por se tratar de uma constante na história cultural das sociedades humanas. No caso desse romance, vemos o embate entre diversos valores, caracterizados narrativamente por cenas de confrontos argumentativos entre personagens.

Talvez o embate mais emblemático seja o de Eugênio Bazárov com o tio de Arcádio, o gentlemen Páviel Kirsánov. Trata-se do confronto entre um saudosista da Rússia feudal e aristocrática do século XVIII, de formação humanista clássica, e um jovem que zomba dos classismos de seu oponente e é representante da ascendente cultura técnico-científica da era industrial. Nos diálogos dessa dupla, há uma disputa de valores entre igualdade e privilégio, ciência e crença, dentre outras dicotomias.

Outro conflito de valores presente na obra: o papel da mulher na sociedade. As irmãs Ana e Catarina incorporam opostos. A mais velha preza pela independência, opondo-se ao patriarcalismo, a mais nova aceita passivamente os valores da irmã, apesar de não partilhar da mesma visão. Também vemos a mulher independente e autônoma na personagem da Senhora Kúkchina, pois, além de desprezar o patriarcalismo social, também quebra o tabu do acesso ao conhecimento ao estudar para ser cientista.

De forma geral, o romance apresenta uma dinâmica de como esses embates geracionais movimentam uma sociedade e de como os valores de cada época são fluídos e suscetíveis. De alguma forma, os antigos valores nunca deixam de existir completamente e os novos jamais deixam de surgir. Turvam-se numa torrente que dá o tom de cada época, de cada sociedade e de cada cultura.

obs: os nomes dos personagens estão grafados de acordo com a edição lida por mim, não sei como foram grafados em traduções e edições mais recentes.

Hegon Tavares 05/04/2024

Bravo!
Turguêniev escreve com muita classe, o livro corre bem aos nossos olhos. Mesmo sendo relativamente curto, ele é denso. Denso e até atual em alguns pontos. Vemos tantos grupos de pessoas que pegam uma ideologia para si, e sente se obrigadas a concordar 100% com ela. Sendo que o certo seria filtrar tudo o que se pode levar na vida e descartar o que se não consegue.

Não há como existir um niilista nos tempos atuais; sempre estamos preocupado com a próxima conta do mês...

Israel 05/04/2024

Reflexões sobre relações geracionais
A leitura de "Pais e Filhos" foi uma experiência envolvente, pois mergulhei nas intricadas dinâmicas entre diferentes gerações. Acompanhar as jornadas dos personagens revelou as tensões emocionais e ideológicas que surgem quando valores tradicionais se chocam com ideais revolucionários.
A forma como Turgenev desenvolveu os personagens, permitindo-me compreender suas motivações e dilemas. Ao longo do romance, pude sentir a intensidade das emoções e o peso das decisões que moldam seus destinos.Além disso, "Pais e Filhos" oferece insights perspicazes sobre a sociedade russa do século XIX, explorando temas universais como amor, amizade e identidade. Em suma, essa obra ressoa como um lembrete da complexidade e beleza das relações familiares e das lutas intergeracionais.

Ricardo 03/04/2024

Pais e filhos, Ivan Turguêniev
Pais e filhos nos apresenta alguns personagens interessantes, sobretudo os amigos Bazárov, jovem médico e niilista; e Arkádi, fiel seguidor das ideias do amigo e que, gradativamente, as abandona para se revelar um romântico.

A história mostra as incongruências que toda ideologia traz, os conflitos internos, os sentimentos que se opõem aos ideais.

Em uma trama que contrasta gerações e que também nos incentiva a enxergar que podemos tirar coisas boas de cada geração, acompanhamos a evolução desses personagens principais e dos coadjuvantes em uma Rússia que passava por profundas mudanças sociais.

A mensagem que me fica é a seguinte: o que importa na vida é encontrar a felicidade e a paz interior. É viver pelo que gosta, que lhe faz bem, que lhe é essencial. Não ser escravo de convicções estúpidas, não se limitar a uma existência sem sentido, e permitir-se mudar, aprender, amadurecer, evoluir, amar.

Lety Valadares 03/04/2024

Pais e Filhos é uma obra russa do século XIX que aborda conflitos geracionais e as tensões políticas da época. O livro foi publicado em 1862; em 1861, houve a reforma emancipadora que determinou o fim da servidão. A Rússia passava por uma transformação.

O livro começa com o filho Arkady retornando a casa do pai Nikolai após terminar seus estudos, e ele leva consigo o amigo e mentor Bazárov.
Eles fazem parte da geração 60, jovens, contestadores e rebeldes. Querem destruir resquícios do passado e desta velha Russia conservadora.
Nikolai representa a geração 40, ele é um aristocrata dono de terras, que está adequando-se as mudanças.

tharcifernandes 01/04/2024

Meu primeiro contato com o turguêniev e foi um tempo tão bom a maneira como ele constrói a história a narrativa é tão envolvente e por mais que o tema principal eu já debati e tenho conhecimento sobre mesmo assim foi uma leitura enriquecedora e que recomendo a quem puder ler essa magnífica obra