O Seminarista Bernardo Guimarães

Resenhas - O Seminarista

Kami 13/09/2020

Final surpreendente e trágico esperava poder ve-los juntos, mas eu nunca imaginaria o que aconteceria, poderia tranquilamente ter uma continuação.

Luciana 29/08/2020

Romantismo brasileiro
Livro curto e agradável de ler.

Conta a história de Eugênio e Margarida, que cresceram juntos no interior de Minas Gerais, mas que, por imposição da família, tiveram que se separar.

Apesar de gostar de autores clássicos, achei a escrita de Bernardo Guimarães diferente. Não é um livro difícil de ler, mas também não é fácil (rs). Suas descrições das paisagens do campo e do sertanejo são cheias de detalhes. E o leitor consegue, realmente, imaginar todo o cenário.

Tinha começado a ler esse livro no início da minha adolescência, porém não fui até o final e não me lembrava do título, nem do autor. Depois de muita busca, descobri qual era o livro e fiquei muito feliz de finalizá-lo.

Moises Celestino 11/08/2020

Revisão do Livro...
De longe, este é o melhor romance de época, escrito por Guimarães, apesar de ser mais conhecido pela sua obra "A Escrava Isaura". A narrativa contada neste antológico "O Seminarista", prende a atenção do público leitor. Vale a pena reler este clássico!

Lú Ribeiro 23/05/2020

Livro Forte
A história nos prende, adorei!
Valeu a pena.

Pena que na parte da sinopse do livro, deram spoiler.
Muita sacanagem!
: (

Acsalf 13/05/2020

Romance incrível digno de uma excelente telenovela, adoro os contrastes do autor para designar os contrapontos de emoções no personagem, a forte crítica ao celibato, e como isso afetou ao protagonista principal. Livro curto, pode ter alguma dificuldade com o regionalismo das palavras, mas é uma excelente leitura para esta quarentena.

Marcos5813 17/12/2019

O engano da traição ao divino
Servir a Deus ou a Satanás? O amor entre Eugênio e Margarida deve-se as sendas do destino. Servir aos homens e suas pretensões salvívicas é estar enganado por pretensão trair à Deus. A virgindade morta em em devoção ao amante e o claustro em devoção ao homem nesta obra-prima de Bernardo Guimarães, "O Seminarista", nos faz pensar a que tempo estamos a obedecer, das verdades dos homens ou da vontade de Deus. No fim rasgado o hábito, saiu ao mundo louco e furioso. Imperdível leitura!!!

Duda 07/09/2019

Surpresa boa.
Conheci Bernardo Guimarães no que eu diria uma de suas melhores obras, Escrava Isaura, ao iniciar a leitura de O Seminarista me dei conta que a escrita não era a mesma, mas sim com traços semelhantes. Dei-me por conta que a leitura era extremamente detalhista, o que me chama muita atenção, além de ser uma história totalmente inesperada, O Seminarista acabou por me cativar do início ao fim. A trama não é nada clichê, por mais que se esperasse isso, já que é um romance de época. Além disso, seu final me surpreendeu de uma maneira muito positiva e ainda me intriga o porquê de ter sido como foi. Uma leitura que começou despretensiosa e que acabou me agradando muito.

Douglas 20/06/2019

O Seminarista
Conheci o trabalho de Bernardo Guimarães com suas poesias satíricas, onde até vi certo mérito, mas – em minha opinião – com pouco brilho frente a outros poetas brasileiros de seu tempo.

Não sendo somente minha esta impressão, li que seu ponto forte eram seus romances e, por isso, fui direto para o famoso "A Escrava Isaura". Lá, realmente vi que o romancista Bernardo Guimarães é muito superior ao poeta. Por ter gostado tanto deste, me pus a ler enfim, "O Seminarista."

E, que decisão acertada.

Aqui brilha a estrela do romancista com uma temática que PINGA romantismo. A estrela desgraçada dos dois amantes impõe tanto sofrimento aos dois como pouco se viu na literatura; além disso, Eugênio, nosso protagonista, é verdadeiramente ASSOMBRADO pelo peso da batina imposta a ele enquanto sua felicidade jaz nos braços da bela Margarida.

E como deveria ser, o Amor prevalece a Deus. O padre toma sua decisão e tem as consequências dela.

Ainda contendo forte crítica moral e social, "O Seminarista" se tornou um dos meus clássicos brasileiros favoritos.

Nanda 14/03/2019

Melhor livro da literatura brasileira
Aqui temos um livro que merece um filme realmente, para quem curte os filmes estrangeiros de ação, essa seria um ótima pedida. O autor tem uma escrita muito fácil e maravilhosa, ele traz um leve mistério e um trama que segura qualquer um. Ótimo livro para ler em um dia e se apaixonar

André 14/01/2019

Primeiro livro brasileiro que já li, excente história e facil de acompanhar!

Aline.Braga 23/04/2018

Interessante
Eu li há 20 ano atrás.
Com certeza vou lê lo em alguma época.

Vinícius 05/02/2018

Vale a pena!
Excelente livro de Bernardo de Guimarães, "O Seminarista" é uma leitura rápida e agradável. Possui vocabulário rebuscado, mas de fácil entendimento e enriquecedor para o português do leitor. Ao contrário de outros clássicos da nossa língua, a leitura não é massante e, por mais boba que possa parecer a história, é bastante interessante e prende a atenção do começo ao fim. Recomendo!

Livros, câmera e pipoca 01/08/2017

O Seminarista
É uma obra que consegue combinar o romance pastoril com o movimento Naturalista, já que faz duras críticas à sociedade de uma forma bem objetiva. Trata-se do drama de Eugênio e Margarida, amigos desde a infância, que conforme foram crescendo, perceberam que estavam apaixonados um pelo outro.

site: https://livroscamera.wixsite.com/meusite/single-post/2017/04/17/Resenha-O-Seminarista